Transformador do Staner Kute 16

    Autor Mensagem
    Kasp
    Veterano
    # mar/07


    Galera, alguém sabe dizer as especificações do trafo do Staner Kute 16?
    tô perguntando isso pq estou pensando em montar um power de 50 W com o chip Lm3886.
    E, como o trafo eh a peça mais cara a se comprar, eu aproveitaria o trafo desse meu amp. Quero fazer esse power pra usar uma POD XT Life como pré dele..
    e aí, galera, alguéms abe ajudar? ou alguém sabe como posso descobrir?
    PS: mandei um e-mail pra Staner e eles n souberam responder (a linha saiu de fabricação)
    Valeu

    Kasp
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    alguem sabe, pelo menos, como eu descubro?

    Kasp
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    alguém?!?!?!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    pow... tu tem o esquema dele?
    dae ajuda ...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Kasp
    Buenas!Mesmo sem saber as especificações, a título de aprendizado, vamos ver como vc pode fazer a coisa.
    Verifique o fusível, digamos que seja de 1 Ampére, com rede de 127V, vc teria uma potência máxima de consumo de 127W.Como os trafos mais baratos tem um rendimento em torno de 60%, vc agora faça a conta, que dá 76,2 W.Essa é a potência disponível pela fonte.
    Agora verifique os condensadores eletrolíticos da fonte, qual a voltagem de trabalho impressa na caneca?Digamos que seja 25Volts.Como para certificação pelo Inmetro, os mesmos devem ter uma margem de 20% de segurança, faça a conta: 25 . 0,8 = 20 Volts, esta seria a voltagem máxima da fonte.Como a retificação é feita em onda completa, o trafo precisa ter a voltagem nominal de 40% menos que isso, pois em retificadores de onda completa vc pega (Vrms.1,41), então o trafo precisaria fornecer 14,2 volts para que a fonte forneça uma saída de 20V.
    Como agora temos a voltagem e a potência de fonte, vamos calcular a corrente.Com W = E.I então I= W/E ou I=76.2/20=3,81A.
    O nosso trafo hipotético seria de 14,2V/3,8Ampéres.
    Tudo isso é a teoria para se chegar à um valor bastante aproximado.Na prática, se o seu ampli é de 16W e vc vai fazer de 50W, faltam cerca de 34 W (reais, não computando perdas)nesse seu trafo, ou seja:Não dá!
    []'s.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    carlos adolphs

    bixo .. tu manja da arte hein !! hehe
    me corrija se eu estiver errado ...

    Kasp

    Galera, alguém sabe dizer as especificações do trafo do Staner Kute 16?

    bom ... primeiro duas coisas eu acho necessárias .. não desmerecendo o Mestre Adolphs ... o esquema, que muitas vezes não tem as especificações do trafo, e saber a potencia do amp...
    com isso tu poderás saber a corrente do trafo:

    I=W/E

    sendo I = corrente , W = potencia em watts e E = tensão de alimentação

    vamos lah .. se tu amp tem 50W e é alimentado por 20 volts, subistituindo a fórmula, a corrente do trafo será 2,5 ampères, e levando-se em conta as percas 20% é o suficiente, então a corrente do trafo será de 3 ampères ...

    eu fiz isso algumas vezes e tem dado certo ... agora .. essa do Mestre
    carlos adolphs me deixou de queixo caído !! haha

    Kasp
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    humm.. valeu msmo pela aula
    :)
    vivendo e aprendendo

    helciof
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Para usar o LM3886, com 50W RMS em 8 Ohms, use VCC = ±35V

    helciof
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ou seja, um transformador com secundário de 25 + 25 VAC @ 3,5A seriam suficientes!
    Duvidas ainda? veja o data sheet.

    http://www.national.com/ds/LM/LM3886.pdf

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformador do Staner Kute 16