Valvula Queimada ?

Autor Mensagem
NEtMartins
Veterano
# set/06


Tenho um cabeçote Warm Music Blac k m oo n 800 C, ele é pré-valvulado quando ligo o mesmo, a válvula aparece com um ponto em vermelho o que deve ser isto?

A válvula esta queimada?

Desde já, muito obrigado!

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


assim? http://www.hammond.com.br/xk3/xk3tubes.jpg

valvulas trabalham quente... é normal apresentarem cores avermelhadas...

boleterodectba
Veterano
# set/06
· votar


ahhahah, não grila... é normal válvula ligada fica com pontinhos vermelhos. Agora quando puder troca este ampli.

NEtMartins
Veterano
# set/06
· votar


FBassist
Então, mas a minha fica toda apagada, não fica igual a esta, fica apenas um pontinho bem pequeno em vermelho.



boleterodectba
Porque trocar? Este cabeçote é muito bom, uns dos melhores que já usei.

electrontubes
Veterano
# set/06 · Editado por: electrontubes
· votar


a válvula está no limite de dissipação de placa,têm algumas possíbilidades
como:
1-o capacitor de grade de controle pode estar com fuga,deixando passar tensão positiva da placa da etapa anterior para grade de controle dela.
2-o capacitor do catodo pode estar com fuga ou em curto,fazendo a válvula consumir maior corrente.
3-se for válvula da saída de potência,pode ser falta de tensão negativa do bias
4-a válvula pode estar ruim

Na moral
Veterano
# set/06
· votar


NEtMartins
Agora quando puder troca este ampli.
Resquicios de brasil colonia.

kelson
Veterano
# set/06
· votar


NEtMartins
eh no centro na pontinha da valvula e perto da base? nao eskenta! aehoahoe é o filamento!
se tiver keimado o amp nao vai funcionar

electrontubes
lê o topico! é valvula de pré..

electrontubes
Veterano
# set/06 · Editado por: electrontubes
· votar


será que é o filamento acesso?
estava imaginando que era a placa brilhando

kelson
Veterano
# set/06
· votar


electrontubes
depende se o cara saber oq é placa e se sabe oq é filamento neh hoaehoeaho

ghb
Veterano
# out/06
· votar


upando...

Tenho um GTV208, e a válvula acho que queimou... é uma 12AX7WA... porém não tava saindo som do canal de drive, mas no clean o som saia. Minhas perguntas são:
1 - a Válvula realmente queimou? Não brilha mais como antes, aparece apenas um pequeno pontinho incandescente no meio dela.
2 - enquanto não arranjo outra válvula posso ir usando o ampli só no clean? Não vai zoar o ampli?

valew

ghb
Veterano
# out/06
· votar


alguem?

ghb
Veterano
# out/06
· votar


: (

kelson
Veterano
# out/06
· votar


ghb
pode nao ser a valvula pode ser muitas coisas.. tem ki abrir o amp e debugar...
se é problema só em um canal.. vc usar o outro não há problema.. eu suspeito mais do chaveamento do que alguma coisa do tipo valvula queimar e tudo mais.. pois elas trabalham só no final do circuito de pré pra dá um charminho no amp.. só abrindo e vendo.. se puder disponibilizar fotos da valvula e por dentro do amp..

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


kelson
Obrigado!
Tá acontecendo assim: Ligo o amp no canal limpo e tá normal, ligo no drive e para tudo. Os volumes são independentes, o canal clean tem seu próprio pot de volume, bem como o canal de drive. Acontece que, se eu acionar o drive, o pot de volume do canal limpo é que atua nele (?), porém não satura a distorção, simplesmente aumenta o volume como se estivesse no clean. Outra coisa, o reverb também parou : o ...
Quanto às fotos, a resolução da webcam é baixa, acho que nem vai ajudar muito... o ponto incandescente ao que me referi fica logo abaixo da grade no meio da válvula, fica tipo na parte de trás, onde não há pinos.
O problema é bem parecido com o deste post, só que o cara não postou a resposta : ( .

Blackus
Veterano
# out/06
· votar


Agora quando puder troca este ampli.
Resquicios de brasil colonia.

Na moral
Vai dizer que Warm Music é bom agora?

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


kelson
Acho que é valvula mesmo...Outra coisa, o que significa a sigla WA?? Se eu for comprar outra tem que ter a sigla???

ghb
Veterano
# out/06
· votar


É só em relação a ganho/ruído né??? Não interfere em nada fora isso,,,

12AX7A-C = ECC83 = 12AX7A=ECC83-C
E 12AX7WA=12AX7A-C

ghb
Veterano
# out/06
· votar


Tá acontecendo assim: Ligo o amp no canal limpo e tá normal, ligo no drive e para tudo. Os volumes são independentes, o canal clean tem seu próprio pot de volume, bem como o canal de drive. Acontece que, se eu acionar o drive, o pot de volume do canal limpo é que atua nele (?), porém não satura a distorção, simplesmente aumenta o volume como se estivesse no clean. Outra coisa, o reverb também parou : o ...
Quanto às fotos, a resolução da webcam é baixa, acho que nem vai ajudar muito... o ponto incandescente ao que me referi fica logo abaixo da grade no meio da válvula, fica tipo na parte de trás, onde não há pinos.
O problema é bem parecido com o deste post, só que o cara não postou a resposta : (

