Montagem de Hiwatt DR 103

    Autor Mensagem
    Ricardo Thom
    Veterano
    # ago/07


    Toco guitarra e estou querendo montar um amplificador valvulado para mim, optei pelo modelo "Hiwatt DR 103" o qual já encontrei o esquema na internet. O problema é que no esquema não há nenhuma especificação acerca dos transformadores adequados. Além disso há o problema do preço elevado dos transformadores para esse tipo de aparelho. Encontrei na internet umas informações sobre enrolamento de transformadores. Gostaria de saber o seguinte:
    1) Como faço para saber as especificações (voltagem, corrente, etc) dos transformadores adequados a esse amplificador?
    2) É possível conseguir esses dados baseado apenas no esquema?
    3) Se eu decidir enrolar os transformadores por conta própria como faço para saber coisas como número de voltas do primário, do secundário, volume do núcleo, tipos de fio, etc?
    Por favor, alguém pode me ajudar nessas questões? Agradeço qualquer informação. Muito Obrigado!!!

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ricardo Thom
    cara, se é a sua primeira tentativa de montar um amp valvulado não é das mais fáceis essa empreitada. quem montou esse amp muito bem foi o cacildo, q fez um clone 99,9% idêntico.
    sobre questão de voltagem, impedância dos trafos de saída, modos de trabalhos, alguns livros podem te sanar a dúvida, como alguns datasheets mais completos, e também vc comparando com outros esquemas de amps pra procurar entender.
    por ter 4xel34 como valvula de saída os trafos desse amp são bem puxados, muita corrente pra gastar!!
    e sobre fazer, há algumas coisas neste foruma aqui que se vc procurar vai te sanar algumas dúvidas, mas há fabricantes de trafos acessíveis, só procurar um pouco mais.
    em relação aos trafos, tem o "grupo valvulados" no yahoo groupies com alguns textos e planilhas de cáculo sobre isso, e procura tbm na net um livro em inglês chamado "radiotron", é de grande ajuda.
    abraços! boa sorte!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ricardo Thom
    tem tudo neste link: http://www.youtube.com/watch?v=lWcZJBadRMA

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    boleterodectba

    excelente !!!! :D

    Ricardo Thom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    boleterodectba[b][/b]
    Falou Campeão!!! E você aprendeu a ler, escrever e a limpar essa sua bunda cretina sozinho, né?! Você já terminou o primário?


    Kelson, muito obrigado pelas informações. Encontrei o "Radiotron", realmente é muito bom. Encontrei também uns outros livros sobre valvulados, se você quiser é só me passar seu e-mail que eu te envio. Valeu mesmo!!!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ricardo Thom
    Foi uma brincadeira, eu por exemplo tenho noção de que se for montar um valvulado começaria por um modelo bem simples e depois partiria para os mais complexos e potentes...
    Vc ja quer um modelo complexo e potente na primeira montagem como o hiwatt, desta maneira o melhor é chamar um professor particular de valvulados, tranformadores, etc...
    Mas como vc foi grosso sem entender a brincadeira na resposta te desejo muitos choques para acordar "ou capotar".

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    boleterodectba
    uai, qual o pó dele querer algo mais complicado? ele não ta cobrando nada de ninguem nem forçando ninguem a nada, somente perguntou algumas dúvidas, comum a todos, até mesmo para aqueles que montaram projetos simples ou complicados.

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Falou Campeão!!! E você aprendeu a ler, escrever e a limpar essa sua bunda cretina sozinho, né?! Você já terminou o primário?
    hahahahhahahahaahahahah, sensacional!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    o problema de querer algo mais complicado é o perigo de altas tensões em levar um choque terrivel num amp potente como este "no fato de ser a primeira montagem de valvulado sem experiências anteriores".
    E para pegar experiência o pessoal começa normalmente com amps tipo fender champ, que ja existe disponivel todas as dicas de montagem, dos trafos, esquema, tudo prontinho para sair fazendo na boa.
    Agora o cara quer um Hiwatt que até para um handmaker consagrado é dificil descobrir dados dos trafos e outros detalhes, imagina para quem não tem tanta experiência.
    Olha o tamanho dos trafos do bixo na ultima foto:
    http://digilander.libero.it/vacca_stracca/immagini/vaccastraccaelectro nicstudio/synths&co/hiwatt-custom100.htm

    Mas vai fundo, só dei minha opinião de fazer um amp mais simples e menos potente que este a principio...
    Depois se ficar dificil e perigoso não diz que não avisei.

