Ligar baixo em amp de guitarra, pode?

Autor Mensagem
Phelipe Costa
Veterano
# set/03


Eu posso ligar meu Baixo no amp para guitarra? Quais os problemas que pode ascontecer? Como faço para melhorar o
som? Alguém aí faz isso?

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


pode foder a caixa...tipo, a caixa emite som se movimentando pra frente/tras. Dai o baixo eh forte, pode dar pau no movimento, etc
corneta, acho q isso q fica com problema

Dave Murray
Veterano
# set/03
· votar


vai dar pau...

Dr destino
Veterano
# set/03
· votar


vai dar merda isso sim !

_X_
Veterano
# set/03
· votar


só se o cara não colocar muito volume.... e baixar o grave na caixa..... mais mesmo assim é bem arriscado

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


Phelipe Costa
como ja foi dito várias vezes em outros tópicos (use a busca)
fode o falante.
vc não terá controle sobre a excursão do cone do falante a frequencias baixas. de duas uma: a bobina vai sair da centragem ou vc vai amassar o cone do falante.

Phelipe
Veterano
# out/03
· votar


Sinistro doido!!!!!!!

nobre
Veterano
# out/03
· votar


tocando em volumes moderados e com os graves nao mto forte, da pra tocar com relativa segurança. mas eh imprevisivel cara... eu tokei mais de uma ano ensaiando com a banda ligado baixo e guitarra no meu amp com volume no 8 e ta intero até hoje... mas eu tava ciente q corria o risco de perder ele... dei sorte

The SkullKiller 2
Veterano
# out/03
· votar


vai dar pau...

[2]

TrancudoBass
Veterano
# out/03
· votar


ñ fais isso (experiência própria)
Tive q pagar o amp do meu amigo.....

WPECKER
Veterano
# out/03
· votar


BROTHER...
A RESPOSTA CORRETA PRA TUA PERGUNTA É NÃO.
AS BOBINAS DE CADA TIPO DE AMPLIFICADOR SÃO DIMENSIONADAS PARA A IMPEDÂNCIA DE CADA TIPO DE CURVA OU SOM LIMITE.
SE VOCÊ NOTAR, QUANDO A GENTE TOCA O BAIXO NO AMPLI PARA GUITARRA, DE VEZ EM QUANDO O SOM DA UMA ESPE´CIE DE "FALHA" DE SOM OU MESMO FALTA DE RETORNO...PARECE QUE "TRAVOU"...ISTO PORQUE A BOBINA PARA AMPLI DE GUITARRA É PEQUEMA E SUA "IMPEDÂNCIA" NÃO SUPORTA OS GRAVES EMITIDOS (CURVA DE SOM) DO BAIXO.
ISTO PODE DANIFICAR SUA BOBINAS (QUE CUSTAM BARATO, MAS PARA TROCAR A MOÇADA "METE A PEIXEIRA"), OU ENTÃO DANIFICAR SEU AUTO-FALANTE = 30% DO CUSTO DO AMPLIFICADOR.
ESPERO TER AJUDADO..VALEU!!!

Phelipe
Veterano
# out/03
· votar


WPECKER, vc me deu uma idéia massa, mas não sei de vai funcionar. Será então que eu posso trocar essa bobina por uma apropriada pro baixo. Ou então posso trocar outros componentes para adaptar o amp.? Alguém aí que manja de eletrônica sabe converter o amp? Tô perguntando isso por que eu tô com um de guitar. e tô sem maney pra trocar ele no momiento!

Phelipe
Veterano
# out/03
· votar


TrancudoBass

O que aconteceu com o amp. do teu amigo, o que quebrou e como foi? Quanto custou o conserto?
Vale!

Dark_Morpheus
Veterano
# out/03
· votar


Existe amplificador próprio pra baixo? Pq eu ainda pretendo comprar meu baixo e eu já comprei um amplificar WATTSOM popline200 , que tem entrada pra guitarra, teclado e microfone.Se dá pra colocar o baixo em uma dessas, eu coloco em qual?

METALLICO
Veterano
# out/03
· votar


vai dar pau

[3]

Phelipe
Veterano
# out/03
· votar


Pois é Dark_Morpheus, e o pior é que os de baixo são mais caros!!! Você pode ligar tanto no da Guitarra, quanto no de microfone, pois o princípio de funcionamento é o mesmo (aquela velha história de um imã dentro de uma bobina...), mais aí vc vai ter que ver o que dá menos ganho de volume, e então ligar o baixo nele. Eu ligo o meu baixo num cube 90 da Wattsom, mas não sei os riscos que meu amp. pode ter, tô vendo a sugestão da galera...

