Microfones para gravação SM 57 ou Beta 57A

Autor Mensagem
andifranssatto
Veterano
# mar/07


Faaaala srs...

seguinte... estou para comprar um microfone para microfonar (olha!!) meu amp. Estou em dúvida entre dois modelos da Shure:
- SM 57: padrão, super conhecido;
- Beta 57A: segundo o site, possui algumas características a mais do que o SM 57;

Minha dúvida é:
A princípio, usarei a placa de som do meu notebook, mas pretendo comprar uma placa off board decente para plugar o Mic. Tirando o fato que as freqüências de abrangência dos dois mics são diferentes, queria saber se vale a pena gastar um pouco mais pelo beta 57? ou provavelmente conseguirei os mesmos resultados do outro mic (SM57)

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


andifranssatto
Buenas!A precisão e fidelidade das placas que vc vai usar é que define se vc pode ou deve ter esse ou aquele.Enquanto vc não compra uma placa melhor, eu sugiro que vc use um Groovin GM580(cerca de R$ 45,00), e antes que vc torça o nariz, saiba que uso ele para microfonar diversos amplis no meu estúdio, com resultados surprendentes.É um excelente microfone e pelo preço vc não vai ficar com pena de "torturar" o bicho.Tem diversas lojas virtuais vendendo no ML e também já está fácil de encontrar em lojas normais.[]'s

megadeth2612
Veterano
# mar/07
· votar


carlos adolphs

Dá também para microfonar amplificadores de guitarra?

Schenker
Veterano
# mar/07 · Editado por: Schenker
· votar


andifranssatto


entre os dois, ainda prefiro o SM57 padrão, o custoXbenefício dele é mais interessante . . . já gravei com os dois em estúdio e, sinceridade?? a diferença era imperceptivel, acho que não vale a pena pagar mais pelo Beta não, nmo.

agora, outra opção também são os mics da Behringer, o JP (metropolisamp) só usa mics Behringer e com resultados MUITO bons. checa o site da lifesound e veja os clips dele que estão disponibilizados lá, são todos gravados com Behringer.

www.lifesound.com.br

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


HUmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm não havia pensado nisso... além do Groovin, há outras sugestões até uns 100 merréis??? Pois aí poderia pensar em poupar para a placa de som externa...

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


agora, outra opção também são os mics da Behringer, o JP (metropolisamp) só usa mics Behringer e com resultados MUITO bons. checa o site da lifesound e veja os clips dele que estão disponibilizados lá, são todos gravados com Behringer.

Caralho de mundo pequeno... Sei quem é o JP, aliás ele foi uma das pessoas que, digamos, me convenceu a comprar um Lifesound (sim... eu tenho um horizon...).

As gravações dele do site estão ótimas. Não quero nada profissional mesmo, é para começar a gravar algumas coisinhas em casa, meio que para aprender mesmo. Só que todos os lugares que leio sobre microfones, a unanimidade (aparentemente para qqr situação) são os Shure... (uma foda...)

Dei uma olhada nos Behringer... Qual modelo exatamente vc recomenda, pq no ML os únicos mais acessíveis são os modelos C1 (condensador) e os xm 1800s e xm8500, mas os dois últimos parecem ser apenas para vocal...

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Vou pegar carona no topico pra fazer mais uma pergunta pros universitários.

Estes microfones precisam de algo a mais (por exemplo, um pré) pra serem ligados no PC ?

Pergunto isto, pq faço minhas gravacoes caseiras com microfone de PC Multimidia, e ligo ele direto no MIC In da minha placa de som.

Um SHURE SM57 por exemplo, ou um Behringer destes, eu posso fazer a mesma coisa ?

