Peavey 5150 + Boss SD-1

    Autor Mensagem
    Humans Being
    Veterano
    # ago/07


    E ai galera blz?

    Tenho uma dúvida sobre o "casamento" desses dois equipamentos, que eu sei que o EVH usa.

    Primeiro sempre vejo falar que o SD-1 é pra empurrar as vávulas, creio q um 5150 não precise disso, pois tenho um e sei que não precisa de um empurrãozinho.

    Segundo sei também que o EVH não usaria o casamento dos dois para dar o famoso boost na hora dos solos ( a guitarra do cara é absurdamente alta ).

    Vi um tópico aqui no fórum que o cara dizia q usava o SD-1 casando com a dist. de um CJ50, quando queria um som menos moderno. Não entendi direito isso, o SD-1 seria usado pra timbrar?

    Estu interessado em adquirir um SD-1 para o tal "casamento" com o 5150. Quais as vantagens disso? Alguém sabe o pq o EVH usa esse pedal com um ampli desses?

    Obs.: eu ja uso um bosster para solos, portanto não precisaria do SD-1 pra isso, tenho um equalizer tb que uso pra timbrar o canal limpo do 5150, por ele ter um unico equalizador.

    agradeço as dicas e trocas de experiencia de todos,

    abraços.

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    up.

    Ninguem pra comentar o assunto?

    cel_Raphael
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    E ae cara td bom?
    então...acho sempre uma boa ter um bom overdrive para ser usado com um aplificador valvulado...qual booster que vc usa nele? quantos db de ganho ele dá?
    O sd-1 daria no mínimo uma cor diferente no seu som... vale lemrar que o wylde usa um desses com um JCM800 para tirar seu timbre... acho que o sd-1 vai casar bem com seu amplificador, vai dar um bom overdrive em qualquer nivel de volume...
    o sd-1 tem um timbre mais vintage mesmo, naum tem mto ganho, mais dá uma boa rasgada no som... vê no youtube se naum tem nenhum 5150+sd-1 pra vc ver como ficaria o timbre...mais acho que no canal crunch do seu ampli ficaria bem foda!
    abraçs!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    todo guitarrista famoso q se preze que toque hard rock ou metal usa um booster
    a idéia de se usar booster não é compensar nenhuma falta do amp, nem de sujar o timbre
    booster é usado pra aumentar o sinal limpo da guitarra ANTES do amp, ressaltando as caracteristicas da sua guitarra, captação, pegada e principalmente do amp
    vc vai ter um som mais cheio, mais sustain, harmonicos, vai aproveitar melhor o ganho DO AMP, ter mais ataque e definição nas notas
    vc só tem a ganhar

    os modos mais comuns de se boostar são: overdrive com level entre 6 e 10 e ganho baixo ou zerado, equalizador gráfico ressaltando os médios, clean booster sem controle de ganho (tipo microamp)

    eddie van halen, randy rhoads, dimebag darrell e kerry king usavam esse lance de boostar com equalizer como booster de médios
    tony iommi e o brian may usavam um treble booster
    o randy rhoads, além do do equalizer, usava um mxr distortion+
    as bandas de metal atuais usam tube screamers (ibanez ou maxon) em sua maioria com drive no 0

    o lance é saber combinar a sua guitarra, sua captação da melhor maneira possivel com a regulagem do pedal e do amp
    uma boa dica, que quase sempre é valida, é zerar o drive do pedal, usar o canal crunch do 5150 e não passar o ganho do amp do 6-7

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    to começando a sacar esse lance então ...

    as duas respostas foram bem explicativas ... so um detalhe uso o canal do crunch do meu ampli como som limpo (sem acionar o crunch), por isso acho q não ficaria viável eu usar o sd-1 ali.

    vou ver se consigo um sd-1 emprestado pra fazer os testes, apesar de não ser um pedal tão caro, quero ter ctz do investimento q irei fazer.

    quanto ao bosster? uso um handmade desses na lata de sardinha, que pra mim me serve muito bem, ja so uso para dar volume nos solos, e ele tem um controle de pra médios, graves e agudos.

    e mais um detalhe, ja usei um jackhammer e o equalizer pra testar, guitarra-jackhammer/equalizer-input ampli, não surte efeito algum. Apenas surte o efeito se coloca-los no loop. Oq pode ser isso ?

    abraços

    Amadeuschindler
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    empurrar as válvulas
    Acho essa expressão sem pé nem cabeça...

    CaioPrimo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being
    poxa cara parabenx pelo amp, com 1amp desse, eu soh usaria o foot dele x)

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Amadeuschindler
    empurrar as válvulas
    Pois é, mas é a expressão usada por muitos aqui no fórum.

    CaioPrimo
    é dependendo do som que se vai tocar da pra usar so a guita e ele mesmo, quanto ao foot, comprei ele sem foot e não consigo encontrar um foot descente pra ele, e muito menos as chaves DPTD pra fazer um.

