Trocar falante é simples ?

Autor Mensagem
lucas_
Veterano
# ago/07


Ae, tenho um Meteoro Atomic Drive ... soh que por muito tempo toquei com ele no talo e... o falante agora incorporou um distorcao em todos os sons...

eauheau resumindo, som limpo sai distorcido (nao sei explicar melhor)


Estou pensando em trocar o falante dele, resolveria meu problema?

É só tirar um e por outro ou tenho que levar algo mais em consideracao?


Flw

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


se ambos os falantes tiverem a mesma impedancia, é só isso. Valores usuais para a impedancia são 4, 8 ou 16 ohms. Deve estar escrito atras do falante. Flw.

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Além de checar a impedância, olhe a potência que o falante suporta. Como o ampli é de 20W, qualquer coisa acima disso tá de bom tamanho. (pra não correr o risco de queimar a bobina).

lucas_
Veterano
# ago/07 · Editado por: lucas_
· votar


Bom, olhei agora e tem uma etiqueta no falante que diz:

'BA8SS' 140/60W
8ohms

entao seria um falante de 60? :S

eu poderia pegar um com mais ou com menos potencia do que o atual?


---

Aonde normalmente que vende falante sozinho? (que tipo de loja)

boleterodectba
Veterano
# ago/07
· votar


melhor do que trocar falante é vc mandar recondicionar o original, vai gastar uns 30 reais em média.

lucas_
Veterano
# ago/07
· votar


melhor do que trocar falante é vc mandar recondicionar o original, vai gastar uns 30 reais em média.


Bom, é uma opção que eu nao conhecia... vou procurar pelo servico por aqui, vlw.

Timbrado
Veterano
# ago/11
· votar


pessoal, vou desenterrar esse tópico porque entrei em contato com a Meteoro e os caras me disseram que o falante atende até 20watts o.O

Agora estou na duvida, quero testar um cabeçote valvulado de 45w nele mas tenho receio de queimar o falante ou cabeçote.

A minha idéia é ligar a saída de 4ohms do cabeçote direto no falante (que possui 8ohms) pra evitar maiores problemas.

Então quero saber duas coisas:

1. Porque na etiqueta diz 60w se o falante (segundo a meteoro) aguenta até 20watts?

2. Como faço pra saber a potência do alto falante?

abraço!

wiskeria
Veterano
# ago/11
· votar


primeiramente os falantes meteoro são uma merda, nem perca tempo ligado seu valvulado nele, além da possibilidade de dar problema por falta de potencia no falante o som vai ficar uma bosta, compre um falante decente e mande fazer uma caixa legal.
Deixa de ser pão duro e fazedor de gambiarra...

Timbrado
Veterano
# ago/11
· votar


wiskeria
ahsudhausdahsudahsudashd

tu ta certo, tche!

é que quero apenas testar o cabeçote (já que comprei usado)

Já encomendei meu celestion vintage 30 que vai chegar dentro de alguns dias diretamente do Uruguai!

Quero testar pra saber se o cabeçote chegou bem sacas?

e aí? alguém sabe como medir a wattagem do falante?

Timbrado
Veterano
# ago/11
· votar


ninguém?

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Ressuscitando o tópico...

Chegou um novo falante que eu encomendei e eu gostaria de substituir o antigo por ele.

Algum poderia me passar um tutorial bom que mostra a melhor maneira de fazer a solda em falantes?

Tem algum risco de estragar o falante por causa da temperatura do ferro de solda nas pontas onde o o fio é soldado?

Desde já: obrigado.

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Algum iluminado pra me dizer ao menos se tem chance de estragar o falante se aquecer demais as pontas em que os fios sao soldados?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
O ideal é soldar bornes de ligação nos fios (vende em qualquer loja de eletrônicos) e fixar nos bornes do alto-falante, assim, não há risco algum e vc pode tirar e colocar os fioas quando quiser ou precisar.
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Pesquisei sobre esses bornes, mas tem 1001 tipos e não consegui entender como funcionaria isso o que você falou. Tem alguma foto à mão para mostrar? Se tiver tempo, por favor me diga qual tipo é o certo ou explica como seria feita essa ligação. Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
https://www.google.com.br/search?q=bornes+para+liga%C3%A7%C3%A3o+de+al to-falantes&espv=2&biw=1600&bih=809&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=E6lUV eW1OcbvgwSpzYCwCQ&ved=0CAcQ_AUoAg#imgrc=Wflkzk5_znW8PM%253A%3BAdPsSJIk bssQdM%3Bhttp%253A%252F%252Fhifiplanet.com.br%252Fblog%252Fwp-content% 252Fuploads%252F2011%252F04%252FDSC00095b.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww .clubehiend.com.br%252Fforum%252Fshowthread.php%253F126-Projeto-A-Caix a-Constru%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-de-uma-caixa-ac%2525C3%2525BAst ica-personalizada%252Fpage2%3B550%3B408

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Perfeito. Para finalizar, uma última pergunta para deixar o tópico mais completo:

Li em um fórum de amplificadores na internet que a ligação com esses bornes não é recomendável para caixas fechadas, pois eles podem afrouxar com o tempo e perder a conexão, causando danos ao amplificador sem que o indivíduo saiba, pelo motivo de ser a caixa fechada. Essa informação procede? Ou é só achismo de certas pessoas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Cara, isso é bobagem.
Se o "borne" danificar, a caixa para de funcionar, e é só trocar. Ademais, a vibração teria que ser muito intensa para soltar o borne. Ou seja: exagero.
Várias fábricas, como a Peavey, usam esse tipo de dispositivo.
Abç

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User

É meio perceptível se ele afrouxar: gera ruído.

