Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# jul/10
· votar


qnt a fonte..eu n tenho mais o zoom,,achando q seria legal ligar isso em analógicos,,ai descobrí que não é
Não é legal não...

Russetwolf
Especifique a qual dos meus posts você direcionou essa norma (que por sinal, já estou cansado de ler... toda hora me aparece alguém citando ela...)

a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;
Até aí nada demais, um filtro de linha custa 20 reais... Botar um indutor e um capacitor dentro do estabilizador basta pra ele atender essa parte...

b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;
Varistor -- Qualquer filtro de linha de 30 conto tem também...

c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;
Ok... Parece legal. Mas normalmente o que acontece com as redes são surtos de tensão. É raríssimo alguma rede SE MANTER com tensão tão fora do ideal assim. Se proteger contra isso é a mesma coisa que andar com colete a prova de balas porque nunca se sabe quando um louco assassino pode aparecer.

d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;
Essa daí protege O ESTABILIZADOR, e não a carga...

e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V, 120V e 127V e 40% em 220V;
Legal. Mas variações "enormes" como as de 1v pra mais ou pra menos, ele deixa passar sem nem sentir, pois como já falei, não é risco pra NENHUM equipamento se a tensão subir de 127 pra 129 V.

f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;
Também legal. Mas isso é mais pra equipamentos que não tolerem ruídos de harmônicas na rede, amplificador não liga muito pra isso.

g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.
Essa daqui também é pra proteger O ESTABILIZADOR, e não o equipamento.

Enfim, eu acho louvável que haja uma regulamentação nessa área pra que facilite a vida do usuário, pois sem um órgão regulatório, esse trabalho de conferir se o equipo faz o que deveria fazer ou não fica pra gente.

Mas vejam que nenhuma dessas características aí faz do estabilizador um objeto salvador de sets ou redutor de ruídos ou ainda que mantenha a tensão 100% estável.

Russetwolf
Não estou desmerecendo seu post, de forma alguma. Mas é que só postar a norma pode confundir o pessoal que não entende do assunto e criar alguns mitos sobre esses equipamentos. Tranquilo?

abraços

makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator
· votar


DotCom

Única coisa que não concordo do seu post, é dizer que qualquer filtro barato tem tais e tais funções. Observando testes feitos pelo Inmetro, e pela Proteste(da qual sou associado), demonstra que a maioria dos filtros de linha e protetores contra surtos mais baratos não funciona da maneira correta. Muitos dizem fazer uma coisa, e não fazem(por exemplo, filtro de linha que se apresenta como tal, mas é apenas uma régua com várias tomadas), ou fazem de maneira errada ou insegura.

Por incrível que pareça, mesmo que fazer um filtro de linha bom seja realmente barato, temos que lembrar que é ainda mais barato não o montar de maneira correta, e mentir na capacidade do equipamento(coisa que muitas empresas brasileiras fazem).

Russetwolf
Veterano
# jul/10
· votar


DotCom
c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;
Ok... Parece legal. Mas normalmente o que acontece com as redes são surtos de tensão. É raríssimo alguma rede SE MANTER com tensão tão fora do ideal assim. Se proteger contra isso é a mesma coisa que andar com colete a prova de balas porque nunca se sabe quando um louco assassino pode aparecer.

Esta semana houve um rompimento de neutro numa rua próxima a minha (acontece no inverno), só sobreviveu o que estava protegido de alguma forma. Só postei pra lembrar a todos que temos o "INMETRO" e suas normas. Estou com vc, há situações em rede elétrica que mais parece uma diarréia é mais rápido que o pensamento e a luz (quando vem não dá tempo de pensar nem acender a luz). Agora vc levantou um fato interessante vou comprar um colete à prova de bala pra mim hrrrrrrrrrrrrrrr. Tá de boa Cara.
Abç

Russetwolf
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator

Olá conterrâneo, assim como tudo na vida e no mercado, há os que não se preocupam com o produto que lançam no comercio só importando a estes o lucro. Assim como temos bons engenheiros, bons médicos, arquitetos,jardineiros, coveiros, verdureiros temos os maus que só provocam diarréia no mercado.
Abç

Fred Gtr
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fred Gtr
· votar


carlos adolphs

4)Se vc quer fazer uma proteção contra quedas de rede, use apenas um relé auto-atracado, que é feito com um relé e um botão de contato.Quando a rede cai, o relé abre e é necessário que vc acione novamente o botão para que a energia da tomada volte, permitindo que vc desligue o ampli e faça o procedimento necessário.Vc vai gastar uns R$ 20,00 para fazer um e realmente funciona.O resto é lenda.
Um abraço!


Desculpa ressuscitar o tópico aí pessoal, mas foi mencionado um tal 'rele' para proteger a amp contra quedas de rede.

1. Funciona par picos de energia também?

2. Aonde consigo um?

Fred Gtr
Veterano
# jul/14
· votar


Ninguém!

blackfarrapo
Veterano
# abr/17
· votar


alguém pode resumir pelo bem da humanidade e mitos? Afinal, usar um bom NOBREAK de 600v pode num valvulado ou nao? Se não pode, porque nao?

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


blackfarrapo
Poder pode, se vai resolver seu problema ou não é outra história.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)