    Amadeuschindler
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being
    :)

    Regnum_irae
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being
    e mais um detalhe, ja usei um jackhammer e o equalizer pra testar, guitarra-jackhammer/equalizer-input ampli, não surte efeito algum. Apenas surte o efeito se coloca-los no loop. Oq pode ser isso ?


    Pega o equalizer e poe uma frequencia soh no maximo....e as outras em 0 dB , o geralzaum vc poe no maximo tbm.....liga , e desliga.....se naum fizer diferença eh pq seu equalizer ta pifado!

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Regnum_irae
    vou fazer esse teste e depois posto aqui ... toco esse final de semana, talvez so na segunda vou poder postar o resultado.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    empurrar as válvulas
    Acho essa expressão sem pé nem cabeça...


    não foi ninguém aqui que inventou
    os gringos também falam "push the tubes"

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
    · votar


    Humans Being

    apesar de ter modo overdrive, o jackhammer é um pedal de distorção
    a importancia do booster é aumentar o sinal e não distorcê-lo
    pra funcionar bem como booster, o pedal tem que ter saída alta e não drive

    outra coisa é acho q vc está confundindo ainda o efeito do boost
    boost NÃO ALTERA TIMBRE, pelo menos não um booster apropriado usado corretamente
    não é pra vc ligar e falar "ooh ficou tão diferente agora"
    ele apenas ressalta sustain, harmonicos, pegada, definição, mas não muda o timbre da distorção (e nem deve)

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Humans Being
    · votar


    Eric Lance Abbott
    Opa, agora deu uma clareada melhor no q eu realmente queria saber sobre o boost ... ele apenas ressalta sustain, harmonicos, pegada, definição, mas não muda o timbre da distorção (e nem deve) ...

    Então ele pode ser usado acionado o tempo todo, e não so na hora dos solos, correto?

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being

    Então ele pode ser usado acionado o tempo todo, e não so na hora dos solos, correto?

    uhum
    menos no clean
    hehe

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eric Lance Abbott
    No estúdio onde eu insaio tem um 5150, e quando toquei nele com um pedal de overdrive do outro guitarrista como boost achei o som maravilhoso (não que sem o pedal não seja, pois esse ampli tem um som lindo). Acredito que independente do tipo de som que você goste o boost pode ajudar em alguma coisa.

    Abraço

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    WeS Guitar Hero
    que tipo de som vc toca? pq todos que eu ja vi usando esse ampli na net, sempre usa o timbre parecido com os mesa da vida ... nunca vi um video no youtube q o cara timbra esse ampli, pra um hard rock por exemplo ... (com exeção do EVH, claro).

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being
    O que eu mais toco é hard rock mesmo, mais tambem tem uns metal, algum pop rock... (isso com essa banda que eu toquei com o boost).

    Mais quando eu coloquei o boost eu reajustei a timbragem do ampli, porque me pareceu que aquele overdrive era muito agudo.

    Se você gosta dos harmonicos mais ressaltados acredito que vai gostar.
    Mas como você disse, procure alguem que tenha o ds-1 para te emprestar, porque você não é obrigado a gostar apenas do ds-1. Existem varios pedais que servem muito bem como boost. Um grande exemplo é o overdrive mxr do zakk ou o tube screamer.

    Abraço

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    WeS Guitar Hero
    valeu pelas dicas ... é isso q estou tentando fazer, o duro q aqui onde eu moro, parece q o unico q curte fazer experiencias com timbres sou eu ... rs

    tem muita banda aqui, mas a molecada so usa pedaleira e amplis SS fica dificil trocar experiencias ou emprestar equipamentos para testes ...

    alias, vi vc perguntando em outro tópico sobre o som limpo do 5150, eu não gosto não, satura muito rápido, ainda mais q minha guita tem dois hambucker. Nunca testei com uma guita com single ...

    Humans Being
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Galera, surgiu uma duvida ...

    Se eu usar o pedal boss overdrive ao invés de um super overdrive, daria o mesmo efeito?

    é que me apareceu uma barbada aqui ... apesar do pedal ser bem antigo, muito antigo eu diria ... por 20 reais ...

    abraço

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Humans Being
    Ah valeu por falar do som limpo dele... hehe..
    mais é que eu perguntei isso antes de ter testado, e ninguem me respondeu na época (nem faz tanto tempo assim vai...)
    aí eu descobri esse estudio que tem esse ampli e toquei com ele. Eu gostei muuuito do som do ampli e e quanto ao som limpo não achei ruim não. Não é como um fender, mas é legal sim.

    E quanto a sua dúvida, eu nunca ouvi nem testei esse boss overdrive, mais por 20 reais acho que vale pegar.... nem que for pra revender, hehehe


    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peavey 5150 + Boss SD-1