Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)

Autor Mensagem
kosmiktubes
Veterano
# out/07
· votar


Echo Delta
"Por essas e outras é que um Furman AC Line Regulator pode ser uma boa pedida."

Bem, como é sua casa e o uso será certamente prolongado, é bom ver isso. Mas a primeira coisa é disparar uma reclamacão para sua provedora de eletricidade, depois reclamar na Aneel. Tem padrões que eles tem obrigacão de obedecer!

carlos adolphs
Veterano
# out/07
· votar


Echo Delta
izzychili
kelson
Raphael cox
Rapaz!Que turma de peso, é bom ver discussão em alto nível!
O Izzy tá "tapado" de razão e exclarecendo o EchoDelta sobre o artigo do senador Romano Pedroninni:Realmente variações de 10, 20 V não produzem grandes efeitos no circuito em sí, mas isso quando o trafo foi, no caso, projetado para 127V, por exemplo.O que o Augusto se refere é a respeito dos trafos de 110V que tomam até 140V das nossas redes e com uma transformação em razão de cerca de 4 X 1 em que 20V de variação X 4 de razão chega a dar até 80V de diferença no secundário, que x 1,4 da retificação, atinge 112V de diferença no +B(ai Jesus!!!).Se o trafo é de 127V e a rede varia em torno de 120 a 140, são +/- 10V, já para o trafo de 110V são +10 a +30V, sacou?Um abraço a todos!Mas Bah!!!

kosmiktubes
Veterano
# out/07 · Editado por: kosmiktubes
· votar


Fala carlos adolphs!

Lembra que a tensão de BIAS também aumentou na mesma proporção, se subir 40% e entrar lá pelos -85V de BIAS a maioria das 6L6 praticamente cortam o sinal, sem corrente a válvula é um circuito aberto, a placa fica como um passarinho pousado em 13.800 volts(exemplo exagerado não né).

Já num amp com bias de cátodo o trem ficaria feio mesmo com +112V +B, o lendário AC30 por exemplo....já pensou torrar um desses?

Abraço.

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


Caras....

vocês entendem mesmo não é?? parabens para vocês e obrigado por enriquecer o tópico..

Valeu

carlos adolphs
Veterano
# out/07
· votar


izzychili
Com certeza, subiu a rede, ele para!
Raphael cox
Nada, Raphael, é que quando o tópico é de qualidade a gente gosta de ficar "surfando na maionese".Um abraço!

Echo Delta
Veterano
# out/07
· votar


carlos adolphs
Que turma de peso, é bom ver discussão em alto nível!
Pois é, dizem q esse peso tb vem com a maturidade... heheheh. Enfim, não poderia ser diferente, tem q manter o alto nível, até pq estamos tratando com o Mestre Adolphs e outros tantos eruditos no assunto.

izzychili
Já num amp com bias de cátodo ...

- Isto significa que amps com diferente tipos de ajustes de bias (fixed bias, cathode bias, adjustável p pot) são diferentes também na maneira de suportar e reagir às variações de tensão da rede elétrica?
- E no caso dos amps classe A (sigle-ended e push-pull) , AB1, AB? Alguma diferença?

Obrigado pela paciência...

kelson
Veterano
# out/07
· votar


carlos adolphs
Raphael cox
izzychili
uma ideia legal é coloca um varistor de 130V dai se a voltagem de entrada oscilar demais, ou subir o fusível vai embora.

Echo Delta
- Isto significa que amps com diferente tipos de ajustes de bias (fixed bias, cathode bias, adjustável p pot) são diferentes também na maneira de suportar e reagir às variações de tensão da rede elétrica?
sim. cada qual com seu qual.

- E no caso dos amps classe A (sigle-ended e push-pull) , AB1, AB? Alguma diferença?
ne que sentido quer saber?
a polarização normalmente em SE é por fixed bias. varia de acordo com o +B e valor do resistor de catodo.

carlos adolphs
Veterano
# out/07
· votar


Echo Delta
- Isto significa que amps com diferente tipos de ajustes de bias (fixed bias, cathode bias, adjustável p pot) são diferentes também na maneira de suportar e reagir às variações de tensão da rede elétrica?
Exato, acertou na mosca!
E no caso dos amps classe A (sigle-ended e push-pull) , AB1, AB? Alguma diferença?
Os classe A(SE) são mais sensíveis as variações do que os classe AB, devido ao fator da corrente de repouso ser maior nos SE.

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


nao que eu nao tenha entendido nada, mas fikei ateh com medo de pegar um amp valvulado @__@

kelson
Veterano
# out/07
· votar


Lak Lak
a desencana, nao tenha medo!

carlos adolphs
Echo Delta
Raphael cox
normalmente os SE o regime fica em torno de 90%, dai uma variacao mais brusca pode comprometer, mas nada tao alarmante.

Echo Delta
Veterano
# out/07
· votar


Um pouco off-topic... O Fender PJ é um AB (2 x 12AX7 & 2 x EL84), q tem bias fixadas em 85-95% da dissipação máxima, certo? Em tese, portanto, é um devorador de válvulas de power. Mas na prática ele tem demonstrado o contrário.

