Esquema de som para show

Autor Mensagem
mmbb
Veterano
# abr/08


Gostaria de saber se iria ficar bom esse esquema de som...... pois vou fazer uma festa num clube, para umas 160, 170 pessoas, minha banda vai tocar..... queria saber se ficaria bom se ligar as 2 guitarras e os 3 vocais nas "PA" ( 2 caixas com 800 W RMS cada ), deixando o baixo apenas na minha caixa ( um meteoro QX 200, tem uns 200 W RMS ) e a bateria sem microfone ( pensei em colocar apenas 1 microfone no bumbo pra ligar na "PA" tbm ).... sera q ficaria bom esse esquema ?? o local é fechado, tem vidro..... ou seja, o som ia bater e voltar ne..... GOSTARIA DA AJUDAR DE ALGUEM PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA..... brigado.... vlw....

arcade
Veterano
# abr/08 · Editado por: arcade
· votar


Eu também não manjo muito nesse assunto não, mas eu colocaria assim:

As 2 guitarras em seus proprios cubos, a voz, bumbo e o baixo nos PA. Pois o bumbo e baixo são frequencias baixas e difíceis de escutar.

Ou se os cubos de guitarra forem fracos, colocar todos os instrumentos de corda, voz e apenas o bumbo nos PA.

Espero ter sugerido algo concreto!. Abraço.

Lak Lak
Veterano
# abr/08
· votar


eu penso da mesma maneira q o arcade

dê prioridade ao baixo na hora de meter as coisas no PA, pq se nao ngm ouve...

abraços

mmbb
Veterano
# abr/08
· votar


mas será que ficaria bom colocar td no "PA" baixo, as 2 guitarras, os 3 vocais e o bumbo ?!? pq, ja me falaram q o baixo é bom colocar separado na sua caixa, me amplificador de baixo axo q ate aguenta, ele tem 200 W RMS...... me falaram tbm que se botar o baixo junto com os outros no "PA" o som vai fikar meio "embolado" sera q é verdade ?!?!

CONTO COM AJUDA DE VCS..... VLW.... BRIGADO....

Liro_Points
Veterano
# abr/08
· votar


mmbb

tenho uma certa experiencia em montar esquemas de som para shows (tenho banda há 6 anos)...
bem, não conheço seu som mas se os PA's forem de qualidade(pressao sonora boa) aconselho colocar o bumbo, as vozes e o baixo nos PA's, e usar o cubo do baixo somente para retorno.
As guitarras use apenas nos seus Amps...
Agora Não use o nessa configuraçao se seus PA's nao aguentarem peso...um bom Pa normalmente tem falante de 15" pra cima... se vc acha que os PA's nao aguentam use o baixo somente no cubo, pois 200 W está de bom tamanho para 170 pessoas(já usei 150W mara um público maior de deu conta tranquilo)
bom espero ter ajudado
abç

Liro_Points
Veterano
# abr/08
· votar


mmbb
outra coisa!!! 800 RMS é bastante coisa para 170 pessoas... nessa situaçao aconselho colocar o baixo separado, nao conheço seu amp de baixo mas se for bom use assim... 200W é perfeito para sua situaçao...dá e sobra... vozes e bumbo no PA msm...

agora tudo depende de seu equipo....
dá uma testada, antes monte o som... e passe o som nas duas configuraçoes... é assim que se aprende!!
abraço!

mmbb
Veterano
# abr/08
· votar


essa minha ideia de colocar no "PA" as 2 guitarras, os 3 vocais e o bumbo é pq, os amplificadores de guitarra nao sao mt bons...... nao tem mt potencia..... entao, minha ideia era colocar um microfone na frente de cada um, e dps ligar na mesa, pra ir pras "PA"...... se o amplificador fosse melhor ai nem precisava, + nesse caso axo q precisa....... ai o baixo fikava separado....... axo q 200 W RMS ta bom pra 170 pessoas......

