30w NAO é o dobro de 15w?

Autor Mensagem
Nossaki
Veterano
# out/07


Falaram em outro tópico e agora eu fiquei no mínimo confuso. =P

Verdade que um Amp valvulado de 30w NAO tem o dobro de potencia do que um de 15w?? Pq eu tava pensando em compra um laney LC30-II e nao o de 15w, justamente por causa da potencia, que eu li aqui que o LC15 mal aguenta uma batera e que o LC30 no volume 4 +- ja aguenta uma batera... Alguem poderia me ajudar?? XD

Se nao for o dobro, quanto + - o de 30 fala +???

Agradeço a todos pela ajuda

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Nossaki
Olha, o LC15 segura uma bateria sim, mas o lance é que você não vai conseguir um som 100% limpo, entendeu? Mas se você quiser o som crunchado mesmo, aí é mais simples fazer isso no LC15.

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


Ta, talvez o de 30w seja o dobro do de 15w.
Afinal 2 x 15 = 30...

Huauahuhauhau

Mas tipo, em questao de volume. O de 30w com metade do volume fica com o msm volume que o amp de 15 no max??

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


Minow

Segura BEM ou segura no limite?? XD

Henrique S.
Veterano
# out/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


Nossaki

é pq o som é uma grandeza logaritmica

ou seja a forma como nós percebemos o som é em escala logaritmica

por isso que do 1 pro 2 muda bastante, ja do 7 pro 8 nao é tanta diferença, de 50 pra 60w tmb nao tem taaaanta diferença...


EDIT

creio que isso seja mais esclarecedor em termos de valores

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 36&Itemid=46

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Mas tipo, em questao de volume. O de 30w com metade do volume fica com o msm volume que o amp de 15 no max??

Não fica por causa de uma coisa: Os potenciômetros de volume dos amplis são logarítmicos, para acompanhar a sensação de volume do ouvido.
Os Fenders costumam usar pots lineares.
Nesse caso, a situação que você fala acontece. Os volumes deles vão ficar equiparados.

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar



Não fica por causa de uma coisa: Os potenciômetros de volume dos amplis são logarítmicos, para acompanhar a sensação de volume do ouvido.

potenciooooometros???!?!?!?!?!?!

cara, me desculpe, mas vc falou caquinha grande MESMO

hughet
Veterano
# out/07
· votar


AUIShdiUASDHiuasd
caca!

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


Henrique S.

Entao de acordo com o artigo do log existe uma GRANDE diferença de volume entre o de 15 e o de 30 certo??? Pq o cara fala que entre um amp de 10 e um de 100 o meio termo e 31,6.

Alguem pode me dar uma noçao de quanto + - o LC30-II aguenta em questao de volume??? Alguem que tenha o amp. XD

Tipo, pra shows medios sera que da???

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar



Tipo, pra shows medios sera que da???

não. pra shows médios, amp nenhum aguenta sem microfonar ( só se vc quiser que uma parte da platéia SÓ ouça vc, e a outra fique sem som nenhum)

qualidade do som é diferente de potencia, mas como dificilmente vc fará um "show médio" igual eu estou pensando, pode comprar tranquilo

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk

Que tipo de "show medio" vc ta pensando? XD

Eu li que microfona amp de 15w nao da certo... Verdade? Se sim pq?

A vantagem do 30 contra o 15 entao e que, alem do "volume" a +, msm que nao seja o dobro, e tbm pq ele vai crunha em volumes mais altos so neh???

Ahh, outra duvida nd a ve. XD Eu li no site que o LC30 e class A e o LC50 e A/B... Oq que e isso?

Galera que ja me ajudo, vlw msm!!!! XD

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


Nossaki
pesquise antes de sair perguntando por ai. fica mais facil
vc falou muita besteira, e continua falando

Eu li que microfona amp de 15w nao da certo...
se vc leu, quem sou eu pra negar?

A vantagem do 30 contra o 15 entao e que, alem do "volume" a +, msm que nao seja o dobro, e tbm pq ele vai crunha em volumes mais altos so neh???

não. crunchar em altos volumes é caracteristica de amps valvulados feitos para tal. Um amp com 6l6 não "cruncha" praticamente em altos volumes.
mais uma vez, PESQUISE.




Ahh, outra duvida nd a ve. XD Eu li no site que o LC30 e class A e o LC50 e A/B... Oq que e isso?

nem queira saber. se vc não sabe nem potência, vai querer saber sobre termos técnicos?

pesquise antes, que teremos o maior prazer em te ajudar.

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


Nossaki
pesquise antes de sair perguntando por ai. fica mais facil
vc falou muita besteira, e continua falando

Eu li que microfona amp de 15w nao da certo...
se vc leu, quem sou eu pra negar?

A vantagem do 30 contra o 15 entao e que, alem do "volume" a +, msm que nao seja o dobro, e tbm pq ele vai crunha em volumes mais altos so neh???

não. crunchar em altos volumes é caracteristica de amps valvulados feitos para tal. Um amp com 6l6 não "cruncha" praticamente em altos volumes.
mais uma vez, PESQUISE.




Ahh, outra duvida nd a ve. XD Eu li no site que o LC30 e class A e o LC50 e A/B... Oq que e isso?

nem queira saber. se vc não sabe nem potência, vai querer saber sobre termos técnicos?

pesquise antes, que teremos o maior prazer em te ajudar.

