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      Estabilizador , modulo isolador ou No Break? Com amp Valvulado (proteção ao extremo)

      Autor Mensagem
      Raphael cox
      Veterano
      # out/07 · Editado por: Raphael cox


      Pessoal,

      Ja tem vários tópicos sobre isso, mas nenhum tirou minha dúvida pois não era parecida.

      Estou pensando em colocar um Modulo isolador ou um Nobreak. Que eu saiba o modulo isolador serve para aterramento, mas estava querendo algo que me fornecesse maior segurança em shows e etc....então pensei num nobreak apesar de ser pesado... Eu quero algo que segure o tranco se acontecer alguma coisa , tipo a energia cair, e que de tempo para eu desligar. AO mesmo tempo, deixe a energia linear, sem picos de voltagem...

      Por favor, se puderem postar opniões sobre qual o "mais apropriado" e as marcas mais confiaveis agradeço

      Obrigado

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox
      Para amps valvulados só mesmo os Furman funcionam, pois a carga do amp é muito alta. Se vc usar um equipo que não foi projetado especificamente para valvulados, os resultados serão nulos ou contraproducentes.
      Abç

      Veneta
      Veterano
      # out/07
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      use os dois. Um Microsol e um nobreak de qualidade, apesar de achar meio desnecesário o último

      Tiruk
      Veterano
      # out/07
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      Só racks caríssumos da furman

      Echo Delta
      Veterano
      # out/07
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      É isso aí. Só Furman. Mas QUAL Furman?

      Postei essas infos em outro tópico, e reproduzo aqui. No Brasil, é possível encontrar:

      O Furman M-8D é um produto da linha Merit, de baixo custo. Proteção limitada. Custa uns 120 dólares.

      O Furman PL-8 é um pouco melhor. Proteção limitada com mais qualidade. Deve custar uns 150 ou 160 dólares.

      Para proteção completa, a melhor opção é o Furman AR1215 (120V estáveis, 15amps, 1,8KVA) q faz tudo q os outros fazem e também é regulador de voltagem, etc. Qualidade top. É um modelo tradicional da linha Furman, com muito tempo no mercado, testado, aprovado e ainda em produção. O problema é q tudo isso tem um preço: 550 dólares, lá nos EEUU. Mesmo assim, um pouco mais barato q os modelos mais novos (AR15II, por exemplo), pois não se paga pela novidade.


      carlos adolphs
      Veterano
      # out/07 · Editado por: carlos adolphs
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      Raphael cox
      Buenas!Caro amigo, creio que vc esteja um pouco "contaminado" com as lendas dos valvulados, explico porquê:
      1) "Módulo isolador", é em síntese, um transformador com razão 1:1, que no seu caso é desnecessário, visto que todo valvulado que se preza já possue seu transformador de entrada, que faz o mesmo serviço.Esse aparato serve mais para dispositivos com fonte chaveada, solid-state, sem trafo de entrada.De maneira alguma substituirá o aterramento, que de fato deve estar presente na rede e não ser criado por recursos artificiais.Não funciona.
      2)No-Break- Um adequado para uso com valvulados seria do tipo com saída senoidal pura, pois do contrário, a interferência criada pelos ditos"onda corrigida" tornaria inviável o funcionamento do ampli.Estes tipos comuns são vendidos com potências em VA, que não é exatamente Watt, pois um No-break com 900VA, não pode ser usado com mais de 650W sem queimar.Além disso, a maioria dos fabricantes "mente" a potência.Seria um perigo extremo ao ampli.Outro fato é que o de onda senoidal pura fica muito pesado, pois além da bateria, tem um trafo de saída enorme.Ficaria bem mais pesado que seu ampli.
      3)Toda essa propalada sensibilidade dos valvulados é exagerada.Pense bem.Imagine um show de rock da pesada com todos os valvulados com módulo isolador e no-break, com 10.000W de potência...Isso não é viável e não existe.Nem as maiores instaladoras de som como a Gabisom,por exemplo, usam isso.Os Furman são só para a proteção dos racks do PA, da parte dos processadores e efeitos.Quando as redes tem problemas, eles levam um grupo gerador próprio.
      4)Se vc quer fazer uma proteção contra quedas de rede, use apenas um relé auto-atracado, que é feito com um relé e um botão de contato.Quando a rede cai, o relé abre e é necessário que vc acione novamente o botão para que a energia da tomada volte, permitindo que vc desligue o ampli e faça o procedimento necessário.Vc vai gastar uns R$ 20,00 para fazer um e realmente funciona.O resto é lenda.
      Um abraço!

