Esquema de ligação 4x12

Autor Mensagem
Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Calma....calma.....oh soh , um multímetro vc consegue medir aproximadamente , pq ohmimetro somente mede a resistência , para medir a impedância vc necessitaria de um fonte controlável e de um osciloscópio.....mas o esquema é simples....tipo , se vc tem 4 falantes de 8 ohms vc tem as seguintes possibilidades:
tudo em paralelo: 2 ohms
tudo em série : 32 ohms
série-paralelo : 8 ohms

Se vc tem 4 falantes de 16 ohms :
tudo em paralelo: 4 ohms
tudo em série : 64 ohms
série-paralelo : 16 ohms

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Ah, legal! Mas olha só, então esse esquema postado no link http://img166.imageshack.us/my.php?image=ligaaoparalelaserie4x12kc3.jp g ... está em SÉRIE então! E não paralelo certo?

O que eu mais precisava cara, era de um esqueminha ensinando a fazer a ligação, mais nada. Um desenho e tal... eu já queria aproveitar o esquema da Meteoro, pois está tudo pronto, eu só ia substituir as soldas e ir trocando os falantes... só precisava ter certeza de qtos ohms são cada um! Mas pela sua descrição são de 16ohms.

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Esse esquema que vc postou é série-paralelo do mesmo jeito, o lance é o seguinte: alguns gabinetes podem ser em stereo também saca???

Soh que o stereo pode ser os dois falantes da direita ( canal R ) e os dois falantes da esquerda (canal L) . Ou vc pode fazer o canal R ser os dois falantes de baixo , e o canal L ser os dois falantes de cima . Isso somente depende da disposição da associação dos falantes , mas em todo caso será paralelo-série !!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
É eu sei sim, pior que o burro aqui devia ter testado se o segundo jack de entrada da caixa era para ligação stereo ou não (pensava eu que era saída para outra caixa, se é que não é.).
Vou mandar um e-mail pra Meteoro perguntando logo de uma vez quantos ohms tem cada alto-falante.
Obrigadão!

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Cara , pra ser saída 8 ohms em uma caixa 4x12 os falantes somente podem ser 8 ohms....!!!!

Pensa comigo :

4 falantes de 8 ohms :
paralelo: 2 ohms
serie: 32 ohms
serie-paralelo: 8 ohms

4 falantes de 16 ohms:
paralelo:4 ohms
serie: 64 ohms
serie-paralelo: 16 ohms

4 falantes de 4 ohms:
paralelo: 1 ohm
serie : 16 ohms
paralelo-serie: 4 ohms

MAnjou??? Vai na fé que da certo

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Tinha algum tipo de chaveamento atras???? Pq se não tiver é uma saída pra vc ligar em paralelo com outro gabinete!!!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Eita, tá explicado! O que que não é um bom raciocínio matemático hein!!! hehehehehe...
Agora sim, acabou meu medo! Vou mandar vir os de 8ohms agora!!!
Valeu demais cara! Muito obrigado.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Não tem chaveamento nenhum, por isso tinha quase certeza de que era realmente saída pra ligar mais outro gabinente.

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Nem esquenta meu velho, estamos ai pra isso!!! Tu vai pedir quais falantes por curiosidade???

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Olha, eu queria o EMINENCE MAN O WAR, que é o que o site deles indicam para Metal, mas se for muito caro, penso em comprar dois Texas Heat, e os outros dois estou a me decidir... vou fazer uma mistura em X... o que vc acha?

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Eu acho legal , sendo todos da mesma impedância e tendo a sensibilidade proxima....ta valendo , eu gostei bastante do gb-128 ,tanto eh que estou bastante tentado a comprá-los para colocar em uma 2x12 prum cabeçotinho que tenho aqui!!!!MAs tbm tem os GOvernor uqe são bastante comentados......mas são um pouquinho caros!!!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
É que pra agora, eu ia comprar apenas dois Texas Heat (210reais cada na Torau, se ainda tiver)... ia instalar só os dois e usar a saída de 4ohms do meu head, certo?
Depois instalaria mais 2 falantes de 8ohms, e a caixa passaria a ter 8ohms e eu usaria a saída do meu head de 8ohms também!
Daria certinho, se não raciocinei errado!

Agora falta escolher os modelos... o Yuri (vc mesmo que me passou o email dele), me mandou as cotações hoje, o The Governor e o The Wizard estão por 322 reais cada! Falta decidir pelos modelos, e tb se realmente vale a pena, pois pensava em colocar o Screaming Eagle, que é 210reais também, porém com capacidade de 50w cada um.

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
e tendo a sensibilidade proxima
Vc quer dizer, watts no caso?
Pois é isso que me preocupa mesmo... já que o Texas Heat tem 150w, e o Screaming Eagle 50w...

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Cara ,quanto a Wattagem eu não consigo ver problema , algum expert pode entrar ai e me explicar se existe mesmo algum problema, agora a sensibilidade é quanto falante vai "falar", tipo o gb128 tem sensibilidade de 101 ......se vc pegar um novik com sensibilidade de 95 ja vai ficar uma coisa meio estranha , pq vc somente vai ouvir o GB128 que tem sensibilidade mais alta e vai falar mais, entende????

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Teu racicionio tá corretissimo.....caraio , subiu o preço do governor.......a ultima vez tava 285.....cruzes....Quanto aos falantes , se tu curte o timbre.....não vejo problema na Wattagem , e sim na parte de sensibilidade!!!

