Handmades - Curiosidades

    Autor Mensagem
    Edson Marquezani
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Edson Marquezani


    Olá a todos.

    Frequento esse forum desde o final do ano passado, mais como curioso do que qualquer outra coisa, e gosto muito das discussões que rolam aqui. Conheci e aprendi muita coisa desde que comecei a acompanhar as conversas.

    Tenho algumas curiosidades a respeito dos handmades e gostaria de saber a opinião da galera.

    1) Um handmade caprichado acaba tendo uma qualidade superior aos de grife? Digo isso porque apesar de ser objeto de desejo da maioria por aqui, é muito difícil ver gente famosa usando. (Não que isso seja motivo que conte contra os handmades, mas é só algo pra exemplificar.) Porque isso acontece?

    2) Construir handmade é lucrativo? Trabalhoso sei é. =) Qual a porcentagem da mão de obra, em média, num valor de um handmade, por exemplo. (Vejam bem, essa pergunta não tem segundas intenções por detrás. Não tenho a menor pretensão profissional com isso, não sei sequer uma linha de eletrônica, nem quero questionar os preços de ninguém. Espero que isso não seja visto como anti-ético.)

    3) Handmade é um ramo novo? Acham que eles vão começar a ganhar cada vez mais espaço em relação às marcas famosas?

    Gostaria de deixar bem claro que eu admiro e respeito muito os poucos e talentosos profissionais que mexem com isso, assim como o luthieres. Pra mim, esse lance de música, equipamento, instrumento é uma coisa mágica, e os profissionais envolvidos são meio que "magos" também, o que me desperta uma grande reverência.

    Abraço a todos.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Edson Marquezani
    1) Um handmade caprichado acaba tendo uma qualidade superior aos de grife?
    Com um técnico em handmade sério e profissional acredito que sim, pode ter qualidade superior ... Embora essa "qualidade superior" tem vários fatores a serem tratados em vários ângulos a serem vistos ....

    Digo isso porque apesar de ser objeto de desejo da maioria por aqui, é muito difícil ver gente famosa usando.
    Cara isso é devido eventuais negociaçãoes futuras .... Uma marca conhecida no mercado pode, se eu quiser vender meu ampli mais no futuro, ficar mais fácil de passar pra frente (detalhe - Nem todos conhecem os handmades e tem muitos que são bitolados em marcas ...) Outra, nos handmades a galera costuma mandar fazer somente amplis que originalmente custam de R$5000,00 pra cima ... Amplis de até uns R$2000,00 o pessoal pega o "de marca" ...

    Construir handmade é lucrativo?
    Sim, se vc for um profissional competente como o Pedrone (um ampli dele vc peda agora pra receber daqui a vários meses de tanto trabalho que o cara tem ...) ... Se vc for um meia sola num rola ... Outra leva tempo pra vc se infiltrar no mercado... até lá ...

    Qual a porcentagem da mão de obra, em média, num valor de um handmade, por exemplo.
    Cara, creio que seja uns 50% (se não for deveria ser), pois o cara é o detentor das manhas de se fazer um produto de qualidade a ponto de ser comparedo a um ampli top "de merdado"... Os outros 50% é custo de material (pois um handmaker top de linha só usa componentes top de linha nos seus equipos e não um meio boca que "faz a mesmo coisa" ...)

    Handmade é um ramo novo? Acham que eles vão começar a ganhar cada vez mais espaço em relação às marcas famosas?
    Não, handmade é bem antigo ... são muito pouco divulgados, mas são antigos ... Muitos fabricantes (nacionais e internacionais) conhecidos no mercado hoje, iniciaram como um handmade a algumas décadas ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Edson Marquezani
    Gostaria de deixar bem claro que eu admiro e respeito muito os poucos e talentosos profissionais que mexem com isso, assim como o luthieres. Pra mim, esse lance de música, equipamento, instrumento é uma coisa mágica, e os profissionais envolvidos são meio que "magos" também, o que me desperta uma grande reverência.
    Cara eu também pago um pau pra esses caras ... embora eu tenha conhecimento para ser um handmade, não me atrevo a tentar pois somente conhecimento em eletronica não adianta ... Tem que "ouvir o som de cada componente", saber usa-los não pensando somente no cálculo para saber as configurações do componente a ser usado mas sim pensado no que esse compoennte vais somar ao som, ao timbre, etc ... Só como por exemplo, em distorções é usado um componente amplificador que ao saturá-lo vc tem a distorção, ok ... Em termos de cálculo do componente vários componentes podem atender a um determinado cálculo, mas somente com pesquisa e conhecimento, um handmade bom sabe qual componente, além do cálculo, traduz o que o músico procura como timbre, como som, etc ...

