Juntar 2 amplis? E como usar uma 2x12

    Autor Mensagem
    André Moura
    Veterano
    # fev/07


    Digamos que eu queira unir 2 Thor (Ampli da Meteoro) cada um com 30 RMS, isso vai aumentar bem o volume? Não ficaria 60 Watts?

    E outra dúvida minha é a seguinte, digamos que eu ligue um de meus Thor's (ou qualquer outro ampli que eu faça no futuro) que tem saida pra falante de 8 ohms, em uma caixa com 2 falantes Selenium 12 polegadas e 8 ohms cada, como eu faria isso? Vai perder potencia? Tem que ser em série ou em paralelo? Quantos ohms ficariam?

    Valeu galera, agradeço muito quem me ajudar com essas dúvidas...

    André Moura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Unir que eu digo, seria ligar uma guitarra nos 2 amplificadores, Não unir as potencias....

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    sim vai ficar 60w!
    mas pra q fazer todo este malabarismo,
    venda os dois e compre somente um ampli descente de 50w ou 60w!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    André Moura
    Buenas!Que balaio de gato!!!!Ehehehe!Vamos lá!
    1- De fato quando vc paralela dois amplis para a mesma guitarra, vc tem a potência integral de cada um no seu alto falante, fazendo que vc aumente seu nível SPL, o que equivale ao dobro da potência ou um ampli de 60 W com dois altofalantes, no caso.
    2- Se vc tem dois Thor iguais, seria interessante reforçar o trafo de força de um deles, pegar os dois powers e unir em um sómente em ponte(bridge), daria cerca de 120W.Com isso sobraria um pré, que vc mediante a construção de uma caixa nova para os amplis, colocaria ambos painéis na mesma, fazendo dois canais, que poderiam ser um clean e o outro drive, ligados à esse novo power em ponte.Caixa formato combo com os seus 2 x 12".Ficaria bem interessante.Super Thor Custom!
    3- A caixa com 2 x 12 ficaria bem com 2 alto falantes de 12" 4 ohms, em série( 8 ohms totais) ou 2 de 12" 16 ohms em paralelo(8 ohms totais), pois a impedância de 8 ohms é a mais comum nos amplis de hoje.Se vc ligar os que vc descreveu em série, vai ter 16 ohms, onde vc perderia potência(SS) e/ou 4 ohms se eles fossem ligados em paralelo(danificaria o ampli).[]'s

    Ric-fuchs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cara, a não ser que você queira um som estereo, tipo dividindo o sinal com um chorus emsemble, jogando o delay em um amp e o reverb em outro, sei lá, aí é bem legal, agora só para aumentar a potência, aí acho besteira, melhor fazer como o marcelo falou, compre um unico com mais Wattagem.

    abço

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    André Moura
    Unir que eu digo, seria ligar uma guitarra nos 2 amplificadores, Não unir as potencias....

    Desse jeito vc não vai ter 60watts não, vc vai ter 30watts stéreo, o que é diferente . . .

    vc vai ter a sensação de mais volume pq o numero de fontes sonoras aumentou, mas isto não quer dizer mais volume, vai ter maior preenchimento dos espaços e melhor ambiência, mas não necessariamente mais potência . . .

    agora, se vc escravizar um no outro, é diferente, pq aí vc vai estar bi-amplificando o teu sinal, aí sim, vc vai ter 60watts.

    tente as duas, são sons bens diferentes um do outro, veja o que mais te agrada . . .

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Schenker
    Desse jeito vc não vai ter 60watts não, vc vai ter 30watts stéreo, o que é diferente . . .

    como estereo? ele vai ter os dois trabalhando em mono!
    outra coisa, ele vai ter os 60w sim, como naqueles amplis ( behringer ) por exemplo, os quais possuem dois power de 60w cada, perfazendo os 120w, estes sim em estereo pois a concepçao do ampli ja foi feita pra isso!
    ele tera algo como um ampli de 60w empurando 2 falantes, sendo que a potencia do ampli é duvidida, 30w para cada falante!

