QX-200 com zumbido - Aterrar resolve ?

    Autor Mensagem
    Amok
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Amok


    Salve, galera !

    Tenho um Meteoro QX-200 que uso pra baixo elétrico. Eu costumava usá-lo com um baixo com circuito ativo e estava tudo bem. Quando passei a usar um Jazz Bass passivo, o amp começou a zumbir. O zumbido é do tipo que diminui bastante quando encosto a mão nas cordas ou na ponte do baixo. O QX-200 tem tomada de de dois pólos e o estúdio possui tomadas com três pólos devidamente aterradas. As dúvidas são as seguintes:

    1. O zumbido é problema do ampli ou do baixo ?
    2. Fazer o aterramento deste ampli resolve (ou pelo menos atenua) o zumbido ?
    3. Se o aterramento for a solução, onde eu conecto o fio terra no circuito? Eu já abri o amp: é totalmente SS e tem duas placas, ambas aparentemente isoladas do chassi. Eu contato direto com o chassi, só o transformador e os jacks, que são soldados diretamente em uma das placas.
    4. E, por último: por que diabos a Meteoro não faz o ampli com 3 polos ? O projeto é pra ser assim mesmo (sem aterramento), ou é estratégia comercial mesmo ?

    Vlw,

    [ ]´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Esse ruído a que vc se refere é NORMAL em captadores single-coils, vc pode melhorá-lo com uma blindagem no instrumento.
    Se o ruído continuar sendo ouvido quando vc está com a mão nas cordas/ponte, tente inverter a posição do plug do amp na tomada.
    Vc pode conctar o fio-terra em qualquer parte do chassi do amp, e ligá-lo ao chão ou a um ferro ligado ao chão.
    No Brasil não se fabricam aparelhos com plugs de 3 pinos, o que é um erro.
    Abç

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Opa, vlw !

    Então, pra controlar bem o zumbido, além do aterramento do ampli, tenho que blindar o baixo, certo ?
    Agora pintou mais umas dúvidas: pra trocar a fiação como eu descubro onde eu ligo o neutro e onde ligo a fase no trafo ? Ou isso não faz diferença ? A rede é de 127 V e as tomadas todas são de 3 pinos.

    [ ]´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Será que esse zumbido, quando vc está com as mãos no instrumento, é tão grande assim a ponto de incomodar?
    Não entendi a pergunta sobre a fiação.
    Abç

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok

    Opa, vlw de novo, Bertola !
    O zumbido incomoda quando estou com as mãos fora do instrumento, e isso ocorre bastante durante os ensaios. Eu queria evitar ter que ficar abaixando os pots do baixo o tempo todo. E quando toco notas com cordas livres, o zumbido tb aparece. Não tenho ainda técnica suficiente pra manter as mão o tempo todo em contato com as cordas.
    O lance da fiação é o seguinte: quando eu remover o cabo de dois fios e substituí-lo por um de três, como é que eu ligo os fios que não são terra ? Essa dúvida surgiu por causa da sugestão de inverter a posição do plug da tomada de 2 pinos. Não dá pra fazer isso num tomada de 3 pinos. Então fiquei na dúvida se existe uma conexão correta na entrada do transformador ou se tanto faz, pq é AC.

    [ ]´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Vc não poderá instalar uma tomada de 3 pinos nesse amp, o que eu sugerí é que vc apenas instale um fio no chassi e, por fora do amp (por trás, para não aparecer), coloque a parte desencapada por baixo dele, "aterrando-o". É uma "gambiarra", mas funciona.
    Quanto ao zumbido, procure deixar uma das mãos sempre no instrumento, nas cordas, para ser mais exato; isso inclusive previne microfonias indesejáveis.
    Abç

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ah, entendi. Mas a gambi não vai funcionar porque o piso do estúdio é isolante. E se eu enfiar a ponta do fio terra na tomada (no terra, óbvio) ?
    E porque não é possivel instalar uma tomada de três pinos ?

    [ ]´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    Por que vc teria que refazer toda a fiação interna.......
    Abç

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Toda ela ? Eu pensei que seria só soldar os fios do cabo novo nos pontos de soldagem do cabo original e levar o fio terra pra algum ponto do chassi. Um dos fios originais vai direto pro transformador e o outro vai pra chave 110/220. O que eu não sei é onde eu soldaria o neutro e o fase. Mas pelo jeito é mais complicado que isso... Vou ter que me conformar em manter as mãos nas cordas mesmo...

    Vlw, Bertola. Desculpe a pentelhação.

    [ ]´s

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok
    É fácil.Os fios que vc já tem, liga nos fios que vão para os pinos chatos do plug.O terra, vc solda no chassis e verifica se ele conecta corretamente com o terceiro pino(o redondo).Um abraço!

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    carlos adolphs
    O problema é que numa rede AC 127V os dois pinos chatos não são a mesma coisa. Um é fase e outro é neutro. E eu não sei onde eu ligo cada um. Sei que se eu trocar a ligação não vai haver nenhum desastre, mas o zumbido vai permanecer e terei que refazer toda a ligação.
    Mas já decidi o que fazer: vou fazer uma extensão com um plug de tres pinos e uma tomada de dois pinos com um fio terra pra fixar no chassi. Assim eu posso plugar a tomada de dois pinos do modo que eu quiser.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a QX-200 com zumbido - Aterrar resolve ?