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    "Muitos fabricantes (nacionais e internacionais) conhecidos no mercado hoje, iniciaram como um handmade a algumas décadas ..."

    Mas neste caso eles faziam os proprios projetos, não baseavam seus trabalhos em modelos ja consagrados...

    Não sei se todos o HM fazem isso, mas muitos os que eu ja vi, fazem.

    Portanto, o que faria eu comprar de um HM, seria uma inovação ou algo que diferencie (NÃO O PREÇO) dos AMPs de "grife". Pois ao comprar um HM, esteja certo que será seu AMP para sempre e nunca precisará vender.

    goiano
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mas neste caso eles faziam os proprios projetos, não baseavam seus trabalhos em modelos ja consagrados...



    Engano seu, nada se cria tudo se transforma, de um booster que ao extremo e algumas modificações se transforma em um fuzz, até grandes marcas usam essa tática, vide ts808 e sd1, oque ocorre é que algums pedais sofrem tantos mods que se transforma em outro e se o som pertence àquela famosa banda...já era!

    monty
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek
    Portanto, o que faria eu comprar de um HM, seria uma inovação ou algo que diferencie (NÃO O PREÇO) dos AMPs de "grife".

    Isso é verdade, mas nem sempre. Imagine que o cara quer um Marshall JCM 800, vai às lojas e descobre que custa R$6.000, sei lá, é um chute. Então liga pro Pedrone ou o Luciano da Lifesounds e eles dizem que fazem por R$2.500 (chute tb), com 2 falantes de 12" da Eminence, montagem ponto a ponto, controle de qualidade de 100% do produto final e ainda utilizam componentes melhores que os que a Marshall usa na produção do JCM (e isso é verdade mesmo). O que o faria gastar R$3.500 a mais pelo original? Essa diferença existe por conta dos custos de importação, distribuição e varejo e todos os imensos impostos e taxas envolvidos, além dos gastos colossais de marketing da marca e da mais-valia cobrada por conta do nome Marshall.
    Veja bem, não estou dizendo que o amp não vale R$6.000, mesmo porque isso é algo impossível de se responder com precisão, pois alguns consideram que vale enquanto outros não, e ninguém pode provar que qq um deles esteja errado.
    O que quero dizer é que o preço pode ser, sim, um fator de influência na compra, e geralmente o é. O que torna os handmades um caso excêntrico aqui no Brasil, se comparado aos EUA e à Europa, é que são mais baratos que os originais em que são baseados, enquanto por lá é exatamente o contrário.
    Pra concluir: a sua afirmação/opinião talvez seja mais coerente no mercado americano do que no brasileiro, embora eu possa estar errado em tudo que falei!
    No fim das contas, depende bastante, tb, do dinheiro que o sujeito tem disponível, do conhecimento que se tem de amplificadores e do fetiche/tara por marcas, que, embora eu não tenha nem um pouco, não condeno em ninguém, acho até válido, na boa.
    Ah, ia me esquecendo: sou um felicíssimo proprietário de um cabeçotezinho de 6W, uma miniatura de um JCM 800, feito pelo Pedrone. Qualidade de construção e timbres absurdos. Abs.

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    "Engano seu, nada se cria tudo se transforma, de um booster que ao extremo e algumas modificações se transforma em um fuzz, até grandes marcas usam essa tática, vide ts808 e sd1, oque ocorre é que algums pedais sofrem tantos mods que se transforma em outro e se o som pertence àquela famosa banda...já era!"

    Preciso de ver uma transformação desse tipo em AMPs HM nacional...

    monty
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek
    "Engano seu, nada se cria tudo se transforma, de um booster que ao extremo e algumas modificações se transforma em um fuzz, até grandes marcas usam essa tática, vide ts808 e sd1, oque ocorre é que algums pedais sofrem tantos mods que se transforma em outro e se o som pertence àquela famosa banda...já era!"

    Preciso de ver uma transformação desse tipo em AMPs HM nacional...


