Pedal digital x Amp valvulado

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: A conversão do sinal, por si só, não "pasteuriza" timbre nenhum.
Qualquer processamento pode "pasteurizar" o timbre, seja digital ou analógico.


Esse é o meu ponto!

abs

jigo__
Veterano
# nov/09
· votar


A conversão do sinal, por si só, não "pasteuriza" timbre nenhum.
Qualquer processamento pode "pasteurizar" o timbre, seja digital ou analógico.

Esse é o meu ponto!

abs
(2x)

bruno_hen
Veterano
# nov/09
· votar


Até aonde eu sei os pedais digitais ñ convertem o timbre analógico para digital e vice-versa, ele apenas acrescentam o efeito digital ao som original da guitarra, pelo que eu me lembro esse é o caso do DD-3 da Boss.

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


bruno_hen
apenas acrescentam o efeito digital ao som original

Para fazer isso, o pedal precisa realizar a conversão, o processamento digital, a re-conversão, e aí então fazer a mistura. Mesmo que o sinal final não tenha passado inteiro pelo processamento digital, parte dele tem que passar. Do contrário, não seria um pedal digital, hehe.

Bog
Veterano
# nov/09 · Editado por: Bog
· votar


rsf
ao invés de dizer "pedaleiras pasteurizam o timbre"...deveria ter dito: "as simulações das pedaleiras pasteurizam o timbre".

Se for assim, eu até concordo. Mas destaco que o que faz isso não é o "pedaleiras" e sim o "simulações". Falo isso porque tenho simuladores analógicos (2 pedais da Tech21), e eles fazem a mesmíssima coisa. Afinal de contas, este é o propósito da simulação, não é mesmo? Todas elas funcionam como preamps, e colorem o timbre. Muitos overdrives fazem o mesmo - como eu disse, muitos fabricantes gostam de destacar a "transparência" dos seus pedais, o que obviamente leva a crer que existem outros pedais que não são transparentes. O mesmo vale para pedais que funcionam como preamps valvulados (ex: Blackstar HT, Damage Control Womanizer, etc).

Ou seja, se eu compro um amp X e jogo nele uma simulação de amp Y - seja digital ou analógica - o resultado final realmente não é mais o timbre do amp X. Pode ser uma mistura de X com Y, ou algo parecido com Y (jogando por exemplo no return). Pode soar legal. Tendo o power valvulado, pode até soar mais quente e dinâmico do que a mesma simulação ligada em um PA. Mas não soa como X.

Se isso vale a pena ou não, vai de cada um. Talvez o cara queira variar de vez em quando o som do amp X - neste caso, um simulador pode ou não ajudar. Talvez ele queira apenas empurrar as válvulas do seu amp X comprado a duras penas, sem mudar o timbre - e neste caso, talvez um booster funcione muito melhor. Talvez o cara queira ter 1001 timbres mesmo - e neste caso, talvez ele devesse comprar um amp transparente ou um PA em vez de um amp X.

Particularmente, eu gosto de ligar pouca coisa nos meus 2 valvuladinhos. Uso bastante minha pedaleira em casa, mas não costumo ligar nesses amps nem a pedaleira e nem os simuladores analógicos. Vou de Tube Screamer! Enfim, eu não estou defendendo aqui que digital é melhor ou pior do que analógico (até porque, lembremos, nem tudo que é analógico é um amp valvulado). O meu ponto é que muita gente tem chiliques achando que "processamento digital" é o vilão da história. Não é. Vilão é só o "processamento", quando altera o timbre e isso não é o que a pessoa procura. Mas isso pode acontecer com pedaleira, simulador analógico, compressor analógico, overdrive que entope o som de médios (ou tipo alguns pedais da Marshall), etc.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: O meu ponto é que muita gente tem chiliques achando que "processamento digital" é o vilão da história. Não é. Vilão é só o "processamento", quando altera o timbre e isso não é o que a pessoa procura. Mas isso pode acontecer com pedaleira, simulador analógico, compressor analógico, overdrive que entope o som de médios (ou tipo alguns pedais da Marshall), etc.

E sobre a dinâmica do processamento digital? Li que há um fator peculiar ao processamento digital pois o sinal digital não deve clipar. No manual da G-System explica que não se deve conectar pedais com volume muito alto na G-System. Inclusive tem uma luz indicadora na pedaleira para isso.

