Ajuda com Amplificador Valvulado ?

    Autor Mensagem
    Marcelo Menezes
    Veterano
    # dez/07


    Galera!!!


    Eu tenho um VC30 2x12 da Laney, tenho ja faz uns 3 anos. Qdo comprei ele chegava no volume 5 / 6 sem saturar, totalmente limpo mas hj ele chega no volume 3 e ja começa a saturar, o que pode estar acontecendo??? Será que as valvulas estão gastas???
    Quais tenho que trocar as de power ou as de pré??? Quais marcas são melhores???

    As valvulas que uso são:

    - 4 EL34 (Power)
    - 3 ECC83 (Pré)


    Abraços

    Sharper
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Fala cara.

    Essa é uma característica de válvulas pedindo arrego. Agora se são as do pre ou power, eu não sei.

    Outra coisa que pode ser é o ajuste de BIAS (não sei como é em português...). O bias serve pra deixar as válvulas mais "quentes" ou mais "frias". Ele pode estar exageradamente alto, ajudando a saturar as válvulas.

    As válvulas passam por um processo de "burn in" (tb nao sei como é em pt, é tipo um amaciamento). Então o bias poderia estar certinho com elas novas, mas conforme elas foram "amaciando" (rs) o parâmetro anterior se tornou alto.

    Bias alto = válvula saturando mais cedo. Bias baixo = som frio, morto.

    Seria bom vc levar em alguém que entenda pro cara medir o bias e ver se é isso, antes de vc trocar válvulas desnecessariamente.

    Quanto a marca, no Brasil, sovtek acredito ser bem popular e considerada de boa qualidade. Lá fora, os caras compram amp com sovtek e imediatamente arrancam e botam JJ. Não sei quanto custam aqui. Mas lá fora é um preço acessível. Talvez valha a pena comprar online (lembre-se de colocar o imposto em consideraçao).

    Abraços.

    6070
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    4 EL84 power ok.

    Cara seria legal se vç tivesse um quarteto casado de power sobresalente para experimentar.

    Ou levar em alguma autorizada praconversar e fazer essa experiência.

    Não sei q ue válvulas (marca) vem nesses laney mais acho difícil em 3 anos elas desgastarem.

    Tudo depende do uso tb né....

    Mais se tiver alguma autorizada era legal dar uma conversada...

    Valeu

    abraço

    PAZ

    6070
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sharper

    Isso sensacional bem lembrado! podeser o Bias e talvez um simples ajuste.

    Sharper
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    6070
    Como é bias em portugues? bías? rs Ou tem tradução?

    DotCom
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sempre vi chamares de bías mesmo...

    Mas na faculdade quando um livro em inglês cita o bias, tá falando de corrente de polarização (Não sei se o povo dos valvulados usa esse termo por aqui, nunca vi usando).

    Sharper
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    DotCom
    Valeu!

    Marcelo Menezes
    Bom cara, não sei no seu amp onde fica o potenciometro de ajuste de polarizaçao (bias). Mas, como o seu problema é distorção prematura, vc pode tentar fazer vc mesmo.

    Mexer nessas coisas é arriscado, vc pode se matar. Mas como vc quer diminuir o bias, não vai arriscar queimar nada fazendo isso "às cegas".

    Com o amp DESLIGADO DA TOMADA (não quero ter culpa por ninguém morrendo eletrocutado), ache o tal potenciometro. Provavelmente vc so vai ter acesso abrindo um painel traseiro ou algo do tipo. De preferencia, faça alguma espécie de marcação pra vc saber onde estava o pot, pra depois vc voltar pro lugar se não resolver. Gire no sentido anti-horário (um pouco só, pra testar). Provavelmente vc estará diminuindo o bias. Feche o amp, ou coloque tudo de uma forma segura q nao va cair nada dentro nem q vc corra o risco de encostar dentro dele acidentalmente, ligue e toque. Veja se melhorou. Se melhorou so um pouquinho, desligue tudo, e diminua mais um pouco o bias...

    O ajuste deveria ser feito por alguém que saiba o q está fazendo. E normalmente é feito com o amp ligado, e usando um multimetro pra verificar os valores... Mas já que é pra diminuir um pouco, creio q de pra fazer sozinho. Mas não exagera, diminui 1/4 de volta e vê no que dá...

    Só toma cuidado, pelamordedeus, e não mexa no amp ligado. Mesmo desligado e desplugado vc ainda pode tomar um chokito se tiver alguma carga em capacitor ou alguma outra merda q eu nao entendo... Entao, mesmo desligado, tente nao encostar em nada.

    rogeriousf
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Marcelo Menezes
    Pra mexer em valvulados não basta saber eletrônica, tem q saber eletrônica de valvulados.

    Distorção pode ser valvulas de pré, power, uma delas ou todas elas, tb pode ser fonte, corrente dos filamentos etc...

    Se não em engano, e nesse caso isso pode acontecer mesmo, esse ampli tem bias fixo, sem pote de ajuste.

    Se não mexe com eletrônica aconselho a não fazer nada nesse sentido pois pode danificar outras coisas além do que, um choque aí vai doer bastante...rsssss

    O q vc pode fazer é trocar as valvulas de posição uma por uma e testar, se diminuir ou aumentar a distorção é por aí....tb pode comparar o brilho dos filamentos, e quando ligar o amp (somente chave power) verificar o acendimento dos filamentos se estão uniformes, ou alguma valve dá um forte brilho e depois vai apagando.

    De resto, só um técnico mesmo amigão...
    Grandes abraços.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Marcelo Menezes
    Buenas!Troque as 4 EL84.Nada mais.Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Marcelo Menezes
    Buenas!Troque as 4 EL84.Nada mais.Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Amplificador Valvulado ?