Falante novo - amaciamento

Autor Mensagem
Sprakudenu
Veterano
# jul/07


E aí pessoal,

Comprei um falante Oversound de 12" (linha instrumentos musicais) prá usar de quebra galho com meu Bassman e até agora tenho obtido resultados legais, mas eu queria saber qual a característica de um alto-falante "duro", ou seja, novo e não amaciado.

Distorce algumas freqüências, deixa o som meio esquisito, quanto tempo de uso prá um falante ficar amaciado?

ou tudo isso é papo? hehe

abraços

GAMMOTH
Veterano
# jul/07
· votar


Hmm, o cone de papelão tem que ir se soltando e se acostumando com o movimento de vai e vem, isso até que faz sentido.

Acho que, no caso da afirmativa ser verdadeira, o som sairia menos grave, pois o cone se deslocaria menos axialmente e empurraria menos ar. Assim, as ondas de maior período (graves) seriam prejudicadas. Ainda mais por elas precisarem de mais potência para serem impelidas...

Maaassssss.... as vezes o conezão funciona sempre do mesmo jeito, desde que saiu de fábrica e não acontece nada disso, euehueh!

Esse Oversound é importado? Quanto custou? O Bassman é Fender?

carlos adolphs
Veterano
# jul/07
· votar


Sprakudenu
Papo!Meus Novik 1979 continuam com o mesmo som de quando novos.[]'s

Sprakudenu
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH
Esse falante eu nem conhecia, é uma marca nacional que achei numa loja daqui da minha cidade e resolvi arriscar (não teria que pagar frete, esperar e ainda prefiro comprar na loja física caso dê algum problema).

Custou 100 paus: 12", 8 ohms, diz ter 125w, sensibilidade 94dB (meu cabeçote tem 100w então isso não chega a ser problema), freqüência de ressonância 55Hz, resposta de freqüência 50~6.000Hz. Modelo 300W12.

Até agora tá me servindo bem. Comprei só 1 prá experimentar pois não conhecia... é mais prá quebrar um galho enquanto não arrumo uns Jensen maneiros.

O Bassman é um Thunder Sound 3 de 100w, mas de thunder sound só tem os trafos mesmo.


carlos adolphs
Então tá beleza! Valeu pela ajuda.

Abraços!

Paulo Acedo
Veterano
# jul/07
· votar


Sprakudenu

Dá uma certa diferença sim cara.Qdo novos eles são mais duros e têm menos graves e quando amaciam entram em regime.O difícil é perceber isso através do tempo mas nos falanes que eu fabrico dá pra perceber bem isso .Um novo soa um pouco menos do que um já usadinho .Qdo vc compara os dois lado a lado fica fácil perceber.

Pra vc amaciar os seus o negócio é tocar mas se quiser pode ligar num aparelho de som e deixar o dia todo funcionando

GAMMOTH
Veterano
# jul/07
· votar


Sprakudenu: Pô, cara. Com um ampli valvulado desses você tinha que por um importadão mesmo! Vai juntando a grana, eheh!

Sprakudenu
Veterano
# jul/07
· votar


Paulo Acedo
Prá falar a verdade eu tou sentindo um pouco de diferença sim, o som ainda sai meio esquisito mas eu não sei ainda o que é falante duro e o que é falante ruim hehehe só depois de um mês usando mesmo.

valeu a ajuda Paulo!

GAMMOTH
Pois é, eu tinha até juntado uma grana mas deu problema... quase comprei os do Paulo Acedo aí em cima mas também não deu... o jeito é quebra-galho agora...

Tycoon
Veterano
# jul/07
· votar


o jeito é quebra-galho agora...
Não concordo quando vc diz isso.
Tenho um Oversound 12" e acho ele muito responsável.
Não reparei o meu rachar em nenhuma frequência.

Em se tratando de equipamento, acredito mais no que ouço do que no que vejo.
O preço dele é um pouco abaixo do Eminence mais barato.

Sprakudenu
Veterano
# jul/07
· votar


"e até agora tenho obtido resultados legais"

Tycoon
Eu tou feliz sim com ele, vou ficar com ele por um bom tempo mesmo e sem reclamar. Mas também não é top e pretendo comprar algo melhor quando puder, como em todo equipamento que tenho.

Tycoon
Veterano
# jul/07
· votar


Sprakudenu
Seu Oversound dá uma salientada nos médios?

tom_delonge182
Veterano
# jul/07
· votar


acharam esse falante aqui no brasil mesmo ou importaram??

em quanto morréo?R$?

Tycoon
Veterano
# jul/07
· votar


tom_delonge182
Oversound é Brasileiro.
Paguei no R$142,00 no meu.
Muito bom.

Sprakudenu
Veterano
# jul/07
· votar


Tycoon
Dá sim, percebi isso na hora! Com uma caixa 4x12 meteoro eu boto os médios lá em cima, com este falante tive que dar uma maneirada. Dei sorte nesse quesito pq gosto de médios, médios-agudos.

tom_delonge182
O falante é brasileiro. Paguei na minha cidade 115 reais.

tom_delonge182
Veterano
# jul/07
· votar


Tycoon
Sprakudenu
o falante é bom mesmo?? estou querendo 2 falantes de 12" , ou 1 de 12" e 1 de 15", há varios modelos pra guitarra? ou apenas um??tem site? onde posso velos?

tom_delonge182
Veterano
# jul/07
· votar


opa, achei o site deles, um duvida eles fabricam falantes somenta para intrumentos musicais?? pretendo pegar um clone do soldano de 50watts, vocês recomendam algum modelo em especial??

