Isolamento de ampli e microfonação usando SM-57

Autor Mensagem
Jubstelda
Veterano
# jan/08


Olá pessoal,

Dexa eu explicar a situação... rsrs

EU tenho um amigo que tem um estúdio, que na verdade eu uso sempre que quero, de graça.Inclusive meu Peavey 6505 fica lá, pois sempre uso pra ensaiar, gravar e é um ampli grande pra usar apenas em casa.
Em casa, uso um Peavey Valveking, com um falante de 12" e 50 watts.
O problema é que o estúdio é longe, e eu tava querendo começar a produzir aqui em casa, pois me sinto mais a vontade, além ter mais tempo, etc...

O negócio é que a sala onde eu uso pra tocar não tem nenhum tipo de isolamento acústico e muito menos tratamento acústico.
Como pra isolar a sala requer um investimento de um Condicionador de ar e + os Sonex, tempo e mão de obra, no momento não posso bancar pq tive de combrar uma placa de aúdio(Firewire 410 da M-Audio), Phones Sony e 1 Sm-57 pra poder começar a "trabalhar" aqui em casa.

Ae que tá o problema.O som do ampli fica satisfatório acima do volume 3, o que já é alto, pois a sala que uso não tem isolamento e fica do lado da vizinhança.
Eu vi ne um forum(não lembro qual), que o cara fez um tipo de armário pro ampli, pra poder abafar o som e usar em um volume bom sem atrapalhar os vizinhos.


Foto: http://xs123.xs.to/xs123/08013/image017.jpg

Só que eu reparei que a parte de cima dessa "caixa" é aberta.Será que dessa forma resolve mesmo, o som será abafado??Ou será que terei que tampar literalmente o ampli??

Obs: Não me procupo com a acústica resultande disso, pois o mic que estou usando é dinâmico e uso bem na boca do falante, portanto a acústica proveniente do local não irá apresentar influência sobre o timbre.

Alguém tem uma sugestão aê??

Vlw!

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar


Nossa, que idéia incrível!
É uma muito boa para o seu caso, realmente!

Com certeza não isolará por completo o som, mas deve tirar muuuito comparado com o som sem a caixa.

Fico esperando respostas também.

Zeraus
Veterano
# jan/08 · Editado por: Zeraus
· votar


Jubstelda
Só que eu reparei que a parte de cima dessa "caixa" é aberta.

Eu acho que só foi aberta pra poder tirar a foto né?
Essa caixa provavelmente tem tampa.
É uma idéia boa pra clonar.
Fico imaginando qual o tipo de material empregado na construção das paredes dessa caixa...

Se a questão for usar altos volumes pra saturar o power do amp, tu pode considerar um atenuador. Mas alguns relatam que o atenuador altera um pouco o timbre.

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


Zeraus

Sobre o material, eu estava pensando em fazer de compensado mesmo, com expessura de no mínimo 2 ou 3 centímetros.Irei usar dessa "espuma" no lado de dentro da caixa e do lado fora, assim como da foto saka?

Outra coisa que eu tava pensando é que lá dentro provavelmente vai ficar muito quente, levando em consideração que eu vou colocar dentro da caixa é o ampli em si(combo) e não apenas a caixa acústica como da foto.

Dessa forma acho que vou ter que furara a caixa e instalar uma ventoinha de mais ou menos uns 4 ou 5 centímetros, e um outro buraquinho pra poder passar o cabo do instrumento e o cabo de força.

Se a questão for usar altos volumes pra saturar o power do amp, tu pode considerar um atenuador. Mas alguns relatam que o atenuador altera um pouco o timbre

O negócio é uqe eu prefiro usar um volume relativamente alto do que usar um atenuador, pois o falante realiza uma projeção sonora principalmente de graves mais definidos entende??

O foda é que vou ter que gastar mais, tudo isso contando com as espumas, a caixa e tal vai ficar de 150 a 300 barão.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda
A idéia é interessante, mas a espuma de dentro tem que ser boa hein, como a caixa é pequena a ressonância interna vai ter uma frequência na faixa dos médios e pode alterar muito o timbre se as paredes não forem "mortas".

Você mesmo que vai fazer a caixa?
Usa MDF que é mais fácil de trabalhar e é mais denso.
Uma opção para as espumas é usar lã de rocha.
Se vc for de SP eu tenho bastante sobrando.
Me faria um favor levando elas :D

Ah sim, a construção da caixa tem que ser o melhor possível, tudo bem vedado e MUITO forte, senão os seus powers vão desmontar ela hehehe.

Eu construí algumas caixas de som para monitor de referência e acho que o princípio para isolação é quase igual.

Quando fiz as caixas usei MDF de 2,5, uma camada de borracha e uma de algodão. Como no caso a pressão sonora do ampli é bem maior, acho que o MDF de no mínimo 3 e a camada de borracha, depois a lã de rocha.

E sim vc vai precisar de uma ventoinha, de preferência na parte de cima jogando o ar para fora da caixa e um furo na parte de baixo para entrar ar frio ( pode aproveitar para passar os cabos por ele.

