Redutor de potência: Como funciona? Como se faz? Ql é a eficácia?

    Autor Mensagem
    Soulface
    Veterano
    # mar/07


    Bom pessoal, estou com algumas dúvidas em relação ao redutor de potência de amps.
    Como todo mundo (ou quase) sabe, eu moro no Japão, em um apartamento onde as paredes são tão finas q se eu der um peido, o vizinho vem bater na minha porta pedindo pra eu peidar mais baixo (o bom é q dá pra ouvir as "intimidades" dos vizinho tb! hehehehe).
    Porém, eu to afim de finalmente comprar o meu valvuladinho.
    Estive pensando na construção de um Hi Octane, mas a falta de tempo pra me dedicar nesse projeto e a pouca experiência q tenho ainda no ramo me desanimam um pouco nessa empreitada. Por isso estou pensando em comprar um mesmo.
    OQ eu qro saber é até q ponto esses redutores de potência podem me ajudar a usar um valvulado em casa com um bom timbre (saturção) sem derrubar o prédio.
    Como eles funcionam? Até q ponto é eficaz? Ql é o grau de redução? Ql é a influência no timbre?
    E se não for abusar da boa vontade, é difícil de se fazer um em casa?
    Deu pra perceber q ou completamente leigo no assunto né?!
    Agradeço qm puder me ajudar.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Tambem não manjo legal do assunto.

    Mas os atenuadores geralmente funcionam entre a saida do power e a entrada da caixa/falantes. Eles reduzem volume nesse ponto.

    Algumas marcas que mais vejo comentarios por ai :

    THD Hot Plate
    Weber Mass Attenuator
    Marshall Power Brake

    Vai dando uns searchs no google que voce vai encontrar bastante info a respeito destes 3 modelos.

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Valew aí!!!
    Como eu não entendo nada sobre isso, tava meio perdido e não sabia nem dos fabricantes.
    Vou ver se acho algum desses aí por aqui e dou uma pesquisada sobre ele.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    nao resolveria colocar um potenciometro de "volume"? (lembrando daqueles fones de ouvido q tem controle de volume no fio)... com certeza na eletronica alguem saberia dizer o valor (resistencia) pra atenuar a potencia do amp...

    aproveitando o assunto... qual pot eu teria q colocar pra atenuar 50w? eh pra um sitema de som pra festa, por enquanto soh to com um amp de 50W/canal o q serve pras caixas principais falarem alto pra até umas 200 pessoas... e eu queria usar aki um par de caixas menores de retorno pra mim/DJ... soh q elas ja começam a distorcer qnd o volume tah em 70%... soh q pra festa as vezes eu preciso colocar no maximo... aih a ideia eh colocar o volume no maximo e atenua o volume q vao pra essas caixas menores pra elas nao estourarem...

    Soulface
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    Editado...

    Regnum_irae
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    Em amps valvulados o legal é saturar as válvulas de power.....deixar o bicho esquentar.....o lance de colocar um atenuador é que vc dissipa uma parte da potência que será entregue aos falantes.....Assim eles falam mais baixo!!! O atenuador não é somente uma resistência pq é necessário casar a impedância do power com os falantes!!!!!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Isso mesmo, já li tambem que se não casar legal a potencia de um ou outro, voce pode danificar um dos dois, ou seja, o ampli pode ferrar.

    Sobre o potenciometro de volume, teria que ver como fazer, se ele vai ficar no pre, ou depois do power.

    Acredito que com um master volume, voce acabe perdendo toda a graca do timbre no volume baixo, isso dependendo do ampli.

    Com o atenuador parece que o lance não é assim.

    Voce estupra teu ampli, mete teu plexi superlead no volume 11, arregaca pre e power, e o atenuador amansa o volume na saida.

    Certamente deve timbrar bem diferente de um botão pra master volume.

    Mas isto é só suposição, e info que eu li por ai e to papagaindo.

    Nunca testei um atenuador na minha vida.

    Minow
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface
    Pega um daqueles mini cabeçotes de 5W! É ótimo pra gravar e estudar em casa, e dá pra tirar um timbre excelente, sem deixar o cachorro surdo.