Tem até um explicações no manual da G-System:

"Question - How do I adjust the Input level? What is the proper way to adjust the input level on my G-System? Should the meters be almost clipping?

Answer - You should leave some headroom (around 3dB) on the Input meter to avoid internal DSP overloads. A DSP overload can happen anytime though, depending on how much you boost the signal inside the unit. If you boost the signal too much internally, the LEDs will light up, even though the input is not too loud. You should be careful not to overloading the DSP. In
analog equipment, overloads can produce harmonic distortion, which can make the sound "warmer". In digital equipment overloading just degrades the sound and creates loud clicks!"

O que diz é que o sinal muito alto em analógicos cria distorção harmônica. No caso digital, o som fica deteriorado e cria "clicks" muito altos. O ideal é deixar 3db de headroom na G-System para evitar clipar.

Então, creio que este seja um fator importante e talvez o motivo pelo qual já vi muitos pessoas reclamarem que o som de pedaleiras/pedais digitais fica ruim quando ligada à pedais analógicos. Na verdade é apenas uma questão de ajuste de volume.

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Essa do cliping é bastante interessante, eu percebi isso quando liguei ods e dists externas na gt e no guitar rig, se deixa clipar o volume em qq nível da cadeia de efeitos, o som já fica esquisito.

Lembro que na gt não aparecia ruído, mas o som fica estranho, no guitar rig já vem os estalos inclusive no som.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas

Posso estar errado, mas já vi muito gente reclamando que quando a G2 tá no set o som fica ruim, etc... Eu sempre utilizei volumes "médios" nos pedais, e sempre me preocupei em deixá-la no volume entre 60% e 70% pois já tinha percebido algo estranho quando aumentava muito seu volume e tinha outros pedais plugados. Provavelmente não dava "headroom" suficiente a G2 para evitar a clipagem...

Então, pode ser que a galera não atente para isso e coloque altos volumes nas Multifx digitais e nos pedais. Se isso é verdade, o som deve ficar uma bosta mesmo. Ainda, podemos constatar mais uma vez que o problema é do usuário mal informado ou que não tenha acesso a informações.

Abs

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Essa coisa do clipping é facílima de notar no PC. Pegue um editor de wav qualquer. Abra um arquivo. Aumente o volume até os picos passarem do limite. Pronto, você vai ouvir um monte de estalos. Eis o clipping.

Mas isso não é uma característica exclusiva dos digitais. Amplificadores transistorados fazem a mesmíssima coisa. O jeito que eles distorcem as coisas fazendo hard clipping é um dos motivos pelos quais eles têm má fama - e o mesmo motivo pelo qual amplificadores transistorados precisam ter mais potência para serem usados no mesmo volume de um valvulado: eles precisam de mais headroom, ou clipam de um jeito tenebroso. Um valvulado de menor potência no mesmo volume já está saturando - mas é exatamente aí que o valvulado está começando a ficar divertido.

Como as pedaleiras tratam isso? Bom, pelo que você disse, a G-System tem um bendito led para avisar. Outras pedaleiras não têm. Ou talvez usem um artifício: aplicam um limiter ao sinal para que ele não estoure nos picos. O resultado? Ou você ouve um monte de estalos, ou... compressão exagerada. Você com certeza já ouviu esta reclamação de gente que odeia pedaleiras... ;)

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: O resultado? Ou você ouve um monte de estalos, ou... compressão exagerada. Você com certeza já ouviu esta reclamação de gente que odeia pedaleiras... ;)

Hummmm... Compressão exagerada. Acho que as peças do quebra-cabeça estão se encaixando.

Como as pedaleiras tratam isso? Bom, pelo que você disse, a G-System tem um bendito led para avisar. Outras pedaleiras não têm.

A Modfactor também tem um led avisando. Isso é bem útil.

Valeu Mestre!

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


hehe mais um "mistério" do timbre revelado.. que os noobs regulem os volumes direito e aprendam que não é ganho e volume no máximo que vai dar peso no som...

Na gt é chatinho de ver se tem clipping, tem ir pelo menu e ver o input level, aí ele mostra uma barrinha com o nível do sinal, o intessante é que vc pode ir selecionando outras partes da cadeia e ver o nível em cada uma delas, uma vez peguei clipping lá no delay, foi interessante pq tinha um ruído agudo no som e eu não tirava de jeito nenhum, foi baixar um pouquinho o volume do cara antes do delay e tchanana fixed.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas: hehe mais um "mistério" do timbre revelado.. que os noobs regulem os volumes direito e aprendam que não é ganho e volume no máximo que vai dar peso no som...

