Marshall & Fender

    Autor Mensagem
    PhoTs
    Veterano
    # abr/07


    Oi Galera!
    Keria saber kual a diferença entre o som dos amplificadores marshall e o som dos fender. Me podem ajudar?

    gustavo_gremio
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fender tem som mais limpo, bom para blues, funk, pop, entre outros.
    Marshall tem som mais sujo, bom para rock, heavy metal, punk, entre outros.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Um amigo meu tem um Fender cubo e nós tocamos as vezes num Marshall num estúdio, bem na realidade eu ainda prefiro a distorção de um Peavey que tem lá. Mas eu acho aquele Marshall do estúdio com um som limpo bem melhor que o Fender do meu amigo, pois o Fender que ele tem, tem menos regulagem. Agora tem que ver algum Fender de série profissional para ver a regulagem.

    gustavo_gremio
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu toquei uma vez no estúdio com um fender princeton chorus e achei que o ampli puxa muito para o agudo. Ja toquei também em um marshall avt e ele tem um som mais encorpado, menos estridente, mas ai é regulagem.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    gustavo_gremio
    Eu toquei uma vez no estúdio com um fender princeton chorus e achei que o ampli puxa muito para o agudo. Ja toquei também em um marshall avt e ele tem um som mais encorpado, menos estridente, mas ai é regulagem.

    Uhum, era isso mesmo que eu queria dizer, o Fender do amigo meu é muito agudinho, apesar que dá para brincar legal com ele com um pedal, equalizador, etc.
    Mas o Marshall realmente tem um som mais encorpado, mas ainda sim se for pegar por sí só, os amps, prefiro um Peavey ou Randall.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Marshall's, com falante celestion, para sons distorcidos são simplesmente imbatíveis (Som pesado).
    Fenders para som limpo simplesmente não existe som mais lindo.
    Não esqueça que seu gosto supera qualquer opinião.

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PhoTs

    Tudo o que falaram é "mais ou menos" verdade. Digo isso porque depende muito do modelo. Os amps transistorados da Fender e Marshall em grande parte não correspondem àquilo que se espera da marca. Me perdoem aqueles que têm, mas os Marshalls pequenininhos daquela série MG são bem fraquinhos. Quando dizem "Marshall é encorpado", logo imagino que estão falando dum JCM800 da vida (é uma pancada na orelha). Os Fenders também, são famosos pelo som limpo - o Twin Reverb tem um dos sons mais cristalinos que eu conheço. Mas tem Fender com overdrive bacana (Deluxe Reverb) e com som mais encorpado (Bassman). A Fender também tem seus ampzinhos pequenos, que tem pouco ou nada a ver com o famoso "som de Fender".

    leo22
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PhoTs

    Se vc esta perguntando de uma maneira geral,os fenders prezam por som mais limpos com frequencias mais equilibradas,possuindo valvulas 6l6 no power e q demoram mais para serem saturadas. Já os marshalls nao q tenha som limpo ruim,mas ele "colore" mais o som, com maior destaque nas frequencias médias,agudas. Mas axo bem complicado dizer q um tem melhor som limpo do q o outro,porque vai muito de gosto.....

    Agora,quanto a distorção,a maioria dos astros do rock usavam marshalls no talo para obter akela distorção rasgada,bem rocker q todos nós conheçemos.... Já os fenders dificilmente são usados para distorçoes extremas,se dão melhor com um blues,ou algo q exija um overdrive de leve. Como disse anteriormente vai muito de gosto... E do q vc ker tocar.

    Mas lembre-se estou falando dos valvulados....

    lukeswall
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Marshall's, com falante celestion, para sons distorcidos são simplesmente imbatíveis (Som pesado).

    a menos que se compare com um 5150, qualquer Diezel ou qualquer Engl, é claro.

    Schenker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    lukeswall
    qualquer Engl

    meia verdade . . .

    PhoTs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Meu estilo é mais mistura entre som limpo e som overdriven, como Nirvana, Pearl Jam, Incubus, Muse...

