porquê amps transistorizados são tão mau projetados?

Autor Mensagem
electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes


fico pensando,porquê amplificadores transistorizados são tão mau projetados,não acredito que nunca ninguém reparou os erros absurdos dos projetos transistorizados comerciais.
acredito que os amp's transistorizados têm ecesso de etapas(desnecessarias)
ao meu modo de pensar,bastariam 5 transistores para um amp transistorizado de 200 watts tendo fuzz e clean.
2 - transistores de pré
1 -excitador de saída
2-saída de potência
ou seja,teria o minimo de processos no sinal

agora pergunto
PORQUÊ "MILHÕES DE ETAPAS" DESNECESSÁRIAS tirando o realismo do sinal e abafando a resposta de frequência,além das defasagens e distorções ocasionadas.
a lógica é,quanto menas etapas melhor !
então,porquê isso?
poderiamos ter amp's transistorizados com "mil vezes"mais qualidade e "dez vezes"mais barato

será que precisa ter uma nova era iluminista?

um abraço

electrontubes
Veterano
# fev/07
· votar


se você construisse um pré amp transistorizado com correção tonal para guitarra,vc precisaria de dois transistores para ter um fuzz com boa qualidade,para o clean apenas um transistor é suficiênte,pois já construí isso e testei,
quando vejo os pré amps comerciais com "centenas de CI's" e transistores,pra quê,só pra tirar a qualidade?
um pré transistorizado era pra custar uns 30 reais no máximo,e ainda deveria ter qualidade extremamente superior.

electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes
· votar


isso é só a principio,pois ainda têm varios erros nos transistorizados comerciais,fora os 5 transistores,só a compensação de temperatura

electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes
· votar


se com uma etapa transistorizada classe A eu consigo excitar a máxima potência do power,pra quê utilizar vários CI's no pré
não consigo acreditar que acham que CI's tem mais qualidade que uma etapa classe A.
prefiro mil vezes uma etapa ou duas em classe A,que varias lacraias integradas distorcendo o sinal.

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


electrontubes

Concordo contigo, existe excesso de componentes em amplificadores comerciais transistorizados.

Eu acho que por 2 motivos:

1) Apesar de parecer contraditório...simplificação de montagem ! Um amp feito de forma "genérica" usa etapas com CI´s, que são meio que "automáticos" e previsíveis em funcionamento. Por exemplo estou consertando um Laney TF200 que tem vários TL072 em SMD. Tem etapas demais, com certeza poderia ser mais simples.

2) A etapa de saída geralmente é ruim, feita com um CI TDA da vida. Tive a chance de ouvir um Marshall AVT ligado direto no power - ruim demais !!! Não dá para ter som decente, nem com qq outro pré. Uma etapa com transístores discretos e bem feita teria melhor som, mas vai contra a idéia de barateamento de montagem. Nesse quesito, ponto pro Laney !

Em suma,,acho que os próprios fabricantes não dão mais a importância devida ao projeto de amps transistorizados, salvo claro algumas ótimas excessões conhecidas.

Ahhh uma dica para quem quer montar um power transistor...Dizem as boas línguas que o LM3886 é o melhor amplificador em CI da atualidade, entrega 50 W RMS com folga, fácil de usar e barato.

Abraços.

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


electrontubes

E concordo quando precisamos de nova era iluminista.

Todos só pensam em mais e mais distorção. É como tamanho do pau.

Precisamos de uma volta aos sons limpos, e é assim mesmo que as coisas funcionam, vem em ondas de moda e momento.

Esses dias eu disse..."12AU7 é muito melhor para som limpo !" - Quase me mataram...."tá louco, tem menos ganho, e o drive". Porra...ouve o som limpo de uma 12AU7 e depois conversamos.