Deve ser por isso que muitos reclamam que o som fica "podre"! A galera deve aumentar o volume da multifx digital direto e colocar os pedais extras altos pra cacete.

Alías, me lembrei agora que meu booster tá logo antes da G2 e da Modfactor. Vou colocar agora pro final da cadeia pra evitar problemas...

Abs

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


Bog


Particularmente, eu gosto de ligar pouca coisa nos meus 2 valvuladinhos. Uso bastante minha pedaleira em casa, mas não costumo ligar nesses amps nem a pedaleira e nem os simuladores analógicos.

Curiosidade (não é uma ironia provocativa): por quê?

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf

Boa pergunta! Deve ser pq altera o timbre de alguma forma. Será?

Abs

ps. guitarra direto no amp tem um brilho especial. Já tentei todos os meus pedais e todos dão uma chapada nas frequências. Deve ser por causa da o metal pelo caminho (jacks, chaves, mais cabos,...)

Abs

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
Curiosidade (não é uma ironia provocativa): por quê?

Ué, porque eu gosto do som deles "ao natural". Comprei eles por causa disso. No meu caso, eu quero um ampzinho com som de amp X, não um amp X fazendo som de Y. Quando eu fico com vontade de ter som de Y, eu pego algum simulador e ligo num Cube Monitor (junto com microfone e tocador de MP3!), e dá para ter algo mais ou menos parecido com Y. Mas som de X e dinâmica de X, só X mesmo - e em bom volume.

Como eu disse na minha resposta, nisso eu realmente concordo contigo. Se o cara comprou o amp X para ter som de amp X, usar um simulador é um contra-senso. Se comprou o amp X por outras razões, aí o cara que decida o que é melhor para ele. Eu só queria esclarecer que os pontos-chave aqui não são "digital" e "digital x analógico", e sim "processamento que modifica o timbre" e "valvulado em bom volume x todo o resto". ;)

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Bog

Vc tá falando o tempo todo de simulação de amps?

Abs

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Simulacão de amps e alguns outros pedais que alteram timbre.

Por que?

khenshyo
Veterano
# nov/09
· votar


imprecionantemente esse forum tem uma ciclagem de discursões que não sei como ainda tem gente pra discutir isso.

me ausento dessas babozeiras de "Digital" e "Analógico".

nunca leva a nada, nem quando GRANDES criadores e entendedores do assunto discutem, imagina então quando nós meros usuários, sem 1/3 da experiência e sabedoria em relação a eles, discutimos.

só não da pra discutir o senguinte: Se existe o amp X, como já colocado, e vc compra ele, dai vc pega uma MultiFX A e joga junto pra simular o mesmo amp X, isso não tem lógica e com certeza só vai descaracterizar o amp X nesse momento.

concordo com o rsf e o Bog neste momento que é inválido usar uma pedaleira pra simular este mesmo amp. não é por que você gastou 10mil, 15mil, 3mil seja la quanto foi, mas se vc tem o AMP X então pra que tu queres ir simular ele?!

Konrad
Veterano
# nov/09 · Editado por: Konrad
· votar


Bog

Concordo com você. No Champ só vai o TS (amém) ou o Reverb. Ou um, ou outro.

O GDI até fica legal quando na simulação Tweed, mas só uso para ter uma impressão de volume maior do que quando toco no PC. As simulações de Marshall e Mesa somente em linha com simulação de caixas.....

Acho que demorei uns seis meses a aprender a fuçar no meu amp direito. E olha que nem EQ ele tem.... ehehhehe

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Simulacão de amps e alguns outros pedais que alteram timbre.

Tá certo então. Estava "focando" meu pensamento no processamento digital como um todo e não em aplicações específicas como simuladores de amp em pedaleiras.

Abs

Bog
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Opa cara! Só para esclarecer a confusão:

Quando falei de hard clipping, estava pensando em qualquer equipamento digital OU amp transistorado.

Quando falei em limiter para evitar o clipping, estava pensando em qualquer equipamento digital.

