Ruido no pré amp do slo50

Autor Mensagem
arcade
Veterano
# mar/07


Alguém pode ajudar no seguinte: Construir um clone do soldano com 50W e está com bastante ruídos no pré. Na canal crunch com o ganho alto já começa a chiar tipo cap. single coil, sendo q os meus são duplos. E na distorção, ai q não dá pra tocar é muito ruído. Fiz o seguinte teste:
Despluguei a guita (curto circuitanto a entrada), coloquei o ganho no minimo, os tones no meio, e fui aumentando o volume OD. Mesmo assim apresentou um ruído muito alto. O q faço?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/07
· votar


É sua primeira montagem eletrônica ?

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


Não, já montei jcm800. Mas em Hi-gain é o primeiro.

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


niguém pra me ajudar?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/07
· votar


Que válvulas está usando no pré ?Que marca ?

Já tentou trocar ?

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


arcade
se descrever a montagem.. postar fotos.. talvez ajude mais

Paulo Acedo
Veterano
# mar/07
· votar


O tap central do filamento está aterrado?

Vc usou acionamento de canais com relés? Pode ser deles o ruído.Se vc retificou os 6,3vac do filamento pode haver indução de ruído por aí.

Experimente usar cabo blindado também nas ligações de placa e catodo das válvulas de pré.

Procue eliminar loops de terra,junte os terras num só ponto e daí para o chassi.

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


Experimente usar cabo blindado também nas ligações de placa e catodo das válvulas de pré.
??? se o cabo blindado aguentar a alta voltagem ali..
no catodo não há porque, apenas se houver um desacoplamento ali por capacitor, dai depois pode se pensar nisso..
cabo blindado só ne grades e nos fios de sinal do loop.. e/ou depois de desacoplamento de estágios..

Paulo Acedo
Veterano
# mar/07
· votar


Cara,pode parecer estranho mesmo mas já resolvi problemas de ruído em amplis higain instalando cabos blindados como descrevi.

O problema ali não seria a tensão porque bons cabos blindados têm altas tensões de isolação mas sim a corrente .No caso de válvulas a corrente é baixa e funciona muito bem sim.

Ruído em higain é foda mesmo...sabe qdo vc já tentou de tudo e ainda tem um ruído pentelho te enchendo o saco? Blinde as conexões de placa e catodo,aproveite e use um cabo estéreo ,fica uma montagem mais limpa e pode resolver um problema q parece não ter solução.

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


Paulo Acedo
é só fazer uma construção limpa.. sem loops de terra.. e com boa filtragem no psu..
aterra os pots.. valvulas boas.. o uso de barra ônibus ajuda a evitar loop de terra.. capacitores de desacoplamento bons tbm são bem vindos..
as correntes de placa são bem baixas.. no máximo 9mA.. mas nunca chegam a tanto.. poré o cabo deve ser bom pra ter isolamento considerável..
eu fico ainda no dimensionamento oorganizado dos fios.. boa distribuição e sempre use o menos possível de fios.. ou condutores..
abraços

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


AugustoPedrone

Já troque as valvula de posição, são todas novas, estou usando 12ax7EH no 1 estágio, e duas JJ 2º e 3º, 4º e 5º 12ax7WA sovtek.

Paulo Acedo

O tap central do filamento está aterrado?

O trafo não tem tap central do filamento, coloquei como no esquema, dois resistores de 100 ohm, em cada tap, indo pro terra.

Vc usou acionamento de canais com relés?
Sim, mais mesmo os reles desligados, (som crunch) já dá um pouco de ruído, como se fosse captador single coil.

Procue eliminar loops de terra
Sim, já fiz star ground.

o que falta fazer é colocar fios blindados na placas. mas pra que no catodo?
Meus capacitores de acoplamento são industriais, breve vou trocar por uns XICON da vida.

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


Vou tirar umas fotos hoje de manhã, como faço pra enviar?

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Pergunta de curioso heheheh

Existe SLO versão 50watts ???

Ou esse é o schematic do Hot Rod + ???

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar

Existe SLO versão 50watts ???

Sim. Esquema do slo100, só que com duas 6l6. ok.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Arcade, valeu cara.

É que não manjo nada de eletronica.

Mas seria exatamente o mesmo esquema, todo dimensionado para os 100watts, mas ai é só extrair as outras duas 6l6 dele ?

Tem mais algo no ampli que necessita ser redimensionado ? (trafo, componentes, etc...) Sei lá, é só curiosidade mesmo heheheh

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar
é só tirar 2 6l6 do power, e se for construir pode maneirar nas correntes do trafo(menor custo)... nada maais..

o que falta fazer é colocar fios blindados na placas. mas pra que no catodo?
ainda acho arriscado cabos blndados nas placas..
e acho que isso é o de menos..
no eskema original os resistores de 100ohms vao pra uma referencia DC extraida do primeiro ponto do +B ki no soldano é por volta de 50vDC.. pelo que vc falou vc não a colocou certo? ela ajuda a eliminar alguns hum´s provenientes

está usando um terra real ou tá deixando o pino da tomada tomando um arzinho? isso faz diferença...

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


kelson

no eskema original os resistores de 100ohms vao pra uma referencia DC extraida do primeiro ponto do +B ki no soldano é por volta de 50vDC
Senão me engano, isso q vc disse, eu precisaria ter um tap central no enrolamento dos filamentos certo? Como não tem tap central, o que eu faço?

Já usei um terra real, não melhorou. Estou usando agora um modulo isolador.

