Problemas do reverber Tremendão III

    Autor Mensagem
    Tarugas
    Veterano
    # mai/07


    Olá a todos(as)! Caso alguém tenha essas modificações em seu Tremendão III, favor dar um toque.

    1ª O fio vermelho do "trafinho" AG 4004 está cortado da placa, por quê?


    2ª O trêmolo não funciona, mesmo fechando curto com um "RCA" em seu jack, o que pode ser?


    3ª O fio amarelo do trafo de saída está solto, há problema em deixar assim, tipo ficar "sem" realimentação, ou a mesma se dá pelo fio verde que está no jack?

    Valeu aí galera!

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Olá.O fio vermelho é ligado ao +B ,ou seja ,à fonte ,e o azul é ligado à placa da válvula .100% dos amplis giannini que eu ja peguei ,e olha que são muitos ,tinham esse trafinho queimado.Ele é muito sensível .é enrolado com um fio muito fino no primário e qdo se desconecta o reverb e se liga o ampli acontece o mesmo que ligar um valvulado sem falante na saída,queima o trafo.

    Qto ao tremolo é difícil afirmar sem ver mas o oscilador dá muito pau tb ,tente verificar se a lâmpada neon está acendendo .Ela oscila e aciona o LDR (estão encapsulados) que interfere no ganho do circuito.

    O fio amarelo do trafo de saída é o tap de 8ohms . Não lembro se a realimentação se dá por 4,8 ou 16 ohms nesse ampli mas a regra é : Se quiser mais realimentação,ou seja ,menos ganho nos estágios realimentados e menos distorção,use um tap de impedância maior e vice versa.Vc usa o tap certo pra impedância da saída que está usando e o que escolher pra realimentação ,não precisa ser o mesmo.

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Olá.O fio vermelho é ligado ao +B ,ou seja ,à fonte ,e o azul é ligado à placa da válvula

    Então ele foi desconectado para não queimar, (uma vez que não há tanque de reverb) ou ele já está queimado? Bem de qualquer

    forma, é provável que terei de substituí-lo e para isso, é só refazer o que está desfeito, certo?




    Qto ao tremolo é difícil afirmar sem ver mas o oscilador dá muito pau tb...

    O LDR fica por baixo da lâmpada e ambas as peças estão envolvidas num "casulo" de fita isolante, caso a lâmpada acenda, ela

    deve ou não encostar no LDR (o redondinho que está por baixo)?



    Bem, vejamos se entendí certo:

    Como o fio (verde) de 4Ohms que sai da placa está no jack, é provável que a realimentação esteja certa para a saída, Ok?

    Você mencionou que com um tap de impedância maior, ocorre menos distorção e também que não necessariamente o tap que já está

    no jack, (no caso o verde) tem de ser a realimentação... Sendo assim, é possível usar duas realimentações simultâneas, a

    saída de 4 Ohms com a realimentação do tap de 8 Ohms? E se for, como fazer isso? Pois o fio amarelo está desligado, devo

    conectá-lo em que lugar específico?

    O que significa "menos ganho nos estágios realimentados"?


    Outra coisa, supondo que eu queira trocar o tap de saída de 4 Ohms pelo tap de 8 Ohms, o procedimento seria cortar o fio do

    jack, pegar o amarelo e soldar no "mesmo" lugar onde estava o verde(na placa) e aí estender uma ponte até o jack, deixando o

    tap verde de 4 Ohms solto, como estava o amarelo, é isso mesmo?

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Certo ,refazer o q está desfeito ,mas meça a resistencia do primário do trafo primerio ,se estiver aberto nem se dê ao trabalho de montar ,mande re enrolar.

    O ldr encosta na neon sem problemas ,esse casulo q vc disse nada mais é q as duas peças enroladas num monte de fita isolante ,bem tosco mesmo.

