Caixa acustica queimada (?)

    Autor Mensagem
    marcosbanin
    Veterano
    # out/06


    Estávamos nós (minha banda e eu) tocando em uma apresentação com nosso equipamento de áudio, o que incluia mesa, potência e caixas acústicas. Em certo momento, o som que vinha das caixas acústicas pára.
    Pois bem. Até agora não sei o que aconteceu. As caixas não tinham uma semana de uso. Não sei se queimaram ou outra coisa, mas também não saberia por que motivo queimariam. Não entendo direito dessa relação de potência do amplificador e das caixas.

    Queria ajuda pra saber o que aconteceu e o que posso fazer em relação à loja que me vendeu...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Queria ajuda pra saber o que aconteceu

    faltam muitas informações para assim pela net alguem dizer algo ...
    a ajuda de alguma pessoa q entenda de eletronica/audio ae onde tu esta eh fundamental

    o que posso fazer em relação à loja que me vendeu...
    avalia o q aconteceu junto com o eletronico/audio e peça as garantias que perante a lei são de sua possibilidade.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    faltam muitas informações

    o que por exemplo?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin

    Literalmente cheire perto da calota central dos falantes. Cheiro de queimado ali vai indicar o que aconteceu.

    Se puder dispor de um multímetro, poderá medir a resistência da caixa e ter um dado conclusivo sobre seu estado.

    Outra forma tb seria colocar nos bornes da caixa uma bateria de 9 volts, que fará o falante dar um salto gerando um "tuc" indicando que ele está funcionando.

    Mas te adianto que raramente uma loja troca uma caixa de som que esteja com falantes queimados, pois isto geralmente está associado à mal uso - excesso de potência ou equalização inadequada. Também pode-se culpar um amplificador com defeito, que tenha jogado DC nas caixas, com os mesmos resultados de queima.

    Boa sorte.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    o problema é que não tem cheiro de queimado, e nós não utilizamos um volume q ultrapassasse os limites. Nosso amplificador possui 1000 wrms e as caixas são de 200 wrms, não sei se isso ajudaria na resposta de voces....

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin
    Nosso amplificador possui 1000 wrms e as caixas são de 200 wrms
    1000W ou 100W ?

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    1000 w

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin
    1000 w
    Putz, fritou as caixas então. Se o amp é de 1000W as caixas deviam ser de mais de 1500W...


    (vale salientar que posso estar falando merda...)

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    pois é...
    acho q voce esta enganado mesmo...
    para P.A. o amplificador tem q ser de no mínimo duas vezes a potência da caixa.

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin
    pois é...
    acho q voce esta enganado mesmo...
    para P.A. o amplificador tem q ser de no mínimo duas vezes a potência da caixa.

    Ao contrario. A caixa tem que suportar mais potencia que a que o amplificador fornece.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    não.
    para PA é ao contrario!

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    a caixa tem q ter uma sobra em relação ao amplificador.
    meu vc tostou os seus pas hauhahauhauha

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    certo q não..
    pesquise no forum para ver como o amplificador precisa ser mais potente do que as caixas!!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gabriel Anjos


    Ao contrario. A caixa tem que suportar mais potencia que a que o amplificador fornece.


    Hummm em PA não é bem assim. Por incrível que pareça, o amplificador tem que ser mais possante que a caixa mesmo.

    Um amplificador trabalhando no limite gera distorções que são puro veneno para médios e tweeters.

    É lógico que o operador tem que saber utilizador seu equipamento. Mas com certeza PA é outro mundo...

    Abração.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    sim...
    mas o que me intriga eh q nao utilizavamos toda a potencia do amplificador... ensaiamos varias vezes e nada tinha acontecido...

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Hummm em PA não é bem assim. Por incrível que pareça, o amplificador tem que ser mais possante que a caixa mesmo.
    Que true! \m/

    Um amplificador trabalhando no limite gera distorções que são puro veneno para médios e tweeters.
    Agora entendi.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    beleza...
    era o que eu estava dizendo!!

