Defeito Laney LC50

    Autor Mensagem
    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07


    Bom galera, o que me faz criar um novo tópico é um defeito que surgiu, repentinamente, no meu LC50.

    Ele tem duas entradas: Hi e Low. Acontece que a entrada Low (eu só usava ela) está com um som beeeeeeeem baixo no clean (tipo, volume no 8 e nada) e no drive um som meio estranho... você nota que o timbre não tá normal (talvez seja pscicológico mesmo). Já o Hi, funciona perfeitamente. Como precisava tocar, passei a usar o Hi. Porém, quero a entrada Low funcionando normalmente de novo. Alguém sabe ou imagina a causa desse defeito?!

    Ao que me consta, a entrada Low é composta por um atenuador (de mais ou menos 3dB) antes do pré. Como ainda não abrí o bicho, não faço idéia da natureza dessa peça. Imaginei se ele seria do tipo resistivo. Não tenho certeza.

    Ajudem!

    Abraço.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    A entrada LOW geralmente não serve para captadores passivos, pois tem impedância de entrada bem mais baixa que o mínimo desejável.

    Desta forma vc perde agudos e distorce médios e graves assim que o som entra no seu combo.

    Use sua guitarra no HIGH (deve estar escrito isso no manual dele) e seja feliz.

    O único amp que eu saiba que o LOW é utilizável é o JCM800, que tem esse jaque como recurso para usar um estágio de ganho à menos.

    Todos os demais amps estilo Fender com High e Low devem ter a guitarra de caps passivos ligada no HIGH.

    Abraços.

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    interessante isso que o Pedrone falou, e aproveitando o tópico sem querer sair do assunto principal.

    eu tenho um 5150 que tem essas duas entradas, sempre uso a guita (cap passivo) no Low. O certo seria usa-la no High????

    abç

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz
    Humans Being

    Vcs estão falando sério ? Sempre usaram a guitarra no LOW ?

    Tá aí mais uma prova que som de guitarra é de cada um...Cada um na sua total.

    A técnica diz para usar no HIGH para extrair o som do captador de forma mais "fiel" possível, mas se são felizes usando o LOW não há problemas.

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Edson Luiz
    · votar


    Então Pedrone, primeiramente lhe agradeço em responderminha dúvida.

    Mas existe alguns pontos que ainda quero debater.

    No manual no ampli diz que (vou tentar traduzir):

    Hi input: Hi vem de High Gain. Essa entrada é projetada para conexão de guitarras com baixo sinal de saída. Fazendo uma boa combinação (servindo bem) com guitarras que tenham captadores single coil ou humbuckers de baixa saída. O uso de captadores de alto ganho conectado à essa entrada pode saturar o preamp demasiadamente causando um som "mushy" (desconheço essa palavra, mas algo bom não deve ser :p)

    Lo input: Lo vem de Low Gain. Essa entrada é atenuada cerca de 50% da entrada Hi. É projetada para guitarras com alto nível de saída. É util em se obter uma saída "that is tight not mushy" (novamente, desconheço as palavras tight e mushy no contexto musical) dos captadors duplos de saída eleveda. Adcionalmente, use esta entrada (acho que o sentido fica melhor em inglês mesmo): for the cleanest full range sound with extended low and response.

    Resumindo: Lo para conjunto com alto ganho: préamps, pedaleiras, pups ativos, etc. E Hi para guitarra conectada diretamente ou em pedais e pups passivos.

    E a questão é que eu sempre usei a guitarra (com pups seymour duncan passivos) na entrada Lo. Inclusive há uma certa preferência de pessoas que têm os LC de conectar na Lo. A Hi é muito forte. Haja vista que ela "espera" a conexão de um conjunto com ganho pequeno para pode compensá-lo (sem atenuador)

    No esquema elétrico resumido, o manual mostra um estágio atenuador chamado de "PAD" antes do pré e a entrada Lo. Equanto que a entrada Hi não.

    Assim, o que "danificaria", ao meu ver, seria a conexão de um conjunto Hi Gain na entrada Hi. Para isso, deve-se pôr um atenuador antes do pré pra evitar a saturação precoce do estágio de pré.

    É este atenuador que acho que foi pras picas (e olha que meu conjunto é Low gain). O som da entrada Hi está ok.

    É bom lembrar que uma guitarra passiva ligada a um préamp resulta num xonjunto High Gain (observado pelo ampli).

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone
    Pois é, é o meu primeiro ampli com essas entradas, sempre tive amplis com uma unica entrada ... e achava q fosse totalmente o contrário, high para caps ativos e vice-versa ... vou fazer o teste agora e ver se sinto alguma diferença ...

    e acabei de ler no manual do 5150, algo em usar as duas entradas simultaneamente, mas pra mim ainda não ficou claro ...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz

    O esquema do seu amp diz que na entrada HIGH a impedância de entrada é de 1M e na LOW é de 136K, tal como os Fender (como quase tudo que existe em termos de guitarra).