    Me recomendam Fender ou Marshall? K modelo me recomendam, k seja tb economico?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PhoTs
    Se estiver ao seu alcance um Marshall valvestate já dá a porrada que vc precisa. Contudo teste antes de comprar, não é por que é Marshall que é o melhor, como já te disse, seu gosto supera qualquer opinião.

    marrone
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tenho um fender valvulado... e realmente, o drive dele eh uma merda... eh um hot rod deluxe.. 40W.. potencia pra porra pra mim (ainda toco em apto) agora devo dizer que quando ligo o guv'nor (um pedal da marshall.. hauha) o som eh outro... nem mesmo da pra acreditar que ta saindo de um fender que tem limpos lindos... eh encorpado, rasgado que nem marshall mesmo... mais só consigo isso com pedal... o drive do fender eh um tanto quanto abelhudo... mais pra um classic rock até que vai (me dou bem, gosto de classic rock.. e do som de marshall)


    fender eh som limpo (valvulado)
    marshall eh drive (valvulado)

    quer saber pq? toque... vc vai ver.. hehehe

    ki_suco
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    diezel é fodástico
    faz um rombo igualmente fodástico na conta também

    João_Luiz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PhoTs
    Meu estilo é mais mistura entre som limpo e som overdriven, como Nirvana, Pearl Jam, Incubus, Muse...

    Marshall valvestate pois é econômico e dá pra tirar ótimo som.

    Tenho um Valvestate 8080 e é ótimo: 1 limpo, 1 crunch e 2 drives (se bem que tá com os canais de drive mudos... estou vendo se é a válvula de 15 anos que pifou, hehehe.... ).

    Ric-fuchs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bixo, depende muito do Marshall ou do Fender e com que falantes eles estão trabalhando ( o Primeiro Marshall criado, foi projetado com base no Fender Bassman 59, o projeto era identico, só mudando algo em relação as Valvulas e falantes). Por isso acho que você não deve pensar em Marshall ou Fender, e sim em um JCM, ou um JTM, ou um Tweed, ou um Black Face, ou um Hot rod, por que estas duas marcas possuem amps bem diferentes dentro da propria marca. É claro que um JCM 800 com uma caixa 4x12 vai ter muito mais punch e uma textuta de drive muito mais smooth que um Twin reverb, mais com os dois você toca R&R!!... o que deve-se levar em conta mesmo, é o timbre que você quer...se mais agressivo, grave, sujo, moderno, compacto e projetado (JCM 800) ou se mais vintage, tridimensional, claro, snap (twin). É claro que um Champ da Fender com falante de alnico de 8" não vai ser um amp adequado para tocar Heavy metal e nem um Full stack da Marshall adequado para cowntry, mas isso não elimina a idéia que com ambas as marcas da pra se tocar tudo!! só vai depender de uma boa escolha.

    Segue algumas sugestões que acho legais, destas duas marcas, todas versáteis:

    Com pouca Grana: Marshall Valtestate(de preferencia os antigos que vinham com falante 12GT-75) , Os Transistores da Fender princeton e deluxe (com pedais de drive), Blues JR da Fender (All tube 15Ws, pequeno mais poderoso, tambem fica melhor com pedais), Linha AVT da Marshall ( já vem com falantes Celestion).

    Com grana pra gastar: Linha JCM 2000 da Marshall (Todos), Fender Twin Reverb reedição 65 ( não tem drive, você tem que usar pedais), Fenders Deluxe e Deville com falante de 12" (prefiro tambem com pedais e o Deville com 4x10" já acho mais especifico), JCM 900 e 800 da marshall( combo ou stack), reedição da Marshall JTM bluesbreaker.

    abço

    old steel
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Difere~ça total.Som pesado Marshall
    Som limpo e Blues Fender

    Ric-fuchs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    old steel

    É, de forma geral sim... mais não se pode generalizar...o JTM bluesbraker da Marshall é por exemplo, um amp totalmente blues e classic rock, não tem nada a ver com som pesado, tem projeto inclusive baseado no bassman da Fender, o mesmo caso do 1974X hand wired, ou da linha JCM 2000 que tem um clean muito bom e um drive com textura bem vintage e blues dependendo da regulagem...por outro lado, um twin reverb envenado, com falantes bons e com o bias e a voltagem "esquentada" ou uma cabeça Tone Master , bassman ou Showman com falantes britanicos fará o chão tremer se esta for a intenção.

    abço

    alexguitar
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: alexguitar
    · votar


    Pessoal. Prazer.
    Vcs desculpem eu me intrometer no assunto fazendo uma pergunta que até tem a ver com o assunto,mas não tem a ver com os amplis citados.
    Muitos falam mal dos amplis da Meteoro. Fazendo uma comparação: como poderia classificar ( podemos começar pelo Atômic Drive 50w ) o som dele perto desses amplis. Será que é tão ruim como falam ou alguns músicos tocam com a Meteoro em seus shows apenas por propaganda ou realmente ele tem a sua qualidade ?

    slash-tulio
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bom la na faculda onde eu faço os professores preferem prum blues mais puchado o marchell agora pra uma bossa nova um mpb o fender se encaixa perfeita mente .agora vai de vc esperimentar um do dois e ver qual é o seu estilo ou sua escolha;.falo.