    Tipo isso. Ouve os samples dele. ;)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    OQ eu qro saber é até q ponto esses redutores de potência podem me ajudar a usar um valvulado em casa com um bom timbre (saturção) sem derrubar o prédio.
    vc me perguntou mas vou dizer o q sei por aqui ..
    falei besteira ...

    Como eles funcionam? Até q ponto é eficaz? Ql é o grau de redução? Ql é a influência no timbre?
    a redução eh praticamente pela metade .. mas vou logo dizendo .. o timbre perde .. não dah pra dizer .. 40% ...10% ... mas é algo muito perceptível .. acho q eh algo mais aplicável se tu tiver um amp de 50W e quer tocar em um locar q não comporta isso tu use .. mas se for pra usar no apertamento .. puts .. esquece ..

    eu acho que de acordo com a tua descrição acima um Hi Octane é justamente o que tu precisa .. pouca potência mas boa qualidade .. e mesmo assim tu vai tocar muito mais alto que os seus peidos !!
    ou procure os amps de 5W ... sai um preço acessível .. e vale a pena uma vvez q vc disse não utilizar fora do teu apertamento e não pode ser mais alto q o teu peido !! hehe

    qqer coisa .. chama lah !!

    abrax

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Minow
    Vou dar uma pesquisada nesses brinquedos aqui.
    Mas a verdade é q eu achei uns Peavey 5150 (tanto cabeço como combo) por uns preços tão tentadores...

    _BLACKMORE_
    Valew aí cara...
    Esclareceu as minhas idéias sobre o redutor, mas me deixou na dúvida sobre aonde investir! hauehuahehuaehuauehuaea
    Como é foda ser pobre...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    O unico problema dos amplis single ended, é que geralmente voce vai encontrar somente amplis com pouco clean e algum crunch.

    Bons pra blues por exemplo. Muitos gaitistas usam inclusive.

    Se tua base de comparacao é um 5150, ou um Boogie, esquece hehehehe

    Eu não conheco nenhum ampli de baixa potencia (to considerando valvulado até uns 15watts) que tenha um drive e um punch mais porradas.

    Meu ampli é um combo da Laney valvulado de 50watts, com 1 falante só.

    Ele é bestialmente alto heheheh

    Toco de vez em quando em casa, quase não uso o ampli, e sempre toco no volume 1. Se colocar no volume 1 e meio a coisa já fica feia e os vizinhos reclamam, ele salta muito de volume.

    No volume 1 o timbre é um, no volume 4 o timbre é outro totalmente diferente, e muito melhor.

    Não sei como funcionaria um atenuador pra mim, precisaria testar.

    Pq ai deixaria meu ampli no volume 5 ou 6 e controlaria o volume pelo atenuador.

    Pelo que já vi por ai, o timbre muda, é diferente, mas é bem melhor usar o atenuador e fazer um estupro no ampli, do que usar o Master Volume do ampli.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    O unico problema dos amplis single ended, é que geralmente voce vai encontrar somente amplis com pouco clean e algum crunch
    ainda bem q tu disse geralmente .. um fender champs tem 4,5W .. e tem um clean bacana !!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Regnum_irae
    eh, a minha ideia era colocar a resistencia entre o power e o falante mesmo, mas nao tinha pensado no lado das impedancias..

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Após ter ouvido e vendido alguns atenuadores, posso falar um pouco sobre seu resultado prático.

    Considero-os uma boa ferramenta, específica para o caso do problema citado pelo tópico, ou mesmo para gravações. Existem diferenças de timbre que são basicamente geradas por 2 motivos:

    1) O ouvido humano se comporta de forma diferente em baixos e em altos volumes. Para percebermos os graves e os agudos extremos, precisamos de boa pressão sonora. Caso contrário, só ouvimos médios. Nosso ouvido foi se especializando no objetivo da comunicação, sendo especialmente sensível em baixos volumes às frequencias na nossa própria voz.

    2) Os falantes de guitarra não são lineares, e respondem de forma diferente à diferentes potências. Falante também distorce, e logicamente com um atenuador esse efeito fica minimizado.

    Abraços.

    r2s2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    AugustoPedrone
    1) O ouvido humano se comporta de forma diferente em baixos e em altos volumes.

    Mas o Soulface num é humano. O que o senhor sabe sobre ouvido de gazelas?