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    marcelo2220


    nana nina não . . . ele ligando uma única guitarra em dois amplis (de qualquer jeito que seja: via chorus/delay stéreo, a/b box, o que for) ele tem o som em stéreo e não bi-amplificado, são coisas diferentes . . .

    estes que vc citou já são estéreo, como vc mesmo disse os quais possuem dois power de 60w cada, é a mesma coisa que os powers da Mesa (ou qualquer outro stéreo), eles são chamados 20/20, 50/50, 2:90, 75/75, exatamente por conta disto, eles são o número de watts em stéreo e não a soma dos dois . . .

    além disto, estes da Behringer podem ter (digo podem por q não os conheço direito . . .) um projeto que dentro deles mesmo eles já se retroalimentem formando a bi-amplificação, aí sim vai dar os 120w em mono.

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Schenker
    ele ligando uma única guitarra em dois amplis (de qualquer jeito que seja: via chorus/delay stéreo, a/b box, o que for) ele tem o som em stéreo e não bi-amplificado, são coisas diferentes . . .

    se ele transformar o sinal em estereo atravez de UM TERCEIRO APARELHO ai sim! concordo com vc!
    e continuo discordando de vc em relaçao a potencia!
    se ele tiver dois power de 30w é a mesma coisa q er um de 60w,
    e ele tera mais db ligando um power de 30w em cada falante doq ligando um de 60w em um unico falante!

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    marcelo2220
    se ele tiver dois power de 30w é a mesma coisa q er um de 60w,


    só se ligar em bridge . . . se eles permanecerem desconectados eles continuarão a ser 2 powers de 30w e não um de 60 w. falando tecnicamente, em termos de som/volume pode até ser.

    se ele transformar o sinal em estereo atravez de UM TERCEIRO APARELHO ai sim! concordo com vc

    mas, pelo que entendi o que ele vai fazer é isto mesmo . . .

    se ele não fizer isto (ou um cabo em Y), ele só poderá ligar bi-amplificando, certo? então, não vejo outra maneira (aliás, nem tem, se tem, desconheço).

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Caixas em Stereo da uma resposta sonora muito legal.

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Schenker
    se eles permanecerem desconectados eles continuarão a ser 2 powers de 30w e não um de 60 w. falando tecnicamente, em termos de som/volume pode até ser.

    agora vc chegou onde aonde eu estava!
    continuam sendo dois de 30w mas dando uma resposta em db como um de 60w.

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    marcelo2220
    continuam sendo dois de 30w mas dando uma resposta em db como um de 60w.


    ah, como uma resposta de 60w, mas não quer dizer 60w . . . é diferente . . .


    eu não tenho preferencia particular por nenhum método não, as duas fórmulas de conexão tem os seus prós e contras e otimizações para uso.

    para se fazer um set Dry/Wet independente a biamplificação é essencial . . .

    na verdade, na verdade, os dois são bons pra caralho!! rsrsrsrsrsr, vai depender do que se quer . . .

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Schenker
    marcelo2220
    André Moura
    Calma gurizada!Cada um de vcs está pensando correto, só que um diz centavos novos e o outro sentar nos ovos.Se vc ligar os dois a uma fonte paralela de sinal vc tem a equivalencia sonora SPL da soma da área de cones de cada AF com a potência de 30 W em cada, que equivale aos mesmos AFs dividindo entre sí a potencia de 60 W.Isso é uma coisa.Se a fonte for estéreo, vc terá uma sensação de ambiência caracteristica que será a soma ou diferença dos sinais, causando um aumento na pressão sonora ambiental que é a potência do canal X a raiz de 2(1,4142).Isso é outra coisa.Os dois estão corretos, só não estão falando sobre a mesma coisa.Um abração!

