pré valvulado+power valvulado (baixisssima potencia) + power transistorado.

    Autor Mensagem
    Gui
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Gui


    bom..estava eu conversando com o Lak Lak sobre distorção de valvulados..que o pessoal prefere mais a do power do que do pré e talz...pensando sobre isso..me veio a cabeça:

    fazer um amp "all tube" com potencia baixissima (1w ou menos até)..suficiente pra tu por ganho e volume no talo sem incomodar todos os seus vizinhos...e depois disso..colocar uma potencia transistorada..apenas pra aumenta o volume desse outro amp..pra shows e ensaios..(claro..outra caixa e outro falante...se marcar..o de menos de 1w dá pra usar com fones e sai mais legal até..sei lá)

    pensei isso porque sou baixista e não sinto TANTA diferença assim de um bom transistorado pra um bom valvulado..não sei se ia dar certo e menos ainda se há algum problema com isso!

    (e isso também comprovaria minha tese de que quem gosta apenas de all tube é fresco e não tentou timbrar de verdade outros tipos de amp..sejam transistorados comuns ou com simulações digitais!)

    Lak Lak
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    bom, EU gosto de alltube, axo o som bem mais foda, mas axei muito interessante a ideia do Gui de amplificar o timbre de um all-tube utilizando transistores!

    e to no aguardo da opiniao da galera!

    abraços!

    lemingue
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    Gui

    Até entendi a idéia, mas falta umas coisinhas pra você explicar. Essa amplificação será em linha ou microfonada? O timbre de um amp é uma somatória de, pré, power e falantes. Se for em linha, para uma guitarra, a qualidade será, digamos, duvidosa, se for microfonado, o falante do seu amp de 1W tem que ser bom, o microfone também, para não falar no sistema de PA.

    Para tocar baixo (instrumento), não vejo por que usar "all tube", a não ser que você queira tocar algo como Pulling Teeth do Metallica. Acho mais jogo pegar um bom cabeçote de baixo do que fazer todo um sistema de PA só para amplificar o som do teu ampli.

    Com o dinheiro de uma boa potência, microfone, caixas, mesa de som e etc, dá pra pegar um bom amplificador, seja para guitarra, ou seja para baixo.

    Se o teu estresse é potência para tocar em volumes baixos (isso é uma longa história, já participei de alguns tópicos sobre isso), acho mais simples ter seu amp "normal", com saída do pré para outro power, aí sim, com um "mini power", satura, esgaça faz o que quiser e não incomoda ninguém. Se for usar um sistema de rack é mais fácil de se fazer e "economizar" energia elétrica e válvulas (do power que não está sendo usado).

    Falous.

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    lemingue
    essa da microfonação tu me pegou mesmo..não pensei nessa parte!

    mas não tava pensando no baixo...tava pensando em guita mesmo..

    pra baixo transistorado na cabeça, mais cristalino, sem problemas..

    será que compensa fazer pré separado do power..e fazer dois power valvulados com potencias diferentes..um pra estudo e outro pra shows?

    Beam
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Física e biologicamente, sua tese tá furada - eheheh - mas posso explicar.
    A comparação analógico x digital é bem discrepante mesmo. O analógico emite um sinal contínuo. O digital, um sinal 'discreto', sem continuidade. Por mais que digam que a tecnologia tá avançando, vai demorar muito (ou não acontecerá) de um digital simular perfeitamente um analógico. Se o fizer, não será mais digital. Uma pedaleira qualquer (digital) não soará tão natural quanto um analógico decente, pelo fato de não reproduzir toda a gama de freqüências que um analógico reproduz. Logo, em banda, por exemplo, o som costuma sumir.
    Já a comparação de SS x Valvulado, a coisa muda de rumo. Trata-se de qualidade de som. O "som valvulado" é rico em harmônicos pares, o que dá uma sensação melhor ao ouví-lo. Fora que é mais audível, digo, é mais 'brilhante', dentre outras características que costumam citar. Eu tiro um som bastante decente com analógicos (e com SS), mas, mesmo assim, sei que um timbre de valvulado bom é beem mais definido, agradável etc etc etc.

    Ah, acho que deve sair caro fazer mais de um power, não?

    farou!

    lemingue
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Gui

    será que compensa fazer pré separado do power..e fazer dois power valvulados com potencias diferentes..um pra estudo e outro pra shows?

    Se financeiramente compensa, isso eu não sei te dizer, tem que ver os preços, se vai ser de marca, novo ou usado, handmade, quanto tu tem pra gastar, enfim, é uma série de fatores. Eu, particularmente, não ligo pra isso não, uso um head de 100, inclusive em volume baixo, e não tenho do que reclamar. Colocando no talo fica melhor, mas pra isso... Acho que não vale a pena gastar para fazer "gambiarras" se isso não for realmente necessário.

    Existem algumas potências valvuladas estéreo, que tem a opção de usar apenas um canal ou ambos, estéreo ou em linha. A Marshall e a Mesa tem uma assim se não me engano, modelo 20/20 (20W+20W). Não precisa ter dois racks no case.

    Falando em powers de marca, geralmente são muito caros além de serem "menos resolvidos" que um bom cabeçote. Entenda isso da seguinte maneira, cabeçotes dão menos problemas, são mais robustos, geralmente são mais baratos ou equivalentes, já vêm com o préamp e não precisam de case (pode até ter, mas não são essenciais).

    Preamp valvulado em rack tem um monte de novidades por aí, rocktron é uma marca que tá fazendo isso a um preço razoável. Tem os mais caros também, mesa, marshall usados e assim vai. Powers, como falei, são mais caros.

    Se funcionalmente compensa ou não mandar fazer dois powers, quem vai saber é você. Pra estudo tem que ser algo "no talo" mesmo? Se fosse para gravação seria mais "necessário", mas para estudo, não sei se vale o investimento.

    Independente do sistema que for usar, rack, cabeçote, combo ou outra configuração menos comum, tenha o seu equipamento para dar conta de apresentações, que é onde o bicho pega, e, se não gostar do resultado em casa (o que acho difícil), aí sim começe a pensar em um mini power, atenuadores e etc. Na maioria dos casos um combo de 30W tá mais que bom.

    Falous.

    Gui
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    achei o que eu pensei em fazer na serie Valvetronix de amps da vox...e de acordo com o Bog...realmente funciona..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pré valvulado+power valvulado (baixisssima potencia) + power transistorado.