Qual caixa 4x12" escolher?

Autor Mensagem
Guitarrist
Veterano
# mar/07 · Editado por: Guitarrist


Eu já pesquisei sobre caixas 4x12 aqui no fcc, e achei opiniões muito adversas a respeito de construção e falantes de caixas para guitarra 4x12, então vou colocar as opções que tenho de compra, e conto com a opinião de vocês para fazer a melhor escolha. Vou usar a caixa com um Horizon Lifesound 50w, e a caixa tem que ser de 4 falantes mesmo, essa é a única certeza que tenho, ok?! Então, vamos lá:

- BEHRINGER BG412S Falantes Jensen. R$ 900,00

- Caixa METEORO MAK3000. R$ 1200,00

- Caixa METEORO (do Mha2000). R$ 850,00

- CAIXA TUBEAMPS Falantes Eminence GB12. R$ 1700,00

- MARHSHALL MG412. R$ 1700,00

Por favor galera, vamos evitar opiniões preconceituosas, quero opiniões de quem conhece ou já tocou em alguma delas, ou tem alguma dica para dar além dessas. Agradeço.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Bom, vou complementar o que estou pensando destas caixas.
A Behringer eu não conheço, ela está na mesma faixa da Meteoro MHA... Será que valem a pena em questão de timbre? Ou é mais negócio pegar uma delas e trocar os falantes? Pois a Tubeamps eu achei caro, além do que, se fosse pra colocar Eminences, eu penso no Screaming Eagle (gostei do que ouvi no site da Eminence). Mas o pior é o prazo de entrega, demora cerca de 30 dias, e eu já estou sem ampli, esperar é duro...
Por outro lado tem a caixa Meteoro MAK3000, eu acho o acabamento dela excepcional, o timbre também casa bem com o mak3000, mas nunca tive a chance de compará-la com outra caixa.
E a Marshall eu não tenho idéia se estou pagando qualidade, ou se estou pagando pelo nome, ja que não conheço o som dela. Pois se for só pelo nome aí eu pego a Behringer... sei lá... o que acham?

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Laney 4 celestions 70/80 -1600

Carvin 4 celestions g12t - 2200

Experiencia minha é com a Laney. No começo fiquei entre a Carvin e a Laney , ai o cara me repassou o preço da Carvin , eu quase cai pra tras....Ai resolvi pegar a Laney.

Caixa com médios muito bons, os falantes são bem pronunciados , a resposta deles eh completamente diferente em closed back (eu naum gostava deles em open back) , os graves são bons , mas o forte é o médio-agudo !!!Como meu cabeçote é um Mesa rectoverb , não me preocupei muito com os graves!! AH e vem com rodinhas boas!!!

Foto:
http://img211.imageshack.us/img211/8079/dsc08825wh3.jpg

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


MAKE DO IT YOURSELF


ps: é assim mesmo ??

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


kaus
Quase ...

tira o make e ta tudo certo!!

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


Regnum_irae

hahaha

ingrês enferrujado

kaus
Veterano
# mar/07 · Editado por: kaus
· votar


Regnum_irae

belo setup



vc usa Gerdau GG50 nas paredes né ??

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


kaus
Valeu irmão...AHuahaUhauaHuaH.....pow....com certeza, senão a casa cai !!! Mas o laney tfx3 ta se transformando em um GMajor !!!QUando chegar eu faço um review completinho!!

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Regnum_irae
De começo eu só procurava por laney, justamente pelo custo/benefício, mas eu não estou achando para comprar! No ML tem uma só, e o cara quer 2000reais, além do que a dele é de 16ohms e eu quero uma de 8ohms.

kaus
Eu queria fazer mesmo, mas eu moro num fim de mundo do caramba, achar cantoneiras, tecido ortofonico, alças laterais etc vai ser um sufoco! E tb achar uma pessoa que coloque o courvin nela pra mim também vai ser duro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
Os falantes da Meteoro não são bons....
Pelo preço eu iria de Behringher, até porque a Jansen é uma fábrica com imensa tradição em falantes.
Abç

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
O horizon tem saída em 4 ohms, não tem????
Meu mesa não tem saída 16 ohms , eu mexi em 2 conexõezinhas na caixa da laney e botei em 4 ohms!!!
www.musicware.com.br , la tinha uma que a vista sairia por 1500 reais!!!
Eu tinha pensado em montar uma também...só que a dificuldade para se encontrar o falante e como o pagamento teria que ser a vista me deixaram desanimado....ai encomendei essa laney em 6 x!!!

