caixa 4x10 dúvidas

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08


    Procurei pela busca mas não consegui sanar totalmente minhas dúvidas.

    quais falantes em uma caixa 4x10 ligada a ampli de 15wrms seriam necessários para conseguir um volume parecido com um ampli de 60w?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    é...qual a diferença de volume e SPL?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    se eu usar 15 wrms em 4 falantes cuja sensibilidade seja 88dB é a mesma cousa que usar 60wrms em 1 falantes cuja sensibilidade é 100dB? Qual será a diferença no som? Volume? Pressão sonora? hein? hein?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Achei isso aqui. Mas ainda não entendi a diferença de SPL e volume.

    http://www.colomar.com/Shavano/spl.html

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Johnny Favorite
    O máximo que um ampzinho transistorizado consegue excitar à contento é uma 1X12.
    88dB por 1W/M, é uma sensibilidade muito baixa.
    Abç

    emaniox
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    4 falantes com sensibilidade de 88db vao produzir, com um watt, 94dB. Com 15 watts, serão no maximo 105dB

    Um amplificador de 60W empurrando um falante com sensibilidade de 100dB vai resultar em no maximo 117dB.

    isso é aproximado, pq a eficiencia dos falantes varia pra menos com o aumento da potencia aplicada.

    Mauricio Luiz Bertola
    Pq um transistorizado so empurra um falante de 12? Ha cabeçotes poderosos transistorizados empurrando 4x12.

    Flw.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    emaniox

    No caso eu gostaria de saber qual a diferença de 4x10 pra 1x12.

    Eu gostaria de saber o que produziria o mesmo volume de 1x12 valvulado 60 w na configuraão 4x10 valvulado.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    4 falantes com sensibilidade de 88db vao produzir, com um watt, 94dB. Com 15 watts, serão no maximo 105dB

    Um amplificador de 60W empurrando um falante com sensibilidade de 100dB vai resultar em no maximo 117dB.

    isso é aproximado, pq a eficiencia dos falantes varia pra menos com o aumento da potencia aplicada.


    tendi =)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    emaniox
    Amplificadores transistorizados são menos eficientes no sentido de que quando se aumenta o volume ele "clipa", daí, quando vc tem um amp de 15WRMS valvulado, o volume é bem maior (e melhor). Nesse caso, a potência a que ele se referiu é muito baixa, sendo mais adequada a apenas um falante de 12pol. com a maior sensibilidade possivel.
    Abç

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Nesse caso, a potência a que ele se referiu é muito baixa, sendo mais adequada a apenas um falante de 12pol. com a maior sensibilidade possivel.

    Então Bertola. Mas se for usada uma caixa 4x10 a sensibilidade poderia ser um pouco menor para se conseguir o mesmo resultado de volume de 1x12 não?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Não, pois sensibilidade nada tem à ver com a potência recebida.
    Abç

    emaniox
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O volume tem a ver com dois fatores:
    -a potencia recebida, que independe dos falantes
    -a sensibilidade do falante

    Cada vez que vc dobra a quantidade de caixas, a eficiencia aumenta em 3dB. Entao, se vc tem um falante com eficiencia de 100db, tera o mesmo volume que dos falantes com sensibilidade de 97db cada, ou quatro falantes com sensibilidade de 94db cada, e assim por diante.

    Isso tem a ver com o aumento da área que dissipa em forma de som a mesma potencia eletrica fornecida.

    Há outros fatores ao ligarmos varios falantes, tais como cancelamento pontual de algumas frequencias.

    Mas eu, por exemplo, tenho um amp (valvulado) de 5W ligado em uma caixa 2x12 com dois falantes com sensibilidade de 100dB/W cada. O volume é bem alto, eu nao passo do 3 aqui no meu apartamento. FLw.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    emaniox
    Cada vez que vc dobra a quantidade de caixas, a eficiencia aumenta em 3dB. Entao, se vc tem um falante com eficiencia de 100db, tera o mesmo volume que dos falantes com sensibilidade de 97db cada, ou quatro falantes com sensibilidade de 94db cada, e assim por diante.

    putz cara, é exatamente isso que eu queria saber. Obrigado.

    Lord Sigis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ressuscitando o tópico


    Creio que, embora o gosta seja no que mais prevalece, exista uma certa lógica na escolha do falante mais adequado para determinado amplificador e determinado fim.
    Consegui 4 falantes Eminence de 10" por um bom preço e pretendo fazer um gabinete com esses falantes.
    Que amplificadores, classicamente, usam essa configuração de gabinete, além do Fender Bassman?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Lord Sigis
    Basicamente os "clones" do Fender Bassman.
    Abç

    saturno-blues
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A mesa boogie tem um gabinete 4x10, que por sinal é maravilhoso. modelo LoneStar, da uma olhada nesse link...
    http://www.thomann.de/gb/mesa_boogie_4x10lonestar_cabinet_design.htm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a caixa 4x10 dúvidas