Caixa Leslie Dúvida

    Autor Mensagem
    Raizen
    Veterano
    # mar/07


    Já li textos na internet, já li até a história mas ainda não entendi bem o que é a caixa Leslie. Ela tem falantes giratórios, mas o que seria isso? (além do óbvio) E tipo, como eles giram?
    Obrigado.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    É uma caixa normal, mas por dentro ela possui um motor que fazem os falantes girarem em duas velocidades: Slow e Fast. Ficou famosa sendo utilizada em conjunto com os famosíssimos órgãos Hammond, inclusive com o seu mais famoso modelo: o Hammond B3. A velocidade com que os falantes giram, a aproximação dos microfones em relação à caixa, o deslocamento de ar na mudança de velocidade, todas essas características tornaram essa caixa um ícone na história da música, e até hoje alguns teclados e simuladores dedicados tentam imitar suas funções através de efeitos programados. Você já deve ter ouvido falar do efeito "Rotary", pois bem, esse efeito é uma simulação dessa caixa.

    Sir Cam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Os falantes dela são giratórios, produzindo um efeito de rotação do som mesmo, vide Dance of Eternity do Dream Theater e preste atenção ao som do baixo no começo, aquilo é efeito de caixa Leslie.

    Raizen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Nossa...pensei que esse meu tópico havia sido deletado.
    Mas assim:
    Imaginemos os falantes como circulos, agora imaginemos 1 ponto no centro desse circulo. O falante gira nesse eixo?
    E os ruídos? Se ela tem um motor os nivel de ruídos deve ser alto não? aTé mais.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Raizen

    bixo .. no fórum de teclados tem uma pessoa o adão_chagas q tem uns vídeos de caixa leslie q ele faz ... é muito bacana .. da uma procurada ... vou ver se tenho algo aqui ainda ... dae tu verá ..
    as cornetas e o falante .. e a verdade sobre esses falantes giratórios ..ok?

    abrax

    Raizen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Blz cara..ficarei no aguardo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Raizen
    Buenas!A caixa Leslie produz um som que é meio termo entre o efeito Chorus e o Flanger, dependendo se o som que vc coloca nele tenha ou não delay.Isso é feito de maneira natural, baseado no efeito Doppler, que diz que a medida que nos aproximamos de uma fonte sonora, o som fica mais agudo e ao nos afastarmos o mesmo fica mais grave.Como a Leslie tem um tunel sintonizado de saida que fica emitindo para fora o som produzido pelo alto-falante rotativo, e esse fica, pela rotação, deixando a parte frontal ou a traseira relativa ao duto de saída, vc tem uma diferença de velocidade entre os dois sons, que então fornecerá uma diferença de tonalidade ou timbre.Essa diferença irá depender da velocidade do motor(que nos pedais é o Rate ou Speed).O mecanismo rotativo nos modelos modernos é feito por ligação da caixa diretamente ao eixo de um stepmotor com controle digital, nas antigas era com caixa de redução para duas velocidades.O modelo antigo tinha um pouco de ruido, que era totalmente abafado pelo som...[]'s

    Raizen
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Então os novos modelos são melhores que os antigos do ponto de vista funcional e sonoro?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Raizen
    São idênticos em resposta, sómente com tecnologia mais moderna.Ser melhor ou não vai depender do Altofalante usado.O barulho do mecanismo vc não vai notar.[]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa Leslie Dúvida