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar

creio que não cara já liguei um mic SM57 uma vez e deu problema não saia som já o mic de pc saia de boa fiquei puto na hora hhahaha

deve ser questão de sinal impedância sei lá hiohhi

creio sim que precise de algum tipo de mixer mesa de som esse tipo de coisa

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


kaus

pois é kaus

dia destes arrumei um fone destes de karaoke, espetei na placa de som e ele não captou som algum, ou se captou foi muitoooo baixo.

vamos ver se alguem ajuda na duvida...

tb acho que precise de mais alguma coisa pra funfar junto com o MIC

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


caras... eu já liguei mic (de karaoke) na entrada de microfone do micro e funcionou nromal.... estranho vcs não terem conseguido...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar
Cara, até dá pra vc captar o som, mas a qualidade não será igual como se usasse um pré-amp. Isso por que o sinal do microfone vai chegar sem ganho, contando apenas com o volume digital do PC, que gera distorções e algum "hum". Nesse caso, vc vai precisar comprimir (muito) o som, o que vai tirar muito das caracteristicas originais tb. Sugiro que vc use pelo menos um Mic100 da behringer, que é baratinho e o nível de chiado no sinal é muito baixo.

Dá pra ter uma boa noção das diferenças pegando gravações minhas mais antigas (Never Say Goodbye) e mais recentes (We all die young).

Não se esqueça de desativar o boost de 20db, padrao da placa de som, quando for pré amplificar.

Abraços!

lukharp
Veterano
# mar/07
· votar


Uma boa opção é o shure 10A,é ótimo para microfonar amps,batera e sopros.Melhor que o SM 57 e 58,e melhor metade do preço(+ou- R$210),eu uso para gravações e ao vivo,lembrado que ele é LOW Z.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


andifranssatto
Desculpa, pensei mas não respondi...

Cara, o SM57 é excelente microfone, com um nível de chiado quase inexistente. SM = Studio Microphone.

O Beta apresenta mais resposta no corpo, tem mais sucetibilidade a dinâmica (vc consegue modelar o som usando o distanciamento) e é Supercardiode.

Quer uma sugestão? Se estiver começando, Behringer. Se quiser arriscar um condensador, C1. Mais ou menos R$ 250,00 na Sta. Efigenia. Tem um condensador da Samson tb, mas eu não gosto da marca. Groovin eu nunca usei, mas pelo preço, eu testaria no seu equipo, pra ver se vale a pena.

Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# mar/07 · Editado por: carlos adolphs
· votar


megadeth2612
Dá também para microfonar amplificadores de guitarra?
Eu uso no estúdio, com excelentes resultados, microfonando os Tremendões...
[]'sandifranssatto
Vai por mim, usa o Groovin, todos que usaram me agradeceram...Agora quanto a essa coisa de microfone para vocal ou instrumento, o que vale, na realidade é a resposta de freqüência.Se vc comparar verá que o SM57 tem mais resposta que o SM58, mas como tem construção mais robusta, é usado para instrumentos, pois aguenta mais pancada.Se vc utilizar o SM57 na voz, ele fica melhor que o SM58.O Groovin GM580 tem a mesma resposta do SM58.Se optar por Behringer, use o 8500.Nada impede de vc usar os tipos 58 em instrumentos, só não vão responder aos graves profundos e aguentar menos pancada, mas fica bom.[]'s

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


carlos adolphs
Agora quanto a essa coisa de microfone para vocal ou instrumento, o que vale, na realidade é a resposta de freqüência.
Cara, não é bem assim não. A qualidade da cápsula e a finalidade que ela foi projetada influencia demais tb.

Eu tenho um microfone Sony que tem a msm faixa de frequencia de um AKG (de 20hz a 20khz). Infelizmente é impraticável gravar qqr coisa com ele, pois o resíduo de ruído branco que ele deixa no fundo é péssimo, e só sai com plugin. Alguns microfones de karaoke tem a mesma faixa de frequencia de um Sm58. Os de PC são condensadores.

Quanto ao sm57 ser melhor que o sm58, tb discordo. São microfones de funções distintas, de sucetibilidades a dinâmica totalmente diferentes. O sm57 vai funcionar bem em uma voz baixa, sem projeção, pois o vocal vai poder cantar com a boca colada no microfone ganhando só em definição, não tendo o mesmo efeito de proximidade de um sm58 e disparado de um Beta 58, cujo o ponto forte é a captação de médios-graves, sendo muito eficiente quanto ao efeito de proximidade. Já gravei nos tres e o 57, por exemplo, ficou um lixo, com distorções violentas nos agudos. Ja o sm58 é o que fiz a maioria das minhas gravações recentes aqui no fórum. A proxima agora será com o Beta. =)

Mas concordo plenamente quanto ao andifranssatto começar usando Behringer ou Groovin (apesar de eu não conhecer o último). Acho que vale conhecer antes o tipo de som que se quer tirar do que comprar um mic de valor mais elevado.

