Posso trocar EL84 por 6V6? (Mesa Boogie - Subway Rocket)

    Autor Mensagem
    Freeman
    Veterano
    # set/06


    Pessoal tenho um Mesa Subway Rocket e adoro Meu Ampli, porém sou tarado pelo timbre dos fenders a la Princeton e etc, então estou pensando em tirar o par de EL84 do power e colocar um par de 6V6!!!

    Gostaria da opinião da galera experiente do forum que manja de equivalência das valvulas, pois não sei se realmente é possivel essa troca sem causar maiores problemas, o que eu sei ate agora e que o par de 6v6 so fornece 15 Watts, mas ate ai pra mim ok!!!

    -Alteraria realmente o timbre do meu clean pra algo mais na praia de Fender, e sem distorcer muito ???, pois quando estou vom volume em 50% e ganho do clean em 70% ja começo a ouvir um leve drive característico, na pegada mais forte da palheta.

    -Isso alteraria muito o timbre do meu canal drive??, lembrando que boa parte do som desse canal vem do estagio de pre com 5 - 12AX7.

    E ai o que vcs acham, alguem ja tentou algo semelhante???


    me da uma força ai Galera!!
    Adoraria ouvir a opinião de quem ja usou essas valvulas!!!



    Um abraço
    Freeman

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Freeman
    Essas válvulas são diferentes e portanto terá que trocar os soquetes e mais toda uma série de modificações...
    Abç

    Freeman
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valew Mauricio!!!

    Um abraço

    kelson
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    nao necessariamente.. o modo de operação delas são bastante proximos.. kreio ki só terá ki trocar os soquetes reajustar a alimentação de bias.. e em relação a potencia a 6v atinge o mesmo tanto ki as el84 em PP
    se kizer clean usa captador single se já nao usa.. verá ki vai crunchar menos.. eu particularmente axo ki será trocar seis por meia duzia..

    Freeman
    Veterano
    # set/06
    · votar


    kelson

    Valew pela contribuição kelson.

    Uma vez eu li acho que aqui no forum que meu ampli não precisa de ajuste de par casado no power e nem ajuste bias, pois esses Mesas Pequenos como o subway Rocket ja tem um tal de "bias automatico",

    Alguem ja ouviu falar nisso???
    Será que eu preciso comprar par casado e regular bias mesmo pra trocar ou substituir as válvulas do meu power ?????

    Freeman
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bem Eu andei pesquisando e parece que os Mesas tem regulagem de bias fixo, porque as válvulas que eles colocam da propria Mesa Boogie estão dentro das especificações para a a regulagem de bias de fábrica dos Amps Mesa Boogie.

    Sendo assim a Mesa Boogie aconselha sempre que for substituir as valvulas, usar Válvulas Mesa Boogie originais.

    Poxa que bosta, entâo quer dizer que seu eu quiser botar TESLA não vai ficar bom porque não tem as especificações de bias da Mesa Boogie??

    Regnum_irae
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Freeman
    Vc pode botar TESLA .....mas tem que ser EL84.... a classificação de Valvulas eh universal.....uma 12ax7 é uma 12ax7 sendo svetlana , jj , sovtek....qualquer outra.....soh a qualidade que muda!

    Freeman
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Todos

    Vcs Acham que seu mudar o set de 12AX7 do pre para TESLA(O atual e original Mesa Boogie) vai alterar muito o timbre ??

    affcl
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Freeman
    duvido q a mesa boogie fabrique valvulas
    procure saber quem fabrica para eles

    kelson
    Veterano
    # set/06 · Editado por: kelson
    · votar


    Freeman
    não precisa de ajuste de par casado no power e nem ajuste bias
    sempre que trocar precisa de ajuste.. mesmo se o par for casado.. isso não é garantia de bias já ajustado.. a mesa seleciona as sovtek.. casa e silka no vidro o logo delas.. e separa cada tipo pra cada amp..
    e claro ki vc pode usar uma TESLA, é só reajustar o bias.. corrigindo o resistor fixo..

    e mudando as de pré o timbre só modifica o timbre se a mesma tiver construção diferenciada.. baixa microfonia, tamanho de placa, tipo de montagem dos filamentos.. e etc.. uma 12ax7 de uma marca pra outra, do mesmo modelo, diferencia apenas em "cuidados" de fabricação.. e formas de fabricação.. mas obrigatoriamente soam bastante iguais..

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Regnum_irae
    Freeman
    affcl
    kelson
    Buenas.O que a Mesa faz com as válvulas é "sazoná-las", ou seja, compra um lote imenso, coloca todas em um rack com centenas de soquetes, e aplica uma leve alimentação de placa, deixando as mesmas cerca de dois dias ligadas.Isso é um procedimento comum entre os fabricantes de amplis(os sérios).Depois deste sazonamento, as válvulas são comparadas em um teste com valores reais de alimentação, quando então aquelas que são aprovadas recebem o nome e as que não voltam para as lojas em "ofertas de ocasião".Quando compramos de fornecedores os famosos pares ou quartetos casados, são mais caros porque a loja faz esse procedimento.Isso garante um desgaste mais uniforme às válvulas, sem que isso venha à prejudicar o ampli.Quanto ao bias, as válvulas da Mesa não tem nada de diferente, pois o bias é um valor que se coloca e não que exista inerente à válvula(deve ser o valor de manual).As válvulas não "criam" o bias.Ele é um efeito do funcionamento ou valor inserido pelo circuito.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Freeman
    Apesar de fã incondicional das 6V6, não aconselharia vc a fazer a troca, pois só vai dar mão de obra para práticamente nenhuma mudança no funcionamento.Só estaria valendo se fosse para tentar aprender a mexer nos bichos, aí sim!Um abraço!

    kelson
    Veterano
    # set/06
    · votar


    carlos adolphs
    e disse o mestre! \o/
    abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso trocar EL84 por 6V6? (Mesa Boogie - Subway Rocket)