O esquema do PJ deve ser esse: http://www.ampwares.com/ffg/schem/pro_jr_schem.jpg

Pergunto:
1- É fixed bias? Cathode bias?

2- O tone control é um "cut & booster", só "booster", só "cut"? Usando o controle no 12 (máximo), estou "bypassando" (na medida do possível) o controle de tone? Desativar o tone control é uma cirurgia simples?

3- Examinando o esquema do amp, q outras considerações os amigos podem fazer?

Obrigado!

kosmiktubes
Veterano
# out/07 · Editado por: kosmiktubes
· votar


Echo Delta
Pergunto:
"1- É fixed bias? Cathode bias?"

FIXED - olhe no quadrante B5 e B4 a tensão X fixada em -10.4 V


"2- O tone control é um "cut & booster", só "booster", só "cut"? Usando o controle no 12 (máximo), estou "bypassando" (na medida do possível) o controle de tone? Desativar o tone control é uma cirurgia simples?"

O tone é passivo, só cut, via o divisor de tensão formado pelo pot de 250K e os capacitores C3 e C4 no quadrante C6 do esquema. Joga ele no mais agudo para ter uma resposta quase flat.

ACRESCENTADO: Para desativar o tone substitui o pot R8 por um resistor fixo de 220K ligando os polos do resistor nos fios que estão no primeiro e terceiro fio do pot. Remove o fio do centro do pot e liga no resistor no polo mais perto do cap de 0.01 uF(lado oposto do que está virado pro capacitor de .0033 uF). Só não vejo por que faria isso?


" 3- Examinando o esquema do amp, q outras considerações os amigos podem fazer?"

É um circuito de 1960 usado em 1994. Para ter BIAS ajustável muda o resistor de 33K no quadrante B5 para um potenciometro de 47K linear.

Abraço!

kosmiktubes
Veterano
# out/07
· votar


carlos adolphs

"Nada, Raphael, é que quando o tópico é de qualidade a gente gosta de ficar "surfando na maionese".Um abraço!"

Exatamente! Falou e disse. É sempre bom discutir isso, sempre surge "algo que não tinha pensado antes"!

Echo Delta
Veterano
# out/07
· votar


izzychili
Para desativar o tone substitui o pot R8 por um resistor fixo de 220K ligando os polos do resistor nos fios que estão no primeiro e terceiro fio do pot. Remove o fio do centro do pot e liga no resistor no polo mais perto do cap de 0.01 uF(lado oposto do que está virado pro capacitor de .0033 uF). Só não vejo por que faria isso?
Muito obrigado pelas informações. De fato, eu uso o tone control no máximo. Mas a idéia de desativá-lo, por completo, era uma cogitação antiga. Só uma idéia... e curiosidade para saber de q maneira poderia ser feito. Se é simples e fácil de reverter. Mas na condição de leigo não posso avaliar a parte cirúrgica com clareza.

Para ter BIAS ajustável muda o resistor de 33K no quadrante B5 para um potenciometro de 47K linear.
Essa idéia nunca me empolgou. Pelo q sei, alguns dos q fizeram essa modificação, reclamaram de perda de punch e dinâmica. PJs devem rodar com bias hot.

Pergunto: os bons (os mais antigos) Vox AC30 tb tem essa característica de bias hot?

Obrigado, desde já.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07 · Editado por: luiz_sjrp
· votar


Pra quem interessar.

Pra mim não serve: "Condicionador de Voltagem CDR1500SQV - Savage"

http://terraofertas.submarino.com.br/terraofertas/productdetail.asp?Qu ery=ProductPage&ProdTypeId=13&ProdId=1773445&OperId=0&franq=167592&tcd epto=5910

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


Ganhamos Stick....

Eu não tõ entendendo quase nada disso tudo ....heheheheheh......

kosmiktubes
Veterano
# out/07
· votar


Fala Echo Delta
"Essa idéia nunca me empolgou. Pelo q sei, alguns dos q fizeram essa modificação, reclamaram de perda de punch e dinâmica. PJs devem rodar com bias hot."

Bem, joga o potenciometro maior e a tensão de BIAS pode ser feita tão hot quanto queira. Quanto maior a resistência alí mais quente a válvula tem a possibilidade de trabalhar. Mas sendo um pot você regula como quiser. Se errar e deixar a tensão de BIAS muito alta(negativa) vai realmente perder punch.

"Pergunto: os bons (os mais antigos) Vox AC30 tb tem essa característica de bias hot?"

O AC30 precisa de um BIAS mais quente para permitir chegar perto de funcionar em classe A que é o grande trunfo dele. Tirando isso, não necessariamente em relação ao AC30, praticamente todo amp tem um timbre mais bonito com o bias mais quente.

Echo Delta
Veterano
# out/07
· votar


izzychili
Grande EZ, obrigadão!