Dark_Morpheus
Veterano
# out/03
· votar


Quanto tá o preço de um baixo razoável, pra eu q vo começar a tocar?

iug guitar
Veterano
# out/03
· votar


sai fora cara se vc tem 1 ampli de baixo vai la na santa ou na teodoro e troca

mazza
Veterano
# out/03
· votar


Dark_Morpheus
esqueça o baixo nesse cubo, ele só dá 50 watts, pra baixo tem de começar em 220 pra cima, ou entaum nada feito... naum vai rolar, esse cubo é mais pra voz e violão...

mazza
Veterano
# out/03
· votar


Dark_Morpheus
[/i]Quanto tá o preço de um baixo razoável, pra eu q vo começar a tocar?[i]
vê se acha uma "galinha morta", comprei um baixo faz um mês, paguei 380 pilas, é um Yamaha tá Zeradaço, e ainda levei junto um cubo Palmer de 200 watts próprio prá baixo, tô muuuuuito satisfeito... de veiz em quando aparece um negócio desses... é ter paciência e procurar, procurar,... boa sorte!!!

rntdestroyer
Veterano
# dez/04
· votar


rsrsrsrs 380 baixo e amp,puta merda!!! devem ser muito bons!!!

carlos adolphs
Veterano
# out/05
· votar


Phelipe Costa
Phelipe, o problema não é o amplificador e sim a caixa.Se for um cubo, não dá porque vai detonar o alto-falante.Se for "Head", pode ser usado com caixa para contrabaixo, sem problemas, com pequena perda de graves, mas aumento de brilho nas "slaps".Abcs.

blackfarrapo
Veterano
# dez/17
· votar


Vou dar um UP aqui porque eu tamb. tenho o medo apenas porque esse mito fica espalhando e dá essa dúvida. Pessoal fala ai de grave etc.. é até engraçado.. Mas, pensem comigo:
Na guitarra usamos MIL EFEITOS, inclusive o OCTAVE que simula as frequencias do baixo (mais graves), claro que mais artificial, mas tem grave, e tem N guitarristas usando isso e nunca se perguntam: "estou tocando na tessitura do baixo, e o AMP?" pois é.. curioso! hehe
Eu duvido muito se eu ligar um baixo tipo Yamaha bb614 que tem o som puxado pros médios 4 cordas, vai estourar um Blackstar 40w ligado no volume 40% etc
Então temos que pensar em todos os pedais ou Frequencias que vamos colocar e testar nas VOSSAS pedaleiras antes de testar timbres num cubo? Lembrando q existem timbres de pedaleira q a gente joga muito grave tamb.. e só conseguimos criar timbres novos testando, eu imagino os caras que criam pedais e equipamentos,
"Bom vou criar aqui um pedal q simula baixo pra guitarra, só que não posso colocar ele num amp de guitarra pq vai estourar, então não dá". Os caras vão e fazem. Mas tem que saber oq ta fazendo, qualquer AMPLIFICADOR vai estourar se colocar no talo>
Se eu pegar um CRATE 15w e jogar um chorus e compressão pesada ele vai saturar e não vai aguentar mesmo na guitarra, e pode estourar mesmo assim... oq fez ele estourar ?
Lembrando assim, tem um video que eu gravei tocando baixo num CRATE 15w com sua distorção, pra fazer solos e tal, e recebi elogios.. acho que não tem muito um padrão para isto, música e regras não combina.

Alex guitar man
Veterano
# dez/17
· votar


blackfarrapo

É muito mais complexo de que isso.

Além do falante não ser feito pra trabalhar nessa faixa de frequência (correndo rico de danificar), também o circuito (principalmente na parte da fonte Não esta preparado pra isso)

É muito errado querer comparar um octave com um baixo, em primeiro, o cara usa octave em 1 musica ou outra, segundo uma guitarra oitavada abaixo não tem o prenchimento de um baixo..fora que a maioria dos guitartista aovivo microfona o amp, se usar um octave em um amp com som de frente mata o amp também...

E na minha opinião, o principal é que amps de guitarra por não serem feitos pensando em contra baixo ( a maioria com caixa acustica aberta) nao entregam o som de baixo que o cara quer, ai ele aumenta o volume e o grave pra conseguir e judia do amp.

Aqui na igreja usavam uma multiuso com falante de 12" pro baixo, falante muito melhor que um de guitarra e eu sempre falei " vai queimar ", me ignnoraram... faz um ano isso, e advinha queimou a 1 semana atraz?

Poxa, é claro que tem exceção entende, um baixo ligado em um plexi 4x12 é diferente de vc ligar seu baixo num amp de guitarra qualquer de 40w com 1x12 caixa aberta...

