Dicas para comprar um Amp - Tópico Oficial

Autor Mensagem
Raphael cox
Veterano
# jan/07


Pessoal,

andei olhando alguns tópicos e vi que muitos confundem algumas informações na hora de comprar um amp bom.

Então criei este tópico para esclarecer algumas coisas:

1° Quanto a Potência/Volume:

Muitos acham que se eu tiver um amp com 2000w de potência, eu vou ter um bom volume de som para fazer barulho, NÃO!!!!

Antes disso: Cuidado ao comprar minisystem (ou amp mesmo) dizendo assim 3000 PMPO, isso não é o valor real, isso é Pontencia Media Para "Otários" (desculpem, não admito uma coisa dessas). Na verdade PMPO significa Potencia Media de Pico. O valor real é RMS (Root Mean Square), ou seja, Raiz Média do quadrado, aquele númerozinho bem pequeninho que os fabricantes colocam, pois o PMPO é o Pico do RMS x4.

Voltando:

A potência não vai lhe dar mais volume. O Volume é medido em dBs. Normalmente em amps e alto-falante vem escrito assim: Sensibilidade a 1m/1w : tantos dBs...

Isso sim é o volume.

Exemplo: Tenho dois Amps: um de 1000w 95 dbs e outro de 500w 95dbs, qual você levaria???

O de 500w e 95dbs. Porque?

Pense assim... a Potência (500W) são bois e os 95dbs são 95 sacos de cebola. Então são necessarios 500 bois para levar os 95 sacos de cebola.
No outro amp são 1000 bois para levar os mesmos 95 sacos, ou seja, o amp é mais fraco.

Agora: tenho um amp de 500w 95dbs e outro de 500w 98dbs, qual levo?

poxa, o de 98sdbs você pensou: tenho 3dbs a mais,tenho um pouco mais de volume.........NÃO

Você vai levar o de 98 dbs, claro, só que você vai ter o DOBRO de volume comparado ao de 95, ou seja, 3 dbs dobra a "potência sonora no amp".

Pessoal, preciso sair...

Depois posto mais algumas coisas sobre isso....deixem suas dúvidas...

Abraço

Raphael Cox

zaqueu_grunge
Veterano
# jan/07
· votar


Legal, parabéns pela iniciativa :)

ofuscapreto
Veterano
# jan/07
· votar


Gostei mto! Vlw!

Gostaria q comparessem alguns dos amps mais famosos qnto ao timbre q eu consigo tirar com eles (mais limpos, mais sujos...). Antes de qlqr coisa, obrigado.

thigsm
Veterano
# jan/07 · Editado por: thigsm
· votar


No outro amp são 1000 bois para levar os mesmos 95 sacos, ou seja, o amp é mais fraco.

desculpe a ignorância cara, mais exatamente o que seria um ampli mais fraco ??


falou e a parabens pela explicação =]

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


ofuscapreto
zaqueu_grunge

oK...estou um pouco cansado e amanha posto algumas coisas...

thiago motta

Um amp mais fraco é: maior potência para um determinado nivel de dBs.

Exemplo:

500 W- 95 dB

1000W- 95 dBs.

O segundo amp precisa de mais potência para gerar a mesma pressão sonora(volume) do 1°,entendeu?

thigsm
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
Valeu cara entendi =]

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Pronto... esclarecida a questão da potência, que muitos acham que é o volume que pode dar, vamos para uma das questões mais polemicas:

Amp de 4Ohms ou 8Ohms, qual a diferença?

Impedância é uma carga de trabalho, ou seja, o amplicifador suporta um alto-falante de 4 ohms, ou seja, de carga de trabalho. Então:

Tenho meu amp de 4ohms, posso colocar alto falante de 8hms?

Não. o Amplificador não vai responder para aquela carga. Ele precisaria ser mais forte, ou seja, ele teria que ter mais força de trabalho.

Tenho um amp de 8ohms, posso colocar de 4ohms?
Sim, normalmente essa ligação é feite em paralelo, coloca-se dois alto-falante de 4ohms, gerando um total de 8ohms de impedância, que éa carga que o amplificador do seu amp consegue gerar.

Qual é o melhor?