Aliás...quem quiser fazer o teste, e tiver ouvidos limpos, inteligentes e funcionando para ouvir a diferença, é algo que recomendo.

electrontubes
Veterano
# fev/07
· votar


AugustoPedrone
valeu pelas observações descritas

fora às etapas excessivas existêm outros problemas como a "tensão muito baixa"
ao meu modo de ver,a baixa tensão prejudica bastante a qualidade,pois serve para o "enquadramento rápido do sinal"
ex:
uma etapa classe A projetado em 6 volts terá uma onda quadrada mais fácilmente que uma etapa classe A projetada em 30 volts.
ou seja,6,12,16 volts é tensão para circuitos de fácil enquadramento de onda,e quanto mais baixa a tensão pior(menor qualidade)
baixa tensão seria válida somente para fácilitar o casamento de impedância da saída com alto-falante.
seria melhor se os transistores estivessem na saída em classe A,com transformador de áudio e com a tensão máxima de coletor.
tipo 100 volts no coletor para um 2n3055-3,ficando em 50 volts em classe A

fazer um pré transistorizado em 50 volts é outra história,e um power classe A de saída em uma fonte de 100v dc têm outro som

acho que é muito fácil falar mal de amps transistorizados em fonte de 6 volts e cheio de CI's com enquadramento fácil de sinal.

sei que provávelmente é minha crença pessoal,mas tento acreditar que a principal diferênça sonora do transistor para válvula seria a ressonância mecânica das grades.

projetando um transistorizado de forma perfeita,teóricamente deveria ser imperceptível se comparado com um válvulado.
minha idéia é,amp transistorizado projetado em 450 volts
ai nós poderiamos conhecer o verdadeiro som do transistor e comparar com um válvulado.

6 volts - enquadramento fácil e sem qualidade(som ruim)
têm uma frase "transistor satura fácil" (em 12volts né)
projeta um amplificador com um transistores especiais de alta tensão em 450 volts e notará a diferença

isso foi algo que um dia percebi
"conforme eu aumentava a tensão da fonte,o som melhorava gradativamente"

um abraço e acreditem se quiser

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


Por que não imaginar que os elétrons fiquem mais "elétricos" e "espertos" em tensões mais altas ?

electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes
· votar


Por que não imaginar que os elétrons fiquem mais "elétricos" e "espertos" em tensões mais altas ?
é como na matemática,existêm varias fórmulas para se alcançar o mesmo resultado
tipo P.A.
depois de muito tempo e trabalho se consegue um resultado preciso por inspeção,já a fórmula apenas reduz o tempo

um abraço

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


electrontubes
minha idéia é,amp transistorizado projetado em 450 volts
ai nós poderiamos conhecer o verdadeiro som do transistor e comparar com um válvulado


Puta idéia, quer conversar à respeito ? Que transístores para alta tensão podem ser bons (boa linearidade) ?

Vamos fazer a versão "Fender Champ" transistorizado ?

Pega meu email.

electrontubes
Veterano
# fev/07
· votar


a princípio penso no 2n6560,mas teria que ver a relação de disponibilidade do componente

por mim eu topo sem problemas
meu email é electrontubes@oi.com.br
pode mandar o email

marcelo2220
Veterano
# fev/07
· votar


Boa sorte ai pra vcs;)
só uma duvida, se eu colocar uma 12au7 no lugar de uma 12ax7 vai precisar altera alguma coisa no amplificador?

128556
Veterano
# fev/07
· votar


marcelo2220
eu acho q vc precisaria ver as tensões da valvula

Hendrix_ssa
Veterano
# fev/07
· votar


pra ter um som ruim e vc precisar gastar mais pra ter um amp com som melhor :D

oO

128556
Veterano
# fev/07
· votar


pra ter um som ruim e vc precisar gastar mais pra ter um amp com som melhor :D
ou pra vc comprar um valvulado

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


Tive a chance de ouvir um Marshall AVT ligado direto no power - ruim demais !!!

não entendi bulhufas, mas nessa parte eu concordo
o pré dele já é ruim e ligar no power dele fica bem pior, mesmo usando um pré externo