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    up

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin
    Ok!Tem algo meio estranho aqui.Segundo os manuais de curso de áudio que tenho, não existe essa de amplificador ter mais potencia que as caixas.Explico porque.Se vc tem 1000W de potência disponível, e caixas de 200W, vc não poderá de maneira alguma, sob hipótese nenhuma, passar de 1/5 do curso dos potenciômetros de entrada.Porém vc tem que contar que mesmo com esse ajuste, nos picos de graves, vc terá atingido valores no mínimo de 2,5 vezes a potência setada.Com o passar das horas, esse picos(que são dissipados sob a forma de calor)aquecem o conjunto magnético, terminando em por em curto a bobina móvel dos alto-falantes, que abrem de imediato.Segundo, como vc determina a potência que está sendo entregue ao sistema?Tem um Wattímetro ligado na saída?Tem algum dispositivo limitador?Vc dizer que tem uma capacidade instalada igual ao que o amplificador entrega, até aí, vai lá, mas colocar uma ampli de 1000W em caixas de 200W....Amigo, não sei de onde vc buscou essa informação.Tenho um PA com 10KW e uso caixas com potência instalada de 16KW e mesmo assim, não abro o volume em excesso, pois há o perigo de sobreaquecimento dos conjuntos magnéticos.
    Se vc disser na loja o que falou aqui, não vai ganhar a garantia.Um abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06 · Editado por: AugustoPedrone
    · votar


    Grande carlos adolphs

    Então...claro que o exemplo dado de um amplificador de 1000 watts em caixa de 200 watts é algo temeroso...qualquer descuido e babau...

    Mas os profissionais de PA, usando falantes com especificações honestas, costumam usar caixas com metade da potência do amplificador.

    Com um operador profissional, sabe-se que nunca vai forçar as caixas além de seu limite, e o sistema fica apto à responder aos picos e transientes do programa sem entrar na área de distorção do amplificador, que costuma ser fatal geralmente para os tweeters.

    Isso que escrevi aqui não saiu da minha cabeça, e muito menos uso sistemas de PA no dia a dia. Eu também frequento a Audiolist, um ótimo site sobre áudio.

    Abraços.

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    carlos adolphs

    Pois é. Na verdade acho muito estranho esse negócio.
    Mas compramos todo o equipamento junto, na mesma loja, sob orientações do vendedor, pois não entendíamos do negócio. O cara falou que a melhor opção era o kit em questão (que compramos) e não disse nada sobre limites de potência dissipada ou volume máximo que poderíamos utilizar...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin

    Afinal...as caixas queimaram ou não ????

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone
    marcosbanin
    Grande Pedrone!Tô ciente, e também ví algo à respeito, algum tempo atrás.Mas de acordo com o pessoal que fez curso de áudio profissional no Igap, essa prática é antiga e a muito abandonada pelos profissionais da área.Isso era feito quando os amplis distorciam em alto volume, que não é mais o caso de hoje(tanto que vc compra os antigos a preço de banana(importada, é claro).Para vc ter uma idéia, as EP2500 que tenho, gospem 1200w por canal com 0,005% de distorção à plena potência, em 1000hz e 0,010% em 15khz.Não precisa do artifício antigo. Pode mandar ver, com caixas adequadas, é claro...Forte abraço Pedronnini!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    carlos adolphs

    Parece que tem uns amps da Studio R, do Ruy que projetava na Gradiente, que tem um limiter interno que ajusta o sinal para que nunca distorça ou algo assim...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Tem coisa melhor, já, agora temos amplis com um controle de chaveamento digital que chamam de classe HB, com rendimentos de 95% e distorções apenas para constar em manual , imperceptíveis....Os novos da Studio R já são assim...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin
    Agora, queimou ou não queimou?....

    marcosbanin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    nao sei..
    soh sei q elas nao funcionam!!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    marcosbanin

    Tá esperando o que para saber ? A dica já foi dada....

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/06
    · votar


    carlos adolphs

    Mas e se o operador vacilar e levar o amp à passar do limite de potência ? Nesse momento é importante que os periféricos atuem para não deixar essa barbeiragem !!!

    Abração.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Correto, por isso existem Técnicos de PA e existem Ajustadores de Volume.Os primeiros sabem o que fazem, os segundos pensam que sabem.Quem contrata os primeiros quer uma festa de qualidade, não importando o preço, fazendo bem o seu nome.Quem contrata os segundos, só pensa em dinheiro, não dá a minima para o nome ou para os ouvidos dos usuários e é do tipo que põe as bandas para tocar e não paga nada, explorador.Qualidade tem preço, não necessáriamente maior.Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa acustica queimada (?)