    Cara, tá dando a clara impressão de que vc fala sem conhecer. Aparentemente vc não tem idéia da criatividade das soluções, do conhecimento e da qualidade do trabalho de handmakers como o Leandro (MG Music), Pedrone e Luciano (Lifesounds), entre outros. Citei esses pq tive o prazer de conhecer o trabalho deles. Bom, fica a dica.

    lemingue
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Edson Marquezani

    1) Igual ou superior, dependendo do amp. Gente famosa na maioria das vezes usa amp bom, independente de marca, mas, se ainda por cima forem pagos para usar, melhor ainda. Você acha que aqueles paredões da Marshall ficam em cima do palco por necessidade? Seria o mesmo que dizer que as placas que ficam em volta do campo de futebol estão lá pra bola não rolar muito pra muito longe...

    2) Pra quem é bom deve ser né... não acho que os que estão por aí estejam fazendo caridade.

    3) Grandes marcas de hoje já foram handmakers, fender, marshall, laney, só pra citar alguns. Os handmakers exitirão enquanto existir mercado para eles. Se começarem a vender orange, soldano, mesa, twin e JCM por 900 reais será mais difícil, em se tratando de preço, mas, pra isso acontecer, os insumos e impostos tem que estar beeeemmm baixos, isso aconteceria para os HM também. Como já falaram, nos EUA eles são mais caros que os de marca, e lugar pra não rolar caridade é lá.

    emaniox
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Uma coisa "simples" que os handmakers tambem fazem é incluir em amps já conhecidos características que nao existem nos originais, por mais simples que sejam, como por exemplo um loop de efeitos num jcm800, ou colocar duas equalizações, etc.

    São coisas que nao necessariamente alteram o som, mas alteram a funcionalidade do amp.

    Flw.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Leandro (MG Music), Pedrone e Luciano (Lifesounds), entre outros. Citei esses pq tive o prazer de conhecer o trabalho deles.
    (2)

    Se todos os handamades trabalhassem na qualidade que esses caras trampam, no Brasil não entraria sequer um ampli importado, pelo contrário, exportaríamos ....

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    monty

    Não conheço mesmo.

    emaniox

    Isso são coisas boas. Mas o que eu sinto falta mesmo é a criação de uma sonoridade.

    Tipo: "Vou comprar um Fender porque gosto do som limpo c/ o reverb caracteristico" ou " Vou pegar um Marshall para ter a distorcao caracteristica, etc".

    É isso que encorajo aos HM a fazer. Tentar criar a sua propria caracteristica ou som. É ai que eles começarão a exportar e produzir em maior escala (num periodo BEM menor de tempo).

    Se os caras são talentosos e conseguem copiar ou melhorar os AMPs importados, porque não utilizar o conhecimento para criar algo (som) novo?

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek
    Cara, é claro que eles criam! Mas geralmente quem quer comprar um amp, quer AQUELE som específico, e daí pega um HM pra ter algumas mods ou pelo preço mais atrativo, mas sempre tendo em vista um objetivo de som X.

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    Pensando por outro lado, no lugar deles, eles tem razão mesmo de nao quererem inovar no som mesmo. Eles ganham dinheiro pq o pessoal so quer uma copia do amp preferido, mas mais barato. Eles estão certos.

    Edson Marquezani
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    É, realmente muito pouca gente conhece esse ramo. Eu nem sonhava que isso existia, só fui descobrir aqui mesmo.

    Engraçado é que meu pai é técnico de eletrônica (embora a especialidade dele seja TV, e ele não tenha esse nível técnico em áudio, como se vê por aqui), e é da época das válvulas mesmo, aprendeu a mexer desde moleque, fazendo laboratório em casa, e tem um saudosismo grande em relação a elas. Daí um dia eu cheguei em casa, contando pra ele das coisas que eu via aqui, mostrei alguns tópicos, e tal, e ele ficou impressionado em saber que até hoje válvula é insubstituível em matéria de qualidade de som, e que ainda se fabrica. (Ele chegou a fazer alguns pequenos reparos em valvulados Gianini, na década de 70). Ele ficou impressionado com o nível das discussões que rolam. =)

    Mas é de se pensar, porque alguém prefere pagar 4500 num Fender Hot Rod Deluxe, sendo que com menos disso pega qualquer handmade top por aí. Tá, de marca você tira da loja na hora né, não tem que esperar um ano. =)

    Eu tenho sim, tara por marcas, mas quanto a amplificador, eu nem pensaria em pagar tão mais caro, só pela marca. Ainda mais nesse caso, como todo mundo confirma, de que a qualidade dos componentes, da montagem e do controle de qualidade acabam sendo até maior.

    Acho que guitarra já é outra coisa, tem aquele visual mais marcante, o headstock que as outras marcas não podem copiar e tal.