Nossaki
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk

Huahuahauhua, que boa vontade a sua velho... Poe LC30 na busca e ve o TANTO de coisa que vc vai encontra...

Se nao quer ajuda, nao me importo de vc nao visita + o meu topico...

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk

Vai baixando a bolinha aí...
O que controla o volume do ampli é o que? A mão divina é..?
São potenciômetros.
Pra você falar com tanta arrogância certamente sabe o que é. (assim espero)

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


DotCom
isssssssssooooooooo
potenciometros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e se eu usar um pot reverse log para o volume, o que acontece?
meu deus hahaha, isso é o cumulo do "li por ai, não entendi nada e passo pra frente" (vulgo telefone sem fio de bizarrices)

conehc
Veterano
# out/07 · Editado por: conehc
· votar


DotCom
pois é! a partir de hoje os potenciometros dos amplificadores serao lineares e voce vai ter de ter uma mao milimetrica pra poder ajustar o volume

Nossaki
nem só de potencia vive o ampli... a sensibilidade do falante importa bastante, não sei qual vem nesses laneys mas se voce coloca um auto falante com uma sensibilidade bem maior ele "fala" tão alto como o laney de 30w.

Bem, em shows vc tera de microfonar o ampli sendo ele um lc15 ou um stack com 2 mesa e 4 4x12, mas pra se ouvir no palco em um show medio (lugar fechado, um bar, etc) 15w ja é suficiente, so que vc vai ter de ficar perto do cubo. Tenho um amigo que tem um daqueles meteoros transistorados de 30w e faz show com ele tranquilamente e nem precisa forçar volume.

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk
Pra você eu nem me dou o trabalho de responder. Prefiro falar com uma porta.

conehc
Confesso que não entendi, cara.

Tiruk
Veterano
# out/07 · Editado por: Tiruk
· votar


DotCom
melhor falar com uma porta mesmo cara, pq falar que potenciometro log e linear dita a potencia, é ser uma porteira inteira

conehc
Veterano
# out/07
· votar


DotCom
A explicação pra isso demanda tempo.. vou ver se consigo resumir: o cara falou que vc disse besteira ao dizer a respeito dos pots logaritmicos pra volume. Se os potenciometros nao sao logaritimicos eles serao lineares. Caso voce use o linear como pot de volume no inicio ele nao vai atuar nada e no final abre o volume de uma vez só, dai pro cara coseguir ajjustar um volume que agrade vai precisar de ser milimetrico nos ajustes do pot.

Tiruk
Veterano
# out/07 · Editado por: Tiruk
· votar


affffffff

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


conehc

pois é! a partir de hoje os potenciometros dos amplificadores serao lineares e voce vai ter de ter uma mao de santo milimetrica pra poder ajustar o volume



depende, se tu usar um desses hehehe
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/172283/

Nossaki

bom cara eu nao sei q show medio vc se refere, a unica coisa que eu te agarantiu é que com um Plexi 100W 4x12 nao vai crunchar uahuhauhauha

sobre a diferença, o meio termo entre os 10w e os 100w do joaozinho ocorre pq a escala de volume, sendo logaritmica, aumenta drasticamente "no inicio" e depois a diferença de volume vai diminuindo....

na minha opiniao - acerca dos meus ouvidos - a diferença entre 15w e 30w é consideravel

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


Henrique S.
alguem que sabe o que fala, aleluia

Cysio
Veterano
# out/07
· votar


Só uma dúvidazinha...A potência dos SS também é logaritmica ou só as dos valvulados ? Vlw o/

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


Tiruk

hahahahah um pouco de estudo, brincando de eletronica aqui e ali
serve as vezes hehehe

ou, e os pedais la, vao sair?

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


Cysio

é em ambos, pois a escala de volume (a percepçao aos nossos ouvidos) é logaritmica.

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


Eu tinha um artigo por aqui sobre a lei de Weber e a percepçao auditiva
se encontrar eu posto...

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Não disse que potenciômetro determina a potência.
Ele muda o volume do ampli. Por alguma coincidência do destino, você tem mais volume ao enviar mais potência pro falante. Legal né?
Os amplis da Fender utilizam pots lineares para o volume, por isso que até o volume 4 (de 12) ele abre um volume enorme, mas passando disso quase não muda nada.

conehc, eu entendo razoavelmente bem a parte de amplificação de sinais, potenciômetros são usados em realimentação para determinar a a amplificação do sinal que chega nos estágios de amplificação.

Potência não é logarítmica ou nada do tipo. A sensação de volume é que é logarítmica em relação à potência. Isso vale pra SS e valvulados.
Quer dizer que pra você sentir o dobro do volume, você aumenta em 10 vezes a potência. de 1 W pra 10, de 10 pra 100, e assim vai.
Existem outros fatores envolvidos, como por exemplo: O ouvido tem menos sensibilidade pra frequências graves, logo elas precisam de mais potência pra serem ouvidas no mesmo nível de frequências médias.

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


Henrique S.
se deus (japoronga) quiser, sairão! hahaha

conehc
Veterano
# out/07
· votar


DotCom
eh, essa coisa toda ai eu tbm ja estou cansado de ler... tem ate aquela pasta do 4shared que tem uns livros sobre eletronica para musicos, ja peguei uns livros ali e li. Esse lance da sensibilidade é importante tbm - por isso que quando eu falo pra um guitarrista que o minimo do minimo pra conseguir ouvir o som em um palco é 100w eles acham bobagem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original