Giannini True Reverber II

    Autor Mensagem
    Danilo Arantes
    Veterano
    # jan/07


    Olá pessoal, estou vendo um amp Giannini True Reverber II para comprar....ta impecavel o cara reformou ele, a caixa está com um falante fudidão agora não lembro o nome e com uma corneta de titanio..eu testei ele e está perfeito e falando muito!
    O cara ta pedindo R$1500 o cabeçote e a caixa!
    Gostaria de saber a opinião de vcs...compensa ou não?? o amp ta zero bala e mto conservado..não terei q mandar reformar ele.

    Valeu aguardo a ajuda de todos!

    Bruce Marques
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Danilo Arantes

    www.eigonequipos.com.br

    lah tem um true reverb combo com falantes eminence.. axo q eh mais jogo..

    abraços

    wiskeria
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    por este preço tbém prefiro o true que o bruce passou o link e ainda tem garantia, caixa pra guitarra com corneta não combina e provavelmente o falante da caixa deve ser nacional. Verifique sempre se as válvulas estão boas ou novas, se reverb e vibrato funcionam, se tem os tranformadores originais willkason. Cada ítem que não funcionar o preço deve abaixar para compensar. O true reverber II era originalmente em formato combo e não cabeçote e caixa separados.

    Danilo Arantes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Olá!

    Bruce Marques
    Valeu pela indicação do site cara, achei interessante o amp do site..Valeu pela dica!

    wiskeria
    è cara, quando eu vi achei estranho tbm caixa com corneta e o cara flou tbm q maioria dos amps não fica legal com caixa q tem corneta mas esse ta fera viu...eu testei ele ta bem legal a corneta não está prejudicando o som não....sobre o falante eu não lembro se é nacional ou importdo o cara disse q é um dos melhores. as valvulas são todas novas e todas as saidas foram trocadas..o tremolo está funcionando sim....ele ta sem o reverb mas isso eu uso do pedal mesmo e os transformadores são originais tbm. ahh...ele tem uma chave de timbragem tbm!
    O cara q ofereceu pra mim só mexe com isso ele reforma monta...pessoas de toda região vem com coisas pra ele arruumar..principalmente valvulados.
    Esse amp ta inteiro....e o cara da a garantia.
    Acho q dou preferencia por esse mesmo viu....principalmente pq eu toquei nele e qualquer problema é só ir lá q o cara da um jeito!

    Valeu pela ajuda pessoal...qualquer outra coisa é só postar ai q eu vou ler
    abraço a todos!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Danilo Arantes
    Apesar do TRII ser um baita ampli, isso é preço de Tremendão.Tente abater pela falta do reverber, que dá um timbre muito melhor que qualquer pedal.Um abraço!

    Danilo Arantes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    carlos adolphs
    è isso que eu to pensando mesmo cara.....não sei quanto poderia abaixar pela falta do reverb......eu penso q pode ir para R$1200.
    O que vcs acham?


    valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Danilo Arantes
    É, R$ 1200,00 já fica mais próximo.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    carlos adolphs
    Cara, estes amplis True Reverb possuíam válvula retificadora?
    Qual é a finalidade das 05 válvulas no Pré (se é que são todas de Pré)?
    Valeu!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    Buenas!Não os TR não possuíam válvula retificadora.As 5 válvulas são usadas para pré, reverber, vibrato e inversora.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Boa noite!!!

    carlos adolphs
    Cara, vou aproveitar sua boa vontade pra lhe perguntar sobre a diferença entre inversora e retificadora.
    Eu também gostaria de pedir sua opinião sobre uma troca do diodo pela valvula retificadora neste modelo de ampli. Vale a pena?

    As 5 válvulas são usadas para pré, reverber, vibrato e inversora.
    Então somente as duas primeiras válvulas são de Pré e as outras destinadas respectivamente pra reverb, vibrato e inversora?
    Existiria um modelo mais indicado para estas três últimas funções ou a 12AX7 poderia ser empregada nestes casos?

    Obrigado pela paciência, meu camarada!
    Valeu!!!

    boleterodectba
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não vale a pena instalar retificadora no true reverber... ele é um ótimo ampli de maneira original.
    Além de que modificando o amp perde valor de mercado.