Mas quando falei em timbres "pasteurizados", falei em qualquer pedal feito com o propósito de colorir o timbre da guitarra, seja ele digital, analógico, valvulado ou a manivela. ;)

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Acho que tem coisas bem diferentes sendo discutidas aqui. Uma coisa é simulação digital de amplificadores, que na minha modesta opinião está bem aquém dos amplificadores de referência, isso de um modo geral, claro que tem os melhores e piores. Eu estou ficando velho... Acho que um dia chega lá, mas por enquanto, acho (minha cabeça "velha ranzinza") complicado uma pedaleira ligada num computador ou mesmo só o computador ser a mesma coisa que Vox, um Fender, um Marshall, um Mesa, seus respectivos estágios de pré e power, as diferentes válvulas, seus diferentes falantes, microfonados por diferentes microfones... Por exemplo, nos meus amplis eu escolho válvula por válvula, som por som,marca por marca, especificação por especificação para chegar no som que quero e acaba ficando um ampli "custom", o som é diferente do padrão, mas não foge totalmente do som em questão. Só que acabo ficando com uma pilha de válvulas em condições de uso dentro da gaveta. Mas isso também dificulta as simulações, por exemplo, não tem o que simule um Mesa Rectifier no canal de distorção máxima (Modern), podendo variar com o pedal de solo, com som de válvulas Svetlana ou JJ, por exemplo.
Outro lado dessa questão de digitais são os efeitos. Aí tem sons enormes... Por exemplo, o pedal Eventide do Bahia, pode não ser o ideal para alguém (a discussão é longa, como preço, dificuldade de compra, usar só 10% do pedal...), mas ninguém pode negar que é um grande pedal de efeito. Assim como vários outros, como toda a linha Eventide de pedais, o TC Electronic G-Force e tantos outros. Não tem como dizer outra coisa além de excelentes para eles, por mais digitais que sejam, tem um som enorme.
A questão do "clipping" acho bem dificil. Com volume de menos perde-se nuances, com volume de mais "clipa". Isso é a minha dificuldade de usar os prés Mesa em linha, é bem dificil de acertar, mas uma vez acertado, o som é gigantesco. Também tem a questão é que todo pedal (pelo menos o monte de pedais que testei) mesmo desligado degrada um tanto o sinal. Pode ser mais ou menos, mas sempre altera e geralmente não é tão imperceptível assim. Já fiz meus testes e não tem jeito. É a questão interminável dos buffers, cabos e conectores. Tudo altera o timbre, lógico que não a ponto de estragar, mas que altera, isso altera.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


MMI: A questão do "clipping" acho bem dificil. Com volume de menos perde-se nuances, com volume de mais "clipa".

Menos volume que chega na entrada do pedal digital. Sacou isso? Se vc tem um SD-1 antes de um pedal digital qualquer e taca o volume do SD-1 lá em cima o digital pode clipar, a não ser que vc reduza um pouco o volume do digtal para criar um headroom.

Abs

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Sim, o que quero dizer é que tem que ficar um pouco abaixo do limite de clipar, tem uma faixa ótima. Menos volume que essa faixa acaba estragando também.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


MMI

Timbrar é uma arte! ;-)

Abs

allguitar
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Timbrar é uma arte! ;-)

Concordo

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


Schenker
não necessariamente. vai depender do tipo de loop que o ampli dele têm. a afirmativa não é certa para todas as ocasiões.

Tem razão. Generalizei.

Se o loop for paralelo, o sinal original é preservado. Se for em série, o sinal é alterado, o que é mais comum. Eu não deveria ter generalizado.

Soul Wyx
Veterano
# nov/09
· votar


Legal'
Li tudo'
:D
Estou a cada dia mais impressionado com as válvulas! O problema que eu impressiono com todos amplificadores.

Soul Wyx
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Como você mesmo disse, o digital gera Compressão quando o sinal do set está alto.
A distorção de um Valvulado é obtida pelo Power e pelo pré.
Mesmo conectando a pedaleira depois do loop, você "deveria" abaixar o volume da cadeia, o que geraria um menor ganho no Power e maior complicações na hora de equalizar.

Pedaleira talvez gere alguns problemas na equalização... =O

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Soul Wyx

Cara, é só saber dosar os volumes do set que tudo fica bem! ;-) Comprou qual valvulado?

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal digital x Amp valvulado