No caso do PJ, pots para bias, geralmente significa a possibilidade de regular para bias menos quentes, com o objetivo de economizar válvulas. Nesse caso, não vejo sentido na mudança. E se o amp tem bias fixadas em 85-95% da dissipação máxima, aumentar tb não seria o caso. Então, deixa como a Fender deixou... o som é excelente... plug & play.

Astronomy Domine
Veterano
# out/07 · Editado por: Astronomy Domine
· votar


Lak Lak
nao que eu nao tenha entendido nada, mas fikei ateh com medo de pegar um amp valvulado @__@


Uma frase muito boa, que eu não lembro onde li, dizia o seguinte:


A VIDA É CURTA, USE O SEU VALVULADO!

Sem medo (:

Raphael cox
Veterano
# out/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Pessoal, voltando a discussão...

achei esse furman aqui http://www.furmansound.com/product.php?div=01&id=PL-PLUS_II

o PL-LPLUS SERIES II, será que esse serveria para o que eu quero??
os outros tipo AR-15 tenho que manda pedir, esse de cima tem pronta entrega....


e eu tambem estava olhando no site da Furman e tem os POWER FACTOR que segundo eles é proprio para amplificadores de instrumentos, que é que você acham???

Tem vários tipo, AC Power regulations, Power Conditioning , AC voltage regulators , Sequencers, balanced Power conditioners, alguem sabe a diferença???


Valeu

Raphael cox
Veterano
# out/07
· votar


UP

Mjung
Veterano
# nov/07
· votar


E no caso dos pre-valvulados? tbm dispensam um estabilizador ou um modulo isolador?
É que tenho um pre-valvulado e nao sei se compro só um filtro de linha pra ajudar a diminuir o ruido(na minha casa nao tem tomada aterrada) ou um modulo isolador da microsol que alem de estabilizar a energia dizem que tbm tem filtro de linha.

Tambem queria saber um lance que nao ficou muito claro pra mim, por exemplo: o meu amp tem um consumo de 300volts esse modulo isolador da microsol que estou pensando em compra é de 440va, isso dignifica que esse modulo suporta 440volts de consumo? foi oque o vendedor me disse mas me parece que nao é bem assim.

Ryngwie
Veterano
# nov/07
· votar


O carlos no inicio do topico disse que modulo isolador é inutil, mas o que devo fazer então, pois na minha cidade a rede é 220 e o amp 120, como aterrar o amp usando transformador, pois nunca vi um com aterramento, ou devo fazer uma espécie de gambiarrra?

andifranssatto
Veterano
# jan/08 · Editado por: andifranssatto
· votar


Bom.. aproveitando o tópico do Raphael cox.

estou com a seguinte dúvida:
- Em casa, por exemplo, passo por uma situação curiosa: Se ligo meu amp (high gain) direto na tomada do meu quarto, o canal de drive fica extremamente barulhento, cheio de chiado. PORÉM!!!!

- se pego o mesmo conjunto e ligo no quarto ao lado (o da minha irmã), o ruído some.

Verifiquei a tensão das tomadas e ambas cravam 127. Depois de assisitir àquele video explicativo/marketeiro da Furman sobre corrente, ruído e tals, estou começando a acreditar que a causa desse problema é exatamente os malditos ruídos contidos nessa tomada que estou usando.

A pergunta é: Isso é verdade, ou seja, se comprar um puto furman (ex: PL-8) o ruído do amp diminuirá?

Raphael cox
Veterano
# jan/08
· votar


andifranssatto

Eu acho que pode ser o aterramento da sua tomada q está ruim, pois é estranho, no outro quarto fica bom,pode ser o aterramento ou alguma fio "ruim", tipo, oxidado...

Mas vamos deixar para os mestres essa pergunta

abrc

andifranssatto
Veterano
# jan/08
· votar


ok.. pode ser mesmo. Independente do lugar, queria entender se tem uma forma de proteger o equipo contra tomadas nessa situação..

Raphael cox
Veterano
# jan/08
· votar


andifranssatto

Tem o q foi citado acima...racks furman..so q sao meio caros..estou encomendando um agora...mas parece q vai demorar um pouco..

andifranssatto
Veterano
# jan/08
· votar


ah sim! essa é a pergunta, por sinal: Isso realmente resolve ou é balela. É que não queria gastar $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ com uma coisa que não vai amenizar o problema...

lemingue
Veterano
# jan/08 · Editado por: lemingue
· votar


Olá pessoal,

Pintou a oportunidade de trocar uns equipos que não uso mais por um rack da Furman PL Plus D. Tenho um Head valvulado de 100W, um G-major, e alguns pedais ligados numa fonte "estabilizada" Landscape (Wah, CS-3, Decimator e uma RP-12 - que uso como foot controller). Pergunto:

1) Dá pra ligar o Head e a fonte landscape nele ou apenas o G-Major? Me falaram que ele só serve para efeitos e que o consumo de um valvulado é muito grande para ele.

2) Tendo em vista os equipos que uso, esse rack serve pra alguma coisa? ...(hehehe). Vai deixar o amp/efeitos mais "limpos"?

Valeus!!!

lemingue
Veterano
# jan/08
· votar


up!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)