    Ric-fuchs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Alex G

    Bicho, cê quer comparar um Atomic Drive com um all tube da Marshall ou Fender?? compare pelo menos um marshall som um cristalino...senaõ você estaria comparando um fusca com uma ferrari!! e mesmo assim pros meus ouvidos ainda tem chão pros nossos tupi nikins chegarem próximos aos gringos...mesmo de all tube para all tube...infelizmente...

    abço

    alexguitar
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: alexguitar
    · votar


    Pessoal. Já vi Titãs tocando com a Meteoro.
    Concordo com vcs inclusive com o Ri-fuchs.
    Colocando amplis de alta. O METERORO fica tão pra trás? O que falta para os brasucas da Meteoro chegarem lá ?

    abç

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PhoTs

    Se puder tire um dia e va na loja "brincar" com os amps, e o melhor que se tem a fazer, ambos tem boa qualidade, e dessa forma voce encontra o amp ideal para o seu timbre.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Alex G
    Olha eu acho que a meteoro tem sim seus meritos, e suas qualidades.
    Particularmente eu acho que este é um terreno difícil mesmo, e os gringos tem muito know how e qualidade. Qualquer marca nacional tem muito a desenvolver, na minha opinião nossos alto falantes é que não tem tecnologia para estes tipos de equipamentos, ou não tem som bonito ou não são resistentes o suficiente.
    O outro lado da história é o merchandising, tem musico que não quer pagar pau para os gringos, e tem os musicos que querem a presença de marcas consagradas em seu set, e tem musicos que querem seus timbres de acordo com o que estão usando independente de marca ou origem.

    alexguitar
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: alexguitar
    · votar


    Henrique S.

    A questão é por quê e em que os amplis da Meteoro tem de evoluirem. A opinião e cada músico e o gosto de cada um

    jimmt vandrake

    Cara! Será que é balela os premios da Meteoro aí fora.


    Sou usuário da Meteoro , mas não não sou defensor da dele. Ok ???

    Ric-fuchs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu acho que a Meteoro tem se esforçado bastante se formos levar em conta qual o cenário musical e econômico aqui no Brasil, e dentro de um possivel, de um limite ela vem dia a dia melhorando os seus produtos, isto é fato...e ponto a favor da Meteoro...agora é fato tambem que o caminho é longo e tortuoso e que competir com Países que criaram as grandes marcas e que enchem nossos olhos sempre será um processo difícil e arduo.

    Muita gente fala bem de alguns modelos da Meteoro, principalmente dos cabeçotes e caixas grandes usadas para rock, aí talvez a Meteoro estejá no caminho certo, amps usados pelos titãs ou pelo Andreas, sei lá...aguentam porrada, tem um som robusto...mas o que pega muito ainda na minha opinião..., é o ajuste fino...o timbre mesmo...a textura que um amp de guitarra deve ter...que é gerada pelo Know how mesmo, pela experiência teorica e principalmente pratica adquirida pela própria vontade e anseio dos musicos e consumidores desde 1900 e bolinha quando o blues, o rock começou a despontar nos nossos visinhos de cima.

    Se pensarmos bem não é dificil clonar um bom amp de guitarra, visto os nosso hand makers do Forum que fazem amps Ótimos...o difícil é transformar isso em uma linha de produção que faça amps confiáveis, com componentes bons, falantes apropriados e resistentes... e mais dificil ainda, é criar uma identidade própria...com qualidade, e que identifique a marca pelo timbre, como é a timbre Fender, o Marshall, o Vox, que tem principalmente... "personalidade".

    abços

    alexguitar
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ric-fuchs

    Cara. Também vou acrescentar o reverb. a Meteoro também tem que melhorar. Esse reverb dela ainda tá artificial.

    Abç

    old steel
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Alex G
    São ruins mesmo.A diferença é gritante,e não falo sem conhecimento de causa.Já meteoros,Warm Music,Staners,é triste.

    old steel
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ainda que melhorou um pouco,antigamente era Palmer(Credo).

    Leleko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Me diz uma coisa... Por exemplo, eu to querendo comprar um bom amp, eu tava pensando muito no fender 65 deluxe reverb, só que tem um "problema" eu gosto muitooo de blues e som clean, do mesmo jeito que gosto do estilo Dream Theater e um metallica ou iron maiden da vida.

    Eu estava pensando em pegar o Fender e usar pedais pra o estilo que eu quero quando se fala do som mais "pesado" e fazer ajustes pra que o Fender responda como eu quero usando um pedal tipo boss equilize. Não tenho como testar, será que isso ajuda bastante que eu consiga um timbre "pesado" que corresponda?

    Minha guitarra é uma Fender American Stratocaster.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marshall & Fender