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Ah, está ótimo. O Yuri junto com a cotação manda as especificações, a sensibilidade dos read coat que te falei, ficam em 100 a 101db... ehehehe... na mosca!

Eu também me supreendi com os preços, olha só, na Torau os Texas Heat eram 210reais. Já com o Yuri é 238reais e ainda tem que esperar 60dias. Pensei que comprando direto na importadora eu pagaria mais barato ainda, mas é o contrário, paga-se mais caro. Vai entender... O dollar baixou, não?

Guitarrist
Veterano
# abr/07
· votar


Regnum_irae
Olha só um exemplo:

EMINENCE REDCOAT THE WIZARD ----------------------- R$ 322,00

(Alto-falante 12", 16 Ohms, potência 75W, ressonância 100Hz, SPL 103dB, resp. de freq. 70Hz - 5kHz, bobina de cobre)



EMINENCE REDCOAT THE GOVERNOR ----------------- R$ 322,00

(Alto-falante 12", 8 Ohms, potência 75W, ressonância 101Hz, SPL 102dB, resp. de freq. 70Hz - 5.5kHz, bobina de cobre)

Regnum_irae
Veterano
# abr/07
· votar


Guitarrist
Baixar , baixou....mas o problema é que " ouvi falar" que eles não estão mais trazendo grandes estoques , estão somente trazendo por encomendas , sei la pq......a Torau ainda tem um estoque que comprarm a preço baixo , portanto conseguem vender mais barato mesmo......agora que eles somente trazem por encomenda eles vão enfiar a faca sem dó nem piedade!!!

kaus
Veterano
# abr/07
· votar


alguém aew já comprou com a pridemusic ???

é de confiança loja ?

Badoe
Veterano
# abr/07 · Editado por: Badoe
· votar


Regnum_irae
Obrigado pelas ´tomas explicações.

Guitarrist
É sim, mas é que tem alguma coisa que não estou entendo, nesse link postado pelo Badoe:
Diz que é parelelo, e nota-se que nos dois falantes de baixo, vai ligações para o jack (no caso, das poralidades negativas).
Eu consegui algumas informações nos últimos dias - Pedrone/Luciano, esta ligação é série/paralelo, ou seja, uma associação dos dois sistemas - explicados pelo Regnum_irae.
Você pode ver que há uma associação de duas duplas de falantes em série e os dois conjuntos ligados em paralelo, resultando em 8 ou 16 ohms conforme a impedância dos falantes. Vou ligar os meus assim!

Quando a um sistema ser melhor que outro, segundo o Luciano da Lifesound, ele fez vários testes com ligações paralelo, serial, serial/paralelo e nunca conseguiu achar diferenças no som. Somente o Cyborg para conseguir detectar essa diferença - caso ela exista.
A não ser claro a característica do sistema em série que se um falante der pau, todo o sistema para, e isso não ocorre no paralelo.

P.S. Descrobri que OHMS é o sobrenome do físico alemão Georg Simon Ohm, descobridor da resitência elétrica. - Metal também é cultura....hahah

Abraço.

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


MAIS UMA PERGUNTA QUE FALTOU!!!

Agora que eu já comprei os 4 falantes, é hora de substituir pelos da Meteoro da minha mha900.
Bom, comprei tudo de 8ohms, pois a caixa Meteoro só poderia ser com falantes de 8ohms, já que resulta em 8ohms, como disse o Regnum_irae:

4 falantes de 8 ohms
paralelo: 2 ohms
serie: 32 ohms
serie-paralelo: 8 ohms
Logo, os falantes estão em Série-paralelo.

Então eu ia apenas substituir os falantes, e soldando cada fio no mesmo lugar... é aí que vem o dilema...

Nos falantes da Meteoro não indicam qual dos polos é Positivo ou Negativo, e eu como não entendo absolutamente nada disso, como que eu faço pra saber qual é o positivo e qual o negativo???

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


UP UP UP... NÍNGUEM????
Mister CarlosAdolfs, Pedrone??!?!?!? Help!!!!

Deco_ufrj
Veterano
# mai/07
· votar


Guitarrist
os fios sao da mesma cor? geralmente os fios q vao pra cada polo possuem cores diferentes...

mas o esquema da ligaçao entre os falantes eh assim:
em paralelo: positivo com positivo, negativo com negativo...

em serie: positivo com negativo

Deco_ufrj
Veterano
# mai/07
· votar


tem uma maneira de saber o polo do alto falante...

pega uma pilha e liga no falante... se o cone se mover pra frente eh pq o polo positivo tah no positivo da pilha, se mover pra trás eh soh inverter...

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


Deco_ufrj
Tem fio preto e azul.

Eu até pequei um esquemas de ligação, mas eu queria apenas substituir os falantes, pois no jack de entrada eu me complico um pouco, porque tem umas gambiarra aqui pra ligar a saída pra outra caixa...
Me ensinaram um teste com bateria de 9v, vou tentar.
Valeu.

diamar
Veterano
# nov/07
· votar


por favor me explique uma coisa como eu sei quando a minha potência appotek ak 4400 está trabalhando em 4 e 8 omhs. no momento ela trabalha só com 1 caixa contendo um falante de 12" wpu 450w acho que 8 omhs,
um drive d-250x da seleniun, e um tweety st 300 em um canal da potência. a caixa de pa usa um divisor de frequencia passivo dentro dela, e esse equipamento uso para fazer voz e violão em ambientes relativamente pequenos juntamente com uma bateria eletronica da alesis sr16.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esquema de ligação 4x12