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    Cara, vou aproveitar sua boa vontade pra lhe perguntar sobre a diferença entre inversora e retificadora.
    uma inverte o sinal pra que ele entre nas valvulas de power..
    já a outra, a retificador, pega a tensão AC e passa pra DC.. é apenas um diodo a vácuo, e não há sinal da guitarra ou do pré.. ou do power passando por ela..

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Boa noite!!!

    boleterodectba
    Cara, eu concordo que se trata de um ótimo ampli, mas sou da opinião de que o que é bom pode melhorar. No caso do TR pensei nesta possibilidade de trocar o diodo pela válvula para que em volumes mais altos haja maior compressão e consequente modificação no timbre.
    Quanto à perda de valor comercial, não pretendo me desfazer dele caso seja viável a modificação e, portanto, acho que não sentiria muito esta desvalorização...rs

    kelson
    Cara, não existe corrente passando pela retificadora? Imaginei que em volumes altos ela também comprimisse o sinal (mais que o diodo)...

    Caras, uma vez eu li que uma alternativa para a adaptação de válvulas retificadoras em amplis com diodo seria a instalação de resistores divisores de tensão entre a retificação e a filtragem. Como não entendo de eletrônica, não sei se é viável ou se realmente é uma alternativa a ser considerada.

    Valeu!!!

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    Cara, não existe corrente passando pela retificadora? Imaginei que em volumes altos ela também comprimisse o sinal (mais que o diodo)...
    brother, na verdade todo mundo faz confusão, inclusive tu ta fazendo.. mas isso é normal pq criam vários mitos encima dos amps valvulados. corrente tem circulando em todo amp, até no terra e bem alto! e isso é uma coisa.. agora quando disse "sinal" me referi basicamente ao sinal da guitarra ou oque sai do pré. a valvula diodo fica somente e serve tão somente pra retificar a tensão alternada do +B, na fonte do amp.. o que eles falam de compressão, é o efeito sag que pode ser conseguido tbm com um resistor pra limitar corrente.. quando o consumo de corrente fica alto, ou seja as valvulas de saida tao com muito sinal e o amp ta no talo.. as valvulas retificadoras dão uma folga.. puxando a tensão total do amp pra baixo.. tirando até uns 30v do circuito.. por exemplo se um amp roda com 450vDC de alta.. na hora que você exigir dele.. a alta tensão vai abaixar pra 420vDC, assim dando a ideia de "compressão".. pois menor tensão de trabalho menos volume (digo isso totalmente a grosso modo)...

    Caras, uma vez eu li que uma alternativa para a adaptação de válvulas retificadoras em amplis com diodo seria a instalação de resistores divisores de tensão entre a retificação e a filtragem. Como não entendo de eletrônica, não sei se é viável ou se realmente é uma alternativa a ser considerada.
    se vc quer o efeito Sag coloca ou resistores antes da retificação, por diodos normais, no AC ainda.. bem calculados, ou no fio indo pro terra.. ou ainda no +B bem depois da retificação.. oaehoae ou coloca em tudo eaoaeoh vai puxar pra baixo total.. fica bem interessante..
    nnão precisa de fazer divisor de tensao, que sao 2 resistores em séries com um indo pro terra, o outro vindo do +B e o meio dos 2 indo pros capacitores.. um resitor parrudo de 10W por 100ohms costuma fazer o serviço legal..
    abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    kelson
    Rapaz, essa estória, não história, da compressão continua dando o que falar...
    Penta_Blues
    As 12AX7 não devem a princípio serem usadas em qualquer posição no ampli.Na inversora e na driver do reverber vc deve usar 12AT7.Outra coisa, as seções internas de cada válvula são usadas em diferentes partes do circuito, sendo que se vc retirar uma delas, pode comprometer o funcionamento do ampli.Já que vc fala tanto em compressão de retificadora, vc saberia explicar para a gente como vc está entendendo a coisa ou o que é compressão para vc ?Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    carlos adolphs
    daqui a pouco inventam que fios bons pra amp valvulado é banhado a ouro e os pots tem que ser 0.1% de precisão..

    abraços cara!