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Detalhe , paguei 1700 nova em 6 vezes!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Daria preferencia pra uma com Chinestions, Eminences ou Jenses nessa sequencia.

Outro fator de decisão são as impedancias (é esse o termo??) da caixa, e do head ou combo que voce vai espetar nela.

Por exemplo, como o Regnum_irae comentou, eu acho que esta Laney que esta a venda na musicware funfa somente em 16Ohms.

De repente teu ampli é 4 ou 8 (mono ou stereo). Ai voce teria que resplitar a caixa, como o Regnum diz ter feito.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Realmente a fama da Meteoro, pra quem procura alta qualidade, não é nada boa. É que a caixa do mak3000 está num excelente preço, pois é usada mas em bom estado, e como o acabamento é excelente eu fiquei balançado... mas se não tiver qualidade equivalente as marcas importadas eu não quero!
Como não conheço a Behringer eu pensei em pegar ela, e se não gostar, trocar os falantes, já que pelo preço da caixa tá valendo a pena... duro vai ser morrer com 4 falantes aqui a toa... hehehe.

Regnum_irae
Cara, eu tenho as mãnhas de comprar dos EUA, já comprei várias coisas do Ebay, entretanto coisas pequenas... será que não terei problemas em encomendar uma caixa 4x12? Vc pediu de lá?
Aliás, a MusicWare envia pro Brasil? Eu pensei que fosse só pros EUA... informação valiosa essa cara!

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
Cara , trazer caixa 4x12 dos EUA vai te custar uma bela de uma fortuna!!!!!O frete+imposto vai fazer a caixa custar 3 vezes o que ela vale!!!!

A musicware é brasileira e fica no rio de janeiro!!! Eu sou de Brasilia , encomendei por uma loja (planeta rock) daqui mesmo!!!!Eu te passei como referencia a musicware pq ela é a que tem a caixa em um precinho camarada , entendeu???

Schenker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Schenker
· votar


Guitarrist
será que não terei problemas em encomendar uma caixa 4x12?

não é possível comprar uma 4x12 pelo ebay para enviar para cá . . . é fora dos padrões permitidos de peso e tamanho. caso vc opte por UPS ou Fedex, uma caixa fica em torno de 800usd para mandar para cá . . .

na musicware também tem uma Carvin com Celestions por 2000,00 à vista, acho que é a melhor opção . . .

Meteoro a caixa em si é legal, mas vc teria que trocar os falantes, aí vc tem que adicionar pelo menos umas 1000 pratas para 4 alto falantes legais . . . aí já acho que não vale a pena . . . os falantes da Meteoro não tem brilho e as frequencias médio-agudas são muito tímidas e sem vida.

passe longe, mas MUITO longe mesmo, de qualquer coisa da série MG da Marshall, é lixo para terceiro mundo, os falantes são de 3ª linha e a caixa não é compensado ou madeira maciça, é aglomerado.

as da Behringer com Jensen são as melhores de custo X benefício e o som é bem legal, só não pense que ela vai ter os mesmos graves de uma Recto ou uma 1960A pq não vai, mas é um cab honesto e bem construído e se precisar trocar os falantes o preço final não será tão caro (e é sempre mais fácil vender depois falantes Jensen do que Meteoro . . .).

as Tubeamps eu não conheço, me parecem ser bem construídas, mas, como conheço só de foto, prefiro não opinar.

O Luciano também faz caixas, quanto ficaria a dele??

Além dele, o Augusto tabmém está fazendo caixas agora, converse com ele:

www.pedrone.com.br

abs!

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Regnum_irae
Ah tá, agora eu saquei, poutz eu pensei em music123, que mancada! hehehe... nem reparei no .br
Então, acabei de ver o site e gostei dos preços, porém só achei a LANEY 4X12 com Celestioon Seventy 70... (1500reais).
E uma mais cara da Carvin com Celestion Seventy 80 (2000reais).

Vc acha então, de todas opções compensa mais eu pegar uma dessas? São melhores?
Vc conhece essa série Seventy da Celestion? Qual a diferença do 70 pro 80?
Por hora, obrigado mesmo!