    Humans Being

    Já no seu os valores são 1M e 44K respectivamente, junto ainda com um capacitor de filtro de agudos logo na entrada.

    Para ambos os amps, e agora infelizmente descartando o manual (visto que contém falhas), se quiser trabalhar com caps passivos sem perder timbre necessariamente use a entrada HIGH.

    Lógico que nada impede de usar a LOW, é gosto pessoal apenas.

    Abraços.

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone
    Obrigado pelo esclarecimento. Vou fazer o teste e ver se noto diferença ...

    abç

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Edson Luiz
    · votar


    AugustoPedrone

    Então, mas tens alguma sugestão em relação ao defeito?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz
    (talvez seja pscicológico mesmo).

    talvez seja pscicológico mesmo (2)

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz

    Teste as outras duas entradas do teu amp (são 4 certo ?).

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone

    Mas então, a questão do psicológico foi em relação ao drive. Como disse, sempre toquei no Lo. Shows, em casa, ensaio, tudo. É um absurdo de volume. Tanto que faço shows com o volume do cleanno 3,5.

    De repente o som sumiu. Ficou bem fraco. Tipo, eu abro ele no volume 8 (algo surreal pra esse ampli) e ele responde como se estivesse no 2. Dái foi que pensei se o defeito não era nesse atenuador. Haja vista que o Hi(entrada que fui obrigado a utilizar) está perfeito. Ou seja, não é problema no pré nem no power.

    Abraço!

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone

    São duas, cara. Lo e Hi.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz

    Então o seu é o LC50 II certo ?

    Se for...mande trocar o jaque do input do HIGH, nele está o problema.

    Abraços.

    Soldano Slo100
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone
    O único amp que eu saiba que o LOW é utilizável é o JCM800, que tem esse jaque como recurso para usar um estágio de ganho à menos.

    Então conseguiria um clean melhor na Low?

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone

    Não! Hahahah... É o LC50 (primeira versão).

    No caso, eu troco o jack do LOW, certo?! Pois é nessa entrada que está o "problema".

    Valeu.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Edson Luiz

    Não...troque o HIGH mesmo. Ele possui uma chave interna que pega o som do LOW e joga para o amp, e por isso vc está sem som.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Soldano Slo100

    Se vc tem um JCM800 pode tentar o low.

    puNK_pAuL
    Veterano
    # set/07 · Editado por: puNK_pAuL
    · votar


    ops mensagem errada

    Soldano Slo100
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone
    Apesar de amar esse amp,eu ainda não tenhum um,era so questão de curiosidade mesmo.

    Porque se realmente tirar um clean melhor,pode-se botar um ab switch para selecionar a entrada,mas creio que a diferença não seja tão significativa

    Michel Top
    Veterano
    # set/07
    · votar


    AugustoPedrone
    Opa amigo, e se usar diversos pedais ou pedaleira antes de mandar sinal pro amp, mesmo assim o correto é plucar no HIGH? Abraços!

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pelo q estou vendo a maioria da galera não conhecia essa de usar o high.

    João_Luiz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Humans Being

    No Fender Hot Rod Deluxe tem esse esquema e soa bem claro aos ouvidos que o som do High é limpo, cristalino e brilhante, e o Low é embaçado e abafafado (como disse o nosso mestre AugustoPedrone).

    Use low se usa caps ativos tipo EMG...

    Humans Being
    Veterano
    # set/07
    · votar


    João_Luiz
    depois desse tópico é o q vou fazer, começar a usar a entrada high e ver qual a diferença ...

    Edson Luiz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Edson Luiz
    · votar


    No meu caso, não deu pra avaliar a diferença timbrística. Pois, a entrada Lo está ruim. Mas de qualquer forma, se ela voltar a funcionar um dia, é no Hi que vou ficar :p

    mandarino
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    AugustoPedrone

    desculpe a invasao no forum , Tenho um problema com um lc-50 II. Compreo i ele ano passado e percebi com menos de 1 mes q ele veio com alguns estalos e um ruido (haming) mto alto. Principalmente no drive la pelo volume 6 segurando a guitarra fica um ruido horrivel q inclusive dava pra perceber no clean tb. Enfim, mandei pra assistencia tec e depois de 2 meses esperando valvulas foram trocadas todas as 'ecc-83' do pre. Levei pra casa e ele melhorou bastante o som. Depois de 3 meses e meio o ruido voltou e aparentemente o mesmo problema. Ja to puto nao sei o q faço 2 problemas em 6 meses e olho q atualmente ligo o amp 1 vez por semana so.
    Bom se tiver alguma informação nova agradeceria se me enviasse.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defeito Laney LC50