Abraços!

wiskeria
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
Microfones sony e estilo caraokê não contam, são de baixa qualidade, de uso caseiro e amador.
Já o Sm57 é usado sim por vocalistas, se vc não gostou do resultado não significa que não serve para vóz e sim que no seu gosto pessoal não gostou do resultado, até porque cada pessoa canta de maneira diferente, tonalidade, frequeências diferentes uma das outras.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar


wiskeria
Microfones sony e estilo caraokê não contam, são de baixa qualidade, de uso caseiro e amador.
Já o Sm57 é usado sim por vocalistas, se vc não gostou do resultado não significa que não serve para vóz e sim que no seu gosto pessoal não gostou do resultado, até porque cada pessoa canta de maneira diferente, tonalidade, frequeências diferentes uma das outras.


Perfeito. Mas releia e veja que não fui eu que disse que serviam. Eu disse que eles tem a msm frequência, dando um contraponto ao que disse o carlos adolphs nessa frase:

Agora quanto a essa coisa de microfone para vocal ou instrumento, o que vale, na realidade é a resposta de freqüência.

Eu também não disse que o SM57 não serve:

O sm57 vai funcionar bem em uma voz baixa, sem projeção, pois o vocal vai poder cantar com a boca colada no microfone ganhando só em definição, não tendo o mesmo efeito de proximidade de um sm58 e disparado de um Beta 58, cujo o ponto forte é a captação de médios-graves, sendo muito eficiente quanto ao efeito de proximidade.

Mas tem algo errado no seu texto:
até porque cada pessoa canta de maneira diferente, tonalidade, frequências diferentes uma das outras.

Tonalidades sim. Frequencias, não. São coisas distintas. Um A2 (lá) sempre vai estar com o seu centro de frequencia em 440hz, portanto, qqr pessoa que emita um A (ou instrumento) vai soar nessa frequencia ou em múltiplos disso.

Abraços.

PS: O Sony não é de Karaoke, nem caseiro. Eu msm trouxe do Japão, comprado em uma loja de instrumentos musicais, junto com um SM58 e outro Sony, esse sim, muito bom, mas sem fio.

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


Peeeeeeeeeeeeerrrrrra lááááááááááá
devagar, devagar...

Algumas dúvidas:

ZeeG
Veterano
# mar/07
· votar


Algumas dúvidas:

zZZzzZZZzzz...

Schenker
Veterano
# mar/07
· votar


andifranssatto
Caralho de mundo pequeno... Sei quem é o JP, aliás ele foi uma das pessoas que, digamos, me convenceu a comprar um Lifesound (sim... eu tenho um horizon...).

As gravações dele do site estão ótimas. Não quero nada profissional mesmo, é para começar a gravar algumas coisinhas em casa, meio que para aprender mesmo. Só que todos os lugares que leio sobre microfones, a unanimidade (aparentemente para qqr situação) são os Shure... (uma foda...)

Dei uma olhada nos Behringer... Qual modelo exatamente vc recomenda, pq no ML os únicos mais acessíveis são os modelos C1 (condensador) e os xm 1800s e xm8500, mas os dois últimos parecem ser apenas para vocal...


hehehe, sim, este mundo é muito menor do que pensamos . . .

ele usa o XM1800S mesmo, aquele kit com 3 que sai a 250,00 pratas . . .

http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=28878

sim, os Shure são referencia de mercado mesmo, mas hoje em dia se acha boa com custo menor, com certeza.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Galera, indo mais direto ao ponto (sou completamente cabaço hehehe)

Se eu comprar um mic destes da behringer, ou um shure sm57 (é o que eu quero), o que mais eu preciso comprar pra fazer minhas gravacoes caseiras ?

No caso, usaria sempre meu ampli e pedais, e microfonaria o ampli okeys ! E mandando tudo isso direto pra placa de som (via captacao do mike), e registrando tudo com o Cakewalk Sonar.