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


pra ter um som ruim e vc precisar gastar mais pra ter um amp com som melhor :D

concordo em parte
muitas marcas lançam linhas baratas com pioras quase que propositais (mesmo que não faça muita diferença no custo de produção), com a idéia de vender pra "iniciantes", quando na verdade a intenção é que vc compre como quebra galho até ter grana pra comprar um top que custa o triplo e às vezes nem tem tantas vantagens

boleterodectba
Veterano
# fev/07
· votar


marcelo2220
pode usar a 12au7 no lugar sem problemas.

kelson
Veterano
# fev/07
· votar


boleterodectba
nao necessariamente, tem ajustar a polarização pois o resistor de placa não é o mesmo valor da 12ax7.. vai funcionar.. mas nao do mesmo jeito como se tivesse com os valores próprios pra valvula.. coloca uma at7, ay7.. vai ficar legal tbm..

Paulo Acedo
Veterano
# fev/07
· votar


Electrontubes:

O q vc postou seria verdade se estivessemos falando de valvulados.Transistores são componentes muito mais críticos pq trabalham numa região muito limitada de temperatura ,caso contrário,ocorre o efeito avalanche de auto destruição,ainda mais em se falando de 200W.

Os transistores que realmente processam sinal nos amplificadores são um numero limitado,os demais estão ali para garantir estabilidade de polarização,elos infindáveis de realimentação e etc.

electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes
· votar


eu conheço o second breakdown e outros problemas dos transistores,mas o problema de deriva térmica é mais critico na saída de potência pois o calor aumenta a condução desse componente,sendo que existêm métodos simples que resolvem esse problema,ex:
etapa seguidora de emissor não têm esse problema de deriva térmica pois a etapa apenas segue a tensão de base,então esse problema de deriva térmica vai depender do método de polarização escolhida e da configuração adotada,por exemplo.
polarização por realimentação mista.conforme a tensão de coletor diminui pela deriva termica a tensão de base diminui e a tensão de emisor aumenta tendendo a reduzir a condução pois a base é alimentada pelo coletor através de um resistor,dessa forma ocorre um equilíbrio na estabilidade térmica,ou seja,existem métodos de resolver esses problemas,acho que oquê falta é criatividade e aprenderem os métodos de polarização.

o tal efeito "avalanche"já foi superado há muito tempo por varias técnicas

caso não conheça,existe uma peça chamada termistor,esse site fala um pouco sobre esse componente,nunca é tarde para aprender,esse componente pode ajudar a resolver esse problema,não esqueça que têm que ter pasta térmica e ligar o termistor no transistor

http://brunoum.sites.uol.com.br/
é bom lembrar que alguns projetistas preferem usar diodos para essa função

tirei essa foto para lhe ajudar a conhecer o componente"termistor"
http://www.4shared.com/file/10860092/c18f2f43/DSC00043.html

na figura abaixo está uma forma de estabilizar térmicamente um transistor em classe A,chamada de polarização por realimentação mista
http://www.4shared.com/file/10860237/488ee728/autopolarizao.html

repare na figura acima que conforme a temperatura do transistor aumenta ele conduz mais,reduzindo a tensão de coletor e reduzindo a tensão de base,e pela queda da tensão de coletor a tensão de base diminui,reduzindo a corrente de coletor,além da tensão de emissor aumentar,e caso ainda tenha problemas com a estabilidade térmica ainda terá o termistor para ajuda no projeto.
a fórmula de estabilidade para polarização por realimentação mista está na figura abaixo
sendo que o fator de estabilidade para o transistor de germânio fica entre 5 e 10,para o de silício até 20 é aceitável
http://www.4shared.com/file/10862209/2e125167/estabilidade.html

a saída de potência na figura abaixo não aumenta sua condução com aumento de temperatura,pois o transistor apenas segue a tensão de base,não tendo muitos problemas com a estabilidade térmica
http://www.4shared.com/file/10860377/2d20481b/seguidor.html
ou será que a tensão de emissor será maior que a de base em um NPN em seguidor de emisor?pelo menos não nesse mundo.