    Schenker
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Schenker
    · votar


    carlos adolphs


    tô calmo Carlão, eu e o Marcelo não estamos brigando não, só uma boa e velha discussão, mas sem maiores calores não, . . .

    ah, e tb não to sentando nos ovos não!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs

    cara, eu acho que consegui entender o que vc disse, acho . . . (é engraçando quando um cara que conehce tudo na base do conhecimento técnico encontra outro que conhece na base da experiencia/usando . . . a gente sabe a mesma coisa mas se expressa de formas diferentes, heheheh. um barato isto . . .

    forte abs!

    marcelo2220
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: marcelo2220
    · votar


    Só pra esclarecer!
    quem estava querendo explicar por centavos novos era eu!
    o outro metodo era do Schenker
    kkkkk
    brincadeira ai Schenker

    André Moura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    KKKKKKKKKK
    Galera, show de bola, valeu mesmo! Vcs me ajudaram pra caramba, pretendo fazer o tal do Estéreo kda um empurrando o seu falante de 12 em 8 omhs.... numa caixa 2x12.... O Outro método parecia bem legal, unir os 2, formando RMS pra Caramba, mais a placa do Thor e uma soh e eu bem fraquinho em eletronica não saberia liga-los Power com power hehehehhe!

    Valeu Galera.....

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    marcelo2220


    tranquilo . . . rsrs

    Schenker
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Schenker
    · votar


    André Moura

    valeu!

    mas, para biamplificar não precisa fazer modificação nenhuma nos amplis. é só pegar o line-out de um dos amplis e colocar no return do outro, fácim, fácim.


    pretendo fazer o tal do Estéreo kda um empurrando o seu falante de 12 em 8 omhs.... numa caixa 2x12.

    hummm, será que valerá a pena?? (pensando em termos de praticidade mesmo . . .). se for para levar isto tudo, de repente é melhor vc fazer um esquema com dois amplis e uma única cx, mas sem ser estéreo . . . vc teria a possibilidade de 2 amplis com timbres diferentes (se, por exemplo, cada ampli tiver 2 canais, vc ficará na verdade como se fosse um ampli de 4 canais!! . . . hummm, as possibilidades, as possibilidades . . .

    mas, para isto vc teria que ter algo parecido com isto . . .

    http://www.tonebone.com/tb-headbone.htm

    André Moura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Schenker
    Estou pensando nessa possibilidade... então eu ligaria o LineOut de uma no Imput do outro? Seria isso? é isso que o amigo comentou que daria 120 RMS? Eu também estou preferindo fazer isso para economizar espaço... pra carregar 2 amplis + 2 caixas 1x12 vai ser fogo...

    + kda um usa um falante de 8 ohms... se eu unir os 2, vai continuar 8 ohms ou vai pra 16? Pq eu preciso unir 2 falantes de 8 ohms (total de 16) como faria?

    Abraços!

    Schenker
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Schenker
    · votar


    André Moura

    não, vc pega o lineout de um e liga no return do effect loop do outro, NÃO na entrada input normal.

    depende da ligação que vc fizer, se for em série ou em paralelo para ver qual a quantidade de ohms que geraria.

    tenta dar uma olhada no site da Mesa, na seção de manuais http://www.mesaboogie.com/manuals/user_manuals.htm e procura o manual de um ampli novo deles, pode ser da série Nomad, por ex. lá no final do manual tem o jeito para se ligar falantes, em série ou em paralelo. estou sem o esquema aqui no trabalho, mas lá no manual tem o desenho para vc poder se guiar.

    mas, já adiantando, como vc tem 2 falantes de 8 ohms, as ligações dariam a seguinte qtde de ohms:

    ligação em série: 16 ohms

    ligação em paralelo: 4 ohms

    abs.

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    André Moura

    acabei de dar uma olhada e o Marcelo2220 fez um tópico sobre isto, lá tem o desenho das ligações . . .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Juntar 2 amplis? E como usar uma 2x12