Para evitar muito vazamento de som pelos furos da ventoinha e da entrada de ar, é bom colocar uma apara de MDF na frente deles. O interior da caixa fica assim:


_______________________
| | |
/ | |
| / | |
| / | |
| |
| |
| |
| |
|\ |
| \ | |
\ | |
|____|_________________|


Com isso acho que vc pode por seu ampli no talo na boa.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Aff zuou tudo o meu desenho HUIAHAUIHAUHAI

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


www.koaxus.com/caixa.jpg

pronto, ta melhor nesse esquema

meio simplório mas dá pra entender hueiheuihie

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


preciso fazer uma caixa dessa
meu amp fica "aberto" no quarto e pra gravar sempre tem perda

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


quanto será q custa fazer uma caixa dessa contando com as espumas e madeira?

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja

Olha, pelo menos a princípio não serei eu que irá mexer com isso, mesmo pq não tenho ferramentas pra isso.Dependendo da mão de obra eu pago, dependendo eu compro as ferramentas e faço do meu jeito, mais detalhado e com tempo, mais caprichado.
Deu pra entender sim a idéia que vc deu, realmente terei que isolar bem a caixa, ou melhor, vedá-la.
Agora a respeito do material eu terei que ver preços, pq nas marcenarias o que eu acho mesmo é Compensado, acho que MDF vai ser difícil e/ou muito caro pra arrumar.

Obs: Sou de Goiânia

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


busterchair

Pelo menos aqui na minha cidade, de compensado tô calculando uns 200 malandros...(Com acabamento e espuma).

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


é véio

pra fazer as minhas caxinhas que tinham só 25 litros cada foi uns 100 conto

Echo Delta
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda

Confere esses dois fabricantes:

VOCALBOOTH
http://www.vocalbooth.com/products/ampboxes.html

WHISPER ROOM
http://www.whisperroom.com/
http://www.whisperroom.com/td4230s.pdf

Esmiuça nestes sites... tem montanhas de informações... muito úteis para teu projeto.

Boa sorte.

Zeraus
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda
Outra coisa que eu tava pensando é que lá dentro provavelmente vai ficar muito quente, levando em consideração que eu vou colocar dentro da caixa é o ampli em si(combo) e não apenas a caixa acústica como da foto.Dessa forma acho que vou ter que furara a caixa e instalar uma ventoinha de mais ou menos uns 4 ou 5 centímetros

Verdade! Se for um combo, com as valvulas fritando lá dentro, vai precisar de ventilação sim!

O shoyonija e o Echo Delta deram informações valiosas para o projeto.

O negócio é uqe eu prefiro usar um volume relativamente alto do que usar um atenuador, pois o falante realiza uma projeção sonora principalmente de graves mais definidos entende??

Claro... amp no talo é amp no talo, não tem jeito :)

carlos adolphs
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda
Buenas!Jub, apesar do cara ter feito o famoso estúdio de armário(se vc colocar o ampli dentro do seu armário, o efeito é o mesmo), tem certas coisas que todos estão esquecendo.Vamos lá:
1-Quem disse que se vc abafar o bicho não tem diferença de timbre?Tem toda!!!.O intuito de microfonar algo é reproduzir fielmente toda a coloração que o ambiente proporciona, pois isso tem a maior importância no timbre.Se vc não vai usar o som e o ambiente como estão, então usa uma saída de linha para suas gravações, que os resultados serão melhores.
2- Quando vc abafa demais um alto falante ou o coloca em um ambiente pequeno e fechado, vc pode atenuar o som, mas não a pressão de ar produzida, vc apenas impede a propagação, e, como resultado da contra pressão, vc terá um belo rasgo no cone devido ao fluttering provocado.
Cuidado!Valvulados e cones são expressões de liberdade sonora, não gostam nada de ficar presos.Um abraço!

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja
Echo Delta
Zeraus

e outros, vlw pelas informações!


carlos adolphs

Sim, entendi cara...

Quanto a "ambiência" creio eu que não seria afetada de forma perceptível, pois o mic é dinâmico uniderecional, tanto é que em shows eu uso dois desses do lado do ampli de baixo e de bateria e não se consegue ouvir nada, absolutamente nada.Inclusive já conferi as gravações ao vivo em devidos estúdios e monitores referência e realmente ficou legal.

Agora o que vc falou sobre o o Falante realmente eu não sei, mais como vc falou realmente é um ponto a ser visto.Creio que o falante será forçado mesmo...

Outros contras tb como dificuldade de regulagem já que o amp ficará tampado sem os equalizadores e/ou controles do amp não ficarão expostos;

Aquecimento, amp valvulado esquenta muito, em uma caixa fechada cheia de espuma dos lados vai é pegar fogo! rsrs


To achando é que eu vou ter que isolar minha sala mesmo e compra um concionador de ar em 24 vezes nas Casas Bahia rsrs

Karlay
Veterano
# jan/08
· votar


Tem alguns projetos que não precisam de "tanto espaço".

Além do menor espaço, há a possibilidade de colocar o cabeçote do lado de fora.

http://www.jlhproducts.com/axetrak/images/vingage%20Guitar%20Review.jp g

Tem um cara no nordeste que tá fazendo algo similar...