Bom, vamos pensar num PA (é um sistema de caixas para sonorizar um local~,são as caixas principais). Ex:tenho dois alto-falante de 18' e de 4ohms cada. Ai compro um Amplificador de 4000W (é justamento o amp de subgraves) e no amplificador,lendo o manual aparece : 4 caixas de 4ohms, duas por canal ou 2 caixas de 8ohms, uma por canal. o que isso significa?

Se eu precisar colocar mais subgrave de 18 eu posso colocar mais dois de 4ohms sem a necessidade de comprar mais um amplificador, entenderam?


Depende da minha necessidade, se eu não precisar, compro só dois de 8hms e pronto. Resolvido o Problema.

Espero ter ajudado.

Abraço

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


ofuscapreto

Diz algums modelos, pois existem muitos. Lembrando que tudo é gosto pessoal.

Wesley R
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
Pense assim... a Potência (500W) são bois e os 95dbs são 95 sacos de cebola.

será q da pra explicar isso com maçãs???


brincadeiraa!!


bom gostei da iniciativa... e me ajudou muito..


.. jah que vc esta ajudando em relação a teoria d amplis será que vc pod me explicar o que uma valvula faz de diferente em um ampli pra dar tanta diferença??

vlw

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Wesley R

Existe uma grande diferença entre o funcionamento de uma valvula e um transistor.

A diferença basíca é: Numa valvula, os eletrons Pulam pelo vacuo para "produzirem a corrente" e fazer com que a valvula funcione, já no transistor não existem esse funcionamento. Normalmente, depois de algum tempo de uso a valvula vai melhorando, já notaram? Ela parece que dá uma esquentada no Som.

Uma explicação mais detalhada:

Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções. A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino. Mas, quando se usa distorção (saturação) é que os solid state ficam ridículos (Em tempo: quando falo de distorção/saturação, refiro-me aos altos volumes e não à utilização de pedais overdrive, ok?). Os transistores, assim como as válvulas, geram freqüências inexistentes no som original (som da guitarra), além de achatar demasiadamente os picos da forma de onda. Essas freqüências sempre são harmônicos de cada freqüência original e é aí que reside a principal diferença sonora. Os transistores geram harmônicos de todas as ordens e as válvulas geram, apenas, os harmônicos pares. O resultado é uma distorção clara e firme nos amplificadores valvulados e uma distorção "suja" com graves e médios-graves "ocos" nos solid state. Num acorde distorcido nos valvulados notam-se todas as notas; é possível dedilhar deliciosamente e emendar um solo arrasador seguido de uma palhetada delirante nos bordões. Nos solid state só conseguimos chegar mais ou menos perto disso, com amplificadores extremamente bem projetados, de som limpo, e utilizando overdrives valvulados, mesmo assim obtemos a típica distorção de pré. Outros dois fatores que moldam o timbre dos valvulados é a ressonância da própria válvula que é oca e trabalha com vácuo e o transformador de saída, que não é linear e, portanto introduz modificações no timbre (Os transistores não necessitam de transformadores para acoplarem-se aos alto-falantes, já as válvulas, devido a sua alta impedância de saída, devem ter essa impedância casada com a dos alto-falantes). Isso modifica drasticamente as características originais do sinal da guitarra. Um inconveniente da distorção dos valvulados é que só conseguimos os melhores timbres com altos volumes pois as válvulas saturam-se quando estão trabalhando com altos ganhos e isso, nos pentodos ou tetrodos de saída, significa regime de alta potência.

Um amplificador valvulado geralmente funciona sob altas tensões de alimentação e baixas correntes, o que torna necessário o uso de transformadores de saída para adequar as impedâncias de saída do amplificador (altas) com as baixas impedâncias dos alto falantes.

Tirei isso de uma explicação de profissional bem melhor que eu!!!

Esse texto não é meu, mas ajuda.

Questão de ser melhor transistor ou valvula é gosto.

Regnum_irae
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
Iniciativa legal cara , porem
Se me permite algumas pequenas modificações....
Tenho meu amp de 4ohms, posso colocar alto falante de 8hms?

Não. o Amplificador não vai responder para aquela carga. Ele precisaria ser mais forte, ou seja, ele teria que ter mais força de trabalho.

