Canal do reverber apitando

    Autor Mensagem
    Marcio Lincon
    Veterano
    # dez/06


    Bem...Estou reformando um Tremendão 1968 e estou com problemas com o canal de reverber. Ele fica apitando quando abre o volume do canal. A oscilação muda mexendo no potenciomentro de intencidade do vibrato também... Eu já ouvi falar que esses amps dão problema de oscilação na etapa de reverb... Estou sem ideias, se alguem puder ajudar fico grato. Quando fecha o potenciometro do reverb para o apito. Parece até realimentação mas...

    Troquei todos os soquetes, capacitores eletroliticos do pré, alguns capacitores da fonte que estavam ruins, mandei enrolar o trafo de alimentação para 120V, troquei a valvula inversora e de alimentação de reverb. Mandei enrolar o trafo de reverb também que estava queimado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Marcio Lincon
    Buenas!Márcio, essas oscilações geralmente aparecem quando vc dá ganho no controle de intensidade do reverber sem acoplar o tanque de molas.Assim é natural que ocorra.Também aparece quando o resistor de 3M3, que mixa a saída do retorno do reverber com o sinal do pré, está alterado.O fato de ocorrer o apito também quando vc abre o controle de intensidade do trêmolo, pressupõe um excesso de ganho no estágio inversor, que deve ter uma 12AT7 instalada, não use nessa posição uma 12AX7, pois ela tem excesso de ganho para esse estágio e geralmente causa a oscilação.Outra coisa, verifique se a voltagem do bias que vai para o circuito do tremolo está chegando normal, e se os resistores associados estão corretos.Se a oscilação persistir, experimente usar uma 12AU7 como inversora.Um abraço!

    Marcio Lincon
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Realmente cheguei a testar sem o reverb...
    Bem...aparentemente o ganho da etapa inversora esta dentro dos limites. o amp não esta saturando fácil e esta bem clin. Eu troquei a 12ax7 que estava no inversor por uma 12AT7EH da eletro-harmonix nova. Achei uns resistores um pouco alterados, mas o tal de 3M3 estava dentro da tolerância, um na serie com o potenciometro de 470K e outro na entrada de reverb. Haviam tambem uns mal contatos nas conecxões de entrada de reverb do amp...Mas acredito que matei a charada. Brincando de Theremim com as oscilações, segurando no chassis e aproximando a mão. Reparei que os fios de saída do trafo estavam muito perto dos fios que vão para os controles do canal. Com uma mão aterrada segurei nos fios do trafo no ponto e o apito parou na hora e pude abrir o reverb no maximo sem apitar. Agora é ter um tempinho para dar uma geral e resolver o problema de vez e colocar ele avera pra teste. Quando estiver pronto eu dou um alou pra dizer como ficou o amp.
    Obrigadão Carlos! Grande abraço!!!

    rsf
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: rsf
    · votar


    aproveitando o tópico..

    Tenho um fender 65 Deluxe Reverb faz uns dois anos. (comprado zero).
    Hoje, brincando de fazer uns sons diferentes, percebi que o reverb acima do 7 apita, independentemente da guitarra estar plugada ou do volume do ampli estar zerado. Pode ser alguma espécie de realimentação?
    Alguma idéia?

    SergioTrindade
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    É exatamente como rsf disse.
    Todos esses amps da família AB763 e sucessores são assim.
    Se abrir o reverb, às vezes ele apita mesmo.
    Mas ninguém usa o reverb acima do 5, sobretudo com o volume do amp alto.
    Também já percebi esse mesmo apito de retroalimentação quando os cabos RCA não estão bem fixados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canal do reverber apitando