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    kelson
    daqui a pouco inventam que fios bons pra amp valvulado é banhado a ouro e os pots tem que ser 0.1% de precisão..
    Cara, não sei quanto a isso, mas se vc me dissesse algo semelhante eu iria em princípio acreditar pois não entendo de construção de amplis. Daí a minha dúvida.
    Aliás, dei uma pesquisada e vi que vc teve uma dúvida semelhante há tempos atrás e recebeu como resposta o seguinte:
    quando se toca num ampli valvulado mas com diodos sólidos na retificação e com o volume no talo nada de expecional acontece com o sinal amplificado ou seja tanto faz tocar com o volume alto ou baixo o som da guita permanece o mesmo (so muda o volume). Usando diodo de estado gasoso (essa valvula) o que acontece é que essa valvula não aguenta o pau com volumes altos, ao dar uma palhetada mais forte ela deixa cair a tensão (por não aguentar) e ao deixar a tensão cair o ampli distorce e (e cai um pouquinho o volume), a medida que o som das cordas vai diminuindo o volume, a valvula vai voltando ao normal e o som vai limpando e aumentado o volume, é este o efeito...
    ... este é o som preferido pra quem gosta de tocar blues, é uma especie de leve distorção com compressão junto, a distorção vai sumindo e o sustainer aumenta no final das notas tocadas, todo ampli a valvula da esta caracteristica no som mas é muito mais forte nos amplis com retificadora de valvula do que com diodos de silicio, por isso justifica o uso desta em alguns amplis,...

    Daí eu também ter ficado em dúvida com relação a ter ou não uma válvula retificadora no lugar do diodo e se é viável esta alteração ou a instalação de resistores e mantendo o diodo sólido...

    carlos adolphs
    Cara, se o princípio da compressão nas válvulas segue o mesmo padrão dos pedais Compressores, o que entendo por compressão é a geração de uma faixa onde os picos e os vales do sinal são atenuados ou aumentados, conforme o caso, gerando um som com menos variação dinâmica.
    Como foi citado no texto que postei, encontrado aqui mesmo no FCC, conclui que existem diferenças a serem consideradas na questão de se usar diodo sólido ou válvula para retificação.

    Valeu!!!

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    cara, fico feliz, poucos lêem o forum.. poucos usam a busca.. e eu aprendi demais aqui a ponto de refutar muita coisa que ouvi ou falaram também aqui.. vc poderia destacar também quem falou isso.. é essencial.. citação..
    outra coisa.. um diodo 1n4007 aguenta 1000v a 1A, enquanto uma simples 5U4G aguenta 1550v de pico e 225mA DC com queda de tensão a 44v.. e a comparação do preço de um pro outro é discrepantes.. claro.. cada amp com seu charme.. mas me pergunto se compensa.. a não ser que seja manter a originalidade do amp.. eu particularmente nunca escutei um amp com retificadora por valvula.. to com um HIFI com 5U4G aki parado pra reformar e ainda nao liguei o bixo.. mas sou doido pra saber se há algo amais como dizem.. pq teoricamente creio que não..
    O efeito SAG acontece a medida que as valvulas de saída puxam corrente do +B.. sempre quando são forçadas com o sinal do pré..

    alguns problemas devem ser levados no caso de se instalar uma valvula diodo.. primeiro: preço... segundo: um filamento próprio com voltagem de 5V ou 6.3V(dependeno da retificadora) com correntes de 1A a 2A.. terceiro: furação no chassis pra soquete octal (nos amps da giannini o chassis sendo os padrões tem furo de sobra)...

    se o princípio da compressão nas válvulas segue o mesmo padrão dos pedais Compressores, o que entendo por compressão é a geração de uma faixa onde os picos e os vales do sinal são atenuados ou aumentados, conforme o caso, gerando um som com menos variação dinâmica.
    Como foi citado no texto que postei, encontrado aqui mesmo no FCC, conclui que existem diferenças a serem consideradas na questão de se usar diodo sólido ou válvula para retificação.

    mas que princípio? os compressores amplificam tanto o sinal proximo a zero e compactam o sinal forte pra ele nao sair forte demais.. deixando numa faixa média controlando até a pegada da palhetada.. alguns gostam outros não.. mas no amp.. os sinais "baixos" ficam lá parados.. não há amplificação dele.. quando a saida fica alta ela dá uma caída leve e vai subindo a medida que a corrente não é tão alta a ser consumida..