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Schenker
Muito obrigado cara! Então vc também acha que vale a pena a Laney ou a Carvin com os Seventy, certo?! Vc conhece bem esses falantes? Dá pra usar sossegado sem me preocupar depois em ter que trocar pra Eminences etc?

O Luciano, só faz 2x12, por conta de problemas de espaço dele lá.
O Pedrone, faz 4x12, porém demora 30 dias... e eu realmente não queria esperar. (Aliás, o Pedrone me indicou fazer de mdf, o que vc acha?). Será que vale a pena uma caixa dessa com Eminence da minha preferencia? Ou vou logo de Laney com celestion Seventy?

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
Cara , o da carvin é o seventy/80 e o da laney é o 70/eighty , pra mim, DIGO PRA MIM , é a mesma coisa..heheheh

pow 70/80.....mas sei la, vai que eu estou errado...a diferença basica entre as duas caixas é o tamanho e o preço !!!! A da Laney é um pouquinho menor , a da Carvin nunca toquei !!!! Eu te falo que a caixa da Laney é foda pra caralho....mas não posso te afirmar nada quanto a da Carvin!!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Guitarrist
Vc conhece essa série Seventy da Celestion? Qual a diferença do 70 pro 80?

São bacanas sim, tenho no meu ampli (q é um laney), responde bem nos medios e tem bons graves tambem.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Regnum_irae
Eu já dei uma pesquisada... essa linha Seventy, equipa os Laney TF, e alguns Marshalls valvestate.
No MercadoLivre mesmo, tem uma caixa Marshall 4x12 lá, que tem esses Seventy, é a caixa pro Valvestate vs100 head.

É um caso a se pensar...rsrs

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar
Então Joe, a Laney eu consigo por 1500,00.
Agora, se eu pegar a Behringer, e comprar 4 falantes Screaming Eagle, eu vou gastar em torno de 1600reais.
Será que vale a pena hein!?
Se for equivalentes em qualidade, eu tenho que ver qual teria mais valor de mercado numa possivél venda.

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist
No começo eu ia fazer uma caixa!!! Soh que é o que te falei ,tinha que pagar a vista , os falantes não tinham nem previsão de chegada....eu sou um verdadeiro cabaço com madeira.....se vc reparar na minha foto , tem um ampzinho amarelinho , fui eu que fiz....ficou legal....mas não ficou algo PRO total.
Agora eu te digo , ja tenho o set completo!! Agora eu vou construir uma 2x12 pro amarelinho com calma , selecionar os falantes a dedo.....fazer um trabalho profissional....
Espero ter ajudado!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist

Por 1500 pilas acho q a Laney é mais jogada, ela é muito bem construida, tem um acabamento bem legal, e já vem de fabrica com os Chinestions 70/80.

Só veja direitinho o lance dos 16ohms dela, ou se é possivel trabalhar em 4ohms e 8ohms tambem.

E pode comprar na Musicware (lá do RJ) que os caras são de confiança.

Liguei um tempo atras interessado nessa Laney ou na Carvin e perguntei qual seria o meio de transporte da caixa para SP e uma média de preco.

O cara me disse que faz por transportadora e o custo era de R$ 50

Achei barato demais, ou eu to muito enganado, ou o cara errou na estimativa heheheh

Schenker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Schenker
· votar


Guitarrist


sempre bem vindo bro!!

humm, cara, caixas com mdf são coisas mais recentes, ela mantém a rigidez do cab, fazendo que o som fique mais "tight" (graves não tão loose, mais firmes mesmo), só que elas ficam mais pesadas e eu também não sei se elas aguentarão o teste de sobrevivência ao longo do tempo, a durabilidade pode ser um problema. O Augusto é um cara que prezo e respeito muito, ele sabe bastante, ele deve ter uma razão para ter te indicado mdf, converse com ele para lhe dar um entendimento melhor (se bem que uma das razões ocm certeza é a facilidade de manuseio, é mais fácil de cortar e acabar, já que quando se corta quase não fica rebarbas, diferente do compensado naval, que vc tem um baita trabalho de lixa depois).

