o que quer dizer amp valvulado?

    Autor Mensagem
    edi guitar
    Veterano
    # ago/07


    qual a diferença de um amp normal?

    Abigobaldo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    amp valvulado e que tem valvulas :D

    edi guitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    mas eu quero uma explicação sobre ?

    Abigobaldo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    edi guitar

    cara... tem VARIOS topicos sobre isso, use a busca

    Thedekai
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    quando vc diz amp normal, quis dizer transistor não é?
    tem basicamente 3 ''categorias'' de amplificadores
    os trasistors tambem conheçidos como solid states, os pré valvulados que só tem valvula no pré do amp tambem conheçido como hibridos, e os valvulados, que tem valvulas tanto no pré quanto no power do amplificador, tambem conheçido como all-tube
    a diferença é basicamente essa

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mas ele quer saber o que válvulas ou transistores fazem lá, e eu nao sei explicar direito então

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    edi guitar

    Amp valvulado *É* amp normal. Até porque os primeiros amps eram os valvulados, os transistorados é que vieram depois. E os híbridos depois. E os modeladores depois.

    Existem explicações bem copletas sobre isso em algum lugar por aqui...

    MatheusFarage
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pergunta seu avô q ele sabe!

    kosmiktubes
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Fala aí Edi Guitar, vou me atrever a dar um pitaco aquí sobre sua pergunta.

    Conhecemos hoje 2 componentes que são capazes de replicar um som com potência maior(amplificar) : o transistor e a válvula.

    Obviamente um amp valvulado é aquele que emprega a válvula como dispositivo ativo na amplificação.

    O problema é que hoje está muito confuso saber o que é, ou não, valvulado. Ano passado apareceu em nossa oficina um amp Fender desses mais recentes que se você retirasse a 12AX7 do pré ele continuava funcionando com um timbre diferente...mas continuava funcionando com os transistores. Isso é um valvulado?

    Esses pedais estilo Doctor Drive e V-Twin...eles empregam mais de 10 amplificadores operacionais transistorizados....e tem 2 válvulas...isso é valvulado?

    Pois é, sim e não e....eis que sua pergunta faz sentido justamente porque hoje em dia o que se tem é uma espécie híbrida, usa-se o transistor para algumas coisas e a válvula para outras.

    Eu diria que um amp valvulado hoje em dia é um amplificador que utiliza válvulas como principal dispositivo de amplificação no pré(podendo ter alguns operacionais transistorizados para o reverb ou loop de efeitos por exemplo) e que utiliza SOMENTE válvulas no estágio potência. A retificação por exemplo normalmente será à base de diodos em estado sólido.

    Um "puríssimo valvulado" utilizaria válvulas para TUDO - retificação da corrente, envio e retorno do loop de efeitos, envio e retorno do reverb, equalizador e estágio de potência. Esse tipo de amp é raro e acredito ser encontrado apenas sob encomenda ou quando comprar modelos antigos(e remakes deles).

    Abraço!

    MatheusFarage
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    qual é a vantagem de um amplificador valvulado em relação ao transistorizado?
    A resposta é simples: fidelidade. A fidelidade da resposta do amplificador indica o quanto ele modifica o sinal de entrada ao amplificar este sinal.
    Um bom amplificador apresenta uma boa fidelidade, ou seja, ele reproduz exatamente aquilo que recebe como entrada. Você deve estar imaginando então que os amplificadores valvulados possuem mais fidelidade do que os transistorizados, não? Nada disso, os transistorizados são "HiFi", ou seja, apresentam alta fidelidade. Porém os amplificadores valvulados introduzem harmônicos no som original, e com isso distorcem o som. Esta distorção é, contudo, agradável e até mesmo desejável. O som fica mais rico, mas menos fiel. Quanto melhor for um amplificador valvulado, mais harmônicos ele irá introduzir e menos fiel ele será.

    Os amplificadores transistorizados, por sua vez, são mais baratos, mais compactos e com maior fidelidade. Não pense, entretanto, que as válvulas deixaram de ser fabricadas depois da invenção do transistor. Nunca foram produzidas tantas válvulas como atualmente!

    FONTE:http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=vi ew&id=120&Itemid=27

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    o amplificador valvulado tem um som bem melhor, mais encorpado e mais potente

    soh q temq esperar esquentar (acho)

    kosmiktubes
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Para guitarra não é desejável ter alta fidelidade(hi-fi). O bom valvulado para guitarra tem personalidade, e ele modifica o som e gera um novo timbre.

    O resto está dito aí no post do Matheus(com uma ressalva sobre os harmonicos), apesar de que há alguns MosFETs de saída com timbre tão bonito quanto o de algumas válvulas.

    Sobre a afirmação: "os amplificadores valvulados introduzem harmônicos no som original"

    Os amps não inserem harmonicos. Os valvulados realçam os harmonicos pares, veja por que isso é interessante:

    Toda a nossa teoria musical gira em torno de oitavas, e como todos sabemos uma oitava é a frequencia-base elevada uma potência de 2. Então se 440 Hz é um Lá, o Lá uma oitava acima será 880. E 2 oitavas será 1760 Hz.