engraçado que tenho alguns projetos com transistores é nunca tive problemas até hoje,sendo que nem o uso de termistor eu achei necessário,acho que seria muita ignorância projetar algo com deriva térmica

tenho vários livros com esquemas de amplificadores simples de alta estabilidade e qualidade,é só ver os amps transistorizados bem antigos,não tinha essa palhaçada de hoje e ainda o som era muito melhor que desses amp's com chips modernos.
acredito que o problema é que pretendem colocar relógio,controle remoto,timer nos amps e se esquecem do principal"o som"
se as coisas continuarem indo desse modo daqui uns dias um amp de guitarra terá rádio am/fm,mp3 player,e o som indo de mau à pior

se quiser um exemplo prático,compare o som de um rádio transistorizado da década de 70 com poucos transistores com um rádio de hoje cheio de CI's e saberá oquê eu quero dizer,caso goste mais dos CI's não tenho nada contra seu gosto,mas eu prefiro um equipamento bem antigo com poucos transistores polarizados em classe A.
TDA,STK,LM nem morto
ninguém vai me convencer que um chip é melhor ou mais durável(estável)que um bc 549,2n3055 bem projetado
engraçado que conheço muitos rádio antigos transistorizados que funcionam bem até hoje,muitas vezes são conhecidos por durar muito tempo enquanto esses rádios modernos vivem dando problemas em autorizadas.
minha vó têm um amplificador da philips de 100 watts transistorizado que têm mais de trinta anos e nunca deu defeito e ainda o som é bem agradável

se fosse esses rádios de hoje o som seria ruim,cheio de chips e ainda queimaria em pouco tempo

e caso não tenha lido no inicio
(fora os cinco transistores,só a compensação de temperatura)recomendo que veja com mais atenção antes de postar

um forte abraço e espero ter ajudado

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


electrontubes

Tem alguns amplificadores que usam CIs, e outros com transístores em configurações tradicionais.

Pelo que andei "abrindo", todos os Marshall transistorizados novos são com CI, e o som não é bom mesmo. Tem inclusive um com 100 watts RMS de saída, com TDA, uma porcaria.

O Laney TF300 é com CI também, e o TF200 é com transístores, bem feito.

Os Fender e Peavey que vi também usam transístores, e justificam a melhor qualidade final no som, aparentemente.

conehc
Veterano
# fev/07
· votar


realmente isso soa como grego, mas eu gosto de ler esses tópicos porque em algum dia o que eu li aqui pode ser útil... mesmo nao absorvendo a teoria toda se um dia eu ler um livro sobre amplis ou entao pegar o esquema detalhado de um ampli eu ja vou saber pelo menos que os amplis que usam transistores tem uma qualidade superior aos que usam ci's...

electrotubes
vc pode dar exemplo de amplis transistorados ou híbridos bem projetados? (principalmente os de baixo)

electrontubes
Veterano
# fev/07
· votar


Jeff Loomis
veleu professor,têm várias escolas precisando de professores de português
infelizmente é uma matéria que nunca tive muito interesse

na figura abaixo está o esquema do 741,LM386 e do stk441

pré amplificação
http://www.4shared.com/file/10886948/17e6222/741.html
http://www.4shared.com/file/10887079/ea395d9d/LM386.html

saída de potência
http://www.4shared.com/file/10887019/bc63fa1b/stk441.html

veja no esquema abaixo que existêm formas simples e de melhor qualidade para amplificar o sinal,distorcendo menos e ainda com menores possibilidades de falhas

saídas de potência
http://www.4shared.com/file/10887889/63b210ea/par.html
http://www.4shared.com/file/10887572/7b2046fe/simetria.html