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar


mmbb
Cara, se o lugar é fechado, utilize o P.A. para as vozes, o bumbo e um "overall" por sobre a bateria, ligue também na mesa microfones que microfonarão os amps de guitarra (qual o tipo, marca e a potência deles? Se forem de 15WRMS e falante de 8 pol., vai valer à pena arrumar outros maiores).
O QX200 no baixo já da conta de um lugar fechado, e ligue sua saída "line out" na mesa (mas manere no volume desse canal).
Mantenha todos os amps dos instrumentos elevados e o mais próximo possivel uns dos outros, de modo que todos os integrantes da banda possam ouvir à todos e a sí mesmos claramente, e tenha boas caixas de retorno para o palco, com ênfase na voz (esse é o problema mais delicado).
A mesa deve ser regulada, por alguém experiente, numa boa passagem de som, pois se mal feita, teu som vai "pro buraco"
Abç e boa sorte

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


A mesa deve ser regulada, por alguém experiente, numa boa passagem de som, pois se mal feita, teu som vai "pro buraco"

(2)

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Nossa, estou exatamente com o mesmo problema!
Vamos fazer um show nesse mesmo esquema, e os amps das guitarras são fraquíssimos. Fica muito ruim mesmo jogar as guitarrras e vozes no PA? Aí o baixo usaria seu próprio cubo e a bateria seria acústica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
Sim. Não adianta. Vc terá que arranjar amps de qualidade e potência compatíveis. No P.A. ligue apenas os mics de voz, bumbo e teclado (se tiver). Baixo no P.A., só se este for muito poderoso.
Abç

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Valeu, Mauricio.... mas esse esquema não distribui o som desigualmente? Quero dizer, se o pa da casa tiver 4 caixas distribuídas nos 4 cantos do salão, o som da voz, bumbo e teclado saem nessas 4 caixa, enquanto os sons das guitarras e baixo saem alto só pra quem está na frente do palco...
Ou estou falando bobeira?

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Como sempre, acho mais fácil contratar uma empresa de sonorização competente. É garantia de que as coisas funcionarão.

:)

Abraços.

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


sarpa

Pois é. O problema é que se vc se propõe a fazer, melhor fazer direito. Não adianta querer fazer uma sonorização legal com duas caixas e meia dúzia de microfones.

Se não tiver condições, realmente é melhor contratar uma empresa especializada.

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Sarpa:
Como sempre, acho mais fácil contratar uma empresa de sonorização competente. É garantia de que as coisas funcionarão.

Sarpa, por acaso você trabalha em alguma empresa de sonorização competente?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
Vc tem que fazer uma passagem de som para definir os parâmetros de volume, equalização e reverberação.
sarpa
Isso sai muito caro para 90% das bandas semi-profissionais, que dirá para as amadoras.
Abçs

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
Vc tem que fazer uma passagem de som para definir os parâmetros de volume, equalização e reverberação.
sarpa
Isso sai muito caro para 90% das bandas semi-profissionais, que dirá para as amadoras.
Abçs


Bertola
Agradeço mais uma vez a ajuda, sem querer puxar o saco, você não apenas entende a matéria como ninguém como também tem a humildade de compartilhar o conhecimento na boa com todo mundo.