Regnum_irae
Veterano
# mar/07 · Editado por: Regnum_irae
· votar


Christhian
Tonalidades sim. Frequencias, não. São coisas distintas. Um A2 (lá) sempre vai estar com o seu centro de frequencia em 440hz, portanto, qqr pessoa que emita um A (ou instrumento) vai soar nessa frequencia ou em múltiplos disso.

Se me permite uma inclusão , a tonalidade das pessoas são diferentes justamente devido a harmônicos que nada mais são do que frequências colocadas no espectro!!!QUando o cara falou das frequências ele estava correto!!!! A diferença do teu timbre pra um cantor de mesma extensão vocal nada mais é do que o incremento/descréscimo em certas frequências..Por isso que tem gente que gosta de SM57 e outras não...de repente o mic reproduz algumas frequências que ressaltam bastante o timbre do cantor!!!
Quando o carlos adolphs falou sobre o fato de que o que interessa em um mic é a resposta de frequências , ele falou corretamente!!! Resposta de frequência não é a extensão de captação ( 20 a 20 KHz) e sim como o microfone reage as diferentes frequências (filtragem de freqs!!!)
Abrax!!!

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


Peeeeeeeeeeeeerrrrrra lááááááááááá
devagar, devagar...

Algumas dúvidas: (Agora com o texto inteiro HAUHAUUAO)
- se pegar um mic condensador, terei como gravar alguma ambiência imagino, mas há como fazer aquele esquema (sei que tem um nome, mas não me lembro agora... sorry) de mudar a posição do mic para obter uma timbragem diferente?? Pergunto isso pois, a principio, não me importaria tanto em não gravar ambiencia, mas queria muito aprender a mexer com esse esquema de posicionar o microfone de forma a conseguir diferentes timbre. Obviamente, sei que para cada tipo de microfone terei que trabalhar esse posicionamento de uma forma diferente...
- o que vcs sugerem para gravações de um metaleiro guitar hero frustrado hahah deu para entender que quero gravar algo mais metal...
- Alguém de sampa quer comprar um sm57 por 225? tem um cara no ML que me ofereceu 2, mas eu só quero UM ! UAHAHHAAU

andifranssatto
Veterano
# mar/07
· votar


porra agora que li

Se eu comprar um mic destes da behringer, ou um shure sm57 (é o que eu quero), o que mais eu preciso comprar pra fazer minhas gravacoes caseiras ?

vc é de sampa??? tá afim de comprar do rapá lá???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar


Regnum_irae
Se me permite uma inclusão , a tonalidade das pessoas são diferentes justamente devido a harmônicos que nada mais são do que frequências colocadas no espectro!!!QUando o cara falou das frequências ele estava correto!!!! A diferença do teu timbre pra um cantor de mesma extensão vocal nada mais é do que o incremento/descréscimo em certas frequências..Por isso que tem gente que gosta de SM57 e outras não...de repente o mic reproduz algumas frequências que ressaltam bastante o timbre do cantor!!!
Quando o carlos adolphs falou sobre o fato de que o que interessa em um mic é a resposta de frequências , ele falou corretamente!!! Resposta de frequência não é a extensão de captação ( 20 a 20 KHz) e sim como o microfone reage as diferentes frequências (filtragem de freqs!!!)
Abrax!!!


Hum... esclarece algo, mas é importante entender os termos. Tonalidade é a frequencia fundamental do som audível (assim como a tonalidade de uma escala é definida por uma nota musical básica). O que muda com harmonicos e acrescimos/decrescimos de frequência é o timbre. Quando eu digo que tonalidade é diferente, perceba: Vozes masculinas tem a sua tonalidade entre 100 e 200 hz (Dentro dessa faixa, se tem vozes mais agudas ou graves, dependendo da tonalidade, que é a frequencia fundamental). As femininas, entre 200 e 400hz. Não se pode dizer que tonalidade e timbre são a msm coisa.