pré amplificação
http://www.4shared.com/file/10887954/a96f782d/pr_online.html

espero que isso ajude
um abraço

electrontubes
Veterano
# fev/07
· votar


para pessoas leigas no assunto irei tentar explicar de forma simples.
imagine que existêm 3 pessoas.
vc falou uma mensagem para primeira pessoa,essa falou para segunda pessoa,e a segunda falou para terceira,ou seja,no final a mensagem será um pouco ou muito diferente da original
vc concorda que quanto mais pessoas maior será a alteração.
com componentes ativos como válvulas e transistores ocorre o mesmo,cada etapa transmite o sinal para outra(como se fosse uma mensagem)então quanto maior o número de etapas,maior será a alteração no sinal original,e ainda os componentes passivos também geram distorções e defasagens

ou seja,você só poderia utilizar excesso de etapas se a distorção fosse zero absoluto em todos os componentes.e infelizmente ainda não existe esse componente
sendo que a redução de etapas é até hoje a melhor forma de manter a melhor qualidade

no caso das pessoas,vc só teria a mensagem final como totalmente verdadeira,se todos fossem 100% fiéis na hora de repassar a mensagem original,sendo assim,quanto mais pessoas pior será a mensagem final

um abraço

electrontubes
Veterano
# fev/07 · Editado por: electrontubes
· votar


olha só que beleza
Philips Holland 1955
http://www.4shared.com/file/10891759/c54b5ff6/transistor.html

Philips OC16
http://www.4shared.com/file/10891841/d9d7a1b8/ampf1.html

pré amplificador para microfone
http://www.4shared.com/file/10892041/c5715fee/mic.html

KELTONFLOYD
Veterano
# fev/07
· votar


poha, esse tópico tah tenso. essa ideia de um champ transistorizado eh interessante, hein? será que o som seria bacana?

Casper
Veterano
# fev/07
· votar


Veja bem....


O Gibson Lab Series L7 é transistorizado,
tem um milhão de estágios e é um dos
melhores amplificadores que eu já toquei.
Dá pau em muito valvulado por ai. Eu só
não compro um porque quem tem não
vende, e quem vende enfia a faca.

O que leva ao fato: quantos estágios ou
componentes tem dentro de um ampli não tem
NADA de relação com a qualidade final.

AugustoPedrone
Veterano
# fev/07
· votar


Casper

O que nosso amigo electrontubes estava dizendo é que quanto mais simples e menos estágios tiver um amplificador, mais fiel será seu som, se comparar com outro de mesmo nível técnico com mais estágios.

Quanto mais se processa um som, mais distante ele fica do som original.

Agora, timbre é gosto. O Gibson que vc citou pode ser bem complexo e ainda assim soar bem, não há problemas nisso.

Abraços.

Casper
Veterano
# fev/07
· votar


Caro Augusto:

Vamos por partes. Dentro de um ampli, tem várias
etapas que não estão lá somente para ser o
caminho que processa o som. Por exemplo, pode-se
polarizar um transistor com uma fonte de corrente extremamente complexa, que não é necessariamente por onde o caminho do som vai
passar. Mas vai fazer esse transistor funcionar em condições
bem mais confortáveis, melhorando o som desta etapa.

Outra coisa que muitos fabricantes não prestam atenção é na fonte de alimentação. Em valvulados, é raríssimo encontrar uma fonte
estabilizada. Ai vc vai me dizer que a fonte estabilizada iria tirar
a compressão natural do amp.. etc.. etc... Em alguns amps isso
pode mesmo ser um fator de timbre. Mas em Amp transistorizado
normal, fonte estabilizada de qualidade faz toda a diferença.
E fonte estabilizada de verdade não é enfiar um LM78xx da vida e achar
que está tudo certo.

Por isso que eu acho que certas "adições" são boas
para se melhorar a qualidade do amp.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a porquê amps transistorizados são tão mau projetados?