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Deco_ufrj
    eh, a minha ideia era colocar a resistencia entre o power e o falante mesmo, mas nao tinha pensado no lado das impedancias..
    este não é um dos maiores problemas.. o maior problema é a dissipação de energia no pot.. ki teria que ser de pelo menos 25W pra atenuar metade da potencia de um amp de 50W.. e mesmo assim ia eskentar ki é uma belezura.. por isso os atenuadores são normalmente chaves mecanicas (de onda), pois apenas trocam alguns valores casando a impedancia e aumentando o corte de potencia..

    há muitas formas de se fazer um atenuador.. em modo divisor, T.. T com indutor..
    pra ilustrar
    http://amps.zugster.net/articles/attenuation
    http://www.amptone.com/g243.htm
    http://www.aikenamps.com/DummyLoad.pdf

    abraços

    wiskeria
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Se vc comprar uma amp de baixa potência "até 10W" não vai precisar de atenuador.

    Daydream
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Daydream
    · votar


    kelson
    Fala Velhinho, mandei um e-mail lá para você, vamos ver se dá certo hehe.

    Será que este esquema de atenuador não têm como fazer com um falante sem cone? Dá uma olhada aqui: http://www.mhuss.com/SmallBox/page7.html

    Hehe, viva a Gambiarra !!!

    Abraços !!!

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Daydream
    eu já tinha visto isso cara..
    ohhoeaho axo ki a bobina deve ficar doidinha nao? pq o cone dá uma compensação e como fica a centragem?
    vou ler o email vlw! abraços

    [raptor]
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Não querendo fazer propaganda do cara, mas o pessoal fala aqui sobre o Paulo Acedo, que fabrica amps valvulados grandes e pequenos... um deles tem 6W. Aí tem uns samples:

    http://www.esnips.com/web/276

    Soulface
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    wiskeria
    Mas um amp de 10W não me daria otimbre q eu qro, entende?
    Eu teria q comprar o amp e mais um preamp.
    Pelas minahs contas, os gastos seriam praticamente os mesmos, já q o atenuador não sai nada barato tb. E por isso q to numa dúvidado cacete sobre oq fazer...

    r2s2
    Mas o Soulface num é humano.
    Só pq tenho "3 pernas"?
    Qnto preconceito...

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface
    se vc for usar preferencialmente distorcao de pré um pré valvulado com sei lah uns 3 canais jah devem ser bastante satisfatorios pra vc

    distorcao de power eh mais essencial msm eh pra blues/rock antigo

    wiskeria
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface
    é so escolher um amp de 10W que tenha o timbre que vc quer... Existem centenas de opções em que alguma deve te atender, existem pedais pra fazer tudo que se deseja tbém. Procura ai onde tu mora, afinal ai deve ter mais opções que aqui, e opiniões da terra tupiniquim talvez não ajudem em relação aos produtos que vc pode achar por ai.

    Daydream
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    Fala Kelson, mandei o esquema do Peavey para você lá no e-mail. O circuito dele é o mesmo do 5150 II a única diferenca segundo o pessoal da tech é que os componentes são mais "light" hehe palavras deles. O esquema está bem completo, com desenho da placa e lista de componentes, ah, se for montar um desse depois me fala como ficou heim !!! Abraços !!!

    Soulface
    Tio, desculpe pela pequena desvirtuada. Prometo que não faço mais!

    kelson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Daydream
    poh brother valeu mesmo viu/
    vou dá uma olhada sim.. quebrou um galhão.. abraços mesmo!

    Daydream
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    kelson
    Que nada, estamos ai para colaborar !!! Abraços !!!

    Daydream
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Daydream
    · votar


    kelson
    Ae velhinho, e ao pessoal do fórum, caso precisarem de algo, me contatem no e-mail, porque não vou mais postar neste fórum não. Abraços !!!!!!

    Daydream
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    Ae velhinho, e ao pessoal do fórum, caso precisarem de algo, me contatem no e-mail, porque não vou mais postar neste fórum não. Abraços !!!!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Daydream

    pessoal do fórum, caso precisarem de algo, me contatem no e-mail, porque não vou mais postar neste fórum não. Abraços !!!!!!

    pow .. eh uma pena .. mas tu deve ter seus motivos ...
    nos falamos !! abrax!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Redutor de potência: Como funciona? Como se faz? Ql é a eficácia?