Ah e sim, musica não tem regra, mas tem prejuízos kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Alex guitar man
Muito bem colocado...
O interessante é que numa caixa para baixo você pode usar alto-falante de P.A (woofer), desde que a caixa seja projetada de acordo com os parâmetros Thielle-Small, coisa que, para guitarra não tem necessidade...
Abç

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


blackfarrapo
Blackstar 40w ligado no volume 40%

40% do volume ou 40% do curso do potenciômetro? Se for pot logarítmico falamos de dissipar 10% da potência na saída.

tem um video que eu gravei tocando baixo num CRATE 15w com sua distorção, pra fazer solos e tal, e recebi elogios.. acho que não tem muito um padrão para isto,

Tá e o que o cu tem a ver com as calças? Tu recebeu o elogio pelo solo, pelo timbre ou pela gambiarra? Eu diria que pelo primeiro, talvez pelo segundo.

música e regras não combina.

Aqui não está-se falando de música, é engenharia e o negócio é conhecido em maioria a mais de 6 décadas.

Mauricio Luiz Bertola
O interessante é que numa caixa para baixo você pode usar alto-falante de P.A (woofer), desde que a caixa seja projetada de acordo com os parâmetros Thielle-Small, coisa que, para guitarra não tem necessidade...

Pois é Bertola, porque nas duas situações ter controle do cone é necessário para ter um sistema compacto, e aplicando muita potência, logo tendo bastante excursão dos cones.
Até vira de não usar isso, mas se precisaria de "caixas" ou cornetas, ou placas colossais. A RealHorns, Funktion-One e a Pure Groove/Danley Labs são bem chegadas nisso, mas restritas ao mercado das raves - ali ele se paga fácilmente - onde vale a pena um sistema desse porte, até porque a música já é comprimida pra c... naturalmente.

Eu já ouvi rock e metal num sistema desses. Sonoramente achei excelente, mas parece que falta um pouco de peso, pois estamos habituados a compressão das caixas (controle do cone = controle da amplitude de onda = compressão dos picos). Som de caixa ali é algo absurdo! Minha referência é a anos Rest of my life (S.O.J.A.) e cada pancada na caixa eu sentia um vento na orelha.

fernando tecladista
Veterano
# dez/17
· votar


num CRATE 15w com sua distorção, pra fazer solos e tal,

Solo é uma coisa... quero ver tocar aquele Mizão nervoso e querer que ele soa com peso, não soando como um violão 7 cordas...
Experiencias de estúdio ou youtube é uma coisa, ao vivo é outra

Tem uma entrevista do queen falando que em uma música eles gravaram colocando um fone dentro de um balde de metal pra ter um som metalizado....
Isso foi no estudio... Não no rock in rio


uma imagem pra ilustrar o tópico

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


fernando tecladista
Ótima analogia!
Abç

blackfarrapo
Veterano
# dez/17
· votar


EU ainda vou colocar esse Crate de 15w um dia ao vivo rsrs Na verdade já coloquei voz e violão nele ao vivo e num volume bem baixo e por mais que os puritanos chinguem e falem que isso não pode acontecer, o restaurante (que o som tinha que ser baixinho) achou o suficiente, geralmente se coloca PA de 12 etc por estética e deixa mais profissional claro, mas se você souber usar vc tira som em qualquer coisa, essa é a real. Claro que cada caixa tem uma limitação, e claro que um baixo em um cubo de 15w não vai soar igual em um cubo de 2/12.
Pense comigo, o baixo está em um cubo que a frequencia é limitada, vc corta os graves no pré do Amp e pronto, vc não vai saturar o amp com os excessos do baixo, porém voce terá um baixo com tons mais médios (é o que eu penso). Se o OCTAVE não simula todas as frequencias do baixo, pode esperar q em poucos anos vai simular.. pq os efeitos estão cada vez ficando mais e mais realistas. E a frequencia de Octave por mais que diga que é um efeito pra guitarra, um amp de GUITARRA de 15w não segura e satura.. pq seria?
A única diferença entre um amp de VIOLAO, amp de baixo, amp de GUITARRA são as frequencias que eles REALÇAM. se voce souber regular ou fazer milagre dá pra tirar som.. se a intenção for tirar slaps nervosos e graves, sim.. um amp de guitarra não serve, se for pra tocar Jazz com nouances bem definidas, um drive e um amp de guitarra (na minha experiência) serve. Se o cara vai botar o AMP no volume 10 ou saturar a potência, isso acontece muito inclusive com Guitarristas de primeira viagem em studio que nunca usou um AMP na vida e sai fudendo os amp tudo também uaeehuahuh
Mas claro, que num mundo onde as pessoas são normais, todo mundo usa amp de baixo no baixo e guitarra na guitarra, toca guitarra com as mãos e baixo sem palheta, e por aí vai.. ehheeh

Ismah
Veterano
# dez/17 · Editado por: Ismah
· votar


O problema não é o amp, é o AF... Ele possui limitações no excursão do cone, refrigeração da bobina, e rigidez do cone.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligar baixo em amp de guitarra, pode?