Inclusive colabora com o que falei sobre o SM57. Mas, honestamente entendo resposta de frequencia (Frequence Response) como a faixa de frequencia (O beta, por exemplo, tem um Frequence Response de 50hz a 16khz, olhando no manual) e se for isso de fato, sinto que não seria correto afirmar que é o que realmente importa. Mas posso estar enganado, e se alguém puder colaborar pra esclarecer melhor, seria interessante. =)

E isso tb levanta ainda mais a necessidade de se fazer testes especificos com o equipo/voz de quem vai aplicar. Posso estar sendo leviano, mas acredito que só seria 100% confiável recomendar um microfone (qqr) se o msm fosse utilizado nas mesmas condições e com os mesmos equipamentos. Acho que o Carlos comentou que microfonava Tremendões com o Groovin. Valvulados tem um som mais aberto e os Giannini (tive um True Reverber) tem um brilho absurdo. Seria o msm que eu dizer que o SM57 não serve pra voz de ninguém, por que não funcionou na minha ou vice-versa. Não tenho nada contra esses mics (alias, nem conheço msm), mas como diz um amigo que trabalha com som profissional, no aperto, corra pra segurança. No caso dele, Shure e Sennheiser. Na minha concepção, Behringer e até msm Groovin, depois de devidamente testado. =)

Outra coisa válida: Tanto AKG, Sennheiser e Shure tem linhas alternativas de microfones semiprofisssionais, na casa dos R$ 100,00. Acho que seria uma boa testar esses tb, especialmente os Sennheiser (e815). Poderia ser uma alternativa em relação a qualidade X preço.

Abraços!

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


Inclusive colabora com o que falei sobre o SM57. Mas, honestamente entendo resposta de frequencia (Frequence Response) como a faixa de frequencia (O beta, por exemplo, tem um Frequence Response de 50hz a 16khz, olhando no manual) e se for isso de fato, sinto que não seria correto afirmar que é o que realmente importa. Mas posso estar enganado, e se alguém puder colaborar pra esclarecer melhor, seria interessante. =)

Bicho , resposta de frequência é ensinado como sendo o que o próprio nome diz saca???Um dispostivo de Produção/Reprodução/Captação de som muito dificilmente terá uma curva de resposta de frequência chapada, ou seja, dando ganho igual em todas as frequências.....Eu pessoalmente não concordo em colocar frequence response como sendo a faixa em que o mic atue....Pois dá a impressão de que a resposta é chapada, sendo que até hj não vi nenhum aparelho que a resposta fosse de tal maneira!!!Os caras deviam colocar como Bandwidth , Banda de passagem, que é o que ocorre na verdade....provavelmente nessas frequencias limites ocorre uma atenuação legal ( definição de BW é de -3dB). Se tiver no manual um gráfico mostrando ganho x frequencia , esse sim é o gráfico modular da resposta em frequência.

E isso tb levanta ainda mais a necessidade de se fazer testes especificos com o equipo/voz de quem vai aplicar. Posso estar sendo leviano, mas acredito que só seria 100% confiável recomendar um microfone (qqr) se o msm fosse utilizado nas mesmas condições e com os mesmos equipamentos. Acho que o Carlos comentou que microfonava Tremendões com o Groovin. Valvulados tem um som mais aberto e os Giannini (tive um True Reverber) tem um brilho absurdo. Seria o msm que eu dizer que o SM57 não serve pra voz de ninguém, por que não funcionou na minha ou vice-versa. Não tenho nada contra esses mics (alias, nem conheço msm), mas como diz um amigo que trabalha com som profissional, no aperto, corra pra segurança. No caso dele, Shure e Sennheiser. Na minha concepção, Behringer e até msm Groovin, depois de devidamente testado. =)


Concordo plenamente com vc de que devemos testar os mics e talz, na verdade temos que testar tudo , até a porra da palheta !!! Mas isso é Brasil né cara....As possibilidades de teste em lojas são limitadas e o preço salgado!Ai nós temos que apelar para os reviews!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Regnum_irae

Bicho , resposta de frequência é ensinado como sendo o que o próprio nome diz saca???Um dispostivo de Produção/Reprodução/Captação de som muito dificilmente terá uma curva de resposta de frequência chapada, ou seja, dando ganho igual em todas as frequências.....Eu pessoalmente não concordo em colocar frequence response como sendo a faixa em que o mic atue....Pois dá a impressão de que a resposta é chapada, sendo que até hj não vi nenhum aparelho que a resposta fosse de tal maneira!!!Os caras deviam colocar como Bandwidth , Banda de passagem, que é o que ocorre na verdade....provavelmente nessas frequencias limites ocorre uma atenuação legal ( definição de BW é de -3dB). Se tiver no manual um gráfico mostrando ganho x frequencia , esse sim é o gráfico modular da resposta em frequência.