      Raphael cox
      Veterano
      # out/07 · Editado por: Raphael cox
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      carlos adolphs

      Muito obrigado pelas explicações...vou pesquisar melhor

      Echo Delta

      Olá, eu já tinha lido isso no tópico que você postou...obrigado novamente...

      Tiruk
      Veneta

      Obrigado pela ajuda....vou começar a pesquisar preços

      Mauricio Luiz Bertola
      Opa Mauricio...muito obrigado pela sua opnião já que é uma pessoa que entende muito da area,sua especialidade....obrigado
      (não desmerecendo os outros)


      Obrigado a todos, vou pesquisar essas informações e equipamentos
      Abraço

      Veneta
      Veterano
      # out/07
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      Use isto e seja feliz:
      http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_modiso_mie

      carlos adolphs
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox
      Veneta
      Amigos, só um último pitaco:O que tem dentro do Microsol já existe dentro da maioria dos valvulados.Se acrescentar um VDR fica igual.Agora, se preferem jogar dinheiro pela janela, isso eu não posso evitar, só avisar.Um abraço!

      Krist Novoselic
      Veterano
      # out/07
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      Vc ta meio fresco cara, ta igual uma menina.. ahuahu O ampli valvulado não é descartável nao bixo..

      Raphael cox
      Veterano
      # out/07 · Editado por: Raphael cox
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      Krist Novoselic

      O problema é que meu amp é muito caro e não tem assistencia tecnica no brasil

      (a não ser que mande para um hand made como pedrone pra ajeitar ai terei que pagar frete)

      dessa forma, quero fazer o possivel para poder ter a segurança que ele não seja danificado por causa da boa rede eletrica que temos..

      Ainda mais vou precisar comprar algo para reduzir a voltagem para 110V ja que aqui é 220V

      Valeu a opnião...

      Abraço

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox
      Cara, obrigado, mas os Mestres desses assuntoas aqui são o Pedrone e o Carlos Adolphs. Eu apenas sei o básico.
      Abç

      carlos adolphs
      Veterano
      # out/07
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      Mauricio Luiz Bertola
      Deixa de modéstia...Vc sabe muito!Um abraço!

      BobBlue
      Veterano
      # out/07
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      Eu sei que acabei foi comprando um módulo isolador da microsol mesmo, apesar de achar que um transformador ou um estabilizador convencional já é suficiente. Entretanto, falou mais alto o desencargo de consciência... hehehehehe!

      carlos adolphs
      Veterano
      # out/07
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      BobBlue
      Apenas atente que ele foi feito para equipamentos de informática...

      Veneta
      Veterano
      # out/07
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      Vá em frente e seja feliz.
      PS. Se der algum problema nos conte.... brincadeira....

      Raphael cox
      Veterano
      # out/07
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      Valeu pessoal pela ajuda...

      O problema é que o amp é 110 ou 127V e minha rede eletrica é 220V, então de qualquer forma vou ter que usar algo para reduzir a voltagem...por isso preciso de algo...

      Abraço

      carlos adolphs
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox
      Use apenas um transformador do tipo "geladeira" de 800w .Evitará problemas.Um abraço!

      luiz_sjrp
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox

      Use apenas um transformador do tipo "geladeira" de 800w .Evitará problemas.Um abraço! (2)

      Ou manda aqui pra mim, pois aqui em casa tem as duas voltagens.....

      kosmiktubes
      Veterano
      # out/07
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      Raphael cox

      Fala aí Raphael, cheguei tarde, mas vou tentar contribuir aquí com meus "2 centavos" como dizem os gringos.

      Primeiramente assino embaixo do que disse o Carlos Adolphs no seu post mais extenso aí encima. Tá rolando uma contaminacão de marketing em muitos desses posts sobre valvulados.