    Acho que era o Soulface que eu vi dizer que os japoneses deveriam morrer de inveja da gente, porque aqui instrumento e equipamento feito sob medida é bem mais barato que os de marca.

    Enfim, é muito legal isso aí, principalmente pra quem sabe exatamente o que quer, e consegue algo totalmente sob medida, e também não ser totalmente refém dos importados.

    Pra não ficar tão de fora assim, bom, eu tô pensando em pegar um 288 do Acedo, como me indicaram aqui. O cara é muito atencioso, responde meus emails quilométricos, e até me passou contato de uns caras da minha cidade que têm amps dele. Espero que dê certo.

    Badoe
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Badoe
    · votar


    Pessoal, lendo este tópico não resistí em escrever estas linha para me juntar aos que admiram os Handmades tupiniquins.

    Me lembro de quando usava uma caixinha tosca do tipo multiuso e um pedalzinho de plástico que tinha um som horrível para tocar uns punks com meu irmão.

    Me lembro de quanto comprei meu "cubo" meteoro. Feliz, achava que tinha conseguido um equipamento de qualidade.

    As revistas especializadas mostravam aqualas maravilhas impossíveis para mim. AMPLIFICADORES VALVULADOS. Só de pensar neste termo meu coração dispara. Eu amo música, guitarra, mas os amplificadores são "MAQUINAS MÁGICAS" para mim. Adoro os diferentes designes, formas, e claro timbres.
    Acho um cabeçote de ampli uma obra de arte.

    Mas como fazer. Como ter um ampli destes? Nesta selva chamada "BRAZIL", onde tudo que vêm de fora - ou até mesmo feito aquí - está inflado com taxas abusivas de impostos, tarifação selvagem e impiedosa.

    Como comprar um ampli que custa o preço de um carro?

    Enquanto isso, compro mais um meteoro. Jaguar!!! Esse é o cara pensei. Vou tirar um timbre de qualidade finalmente - toco metal extremo.
    Realmente eu tirava um bom timbre por uns 15 minutos. Ai vinha aquele cheiro de componente queimando e mais um divertido ensaio com minha banda se tornava uma tarde de lamentações, pois o ampli pifou novamente!!!

    Estava muito desanimado. Como arrumar tanta grana para adquirir um ampli poderoso, valvulado, que me trouxesse aquela sensação maravilhosa de timbre encorpado e pesado que faz o peito tremer?

    Deus é bom. E descubro que existe este forum "FCC".
    A cada dia aprendo mais e mais sobre equipamentos. Descrubro que aqui vêm muita gente com disposição para ajudar leigos com eu a aprender mais sobre estas maravilhas eletrônicas a serviço do bom timbre. AMPLIFICADORES VALVULADOS...

    Mas não para por ai. Descubro que existe uns caras que fazem amplis valvulados. O que? Não pode ser! Pensei que isso só era possível em grandes fábricas de milhões de dólares. Como assim? Só Marshall, Laney, etc são capazes de fazer isso!

    Mas não, temos estes caras talentosos e que amam o que fazem. Tem fila, tem espera, etc. Mas também têm dedicação, seriedade, preço justo e QUALIDADE.

    Descumpem, me empolguei muito...
    Mas tudo isso é apenas pra dizer:

    Pedrone - Luciano (lifesound), e outros (não conheço todos), VALEU, SIGAM EM FRENTE!

    "Chegará o dia em que nenhum guerreiro de fim de semana, gastará seu suado dinheiro em um amplificador descartável, feito por obrigação e sem dedicação, e que o deixará na mão quando mais precisar.

    Chegará o dia em que descobrirão que com poucas centenas de reais a mais, poderão adquirir um valvulado de qualidade e não um SS tosco com som de abelha."

    Vixi.. agora fudeu!

    lemingue
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Badoe
    Chegará o dia em que descobrirão que com poucas centenas de reais a mais, poderão adquirir um valvulado de qualidade e não um SS tosco com som de abelha."
    Amém...

    Lak Lak
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    "Chegará o dia em que nenhum guerreiro de fim de semana, gastará seu suado dinheiro em um amplificador descartável, feito por obrigação e sem dedicação, e que o deixará na mão quando mais precisar.

    Chegará o dia em que descobrirão que com poucas centenas de reais a mais, poderão adquirir um valvulado de qualidade e não um SS tosco com som de abelha."


    LINDO.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Handmades - Curiosidades