kelson
Veterano
# out/06
· votar


ghb
filamento é dentro das placas..
tipo assim.. aki a foto ta em alta exposiçao dai previlegia tudo quanto é cor estridente.. (vide 6l6) mas axo ki dá pra entender
http://www.bandamobydick.com.br/madu/tremendao/webfotos/target33.html
http://www.bandamobydick.com.br/madu/tremendao/webfotos/images/img_490 2.jpg
as menos acesas são EH´s.. são assim mesmo.. o filamento fica bem escondido

se o reverb tbm parou creio que é algo mais profundo. .algum op-amp ou do tipo.. o reverb é de mola neh? e tem um foot pra ele neh? pode ser tbm no chaveamento.. já que o canal drive nao ta bom.
só abrindo o amp e vendo pra debugar..

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


kelson
ghb
Provávelmente não tenha nada à ver com a válvula, mas sim com o circuito do operacional que é retorno do reveber, ou no que é o envio do sinal para o conjunto de molas.Como os sinais do drive e do reverber passam por ele, a pane deve ser no comum aos dois, concorda?Pode ser também a alimentação desta parte do circuito.Um abraço!

ghb
Veterano
# out/06
· votar


kelson
O pontinho tá tipo a primeira valvula da direita do segundo link, mas é um pontinho mínimo, bem pequeno. O reverb é de mola com foot sim.
kelson
carlos adolphs
Valew. Que testes eu posso estar fazendo? Tipo comparar tensões ou algo do gênero. Vou abrir o ampli mais uma vez, tirar o reverb... Eu não tenho muito conhecimento em circuitos de audio - trabalhava com segurança eletrônica e telefonia - então fico meio perdido. Mas com algumas dicas, acho que talvez eu consiga algum resultado. Obrigado!!!

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Mede a voltagem dc em todos os pinos 8 dos integrados operacionais, começa por aí.Depois mede a voltagem dos pinos da válvula (cuidado, são altas em alguns) 1,2,3 e 6, 7, 8 e posta aqui!Um abraço!

ghb
Veterano
# out/06
· votar


carlos adolphs
Abrindo o Ampli.... Fiz um teste que não tinha feito ainda, liguei os canais com o foot, e o reverb funcionou, o drive também, mas para o drive funcionar tive que ficar ajeitando o plug, mas válvula continua com um brilho fraquiiiiinho... vou abrir o ampli, conferir as tensões para postar aqui (se for só mal contato, talvez futuramente as tensões sirvam para alguém : ) ) vou dar uma olhada na PCI, e aproveitar pra aprender sobre circuitos de audio \o/. Já posto os resultados

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


CI 1 - TL072 > 11.2VDC
CI 2 - TL072 > 11.2VDC
CI 3 - TL072 > 11.3VDC
CI 4 - TL072 > 11.3VDC

Valvula (?)
p1 > 2VAC
p2 > 7.5VAC
p3 > 7.2VAC
p6 > 2VAC
p7 > 0
p8 > 0

p9 > 638VAc

Não sei se medi certo os pinos...


carlos adolphs
Outra coisa, para medir a pinagem das válvulas eu uso o terra comum, em DC? Ou terra comum em AC? Ou é uma DDP entre dois pontos da válvula?

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Acho que é alguma coisa com o reverb, pois ele parou mais uma vez. detalhando:
1 > ligando o drive através do botão do painel, o mesmo não funciona. O canal clean funciona. O reverb não funciona nos 2 casos.
2 > ligando o drive pelo foot, o mesmo funciona, bem como o canal clean,porém o reverb não funciona.
3 > desacoplei os fios do reverb que vão para a PCI, mesmo assim o drive continua funcionando só no foot

carlos adolphs
Outra coisa, você não sabe onde eu encontro material (em português) para manutenção de valvulados e afins... valew!

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Os problemas do revebr eram 2: gambiarra e mal conato ..afff... os jumper não eram macho/fêmea, então havia um mal contato ali. Mas ainda estão funcionando apenas no foot...
A tomada do ampli é a de 3 pinos, mas só 2 (rede) estão soldados...affff (2)
Vou ver se não pifa durante o dia... Mais pra frente, quando tiver grana, vou seguir o conselho do pessoal do Fórum para quem tem um warm:
Quando der, troca de ampli!!!! : )))

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Tem que medir com o multímetro em DC, confirma se o nº da válvula é uma 12AX7 ou 6BQ7?Os ci's estão normais.

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Material para leitura vc encontra no site do Handmades ou no do Pedrone.Digita electron tubes ou tube amplifier no google e divirta-se.

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


carlos adolphs
Na válvula está 12ax7wa. Em DC as tensões eram bem baixas. Pode ser alguim relê de chaveamento? Vou dar uma caçada no material. Novamente obrigado. < O ampli tá desligado: ligo o ampli e o canal de drive não funciona: desaciono e aciono o foot e o canal drive funciona ( ás vezes baixo): desaciono e aciono o foot novamente e o canal de drive volta a funcionar>

carlos adolphs
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Relé de chaveamento ou solda na placa, relacionada a eles.Verifique.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvula Queimada ?