      Os valvulados são 100 vezes mais resistentes que qualquer outro equipamento que um guitarrista tenha no seu rack, inclusive esses transformadores e os Furmann de rack da vida. O Stevie Ray Vaughan nunca viu nem quis ver um desses , isso é coisa de Steve Vai e outros portadores de geladeiras de efeitos.
      Equipamentos com processadores digitais são frágeis, eles sim precisam de eletricidade limpíssima pois trabalham com vários mhz e sinais pequenos nos processadores, etc.

      Já as válvulas são usadas em equipamento militar não por serem bonitas, muito menos leves, mas porque aguentam um pico de energía como o causado por uma bomba nuclear.

      Terceiro que qualquer descarga atmosférica capaz de fritar um valvulado bem constrúido vai passar por qualquer no-break também como se ele não existisse . Vai te dar um sentimento de falsa seguranca e mais 10 kg pra carregar. Pense, se o raio viajou 3 kilometros até sua casa pelo ar que tem resistência de 30 milhões de ohms por metro, um no-break com uma bobininha esmalteada vai impedir alguma coisa?

      Quarto que oscilacões de 10 V AC na entrada do valvulado não mudam absolutamente NADA no som, é pura lenda. Mudam em equipamento digital, racks, steve vai, etc...

      Já passei mil horas na bancada brincando com todo tipo de variac e jogando todo tipo de tensão em valvulados de toda espécie, ou seja "brincando de van halen" e sinceramente essas conversas de que 7 Volts ou até 20 volts mudam alguma coisa é só conversa mesmo.

      A única coisa que você precisa entre seu valvulado e a parede talvez seja um filtro de linha de RF e sujeira de alta frequencia se a energia estiver muito suja mesmo como alguns casos relatados por aqui neste forum onde pega até tic tac de relogio de parede no amp com alto ganho!

      Por fim, só um comentário. Você tem assistência técnica para qualquer valvulado no Brasil, aqui mesmo neste fórum você tem varios experts e o frete para atravessar o país é algo em torno de 60 pratas. Se o seu valvulado é valioso para você então 60 lascas não são nada, não é verdade? Se deixar de comprar o tal no-break(que não vai mudar nada) você guarda um crédito para quase 5 fretes e provavelmente só vai precisar de enviar e receber 2 vezes a cada 4 anos.

      PS >> O trafo isolador já está dentro do seu amp, não vai mudar nada voce botar outro do lado de fora.

      Desculpe ser assim direto mas é que dá uma certa agonia ver esse tipo de meia-verdade fluindo por aí, nem Furmann nem trafo isolador do lado de fora vão proteger seu amp. Valvulado é feito pra ligar na parede, direto, sem "xurumelas"!

      Abraco. Zé

      kosmiktubes
      Veterano
      # out/07
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      [quote]O problema é que o amp é 110 ou 127V e minha rede eletrica é 220V, então de qualquer forma vou ter que usar algo para reduzir a voltagem...por isso preciso de algo...[/quote]

      Compre um bom transformador, pode até ser auto-transformador, mas sem estabilizador, etc.... O isolamento ocorre dentro do amp, e um trafo isolado vai pesar o dobro de um auto-transformador.

      Aqui em Brasilia tem a Indeletra fabricando bons trafos. Tenho certeza que na sua região deve haver um fabricante bom.

      Abraco.

      Echo Delta
      Veterano
      # out/07
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      izzychili
      Já passei mil horas na bancada brincando com todo tipo de variac e jogando todo tipo de tensão em valvulados de toda espécie, ou seja "brincando de van halen" e sinceramente essas conversas de que 7 Volts ou até 20 volts mudam alguma coisa é só conversa mesmo.

      Sou leigo na matéria, mas fiquei com a impressão de que o texto do Augusto Pedrone (link abaixo) apresenta conclusão diversa.

      http://www.pedrone.com.br/pedrone2/tecnicos/04/index.html

      Raphael cox
      Veterano
      # out/07
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      izzychili

      Valeu..ajudou bastante...vou comprar um transformador de tensão...abraço

      kelson
      Veterano
      # out/07
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      Echo Delta
      o texto do pedrone é só sobre a alimentação dos filamentos, elas sim devem ficar num ponto exato, agora o +B, esse vc pode brincar, gerar SAG, e fazer mil coisas a fim de tester a sonoridade.

