Quero trocar minhas caixas passivas por ativas. O que me aconselham?

    Autor Mensagem
    monkey_singer
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: monkey_singer


    Galera, tô afim de trocar meu sistema de caixas acústicas passivas para ativas pra não precisar comprar potências já que não as tenho, ter menos volume de coisas pra carregar, etc... ou seja, um sistema mais enxuto. Mas quero ter a mesma qualidade e potência de som. Lembro que sempre que vamos tocar, preciso emprestar a mesa de som, potências e todos os outros equipamentos pra se apresentar.

    Segue o equipamento que tenho :

    - 2 caixas passivas Electrovox de ataque de 600W RMS cada uma (1200W RMS no total);
    - 2 subwoofers de 800W RMS cada um (1600W no total);
    - 1 retorno de 350W RMS.

    Perguntas:

    Valeria à pena fazer essa troca? Ficaria mais caro? Vocês fariam isso ou investiriam na compra de potências?

    Apesar de ter esse sistema quase profissional, não sou tão experiente no assunto e peço a ajuda sempre muito bem-vinda de vocês.

    Desde já agradeço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    monkey_singer
    Para que vc montou esse sistema aí?
    Para voz e violão? Para banda com instrumentos elétricos e bateria? Teclados? Som "mecânico"? Pra que subwoofers?
    As variáveis são muitas.
    Abçs

    monkey_singer
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Fala Maurício,

    Então cara, tenho uma banda com os instrumentos básicos : guitarra, baixo, batera, voz e violão. Tocamos em festas e buffets.

    Os subwoofers são para amplificar a batera.

    Estou querendo dar uma enxugada no equipamento porque fica difícil carregar tanta tralha e como as caixas são bem potentes, são muito robustas também...

    Alé disso, estou montando uma sala de ensaios na minha casa e o quarto não é tá grande... acho um desperdício tanto equipamento pra ficar lá encostado, entende?

    Talvez seja melhor trocar tudo isso por um equipamento até menos potente, porém que tenha qualidade... por isso pensei em caixas ativas que, ao meu ver são mais compactas, mas na verdade não sei se tô falando bobagem.

    Também não disponho das potências pra empurrar todo esse som. Tenho que emprestar todos os outros equipamentos pra poder tocar.

    Estava pensando em comprar uma mesa Behringer com efeitos de voz pra não precisar comprar um efeito separadamente e trocar todas as caixas passivas por ativas, sacou?

    Com isso eu teria um sistema de som mais simplificado, sacou?

    O quê acha???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    monkey_singer
    Cara, tive banda por muitos anos e tinhamos um equipamentozinho bem razoável no qual tocávamos em bares e pequenas casas de show. Não amplificávamos a bateria (geralmente não precisa - talvez apenas o bumbo e um "overall" de qualidade).
    Usávamos nossos amps de instrumentos (todos tinham amps de qualidade - cêrca de 50/65WRMS e 1X12 p/ guitarra e 200WRMS p/ o baixo), coisa que considero imprescindível para um bom som (instrumentos ligados direto na mesa exigem um P.A. mais profissional, periféricos caros e um retorno excelente e caro), eventualmente microfonávamos um amp de guitarra (quando necessário) e conectávamos à mesa.
    Nosso equipamento era composto de: 2 caixas passivas de 3 vias para "front" (para o público) suspensas sobre pedestais específicos. 2 caixas passivas de 3 vias p/ retorno (tipo inclinadas, p/ a banda), uma mesa de 8 canais com um pedal delay ligado ao canal do mic da voz principal, e um power amp com potência compatível (cêrca de 400WRMS p/ canal). Stands para os mics (voz principal, "backing", reservas, p/ o bumbo e para o "overall" da batera), Microfones (Shure p/ a voz e p/ o "overall" da batera, Le son p/ o "backing").
    Usávamos o equipo para algo muitíssimo importante (e que é o que "mata" qualquer banda), amplificar bem o vocal.
    Nossa banda compunha-se de: Vocal (ocasionalmente gaita e violão elétrico - ligado direto na mesa com um pedal equalizador), 2 guitarras (sendo 1 guitarrista vocal de apoio e às vezes principal), baixo (Eu, também "backing"), bateria e percussão (também microfonada com um "overall" e também "backing").
    Algo menos do que isso, ou tocar com instrumentos diretos na mesa (sem a respectiva qualidade profissional), resultará em som ruim.
    Não adianta, tem que investir, mesmo que vc compre equipos usados e tal. De qualquer forma vc já tem 2 caixas grandes que poderão ser usadas tranquilamente como caixas de "front".
    Abçs

    monkey_singer
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Beleza!!!!

    Minha maior dúvida realmente paira na questão de ter que ficar nvestindo em equipo e utilizá-lo somente em algumas situações, já que não fazemos shows todas as semanas, mas acho que vale sim à pena manter esse equipo até porque se for trocá-lo provavelmente vão avaliar muito abaixo do que ele realmente vale.

    Agora, você saberia me dizer quais são as principais diferenças entre as caixas ativas e passivas? Eu posso ter os mesmos níveis de potência em ambas? Por que não investir somente em equipos ativos já que os mesmos já possuem amplificação própria e dispensam a compra de potências para utilizá-los?

    Creio que a diferença básica seja a quantidade de saídas das caixas ativas. Por exemplo, se eu trabalhar com 3 vozes + violão elétrico, precisaria de 4 saídas nas minhas caixas ativas, sendo que no caso das passivas, isso apenas dependeria da quantidade de saídas que eu possuir
    na minha mesa. Seria essa a principal diferença?

    Muito obrigado pela atenção cara!

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    monkey_singer
    Não é só isso não.
    As caixas ativas precisam de vários cabos de alimentação, se der defeito vc perde a amplificação, a qualidade em relação à potência é menor, o nº de caixas que vc poderá ligar em sua fonte também.
    O esquema cléssico: Fontes (mics) > Mesa > Power > caixas ("front" e retorno) é mais simples e efetivo para uma banda de porte pequeno (como a minha era).
    Abç

    monkey_singer
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: monkey_singer
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ok, acho que já tenho informações suficientes pra continuar com os meus equipos... rsrs

    Muito obrigado pelas informações cara!

    Um grande abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero trocar minhas caixas passivas por ativas. O que me aconselham?