Tycoon
Veterano
# jul/07
· votar


tom_delonge182
A Oversound fabrica diversos falantes, mas tem essa linha que é específica para instrumentos musicais.
Eu não testei nenhum outro falante dela mas o que eu eu comprei (450w12) é muito bom.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Falantes Amaciar ou não? Mito ou Verdade? essa tecnica se aplica a falante de instrumentos?

cadojapan
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Novato e tomou uma denuncia por desenterrar o topico com uma resposta tão inútil.

Como o coveiro ai de plantao ressuscitou, vou aproveitar.

Essa semana coloquei dois Eminence V128 120w no meu meteoro nitrous 160w, mas nao estou gostando muito, parece que esta rachando nos graves, será que melhora depois de amaciar mesmo?

Outra duvida, dá alguma diferenca se eu ligar positivo e negativo errado? Faz diferenca colocar a borda do falante para dentro da caixa? ou melhor alargar o furo e deixar as bordas para fora?

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


cadojapan

Novato e tomou uma denuncia por desenterrar o topico com uma resposta tão inútil.

Como o coveiro ai de plantao ressuscitou, vou aproveitar.


Novato? Eu to aqui faz muito tempo, e outra era uma pergunta, pois só ouvi falar em amaciamento em Falante automotivo com suspensão acústica, muitos dizem que não faz diferença nenhuma, foi isso que perguntei, toma conhecimento das coisas, aff, "resposta inútil", não viu que ainda perguntei se isso se aplica a falantes de instrumentos?????

Véi, na boa...

cadojapan

dá alguma diferenca se eu ligar positivo e negativo errado?

Sim, o falante ao invés de ir para frente ira para traz etc. Para saber qual a polaridade certa é assim:

Você pega uma pilha (ou bateria de 9v de preferencia), coloca nos dois polos, se ele ir para traz é que a polaridade ta invertida, se ir para frente a polaridade esta certa ;)

obs: Cuidado para não segurar a bateria nele por muito tempo...

Faz diferenca colocar a borda do falante para dentro da caixa? ou melhor alargar o furo e deixar as bordas para fora?

Borda? Não sei dizer, mas se for parte do cone tem problema sim, pode perder um pouco de timbre...

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


cadojapan: Novato e tomou uma denuncia por desenterrar o topico com uma resposta tão inútil.

Ele agiu corramente e fez uma pergunta bastante pertinente ao tópico!

Abs

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Obrigado

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man
cadojapan
MauricioBahia
Não existe essa de amaciar alto-falantes, apesar de funcionarem pelo principio do pistão, não são motores.Quando o material da suspensão do conjunto bobina/cone, também chamado de "aranha" de centralização, perde sua rigidez, em seguida o alto-falante vai para o brejo.Existe uma interação no binômio rigidez/elasticidade do sistema de suspensão como um todo, e que é expressado, no final das contas como sensibilidade do alto falante.Essa sensibilidade (dB/W/m), leva em conta a potência aplicável e a quantidade necessária para vencer a inércia do sistema de suspensão.
Quanto a instalar o alto falante por dentro ou por fora do tampão, dependendo da espessura da madeira, pode ter pequenas variações no som projetado.Isso se deve ao fato que a distância que o som emitido pela parte frontal do cone percorre até encontrar a onda proveniente da parte traseira, influencia no perfeito casamento, ou melhor, faseamento, de ambas emissões.Em função desse faseamento, algumas frequencias poderão ser atenuadas ou reforçadas, dando a característica timbral da caixa.Se quiserem saber mais a respeito, leiam sobre o "baffle infinito", no Google.Abcs.

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


carlos adolphs
Quanto a instalar o alto falante por dentro ou por fora do tampão, dependendo da espessura da madeira, pode ter pequenas variações no som projetado.

vixe, aprendi mais uma.
quer dizer entao que o projeto da caixa já tem que levar em conta de que lado vai instalar, ne?

valeu!

Hitman
Veterano
# abr/12
· votar


Celestion recomenda amaciar os falantes tocando acordes abertos por uns 10-15min em volume alto (alto de verdade, nao no seu quartinho, ouvindo sua vovo reclamar)

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Hitman

Quando chegar policia aqui em casa eu vou falar, eu to meu direito, o produto requer amaciamento. Só vai ficar serio o dia que a policia perguntar, vc tem que amaciar todos dias??

Hitman
Veterano
# abr/12
· votar


Nao cara, e uma vez so.
Ta la no site da celestion se quiser confirmar...

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Hitman

Não não, no post amaciamento era uma desculpa pra tocar alto :)

juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


Hitman

foi uma piada do Alez, ele quis dizer que vai usar a desculpa de amaciar o falante pra tocar alto todos os dias. ^^

Po legal o fato da construção da caixa do amp mudar o timbre do falante, aprendi mais uma tb!!

agora vai começar a sair amplificadores em mógno, em rosewood, em ébano!!!.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12
· votar


carlos adolphs

Eu nunca tinha ouvido falar nessa de amaciar. Pra mim, é um novidade ®FCC

:)

carlos adolphs
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Como falei no início, não existe isso.O pessoal cita que tá no site da Celestion...Engraçado é que lí todo o site e em lugar nenhum encontrei qualquer citação à respeito.Gostaria que me mandassem o link pra ver.A unica coisa sobre diferença de uso é que eles dizem que não se deve usar a potencia nominal em uma execução de Metalcore com acordes graves, sobre um vintage, pois vai danificá-lo.Fora isso, nada.
juninholiveira
Não falei que o tipo de madeira muda o timbre da caixa, mas sim que a espessura do orifício no tampo do Baffle pode influir levemente no cancelamento de frequencias ou seu reforço.Ok?Não é a mesma coisa.Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falante novo - amaciamento