    obs.: eu já falei tanta merda no fórum, ainda bem que não apagam pra
    gente ver o tanto que a gente erra e peca.. haoehoea mas é isso, que bom que tem gente que usa a busca
    abraços cara!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    Ok!Era para saber o que vc espera de uma compressão.No caso das válvulas de saida alimentadas a partir de retificadores a válvula posso dizer o seguinte.O termo Compressão está errado, visto que na realidade ocorre uma queda de potência em função da resistência interna da válvula diodo, que LIMITA os picos, sem mexer na amplificação de sinais baixos.Na realidade então o que ocorre é um Limiter effect que seria uma das funções do compressor, caso ele não esteja sendo usado como compressor dinâmico.Isso é usado em PA.Outro subproduto disso é que vc faz acontecer um "drive" de power, pela consequente modificação do sinal presente na saida, que distorce em função disso.Porém esse efeito é sutíl, e não facilmente detectável se vc não trabalha com o ampli a muito tempo.[]'s

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!
    Por mais que existam aqui no FCC usuários descompromissados com o enriquecimento de informações e o apoio aos que têm dúvidas, sempre existirão aqueles que farão exatamente o que se espera de um fórum: boa vontade, conhecimento, tolerância e cordialidade nas discussões.
    kelson e carlos adolphs, vcs entre tantos outros deram exemplo disso! Obrigado pelo apoio!

    Vamos lá...
    kelson
    vc poderia destacar também quem falou isso.. é essencial.. citação..
    Tem toda a razão, meu camarada. Principalmente porque não se trata de um texto de minha autoria. Se não me engano isso foi dito pelo Macaco Véio e existe uma outra fonte que defende a melhor qualidade da válvula retificadora em comparação com o diodo sólido que é o Tubeamps.

    e a comparação do preço de um pro outro é discrepantes.. claro.. cada amp com seu charme.. mas me pergunto se compensa..
    Este é o ponto central de meu questionamento: se vale tanto a pena assim fazer modificações na forma de retificação de sólido para gasoso. Pelo jeito não compensa...rs

    mas que princípio?
    De aplicação do efeito gerado e de como ele altera o sinal

    carlos adolphs
    Na realidade então o que ocorre é um Limiter effect que seria uma das funções do compressor,
    Tem razão. Para ser designado compressor, um pedal deve agir tanto atenuando os picos quanto aumentando o sinal fraco, mas o termo "compressão" pode ser utilizado neste caso se considerarmos que o efeito de limiter justamente comprime os picos de sinal.

    Porém esse efeito é sutíl, e não facilmente detectável se vc não trabalha com o ampli a muito tempo
    Este é um dado muito importante para esclarecer minhas dúvidas, além de corroborar com a opinião do kelson para o fato de que talvez não compense fazer este tipo de adaptação.

    Valeu mesmo!!!

    kelson
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    é isso aÊ! abraços!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Galera, lendo o tópico fiquei muito interessado nesse efeito sag, pelo visto e diferente de um compressor dinâmico. Quando ocorre esse efeito a tensão cai e causa a perda de potência dando um limiter no som e também com a "mudança de polarização" momentânea nas válvulas pode acorrer um leve drive... é isso?rsrs

    Mas quando alguem diz que amp X tem um som bastante comprimdo, o que quer dizer exatamemte? O que ocorre no circuito pra isso?

    SergioTrindade
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Não existe diodo "gasoso". A válvula funciona com base no fenômeno de emissão termo iônica, a qual ocorre vácuo.
    Tenho amps similares com os dois tipos de retificação, já fiz muitas experiências comparando os dois tipos no mesmo amp e asseguro que não vale à pena converter a retificação para SS.
    A diferença simplesmente não compensa.
    A compressão que tantos falam e não mostram, ocorre de forma muito sutil quando o volume está lá no talo do talo.
    Isso ocorre quando as válvulas de potência consomem mais corrente da fonte e a retificadora não é capaz de acompanhar de forma proporcional ,diminuindo a eficiência da amplificação dos picos.
    Para tocar um som limpo, sem saturar o módulo de potência, não faz diferença. Se alguém lhe disser o contrário está ganhando com esse mito ou comprou a ideia de quem está.
    A retificadora à válvula é legal para alguns tipos amps de baixa potência, como o Tweed Deluxe, mas não faz nenhuma mágica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini True Reverber II