    Se o fio verde está no jack de saída de caixa seu ampli está setado pra 4ohms,use somente uma caixa de 4ohms.Saída é saída e realimentação é realimentação ,não confunda.Vc pode usar as duas indistintamente mas uma conexão será a saída e a outra será a realimentação,pode ser do mesmo tap ou não .

    É o q eu disse antes,se quiser usar o amarelo pra realimentar pode usar ,senão deixe ele em aberto mas ISOLADO.

    A realimentação vem da saída positiva do falante até o estagio inversor .A sequencia é inversor>válvulas de saída>trafo de saída> falante.A realimentação engloba estes estágios q citei e atua neles diminuindo o ganho(e a distorção) e melhorando a resposta em frequencia nos graves e agudos.Qto mais ralimentação (vinda de um tap de impedância maior) maior o efeito dela (menos ganho e distorção,melhor resposta)

    Os taps de saída saem do trafo e seguem até uma pequena barra de terminais onde são soldados pra não ficarem "soltos" mas não necessariamente são usados todos.Escolha o que vc quer ligar(sempre um somente por vez pra saida de caixa) e conecte no jack da saída de caixa mas a realimentação deve ser mantida como está.É a realimentação que segue até a placa onde está o circuito inversor.

    Pegue o esquema de um fender twin reverb e compare,é praticamante a mesma coisa e vc vai entender melhor.

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    É o q eu disse antes,se quiser usar o amarelo pra realimentar pode usar

    Você poderia descrever "como" usar o amarelo para realimentar?

    Gostaria de experimentar esse amp em 8 Ohms, pode descrever isso também? Valeu!

    kelson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Paulo Acedo
    cara, peguei um True Reverb 3 esses dias, mas axo ki o trafo do reverb estava queimaado e foi reenrolado, porem axo ki nao fizeram certo pois as chapas estão entrelaçadas, e como já te perguntei antes, se esse trafo é como um SE com gap.. então, quero saber quantos mm é o gap dele, e se vc tem alguma ideia da quantidade de voltas que eu o recupere, abraços!

    wiskeria
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o trafo de reverber é bem simples e fácil de encontrar substituto, existe outro tópico que foi falado a respeito inclusive com detalhes técnicos do trafo reverb para quem precisar trocar ou refazer ele aqui no fórum, é so usar a bausca.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Ligar o fio da placa,que é o fio da realimentação, até o amarelo .Se o amarelo estiver conectado na barra de terminais q eu te falei muito bem, basta fazer isso ,se estiver solto,ligue nele e isole essa conexão.

    Pra ligar em 8ohms vc liga esse mesmo ponto até o jack de saída de caixa.Resumindo : Pra realimentar de 8ohms e usar caixa de 8ohms vc liga tudo no mesmo ponto :fio amarelo do trafo de saída com fio de realimentação da placa com jack de saída de caixa(no positivo claro).


    kelson

    Cara,basta retirar o ferro e encaixar como deve ser num SE e o gap pode ser uma folha de papel de seda,muito fino mesmo,são décimos de milimetro.Não vai fazer muita diferença pq esse trafo tem baixa fidelidade e o reverb é mais perceptível nas frequencias altas mesmo

    Qto a reenrolar o trafinho eu não recomendo ,é um fio super fino e sensível,mais fino q fio de cabelo e precisa de uma máquina especial ,na mão será um pesadelo pra vc.Dá pra dimensionar usando regra de 3 .Oito ohms no secundário e cerca de 2mA no primário numa relação entre 40 a 50:1 ,o resto é continha básica de transformadores ,qualquer apostila tem ,até aqui na net vc encontra isso mas se vc tem o trafo queimado em mãos leve pra alguém enrolar

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Tarugas
    · votar


    usar caixa de 8ohms vc liga tudo no mesmo ponto :fio amarelo do trafo de saída com fio de realimentação da placa com jack de saída de caixa(no positivo claro).