Sim, conheço os 70 e eles não perdem em nada nada para os Eminence (provavemente só para os top de linha mesmo, como Patriot ou Red series, ou mesmo a Vintage Special). São falantes bem equilibrados, não tem um scoop muito radicais nos médios e os agudos não são tão cintilantes como os do V30, por ex.

eu tenho quase certeza que se vc pegar a Carvin vc só trocará de falantes quando um deles estourar mesmo (coisa pra daqui uns 15 anos, dependendo do uso).

eu ficaria com qualquer uma das duas, ou a Laney ou a Carvin (talvez com tendência para esta, já que ainda continuam sendo montadas a mão na California, mão de obra top notch).

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


E eu só não comprei essa Laney 4x12 ou a Carvin 4x12 que estão na Musicware ainda, pq eu tenho uma duvida que deve durar a eternidade+1.

Quero uma 4x12, mas moro em apto (pequeno) e tenho carro (tb pequeno).

Acho que uma 4x12 vai virar móvel em casa e não vai sair de lá nunca mais kakakakakak

Estou avaliando umas Carvins 2x12 com Celestions Vintage 30. São caras, mas acho mais jogo pra mim.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Regnum_irae
Ajudou sim cara, valeu mesmo.

JoeCruzGuitar
Hehehe... o frete tá certo sim, por Transportadora é barato mesmo. Só que a Laney é pra 160hms. Ou eu mexo nela, ou compro a Carvin, que é de 8ohms mas é 500pilas mais caro.

Schenker
Pow brother, ótimas dicas!
Eu tb estou tendenciando para a Carvin, já que ela é em 8ohms, que é o que preciso. Mas tenho que pesar sobre o preço, ela está em 2000reais, ou seja, dá pra mim comprar a Behringer, botar os Eminence e ainda sobra uma graninha.
Então pra mim chegar na carvin, ela teria que ter uma construção bem melhor, e os seventy teria que ser no mínimo melhor que os Eminence pra valer a pena.

JoeCruzGuitar
Depende do que vc toca, a 2x12 pode ser negócio sim. No meu caso, eu acostumei com o timbre das 4x12, e gosto de bases besadas, então é o ideal. Além do que eu tenho a sorte de não morar em ap e nem ter vizinhos chatos... hehehe

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Aliás, se eu for comprar a behringer pra trocar os falantes, eis os falantes disponivéis na Torau:

ALTO FALANTE THE COPPERHEAD EMINENCE170,00

FALANTE RAGIN CAJUN EMINENCE 185,00

ALTO FALANTE BLACK POWDER EMINENCE 195,00

ALTO FALANTE SCREAMIN EAGLE EMINENCE 210,00

ALTO FALANTE DELTA DEMON EMINENCE 190,00

ALTO FALANTE BLUE TICK HOUND EMINENCE 215,00

ALTO FALANTE TEXAS HEAT EMINENCE 210,00

ALTO FALANTE SWAMP THANG EMINENCE 275,00

ALTO FALANTE RAMROD EMINENCE 185,00

ALTO FALANTE RED FANG EMINENCE 590,00

ALTO FALANTE BIG BEN EMINENCE 295,00

FALANTE 75 WATT LEGEND 875 EMINENCE 128,00

FALANTE 75 WATT LEGEND 1058 EMINENCE 130,00

ALTO FALANTE 35W RMS - PRETO LEGEND 1228K EMINENCE 212,00

FALANTE 150 WATT LEGEND 1518 EMINENCE 290,00

Desses, eu gostei mais do SCREAMING EAGLE, pois gosto de som bem cristalino no clean, e rasgadão no drive, mas sem muitos médios.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Bom galera, a conclusão até o momento é:

LANEY ou CARVIN (Celeston Seventy) x BEHRINGER com Eminences (a escolher).
Tanto em qualidade, como pela faixa de preço.

Se alguém ainda quiser dar um pitaco de qual a melhor escolha entre essas duas opções...

Schenker
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist

eles não tem o Governor ou o Wizard??

cara, mas, foi como ter disse, para trocar os falantes vão ser, pelo menos uns 800 paus (na verdade 800 é o preço de falantes de entrada, os melhores sairiam por volta de 1000 pratas os 4 mesmo . . .).

tem aquele negócio de vc poder vender os Jensen depois, MAS, no futuro vc ainda continuaria com uma Behringer (para o bem e para o mal . . .).

não queria ser tendencioso, mas . . . eu ainda fico com a Carvin . . .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual caixa 4x12" escolher?