Vou fazer essa passagem de som como você falou, primeiro vou tentar colocar todos os instrumentos e vozes no PA, ver como fica... pode não ser o ideal, mas se der certo, é uma forma de tocar sem gastar grana que eu não tenho.
Se não der certo, aí acho que não vou ter saída senão criar vergonha e comprar cubos decentes para os instrumentos, e usar o PA só pras vozes...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
primeiro vou tentar colocar todos os instrumentos e vozes no PA, ver como fica
Não faça isso! Conselho de quem conhece e sabe do que está falando....
Em um P.A. pequeno e (semi) não-profissional como esse, só se ligam vozes, bumbo e, eventualmente, teclado (não estamos falando aqui de um som de P.A. de "Rock in Rio" ou coisa parecida).
Tudo o que vc irá conseguir é "embolação", som "abelhudo" ou mesmo danos aos falantes das caixas do mesmo.
Digo e repito: Arrume amps de guitarra com, no mínimo 50/60WRMS (transistorizados) e falante de 12" e de baixo com 150/200WRMS e falante de 15", mesmo para lugar fechado.
Arrume o palco de modo a que todos os componentes da banda ouçam à todos, e à sí mesmos com clareza, e a voz mais ainda e acima de tudo.
Minha (ex) banda comprou um P.Azinho com essas características (mesa de 8 ch, delay, power de 200WRMS por canal e 4 caixas de 2 vias que nós mesmos fizemos, cabos, 4 microfones, etc). Com esse equipo mínimo mais os amps dos instrumentos, damos shows em bares e clubes tranquilamente.
Abç

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


primeiro vou tentar colocar todos os instrumentos e vozes no PA, ver como fica
Não faça isso! Conselho de quem conhece e sabe do que está falando....



Maurício Luiz Bertola
Falou, tá falado! Porra... quando acho que vou falar alguma coisa com sentido, quebro a cara... ser novato é foda...

O PA da casa tem hoje duas caixas de 600Wrms cada uma, mas o Dj de lá vai comprar mais duas de 1000Wrms e outra potência.

Mesmo assim, vou seguir seu conselho e comprar um amplificador.

Estou vendo um Meteoro RX100 por R$320,00 e um Staner GS150 por R$500. Sei que não são marcas lá muito boas, mas é o que o dinheiro vai dar.

Quem conhecer, qual recomendaria?

Estava de olho em uma Laney LX65r ou LV100, mas ninguém quer vender, e a nova custa uns R$1300,00 à vista!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Joaomadeira
Cara, se tu toca guitarra, compre um Meteoro Space Bassman (de baixo mesmo!). Ele tem 50WRMS, falante de 12" e reverb, e como foi construído para baixo, ele aguenta bem "o tranco". Procure um usado mesmo.
Para o baixo, procure um Staner BS150 ou BS120 usado mesmo. É um amp muito robusto e confiável, tem 140WRMS e falante de 15", e "fala" alto.
Faça uma pesquisa em amps nacionais dessa faixa de potência (um pouco mais ou um pouco menos) e depois peça opinião.
Essas caixas de 100WRMS que o DJ vai comprar, podem servir muito bem de retorno para a banda.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93103745-amplificador-meteoro-s pace-bass-para-baixo-50w-_JM
Outro legal para guitarra:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93326931-caixa-amplificada-stan er-kute-205-_JM
Esse também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93357634-amplificador-staner-ga -70-p-guitarra-raridade-_JM
Abçs

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, se tu toca guitarra, compre um Meteoro Space Bassman (de baixo mesmo!). Ele tem 50WRMS, falante de 12" e reverb, e como foi construído para baixo, ele aguenta bem "o tranco". Procure um usado mesmo.
Para o baixo, procure um Staner BS150 ou BS120 usado mesmo. É um amp muito robusto e confiável, tem 140WRMS e falante de 15", e "fala" alto.


Gostei da dica do Meteoro Space Bassman para a guitarra (toco guitarra), mas só encontro caro.
Como você indicou o Staner BS150 para o baixo, por analogia, o GS150 da Staner não seria bom também para a guitarra? Esse eu achei por um preço razoável.

Prometo que é a última pergunta antes de eu fazer a compra do amp!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
Não, esse amp não é muito legal p/ guitarra não. Aliás ele só é legal para baixo porque é resistente pra caramba.
Abç

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Não, esse amp não é muito legal p/ guitarra não. Aliás ele só é legal para baixo porque é resistente pra caramba.
Abç


Bertola
Consegui achar o tal Meteoro Space Bassman, 50W. Acho que vou comprar. Pra guitarra, vale mais a pena do que o Meteoro Nitrous Gs100, RX100 ou que o Staner GS150, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira
Que o RX100 e o GS150 certamente, que o GS100, talvez.....DEpende do preço.
Abç

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Sarpa, por acaso você trabalha em alguma empresa de sonorização competente?