Cara, muito elucidativa a sua resposta! Ficou bem evidente, pra mim pelo menos, o lance da resposta de freqüência. Inconscientemente é o que disse sobre diferença de cápsulas lá em cima, uma vez que o bandwidth (já adotando sua terminologia) pode ser igual. =)

Concordo plenamente com vc de que devemos testar os mics e talz, na verdade temos que testar tudo , até a porra da palheta !!! Mas isso é Brasil né cara....As possibilidades de teste em lojas são limitadas e o preço salgado!Ai nós temos que apelar para os reviews!!!
Ahhhhhh! Eu sou cara de pau e não compro absolutamente nada sem testar! E tratando-se de instrumentos, degustar praticamente virou regra na Sta. Efigênia e na Teodoro! (Até pq eles dão essa margem né?) huahuahua Eu, honestamente, até abuso as vezes.. =\
Abraços e valeu por todo o esclarecimento.

Regnum_irae
Veterano
# mar/07 · Editado por: Regnum_irae
· votar


Christhian
Disponha irmão!!!Estamos ai pra aprender e tentar passar o pouco que sabemos!!!
ps:. Como queria morar em SP só pra poder ir na Teodor e ficar degustando os instrumentos...heheh

carlos adolphs
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
Calma pessoal!O autor do tópico está querendo saber sobre um microfone para iniciar e vcs estão discutindo sobre os usados na Toca do Bandido...ehehhe!Creio que vc não captou o que eu quis dizer que o que importa é a faixa de freqüências...Microfone tem apenas poucas maneiras de mudar para melhor ou pior.Por exemplo, se vc pega dois microfones com cápsulas de mesmo diâmetro, e um tem o alcance inferior melhor, significa que a sensibilidade e a suspensão acústica do mesmo está melhorada, físicamente.Ocorre então que se vc usar a mesma técnica vocal sobre um e outro, obterá respostas diferentes, podendo até chegar aos limites de saturação física da cápsula, quando então ocorrerão distorções e perdas em agudos.Quanto a ir na certeza, pegando Shure ou outro de nome, hoje em dia fica difícil, pois não sabemos ao certo se o micro veio realmente de boa procedência ou foi fabricado por um Ching-Ling de fundo de quintal.Temos de experimentar diversos tipos de microfone e não nos engessarmos em nomes consagrados.O que timbra bem para sua voz não o faz para a minha.Tenho diversos exemplos no estúdio.Já tive de substituir o Neumann por outro dinâmico inferior, por que a voz do cara não timbrava nem à pau com ele.Não existe microfone bom para voz ruim, nem microfone bom para quem não sabe nem segurá-lo e sem técnica.Com referência à nota A, 440hz é a freqüência do A3, segundo as normas editadas na conferência de Londres, de 1953, sendo que engenheiros e projetistas eletrônicos referem-se à ela como A4.Óbvio que se o microfone que tem a mesma faixa de resposta de outro, não vai reagir igual, pois pelo simples fato de um micro ter a impedância de 250 ohms e outro 600 ohms, com a mesma faixa de resposta, faz com que respondam totalmente diferentes um do outro, pois a curva impedânciaXresposta será diferente.A faixa onde reside o seu timbre fundamental pode não ter uma resposta adequada em certos tipos de microfones.Vc pode dizer o SM58 é o bom para a sua voz, e eu digo que o MXL990 é bom para a minha, e ambos estamos certos.Agora, que o Groovin me surpreendeu na captação de instrumentos, isso foi!Comprei-os para usar no PA, na chuva, e resolví experimentar no estúdio.Guardei os SM57 para preservá-los...[]'s.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Regnum_irae
huahauhaha
Eu não queria morar aqui não! Mas queria ter lojas por perto como tem aqui...
Morei no Japão uns anos.. lá sim que é o paraíso! =)

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfones para gravação SM 57 ou Beta 57A