P.A e Amplificadores

    Autor Mensagem
    Neobios
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Neobios


    Estou precisando de um sistema de som que cubra uma área fechada de 50 metros quadrados com 70 pessoas dentro. Pesquisei muito sobre P.A mas não consegui entender a parte relacionada aos equipamentos utilizados. Tenho R$4000 para gastar, gostaria que postassem opniões sobre se era melhor eu montar um P.A ou comprar cubos separados e microfonar ou até mesmo caixas amplificadas (me pareceram de operação mais simples) e ligar na mesa de som.
    Quais seriam as possibilidades? quantas caixas? que mesa usar? que amplificador de potência usar? o que deveria ligar na mesa de som e o que não deveria? etc. É um sistema de som para 1 teclado, uma guitarra e 2 microfones. Não consegui encontrar na internet nenhum tutorial sobre montagem de P.A e nem aqui no Cifra Club.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios
    Cara, uma coisa não exclui a outra.
    Vc terá que comprar uma mesa (de quantos canais forem minimamente necessários), um power amp (creio que a potencia mínima deva ser 200WRMS/canal) e 4 caixas, sendo duas de frente e duas de retorno para a banda.
    Os músicos devem possuir seus respectivos amplificadores, sendo o da guitarra, de, no mínimo 50WRMS e falante de 12pol. e o do baixo, no mínimo 150WRMS e falante de 15pol. Vc deve ter micrfones para as vozes (com os respectivos cabos), e no mínimo 4 para a bateria (bumbo, tons, caixa/contratempo e "overall").
    Se vc tem teclado, ele pode ser ligado direto na mesa, mas o ideal é ter um amp também.
    Como vc tem apenas 1 teclado e 1 guitarra e 2 mics, compre uma mesinha de 4 canais, 1 power (100WRMS/canal) e 4 caixas de 3 vias (2 p/ retorno).
    Abçs

    Neobios
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Neobios
    · votar


    Obrigado por responder Mauricio Luiz Bertola, esclareceu muito.
    Quer dizer que não fica bom ligar uma guitarra com pedaleira ligada direto na mesa de som?
    Se eu for comprar um Amplificador de guitarra para microfonar e jogar o som na mesa de som, serviria um de 15W? teria como ligar o amplificador direito na mesa de som? Eu gostaria que o som de todos os instrumentos saíssem pelas 4 caixas do P.A, para que o som ficasse uniforme, bem distribuído por toda a sala, senão a guitarra vai ficar estourando para quem estiver na frente e quem estiver mais atrás vai ficar baixinho, entendeu?

    DotCom
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios
    Cara, sobre ligar a guitarra direto na mesa, sim isso é possível.
    Mas nesse caso utilize uma pedaleira que tenha simulação de amplificadores (Zoom G2, v-amp, POD, etc...), para que o som não saia abelhudo.

    Ligar o amplificador na mesa de som normalmente deixa o som abelhudo também, se quiser um ampli de menor potência, o ideal é microfoná-lo. Mas, como o custo é um limitante, talvez o simulador de amplis seja uma opção que dê melhor resultado (melhor do que usar ampli barato).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios
    A questão da uniformidade do som dos instrumentos deve ser buscada na regulagem da mesa durante a passagem de som. Essa regulagem é sutil e tem que ser feita por alguem experiente no assunto.
    Sim, vc pode usar um amp de 15WRMS, devidamente microfonado.
    Quanto a ligar direto na mesa...Bem, em minha experiência, nunca ví uma guitarra soar legal ligada direto na mesa, mesmo com uma pedaleira de qualidade. A única forma é o uso de um "speaker simulator", que pode ser comprado separadamente ou alguns "racks" como o POD-Pro possuem.
    Abç

    Neobios
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Neobios
    · votar


    DotCom, agradeço a sua ajuda, eu não tinha pensado nessa possibilidade de usar um simulador de amplificador, vou dar uma pesquisada.
    Mauricio Luiz Bertola, como o ambiente é pequeno (52 metros quadrados) eu não queria gastar muito mas também não queria comprar um P.A pra ficar no limite ou com baixa qualidade sonora. Por isso estou buscando essa equação. O POD-PRO achei na casa dos R$2000, porém não encontrei muita coisa sobre o Speaker Simulator. Sabe dizer se eu usando um amplificador Marshall de 15 Watts devidamente microfonado para a guitarra o som não ficaria muito agudo por ele ter um falante de 8"?
    Um abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios
    Cara, amps com falante de 8" são para estudo, portanto sua resposta de graves é sofrível. Porém com uma boa pesquisa de equalização vc pode obter sons razoáveis.
    Abç

    Neobios
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Obrigado pela ajuda Mauricio Luiz Bertola, valeu mesmo, esclareceu todas as minhas dúvidas.

    Um abraço.

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pessoal..consegui reproduzir o som de um valvulado, sem usar válvulas, tendo o mesmo brilho, saturação, cor e banda larga da válvula........

    dê uma olhadinha neste protótipo...animal
    http://www.youtube.com/watch?v=pgiUMvVbiQ8

    wiskeria
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    hummm, ficou parecido, mas não igual a um valvulado real...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a P.A e Amplificadores