transformador de potencia para amp transististorizado

    Autor Mensagem
    emaniox
    Veterano
    # abr/07


    Quero montar um amp de potencia transistorizado. Preciso de +35 e -35 DCa partir de 127V AC, isto é, um transformador 5/1. Eu ia reciclar um transformador do meu wattsom hobby 100 mas nao sei se ele vai aguentar a corrente. O amp que estou montando pode dar até 50W, o wattsom diz que a potencia maxima de saida é 25W e que o consumo maximo é de 35W. Entao, acho que ele nao deve fornecer a corrente necessaria.

    Perguntas:
    1. Onde posso comprar um transformador exatamente como eu quero?

    2. Onde posso comprar material para enrolar o meu proprio transformador?

    Gostaria de comprar aqui mesmo em Campinas. Vlw.

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    rapa´trafo igualzinho ao q vc precisa vai ser difícil.e material é na trancham ou na transformadores lider todas duas em são paulo

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    emaniox
    Primeiro:Vc tem que calcular o que realmente precisa.Se seu ampli vai dar 50W com 35V, vc tem 50/35 = 1,428A.Como o rendimento de trafos normais é em torno de 75%, agora vc tem 1,428. 25%(que é a perda)= 1,785 A, ou seja, a fonte deverá fornecer +/- 35V/2A, com margem.Seu trafo então deverá ser de 2 X 25V/2,5A(porque após a retificação em ponte, com terra central, para fazer a fonte simétrica de +/-35V, vc tem 25.1,4142 = 35,3 V sem carga.)Seu trafo, na prática, deverá suportar 62,5 VA(25v.2,5A).
    Segundo:Como fazer?
    Simples:Vá ao supermercado, na seção de materiais elétricos e compre um trafo redutor de 220V/110V, 100W.Com ele vc já terá o primário pronto 110/220V, e desmontando o núcleo, enrole sobre o enrolamento original 2 X 75 espiras de fio 16 AWG esmaltado( os núcleos comuns são em média 3 espiras por volt).Vc terá então seus dois enrolamentos de 25V.Faça o acabamento, remonte o núcleo e as capas e seja feliz.[]'s

    Filipe Reis
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Falou o mestre! Pode seguir q vai dar certo.

    emaniox
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    carlos adolphs

    Muito obrigado. Como vou usar +-35V, nao seria 50W/70V = 0.7A? Cada "fase" me dá metade da potencia, nao?

    No trafo redutor 220/110, o primairo nao é o 220? O enrolamento com menos fio é o de 110, mas como saber qual é o enrolamento de dentro?

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    emaniox
    Como vou usar +-35V, nao seria 50W/70V = 0.7A?
    Não, não seria, pois o fato de vc usar voltagens simétricas, é para eliminar o capacitor de saída.Sendo assim, equivale a um ampli de mesma potência e fonte simples de 35V, com capacitor na saída(para simplificar a explicação).
    No trafo redutor 220/110, o primairo nao é o 220? O enrolamento com menos fio é o de 110, mas como saber qual é o enrolamento de dentro?
    O primário tem de ponta a ponta 220V, se vc ligar um ponta e o centro(no caso de auto transformador)tem 110v e vice-versa.O fato de se chamar primário, não significa que foi enrolado primeiro( ou "de dentro"), mas sim que é o enrolamento onde a voltagem de trabalho é aplicada(no secundário é retirada).[]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transformador de potencia para amp transististorizado