Se vc tiver dois falantes de 8ohms , ligue-os em paralelo assim tendo 4 ohms e conecte a saida.
Obs:. Se vc tem algum amplificador valvulado e SOMENTE uma saida dele de 4 ohms e somente um cabinet de 8 ohms , pode ligar , no entanto o som não será a mesma coisa, porém é um descasamento SEGURO, se a saída fosse 8 ohms e o cabinet 4ohms poderia acarretar em um aquecimento excessivo do trafo de saida levando a um possivel PROBLEMÃO.


Tenho um amp de 8ohms, posso colocar de 4ohms?
Sim, normalmente essa ligação é feite em SÉRIE, coloca-se dois alto-falante de 4ohms, gerando um total de 8ohms de impedância, que é a carga que o amplificador do seu amp consegue gerar.


Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Regnum_irae

Se me permite algumas pequenas modificações....

Claro!!!

O que tiver errado podem mudar!!!


Valeu!!

b0fh
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox

cara, a intenção pode até ser boa, mas tu tá espalhando um monte de desinformação... pesquisa e entende melhor as coisas antes de postar.

fui

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
Exemplo: Tenho dois Amps: um de 1000w 95 dbs e outro de 500w 95dbs, qual você levaria???

O de 500w e 95dbs. Porque?

Pense assim... a Potência (500W) são bois e os 95dbs são 95 sacos de cebola. Então são necessarios 500 bois para levar os 95 sacos de cebola.
No outro amp são 1000 bois para levar os mesmos 95 sacos, ou seja, o amp é mais fraco.



como os colegas assima diceram, ´´parabens pela iniciativa e por ficar digitando textos longos``,
mas isso dito assima é um papo sem fundamento!
com sua logica aquia pouco vc compra um amp de 1w ou menos hehee
ambas as caixas sendo a sensibilidade do falante 95db,
e um amplificador de 500w e outro de 1000w,
isso é como somar 2 + 2,
logicamente o amplificador de 1000w vai possibilitar o deobro do volume em relaçao ao de 500w.
veja a tabela a seguir e o seguinte topico do mestre Carlos.
http://www.colomar.com/Shavano/spl.html relaçao: potencia X db.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/148987/ topico explicativo.

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


marcelo2220

Ok.... claro que existe uma relação, mas tentei explicar que um amp de 500w não é necessarimete melhor que um de 250W...claro que existe uma relação...

mas já vi muitas caixas de 100 w falando 109dbs!!!!!!!!!!!!!! e sem distorcer com o volume no talo..

foi como eu disse, para não se iludir com os vendedores das lojas que querem colocar amps para você comprar só por causa da potência.

Gosto de topico assim, em que todos ajudam e colocam seus conhecimentos!!!

Abraço

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox


claro que existe uma relação, mas tentei explicar que um amp de 500w não é necessarimete melhor que um de 250W

meu amigo rafhael,
oq vc disse em seus textos esta claro para todo mundo ler e vc tem q admitir o erro se sua intensao é ajudar pessoas. caso contrario acabara atrapalhando,
vc disse q um amp de 500w ligado numa determinada caixa padrao e um de 1000w ligado na mesma caixa, o de 1000w teria menos volume sonoro!


mas já vi muitas caixas de 100 w falando 109dbs!!!!!!!!!!

isso é facil conceguir,
acompanhe a tabela a qual eu deixei o link assima.
bons falantes tem geralmente SPL superior a 100db, veja os eminence!
minha caixa tem dois, um com 101 e outro com 102db, ligado num amp valvulado de 100w, oq deve resultar nuns 120db, ou seja 4 vezes mais volume doq a caixa que vc ouviu!

kelson
Veterano
# jan/07
· votar


b0fh
(2)

tank
Veterano
# jan/07 · Editado por: tank
· votar


Tirei então

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


tank
Desculpem, é minha primeira questão nesse fórum, tinha que caprichar né? rs

hehehe, bem vindo!
mas começou com o pé esquerdo hahaha
neste topico a gente esta discutindo outra coisa!
vc poderia editar tudo isso ai removendo o texto,
mas pra sua sorte tem um topico recente de um usuario com duvidas parecidas as suas, com as dicas do Carlos http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=10& topic=153731&page=0#10

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


tank

Posta lá onde o marcelo2220 falou que agente te ajuda melhor...
você usaria mixer certo?? Qual o tamnho do espaço(media) e numero de pessoas