Paulo Acedo
Veterano
# mar/07
· votar


Experimente blindar pelo menos a placa, se não quiser blindar o catodo tudo bem mas lembre-se de q capacitores eletrolíticos ali ,dependendo do valor,atuam na frequencia de corte inferior do estágio,ou seja,algumas frequencias ainda estão presentes ali,pode ser a do ruido .

Cara,experimente,não custa nada,é só trocar um fio por outro,eu já passei maus bocados com higain e resolvi dessa forma.

Vc tem um osciloscópio? Facilitaria muito o seu trabalho .

Não seria problema de interferencia da rede?Um motor ligado no mesmo circuito? Vc usa luz fluorescente na sua bancada? Já experimentou desligar?

Kelson:

gostei dessa do pino da tomada tomando um arzinho ehehehe

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


arcade
os resistores de 100ohms pro terar funcionam como tap virtual..
pode fazer com eles..

ociloscópio ajuda bastante.. mas um multímetro.. paciencia.. dá pra levar um pouco..

Não seria problema de interferencia da rede?Um motor ligado no mesmo circuito? Vc usa luz fluorescente na sua bancada? Já experimentou desligar?
a gente ta esquecendo do ambiente.. talvez a montage esteja perfeita. .porem o cara mora do lado de um uma usina ki usa motor CC até de madrugada ou uma rádio amadora.. ou ta usando o amp do lado do pc.. ou deixando a guitarra pertinho do trafo de saida.. dá uns efeitos bem legais..
modulo isolador nao vai ajudar tanto.. o legal seria um condicionador $$ de energia.. se o ruido nao for 60Hz é filtragem.. eh na linha dc mesmo que estão vindo as interferências.. de vez enquando capacitor como feedback em paralelo ao resistor de placa em algun dos estágios ajuda bastante.. mas depende do projeto.. do valor.. etc..

a referencia DC no filamento só previn hum.. ruidos como hizz são outros 500..

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


Que eu saiba, aqui não tem motor por perto, aqui é quase interior, é zona urbana mesmo, ligar o amp sem ter nada ligado na casa, ligar ele em horarios bem diferenciados, o mesmo ruído aparece.
É o seguinte já percebi q o ruído vem da primeira valvula, e assim vem aumentando a cada etapa (claro!).
Se fosse filtragem o amp com volume no minimo já faria humm?

kelson
Veterano
# mar/07
· votar


arcade
Se fosse filtragem o amp com volume no minimo já faria humm?
creio eu que sim..
normalmente a primeira valvula é a de maior amplificação.. por isso alguns mesa colocam somente ela em DC nos filamentos.. ajuda a evitar provenientes hum´s

arcade
Veterano
# mar/07 · Editado por: arcade
· votar


Tirei foto. Estou arrumando toda a fiação do amp. E também substituindo os resistores do pré por resistores em metal-film. Capacitores do acoplamento de pre, Xicon.

http://img136.imageshack.us/img136/415/dsc06819wg4.jpg

A fonte ainda está bagunçada.
http://img95.imageshack.us/my.php?image=dsc06820bl8.jpg

Algumas ideias?

arcade
Veterano
# mar/07 · Editado por: arcade
· votar


Fiz algumas modificações, e só liguei a valvula 1 e 2, para testar com uma potencia transistorisada de testes.
Testei nas placas da V1A e V2B, melhorou. Mais ainda tem um pouco de ruído no canal crunch e no overdrive (e depois da arrumação a distorção melhorou pacas, q diferença). Será q é impossivel retirar todo o ruído?

Nota: substituir os resistores do pré por metal-film e capacidores de acoplamento Xicon.

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


up

felipe_net10
Veterano
# mar/07
· votar


arcade

cara eu entendo pouco, comecei a estudar pra montar amplis a pouco tempo, mais eu tenho a impressão que o problema ta nessa sua montagem, aonde ta a barra do terra? alem disso acho que quando vc blindar o chassi vai reduzir bastante o ruido.. e fora isso as vezes até o posicionamento dos trafos podem ta gerando o ruido!...tira umas fotos mais completas pra ajudar na identificação... principalmente agora que vc ja fez outras modificações. lembrando que meu conhecimento é o minimo ainda... espero que não se ofenda se o que eu to falando parecer muito obvio, mais é que as vezes os detalhes mais bestas acabam passando desapercebidos... faz tempo que eu venho acompanhando seu topico ansioso pra ver como vai ficar esse ampli!... espero que de tudo certo!

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


Obrigado por comentar

felipe_net10
Olá, a barra terra eu coloquei proximo as valvulas de potencia, está na foto http://img95.imageshack.us/my.php?image=dsc06820bl8.jpg
eu blindei o chassis com um parafuso fixando a barra terra, está certo?

Essa fotos estão com duas 6550 no power, agora estou usando a 6l6WCG.

http://img96.imageshack.us/my.php?image=88348872vy9.jpg

http://img176.imageshack.us/my.php?image=96868799yl3.jpg

Qual trafo vc diz que para mudar de posição. de saida ou power.

Abraço.

felipe_net10
Veterano
# mar/07
· votar


arcade

cara juro que não consegui descobrir o que é a barra onibus ai.... vira o de saida deixa um assim | e outro assim _ ... vc tem msn? c tiver passa que a gente conversa por la, masi facil deu te responder... quanto c gastou pra montar o ampli?

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


felipe_net10

cara juro que não consegui descobrir o que é a barra onibus ai.... está tão ruim assim? rsrs. Meu msn é anderson_olivieira@hotmail.com eu costumo me conectar às 23:00 mas se vc preferir outro horario está bom.

arcade
Veterano
# mar/07
· votar


e aê galera?

TheChaosSpirit
Veterano
# mar/07
· votar


adolphs poeria te ajudar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ruido no pré amp do slo50