Joaomadeira, não trabalho. Já fiz bastante PA, mas hoje, fico só no estúdio mesmo. De vez em quando sobre uns monitores pra eu fazer, mas 98% do trabalho é no estúdio.

Desculpe se minha citação soou um tanto arrogante, não foi a intenção. Mas disse a respeito de contratar uma empresa pra não comprometer a qualidade do som de vocês.

O amigo Mauricio Luiz Bertola disse que sai caro, isso é relativo, depende do que se espera do resultado, tanto pro contratante quando pra banda. O ideal seria o contratante arcar com esses custos.

Mais uma vez, perdão se pareci mal educado ... caso nada do que escrevi possa ser colocado em prática dessa vez, as dicas do Mauricio Luiz Bertola vão lhe servir bem.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.jrestudios.com.br

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira, não trabalho. Já fiz bastante PA, mas hoje, fico só no estúdio mesmo. De vez em quando sobre uns monitores pra eu fazer, mas 98% do trabalho é no estúdio.

Desculpe se minha citação soou um tanto arrogante, não foi a intenção. Mas disse a respeito de contratar uma empresa pra não comprometer a qualidade do som de vocês.

O amigo Mauricio Luiz Bertola disse que sai caro, isso é relativo, depende do que se espera do resultado, tanto pro contratante quando pra banda. O ideal seria o contratante arcar com esses custos.

Mais uma vez, perdão se pareci mal educado ... caso nada do que escrevi possa ser colocado em prática dessa vez, as dicas do Mauricio Luiz Bertola vão lhe servir bem.


Nossa, cara, eu que peço desculpas, acho que você interpretou mal a minha pergunta! Eu queria saber se você trabalhava em uma pra te perguntar mais ou menos quanto fica pra um show pequeno, no esquema que eu falei. De qualquer forma, como você já trampou com isso, dá pra dar uma idéia de preço? Ex: salão de buffet, uns 400m2, pra uma apresentação de uma hora, tocando rock clássico?

Rikrdo
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O amplificador Staner Kute 205 2x12 tem bom som limpo e tem muito volume mesmo??? Vi no site da staner que ele tem 205WRMS. É isso mesmo ou tá errado?
Abraço.

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Joaomadeira, então estamos todos desculpados e tá tudo certo! :)

Quanto a empresa, os preços não variam tannto de região pra região ... mas variam. De onde você é?

Aqui na minha região (interior de SP), um som pra esse porte vai de R$500 até uns R$1000,00. A empresa que eu sempre trabalho tem dois sistemas: um PA grande com KFs pra show ao ar livre, creio que cubra até umas 5 mil pessoas. E tem também um sistema ativo (da Antera) que acho que é o que caberia pra você.

Esse sisteminha, olha só o que tem sido praticado:

- PA Ativo;
- Side Ativo;
- Monitoração por Fones;
- Console Mackie 24x6;
- Box de Iluminação;
- 12 canhões par;
- 2 movie heads;
- Técnico de Som;
- Iluminador;

Dá pra fazer um BAITA show em lugar fechado com isso. Pra um trampo aqui na cidade, rola por uns R$800,00. Eu particularmente acho muuuuuuuuito barato. Pensando como se eu fosse dono da empresa, eu acho que não levaria e montaria tuuuuuuuuuuudo isso por esse preço. hehehe...

Já fiz váááááários casamentos, formaturas, convensões com esses sitema aí. Muita qualidade!

Abraços.

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Mais ou menos esse esquema aqui, ó.

http://img5.imageshack.us/img5/6839/imag0093f.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de som para show