      Echo Delta
      Veterano
      # out/07
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      kelson
      Valeu pelo toque, mas...

      Explico: o texto do A. Pedrone trata dos problemas (desgaste prematuro de válvulas, etc) que ocorrem com amps projetados projetados para 110 volts funcionando em tensão de 127 volts, qualificando os efeitos como maléficos, principalmente em valvulados, acarretando "som pior (polarização errada) e gastando mais válvulas (excesso de tensão nos filamentos)."

      No entanto, no 1º post, izzychili diz que:
      oscilacões de 10 V AC na entrada do valvulado não mudam absolutamente NADA no som, é pura lenda.
      Valvulado é feito pra ligar na parede, direto, sem "xurumelas"!

      Então, o assunto é a DIFERENÇA de tensão (110V/120V/127V/etc) que vem da dita "parede" e aquela para qual foi projetado o amp.

      kosmiktubes
      Veterano
      # out/07
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      Echo Delta

      Olá Echo Delta, veja bem o que eu disse aí encima: "não mudam absolutamente NADA no som". Falei para ilustrar que a válvula não é sensível a oscilacões pequenas das quais o amigo aqui quer ser proteger com estabilizador, etc.

      Mas trabalhar a vida inteira com 15% acima do normal, no filamento, reduz sim a vida da válvula. A pergunta aquí era sobre transientes, picos, protecão instantânea e a análise do Pedrone é sobre trabalhar longos períodos com 17 volts a mais.

      Claro que o AMP é todo desenhado para ficar estável numa tensão X e é sempre bom operá-lo nessa tensão. Eu tentei ilustrar a resposta à pergunta do Raphael Cox de que a preocupacão dele com alguns volts a mais ou a menos, e sobre a compra de no-break, não eram vitais para seu amp.

      Não estou dizendo pra ninguém usar o amp fora da voltagem correta, estou dizendo que se por um acaso acontecer durante um show de 2 horas ou durante alguns minutos que não vai nem alterar grandes coisas no timbre nem vai destruir o amp e que valvulados não são equipamentos delicados e sensíveis a alguns volts de oscilacão.

      Abraco.

      kosmiktubes
      Veterano
      # out/07
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      Só uma sugestão ao Pedrone:

      No artigo citado "Pois bem... Aqui no Brasil, a tensão nominal das tomadas é de 127 volts."

      Corrige aí pra "algumas regiões do Brasil".

      Em Brasília 19 horas (E 220 volts RMS!).

      Echo Delta
      Veterano
      # out/07
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      izzychili

      Obrigado pelos esclarecimentos.

      kelson
      Veterano
      # out/07
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      Echo Delta
      izzychili
      oscilações sempre tem em redes, mesmo a mais limpa delas e isso é normal por causa do ciclo. imagina vc ter que gerir várias casa, empresas, indústrias, e mandar toda essa carga sem que haja algum tipo de flutuação? só algum tipo de energia limpa e muito bem tratada.
      mas como eu disse e o izzychili muito bem acrescentou o artigo do pedrone fala sobre o aumento de voltagem a regimos de uso prolongados, no qual afetaria a voltagem de filamento, parte mais sensível de uma valvula, pois é nada mais do q uma lampada incandecente.
      Aqui na minha cidade por exemplo, na parte da manhã a rede fica em 127vAC, na parte da tarde 125vAC e na parte da noite volta a 127vAC, vc tem ai pelo menos 2vAC de flutuação, porém em momentos de uso de chuveiros ou maquinas pesadas a rede chega a descer para 115vAC.

      Echo Delta
      Veterano
      # out/07
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      kelson

      2vAC de flutuação? Cara de sorte. Aqui, a tensão nominal de 127V oscila o tempo todo entre 125V e 135V, com picos "normais" perto de 140V. E isso não é exclusividade do meu bairro. Para um amp projetado para 120V, a oscilação poderá chegar a quase 17%. No caso de amp projetado para 110V significa + de 27%!!! Por essas e outras é que um Furman AC Line Regulator pode ser uma boa pedida.

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