Jubstelda
Veterano
# jan/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


Echo Delta

Os sites realmente tem informações bacanas cara, vlw!

Vc reparou na na primeira foto do primeiro link que vc passou(com o ampli fora da caixa) e vc viu que a caixa tem uma espécie de tubo de suspiro, uma mangueira revestida de alumínio provavelmente usada pra fazer a refrigeração do interior da caixa.Deve ser isso mesmo, tanto é que em condicionadores de ar de carros, domésticos e em geladeiras todas as conexões que envolvem o resfriamento são revestidas de alumínio...

Jubstelda
Veterano
# jan/08 · Editado por: Jubstelda
· votar


carlos adolphs

No link http://www.vocalbooth.com/products/ampboxes.html que o Echo Delta passou, tem uma informação de uma espécie de "litragem" dessa caixa de isolamento, como por exemplo uma distância entre as faces do armário em relação ao ampli, entende??

Acho que tendo uma folga nas medidas da caixa, uma ventoinha isso poderá dar certo, pelo menos eu espero...

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


Karlay

Quem seria esse cara do Nordeste??

Tem mais informações a respeito??

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Jubstelda
eu vi acho que na guitarplayer ou algo que o valha, uma materia sobre homestudios.

acho que era o rafael bitencourt (angra, ou ex-angra, sei la) que punha o ampli dentro do armario, mas armario mesmo. era daqueles embutidos, e as roupas ajudavam a abafar. ele encostava a porta e deixava só o fio do mic sair. acho que era isso.

o lance do volume e da microfonação acho que é isso mesmo que voce disse. pra timbrar bem, tem que ter um volume um pouco alto, a altura influencia no timbre.
e gravar colado no ampi acho que não tem problema, voce pega só o som direto. e se quiser, põe um reverb no pedal ou depois de gravado mesmo.

Karlay
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda
O nome, se não me engano, é Altovolts. Vou procurar algum link.. depois posto.

busterchair
Veterano
# jan/08
· votar


não consigo colocar dentro do armário pq não tenho armário no meu quarto aqui, mas vo tenta mirar ele em alguma quina da parece ou embaixo da mesa do computador pra ve se consigo "segurar" mais o som! huAheuHA

Karlay
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.freewebs.com/altovolts/gabinetes.htm

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


Jubstelda

Sou de Porangatu-GO, de repente, gostaria de ver e ouvir os resultados que vc conseguirá com esta caixa... parece ser algo legal para quem pretende gravar um bom som!

Vou acompanhar este tópico. Vlw

SUGESTÃO: Tente fazer uns testes com mesas PEQUENAS de madeira e colchões com espessuras similares àquelas, ou seja, os 4 colchões colocados nas partes inferior, superior e lateral, bem como 4 mesas colocadas (enconstadas) e pressionando os colchões nas laterais e parte superior, enfim, sob e sobre os colchões, com o amplificador/combo no interior da, digamos, 'caixinha'... faça algumas gravações usando os mesmos pontos de volumes, graves, médios e agudos do seu ampli, grando com e sem a tal caixa-teste para então comparar o que possivelmente mudou em termos de timbres e para avaliar o resultado para se ter uma idéia prática da engenhoca! Após gravar, poste os resultados aqui para a galera avaliá-los... assim, saberá como projetar a caixa definitiva! Além de saber em quanto mudaria a timbragem!

Boa Sorte! Mantenhamos contato, hein!?

Jubstelda
Veterano
# jan/08
· votar


Karlay


Humm, nossa cara, que interessante...

Se não for caro acho que isso compensa...

Vou entrar em contato pra ver ok??

Brigadão mesmo!

Abçs!

has4

E ae cara, estarei mantendo contato sim, mostrando os resultados aqui ok??

Abçs!

braddock
Veterano
# jan/08
· votar


Jubstelda,

Vc já estudou a possibilidade de adquirir um cabeçote valvulado de 1 W de potencia? Vai saturar legal o som, pode ligar em um falante de 12'' apenas.
link:
http://zvexamps.com/amp_view.html
abs

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


braddock
1 W de potencia


Caracas, braddock, 1 W de potencia? Vc já usou um destes? Bicho, imagino que não dá nem tesão rsrsrsrsrsrsrsrs... o bom mesmo é a 'porrada' de watts num ampli pra guita com o volume do ampli e da guita pra explodir a vizinhança! kkkkkkkkkk

CONTUDO, já que o ponto de discussão aqui é exatamente diminuir a 'porrada' para não perturbar a vizinhança, conte-nos essa experiência aí! rsrsrsrs

has4
Veterano
# jan/08
· votar


um pra cada vizinho enjoado!

ataqueperiferico
Veterano
# jan/08
· votar


po muito bom esse tópico, pq tenho exatamente o mesmo problema e a mesma dúvida. O que me intriga é se realmente fica bom o som usando uma caixa dessas pra abafar o som! será q a essa altura alguém já fez um teste?

postem os resultados, por favor!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isolamento de ampli e microfonação usando SM-57