    Paulo, desculpe minha ignorância... Mas entenda que para leigos, esses procedimentos "simples" podem não ser tanto assim, mas beleza, agradeço a sua atenção. Bem, creio ter entendido a maneira de ligar em 8 Ohms: O tal fio amarelo (que está solto), será soldado na placa e desse mesmo ponto irá até o "positivo" do jack, agora não ligue, não é pra te irritar, mas ao fazer essa mudança terei duas opções:

    1ª fazer o amp funcionar em 8 Ohms somente.

    2ª Isolar um dos jacks e ter assim duas saídas com impedâncias diferentes, 4 e 8 Ohms, pois eles deixarão de ser "paralelos" tornando-se independentes, certo? Valeu!

    E agora me ocorreu outra dúvida; se eu pego esse fio solto, o amarelo e conecto no mesmo ponto onde está o verde, nâo estou fazendo asneira? Pois dessa forma os dois estariam em contato direto, certo? Então por segurança fiz assim, o fio verde do trafo de saída, que vai para a placa foi cortado, e o amarelo soldado nesse tal ponto, que continua a ir para "o" jack (apenas um), pois desfiz a ligação em paralelo que existia, dessa forma penso que agora meu head está setado em 8 Ohms para que eu possa ligar minha caixa de 8 Ohms, correto? E caso queira utilizar o jack vazio para a saída de 4 Ohms, o que fazer além de ligar o tal fio verde no seu positivo, onde mais conectá-lo, se o "ponto" da placa já está com o amarelo?

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Esquenta não cara,uma hora sai essa conexão ehehehe.Seguinte:

    Não é legal vc ligar os fios do trafo na placa ,ligue-os sempre no jack de saída ou na barra de terminais (se houver)porque o fio da realimentação é muito fino pra quantidade de corrente que vai passar até o jack .Então,vc deixa uma ponta do fio de realimentação na placa mesmo e a outra ponta vc liga no jack de saída .Sua ligação funciona ,é a mesma que eu descrevi mas a alta corrente que vai pro falante passaria do fio amarelo do trafo pra placa e desta até o jack ATRAVÉS do fiozinho fino da realimentação e isso não é legal.

    Vc tem 2 jacks de saída nesse ampli?Ótimo!! Num deles vc pode ligar o verde e terá uma saída 4 ohms e no outro pode ligar o amarelo e terá uma saída 8ohms e nesse mesmo ponto (amarelo)vc liga o fio da realimentação (da placa) .Morreu .Vc só não pode usar as duas saídas ao mesmo tempo assim,só uma por vez e NUNCA ligue o verde com o amarelo ,aí é cagada da grossa eheheheh.

    Entenda dessa maneira : O som do ampli não sai da placa,ao contrário,ele ENTRA,na placa.O som sai do trafo por 2 vias: verde pra 4 ohms OU amarelo pra 8ohms e a realimentação(fio por onde o som ENTRA na placa) pode vir tanto do verde qto do amarelo ,vc escolhe e ,se vc escolheu o amarelo é só ligar nele.Será que vai agora? ehehe.Abraço

    Acrescentando ao q vc escreveu na segunda pergunta: Vc não precisa isolar nenhum jack,a saída comum do trafo ,chamada de zero (fio preto ) é ligada no chassi que é ligado no negativo do(s) jack(s) de saída através da própria conexão metálica deles,é o terra, e os fios verde e amarelo vão no positivo do(s) jack(s) separadamente,sacou?

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    se vc escolheu o amarelo é só ligar nele

    Dessa vez creio que foi!...RsRsRs...
    Mas veja como é, resumindo: verde no jack 1 (4 Ohms), amarelo no jack 2 (8 Ohms) e desse último volta um fio para a placa e fim.

    Minha maior dúvida era quanto a realimentação, pois achava que "cada um dos taps" precisava desse fio de volta para a placa, e se entendí o que você explicou, basta que "apenas um dos taps" volte para a placa, aí fica ao "gosto do freguês" do amarelo ou do verde. Valeu cara, muito obrigado pelas "atenciosas" respostas.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Certíssimo ....precisando tamo aí ,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas do reverber Tremendão III