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    boleterodectba
    blz, concordo contigo, a seguinte questão é, uma coisa é avisar, alertar e indicar, outra coisa é taxar, julgar e apontar.
    vamos com calma!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    mas onde que eu taxei, julguei e apontei?:
    Nem fui eu que parti para baixaria... Dá uma lida

    Ricardo Thom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Minha experiência com valvulados foi a montagem de um "Real Mctube II", o que não é nada visto a simplicidade do circuito. O negócio é que eu queria um amp de 100W para o qual eu pretendo montar uma caixa 2X12, optei pelo "Hiwatt DR 103" porque este me pareceu o esquema mais "limpo" e "enxuto" dos que eu consegui. Os Fender (meu timbre favorito), Marshall, Mesa e outros pareciam muito complicados e com o esquema extenso demais. Mas vou seguir o conselho e procurar por esse Fender Champ, já que como disseram o esquema possui informações mais detalhadas. Pela foto do Hiwatt dá para ver realmente que os trafos são bem "puxados", mas não vou desistir ainda. Muito Obrigado por todas as informações!!! Esse fórum está me ajudando bastante.

    Ricardo Thom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Neste site encontrei uns bons livros sobre valvulados para download, quem se interessar:

    http://www.pmillett.com/technical_books_online.htm

    Mais uma dúvida, o trafo de força seria assim: (?)
    * Primário: Enrolamento de 127V e de 220V;
    * Secundário: Enrolamento para os filamentos (6,3V), enrolamento de BIAS (-38V), enrolamento de alta tensão (350V).
    Uma apostila que eu encontrei na internet diz para fazer essas bobinas independentes, ou seja, sem TAP de 0V comum entre as partes do secundário, isso procede? O trafo da saída eu pensei em fazer por último, pois mediria a impedância na saída e baseado nela construíria o trafo que reduz para 4, 8 e 16 ohm. O que vocês acham dos dados acima? Estão corretos? Posso melhorar? Muito obrigado!!!

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    boleterodectba
    nao falei ki vc foi baixo.. enfim deixa pra lah isso nao leva a nada..

    Ricardo Thom
    sobre as tensoes estao corretas, porem somente essas nao sao suficientes pra montar o trafo, serve pra pensar, porem vc tem ki ter conciencia da carga puxada em cada enrolamento do secundario para saber a potencia deste pra depois calcular a potencia do primario e por fim a potencia do trafo(fora outras minuciosidades q tem q se levar em conta). o secundario ele deve ser totalmente independente, a nao ser q a voltagem de bias seja derivada da HT(alta tensao), e pra isso o enrolamente de HT teria que ter um tap central, uma referencia 0. caso seja confeccionado somente com um enrolamento de 350v o enrolamento de bias eh separado

    Ricardo Thom
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Certo Kelson. Eu encontrei uma apostila que ensina a calcular todos esses fatores, inclusive a bitola de fio ideal para cada setor. Você já deu uma olhada na fonte desse DR 103? A voltagem de BIAS é fixa em -38V (mostrada no esquema). Eu queria saber se era só isso mesmo:
    * Primário: 0V, 127V, 220V;
    * Secundário: 6,3V para os filamentos (3,15/0/3,15), -38V para a voltagem de BIAS (com TAP de 0V comum com os filamentos) e 350V (175/0/175 com TAP de 0V independente).
    É só isso mesmo, não é?! Ou tem mais alguma voltagem necessária no secundário?

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Aproveita e pega a " receita" de choke que o Carlos Adolphs postou em um desses tópicos ai, não me mebro o nome do tópico agora

    Filipe Reis
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Não estou dizendo pra vc pegar e"jogar direto no seu não! pega e da uma analiza primeiro pra ver se ele supre suas necessidades

    kelson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ricardo Thom
    faz o bias comum com a alta voltagem, e a corrente do bias é mínima, e ele é retificado em meia onda, e vc pode colocar 50V só pra ter uma margem boa depois da retificação blz?

    Ricardo Thom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Muito Obrigado a todos...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Montagem de Hiwatt DR 103