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Bom, acabei trocando com solda mesmo. Foi bem fácil, nada complexo. Valeu a todos pelas dicas!

timrafael
Membro Novato
# mai/15
· votar


boa tarde, minha dúvida é: posso trocar o alto falante do meu amplificador para guitarra por um alto falante antigo, tipo com o imã de alnico, e se eu fizer isso o som sairia mais vintage?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


timrafael
Trocar alto-falante não é trocar de camisa.
Em 1º lugar é preciso saber se o tal alto-falante tem a impedância e a capacidade de potência adequada e se é específico para instrumentos musicais (falantes de guitarra e baixo não são falantes "comuns").
Ademais "som vintage" é algo muito vago, e tem à ver não só com o falante, mas com tudo.
Abç

goonies
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User

eu prefiro soldar. Esses bornes não prendem bem, e há risco de soltar com a vibração, principalmente quem usa a capacidade máxima dos falantes como no meu caso.

Se você quiser trocar os falantes de vez em quando, eu recomendo colocar um fio um pouco maior, aí é só desparafusar os falantes e guardar na caixa. FIca apenas uma única solda. Claro que só vale se for usar a mesma impedância.

A propósito, achei um fio moster cable no japa da teodoro para falante.

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


goonies
Se você quiser trocar os falantes de vez em quando, eu recomendo colocar um fio um pouco maior, aí é só desparafusar os falantes e guardar na caixa. FIca apenas uma única solda. Claro que só vale se for usar a mesma impedância.

Não entendi o que tu quis dizer. Mas no meu caso não vou ficar trocando toda hora, porque comprei um para ser definitivo em uma 1x12.

Interessante Monster Cable fabricando fios para falantes! Aposto que o preço é bem salgado.

Uma outra pergunta: quando troquei o falante, tive que desfazer a solda do falante antigo que o conecta ao fio da caixa. Demorei para conseguir amolecer a solda com um ferro de 30w. Qual o motivo disso? Poderia ter acontecido isso devido a uma solda diferente, mais resistente? Existe solda mais adequada para essa aplicação? Ou aquelas de tubinho (que eu usei para soldar o falante novo) serve?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Qual o motivo disso?
solda diferente, mais resistente... Vc mesmo respondeu...
Existe solda mais adequada para essa aplicação?
Não.
Ou aquelas de tubinho (que eu usei para soldar o falante novo) serve?
Sim.
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você deveria cobrar por esse suporte 24 horas aqui no fórum hahaha.
Valeu pela resposta!
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Invalid User
Não sou "24 horas"...
Kkkkk....

Derick 137
Membro Novato
# mar/18
· votar


Ressuscitando o tópico
Tenho um amp pra baixo master q já ta comigo desde q comecei a tocar a uns 10 anos e ele tá com o falante distorcendo.
Queria saber se eu trocar um falante por outro melhor ajudaria não só a resolver o problema, mas tbm a melhorar o som sem que eu precise comprar outro amp.
O Falante é de 40w 8ohm quais falantes me indicam e onde posso achar sites confiáveis para comprar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Derick 137
Qual o diâmetro do falante?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/18 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Derick 137
Vou falar algumas coisas, da experiencia que tive trocando o falante de uma caixa landscape pra guitarra.
Procurei os fornecedores nacionais, importados e acabei escolhendo um eminence GB128.
Beleza, pensei que seria apenas abrir, tirar parafusos, trocar, colocar a tampa, 15 mim de serviço. O falante landscape tem 5 furos e o eminence 6, a empresa usou uma bucha de metal para fixar o falante na caixa, que eu não achei para comprar. Acabei parafusando com 5, tive que rasgar a tela ortofônica para mexer nesses furos, pois a disposição deles é diferente o que me obrigou a fazer um furo a mais. Também apanhei para tirar a tampa frontal do falante, para um tapeceiro colocar outra tela ortofônica, até que encontrei dois pedacinhos de madeira pregados junto ao acabamento da caixa e por onde a tampa foi colocada.
No final demorei 1 semana pra fazer, antes de qualquer coisa veja todos os detalhes do novo falante, sua caixa, onde vende... antes de gastar.
Eu nunca tive boa experiencia com reforma e conserto de falante por isso não indico, parece que esse povo só sabe fazer falante abafado para tocar pancadão no chora Boy.

Ismah
Veterano
# abr/18
· votar


Luiz_RibeiroSP

Ao acaso seria uma porca americana ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar falante é simples ?