    Percebeu então algo familiar???? Os harmônicos pares são sempre dobros das frequencias fundamentais! Então o primeiro harmônico de 440 é 880!!! Assim, desejamos que o amplificador realce os harmônicos pares porque é certo que esses harmonicos pertencem a escala musical.

    A válvula não insere harmônicos... A válvula REALÇA harmônicos que são multilplos da frequencia fundamental. E quanto mais harmônicos pares ela realçar, mais "cheio" e agradável será o som.

    Os harmônicos impares estão fora da escala musical ocidental, distoam dos tons maiores e soam mal aos ouvidos.

    Abraço.

    wcpm
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: wcpm
    · votar


    Um amplificador pode ser considerado como qualquer dispositivo que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade maior, apesar do termo atualmente se referir a amplificadores eletrônicos. A relação entre a entrada e a saída de um amplificador--geralmente expressa em função da freqüência de entrada--é denominada função de transferência do amplificador, e a magnitude da função de transferência é denominada de ganho.

    Amplificadores eletrônicos

    O tipo de amplificador mais comum é o eletrônico, comumente usado em transmissores e receptores de rádio e televisão, equipamentos estéreo de alta fidelidade (high-fidelity ,"hi-fi"), microcomputadores e outros equipamentos eletrônicos digitais, e guitarras e outros instrumentos musicais elétricos. Seus componentes principais são dispositivos ativos, tais como válvulas ou transistores.

    Em alta fidelidade o Amplificador é um aparelho eletrônico que eleva os níveis de tensão dos sinais de áudio. É muitas vezes empregado para designar o conjunto pré-amplificador e amplificador de potência ou o Amplificador Integrado.

    Pré-amplificador é o estágio de um amplificador de áudio que recebe o sinal da fonte sonora, tais como o gravador cassete, o receptor e o toca-discos de baixo nível e corrige-o, entregando em sua saída um sinal suficientemente elevado para excitar o amplificador de potência.

    Amplificador de potência é o estágio de um amplificador de áudio que eleva o sinal de áudio fornecido pelo preamplificador a um nível de tensão e impedância adequados para funcionar as caixas acústicas.

    Amplificador Integrado possui o Preamplificador e o Amplificador de potência juntos no mesmo aparelho.

    Amplificadores valvulados

    No início dos anos do áudio, as válvulas faziam a atividade de dispositivos ativos. Atualmente ainda são utilizadas em aparelhos High End e em caixas amplificadas para instrumentos (guitarra elétrica). Um amplificador valvulado geralmente funciona sob altas tensões de alimentação e baixas correntes, o que torna necessário o uso de transformadores de saída para adequar as impedâncias de saída do amplificador (altas) com as baixas impedâncias dos alto falantes. Os valvulados podem ser montados em topologia Single-End, onde apenas uma válvula amplifica todo o sinal, mas com baixo rendimento (classe A) e com topologia Push-Pull onde pares de válvulas são conectadas ao transformador de saída de forma que cada válvula de cada par amplifique apenas um semi-ciclo (positivo ou negativo) do sinal de áudio. São muito usadas válvulas pentodo de potência como elementos de saída tais como KT88, KT66, 6550, EL34, EL84,6L6 e 6V6 entre outras.

    Amplificadores transistorizados

    Com a invenção dos transístores, as válvulas foram pouco a pouco substituídas por estes novos amplificadores, devido às vantagens de menor consumo de energia, maior durabilidade, menor tamanho e custo menor. Os amplificadores transistorizados têm comportamento diferente dos valvulados, a distorção é diferente e não necessitam de transformadores de saída para casar as impedâncias dos alto-falantes. Hoje os amplificadores transistorizados podem ser construídos com transístores bipolares ou MOSFETs ou ainda circuitos integrados.

    Amplificadores operacionais (ampops)

    Amplificadores Operacionais são amplificadores diferenciais DC de alto desempenho: alto ganho, alta impedância de entrada, baixa impedância de saída e grande resposta em frequência. Foram criados para implementar computadores analógicos, executando operações matemáticas (donde derivam seu nome) com valores de tensões como operandos e resultados. Podem ser construídos com transístores ou válvulas (hoje a maioria é na forma de circuito integrado). São muito usados em instrumentação e equipamentos eletrônicos em geral.

    Os amplificadores operacionais podem ainda ser divididos em dois tipos:

    * Entrada em Tensão
    * Entrada em Corrente (tipo Norton)

    Classes de Amplificadores

    As classes de amplificadores diferenciam-se quanto ao método de operação, eficiência, linearidade e capacidade de potência de saída.

    Os amplificadores podem ser classificados em:

    * Classe A - conseguem amplificar 360 graus de um sinal de entrada.

    * Casse B - conseguem amplificar apenas 180 graus de um sinal de entrada (apenas um semi-ciclo)

    * Classe AB - conseguem amplificar mais de 180 graus de um sinal de entrada, mas não na sua totalidade

    * Classe C - conseguem amplificar menos do que 180 graus de um sinal de entrada

    * Classe F - alta eficiência (idealmente 100%) e alta potência de saída. Usado principalmente para aplicações de RF e microondas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que quer dizer amp valvulado?