Analisem: a ligação de auto-falantes que eu fiz esta certa?

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # nov/06


    Bem, minha banda comprou uma potencia e eu fiz as ligações... A potencia é uma ONEAL OP1000 - 110w a 4ohms em cada canal, classe AB

    Ela sera usada da seguinte maneira:
    2 fontes sonoras independentes pra cada canal - vocal no canal A e o baixo no canal B. O numero de auto-falantes em cada canal sera diferente. A primeira pergunta é se a diferença de sinal e de auto-falantes é prejudicial à potencia.


    A segunda é a respeito das ligações. São duas caixas cada uma com um falante de 12 e um mid range, um s. tweeter, uma corneta e um 12pw3.

    Abri a caixa e o circuito ta na figura no fim do post(primeira parte)... cada um dos dois tem 8ohms, a minha duvida é, essa ligação ta em serie mesmo? pra dar 16 ohms?

    outra, com impedancia de 16ohms em cada caixa, liguei as duas em paralelo pra ter uma impedancia de 8ohms e liguei no ampli no canal A, na outra porta do canal A eu liguei um s. tweeter de 8ohms na outra porta, dai eu tive uma impedancia final de 4ohms...

    no outro canal, eu liguei um 12pw3 em uma porta e uma corneta na outra, ambos a 8ohms, resultado de 4ohms...

    sera que vai dar pau? pela imagem as ligações estao erradas? o que eu deveria fazer? desligar a corneta e o tweeter? vou ensaiar com essa config amanha a tarde.... hoje depois de ligar eu toquei so um voz e violao (voz num canal e violao no outro), e o ampli nao acendeu a luz de clip nem desarmou nem distorceu o som...

    IMAGEM

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    conehc
    Rapaz!!!!!Não vai durar até o fim do ensaio.Primeiro, vc não pode simplesmente colocar woofer em série com midrange, eles devem ser ligados através de um crossover passivo.O mesmo para o super tweeter, aliás, o mesmo corre sério perigo com sua ligação, pois pelo visto vc também não tem crossover eletrônico, ou seja, deve funcionar cerca de 10 minutos e queimar.O woofer, mid e super devem ser ligados através de crossover passivo, senão...Adeus tia Chica...Quanto ao outro, vale o mesmo, sua corneta vai pro saco, pois ela não aguenta frequências abaixo de 450Hz, e precisa de crossover também.Para vc não perder o ensaio, ligue apenas os woofers de 12" até conseguir os crossovers.E acredite, funde mesmo.Alto falantes tipo corneta e super tweeters são extremamente sensíveis a ligações erradas, além de suportar potências diferentes do que está escrito.Por exemplo, um driver de corneta cotado para 100W aguenta isso apenas quando a frequência estiver acima de 1000 Hz, se vc colocar 700hz ele aguenta 75W e se for com 450Hz, apenas 50W.Imagine então vc colocando um grave de voz ou guita em torno de 200Hz, com 100W do ampli, e a corneta mal aguentará 20W.O diafragma(reparo) racha no meio.Esse é o cuidado maior que tenho com meu PA.Desliga tudo de imediato ou amanhã vai ter choradeira...Um abraço!

    XaMBs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    carlos adolphs
    é essa ligacao:
    http://br.geocities.com/conehc/projeto_caixa.jpg

    rola?
    vlw
    flw

    conehc
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: conehc
    · votar


    carlos adolphs
    um crossover passivo seria um filtro de frequencias um capacitor ligado em serie com o drive funcionaria bem como filtro?

    pq pelo menos nas caixas (sao da gradiente, 1985) essa ligação já veio... eu so olhei o esquema e anotei pra ver se tava em série mesmo... existe um pequeno circuito com um capacitor na ligação entre o mid-range e o woofer pra impedir que graves vao para o mid range... ela tava funcionando assim com a outra potencia a mais ou menos uns 2-3 anos e nunca deu nenhum problema... na figura que eu postei eu tentei desenhar um capacitor entre o mid range e o woofer, mas entendo mto pouco de eletronica,,, menos ainda de simbologia...


    no super tweeter e na corneta, tem tambem um capacitor (acho que de poliester ou ceramico, nao lembro direito pq nao fui eu quem instalou eles) pra cortar as frequencias graves... elas funcionaram tranquilo com a outra potencia por um bom tempo tbm...


    esse lance de que os tweeters sao frageis a ligações erradas eu jha sabia um pouco, por isso instalei os capacitores pra cortar frequencias mais graves... mas assim, mesmo com esses filtros para cortar os graves dos drives mais sensiveis ainda corre o risco de dar pala? na pior das hipoteses desligo o tweetere a corneta... a minha preocupação maior era de se da pala a ligação das caixas de 16ohms em paralelo pra dar 8ohms no final e ligar no outro so um drive de 8ohms pra abaixar o resultado pra 4...

    e tambem se no outro canal tem problema de ligar so o falante e a corneta....

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    conehc
    Agora vc explicou melhor a história....Porque ligação direta como vc falou não ia dar certo, agora como os pormenores, está certo.
    XaMBs
    Certo, só falta o capacitor para o tweeter/driver.Um abraço!

    XaMBs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    carlos adolphs
    q tweeter?
    vou colocar somente uma 15pw5 e uma 8pw3...

    vlw

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    XaMBs
    Desculpe, não prestei a devida atenção.Não precisa do capacitor.

    conehc
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    carlos adolphs
    ah, postando so pra falar que ta tudo funcionando perfeitamente la... som cristalino e sem distorção...

    e so mais uma pergunta... é normal em raros momentos o ampli acender o led de clip? pq eu tava vendo la q qdo o vocalista cisma de gritar o led da algumas acendidas muito rapidas, menos de um segundo, em intervalos completamente irregulares... pode deixar assim ou eu devo abaixar o vocal na mesa?

    XaMBs
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: XaMBs
    · votar


    Vlwss!

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ligação de pa em paralelo e em série. alguem poderia me da uma luz mostrando como se faz isso? e outra coisa me explique como eu sei quando a minha potência appotek ak 4400 está trabalhando em 4 e 8 omhs. no momento ela trabalha só com 1 caixa contendo um falante de 12" wpu 450w acho que 8 omhs,
    um drive d-250x da seleniun, e um tweety st 300 em um canal da potência. a caixa de pa usa um divisor de frequencia passivo dentro dela, e esse equipamento uso para fazer voz e violão em ambientes relativamente pequenos juntamente com uma bateria eletronica da alesis sr16.

    gugahd
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pessoal,
    Eu tenho um blog e lá eu postei um curso muito bom e muito completo de como
    funciona e como se instala os auto-falantes.
    Tomara que ajude voces.

    http://automula.blogspot.com/2007/11/curso-de-auto-falantes.html

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisem: a ligação de auto-falantes que eu fiz esta certa?