Eu posso te dá uma dica, vi com meu proprios olhos em uma work shop...
caixas importadas B-52 (preço medio de R$3000) ja amplificadas, ve o link... não repara o tamanho delas, que tem um sonzão.. liga uma mesa nela e pronto...você tem efeitos e tudo...)
http://www.b52pro.com/models/Matrix200.html

Mas posta la no outro topico


Abraço



Agora se você quiser algo maior e com mais volume (mais essas caixas são perfeitas para bares e restaurantes, o driver é de titânio ,melhores claro,

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


marcelo2220

Pô cara, não to dizendo que não errei não, eu errei sim e até digo que não sou perito na area e só estou tentando ajudar. Todos do forum sabem que eu não tenho problema em dizer que errei.

Existem muitos, inclusive você, que sabem mais que eu mas não tomaram a iniciativa de colocar um "topico oficial" (que ficaria em stick se fosse o caso) para dúvidas relacionadas a esses assuntos!!

Inclusive, eu nem falei em somatorio de caixas e essas coisas, falei especificamente de uma caixa, mas tudo bem, de qualquer jeito está errado mesmo!!

de qualquer modo, me desculpe!!!

Entedesse? não leva mal não, mas acho que você me entendeu errado!!

Abraço

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Vou pedir para fechar o topico...quem sabe depois alguem cira um topico e explica melhor...

tank
Veterano
# jan/07 · Editado por: tank
· votar


Valeu galera, desculpem atrapalhar a conversa...rs
Lá tá mais perto msm.
Valeu Raphael. Curti o lance dos bois e das cebolas. rs Aprendi mais uma... Toco em vários bares (eita trem que abre e fecha), acústicas totalmente diferentes. Dei uma olhada lá nas cxs, mas 2 cxs e o PHM 1000(td behringer) saem por R$ 2.900,00... se der conta do serviço... o preço de uma daquelas né?
Hasta

Ao Marcelo 220
Tirei de lá, como vc me "dice". "Escelente"

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox

Blz Raphael cox
mas tbm discordo de fixar este topico,
aki no forum de ampli tem milhares de topicos mais importantes doq este e nenhum deles foi fixado!
mas sua ajuda é importante, apareça sempre aki no forum de amplis o qual é escelente;)

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


marcelo2220

Vamos ve o que os moderadores decidem...

mas podemos fazer o seguinte...criar um topico com um titulo parecido e reunirmos nele todas as informações de outros topicos sobre o que estamos tratando, assim ficaria melhor e sem erros!! (ehehehehe).

MODERADORES não fechem o topico por favor até decidirmos algo!!!

obrigado

marcelo2220
Veterano
# jan/07
· votar


eu continuo achando a melhor opçao deixar todos topicos normal, como sempre foi aqui, sem fixa-los e quem quiser informaçoes que use a busca!
acho inadmissivel as pessoas quererem informaçoes de outras gratuitamente e nem assim se dar ao trabalho de buscar nos arquivos!
´´parace que o cara entra, senta-se na mesa como um chefe e diz: me tragam oq vcs tem a respeito disso!``.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


marcelo2220

Pô cara, tu é meio radical, mas todavia lhe respeito...

mas pense, seria mais facil filtrar certos topicos pois ja existiria fixado onde todos pudessem olhar, imagine que iria limpar bem os topicos que seriam criados, tipo assim, não iria mais aparecer topicos assim: qual o amp mais potente, o que é db, oque é impedância, essas coisas...

Abraço

Fox_scc
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox ou marcelo2220,

saberiam dizer da importância da Entrada/Conexão para guitarra com sensibilidade de 100mV ou 150mv, ou seja, em dois amplificadores de 20WRMS, qual seria o melhor, o que a sensibilidade de entrade de 100mV ou o de 150mV?

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Fox_scc

Pelo que eu entendi das minhas aulas, quanto maior a sensibilidade de entrada melhor, se você usar mesa, tera que regular o ganho, para ficar com o sinal sem clipa!!

zoso
Veterano
# jan/07
· votar


Galera to com uma dúvida: da pra tocar guitarra sossegado com um amplificador de 15 watts em casa????(sou iniciante e não tenho banda).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para comprar um Amp - Tópico Oficial