alguns detalhes importantes sobre válvulas

    Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # set/06


    no meu ponto de vista,a diferença de timbre dos amplificadores válvulados,geralmente está associada ao ganho,resposta de frequência e curva caracteristica das válvulas do amplificador
    o importante não é dizer,eu acho a válvula kt66 boa e a 6v6 ruim,o importante é conhecer os tipos de válvulas e suas caracteristicas,para ajudar citarei alguns tipos de válvulas

    *não contando com calefator*

    diodo - possui dois elementos,a placa e o catodo,geralmente utilizada para retificar tensão alternada

    triodo - válvula de três elementos e são classificadas como de:
    baixo mú - amplificação menor que 10
    médio mú - amplificação igual à 10 e menor que 50
    alto mú - amplificação maior que 50

    as válvulas triodos cortam agudos por causa do feedback,que é uma capacitância da placa para grade de controle.para resolver esse problema foi colocada mais uma grade,entre a placa e a grade de controle
    essa nova grade é chamada de grade blindagem(screen).

    tetrodo - válvula de quatro elementos, têm mais fator de amplificação que o triodo,não corta agudos,mais infelizmente distorce,pois a grade de blindagem produz uma distorção quando a placa está negativa em relação a grade de blindagem,para isso foi colocado mais um elemento,entre a grade de controle e a de blindagem,assim foi criada a válvula pentodo,essa grade é chamada de grade auxiliar ou supressora

    pentodo - válvula de cinco elementos,têm mais amplificação que o tetrodo,não têm a distorção causada pela emissão secundária e não corta agudos(feedback)
    o pentodo distorce igual ou um pouco mais que o triodo

    pentodo de feixe dirigido - é parecida com o pentodo,só que não têm grade supressora,no lugar têm uma placa defletora,ela amplifica mais que o pentodo comum e distorce menos,muitas vezes é chamada de tetrodo de feixe dirigido,pois não circula corrente pela placa defletora

    hexodo - válvula de seis elementos

    heptodo - válvula de sete elementos,e assim segue de acordo com o número de elementos,octodo 8 elementos,eneodo 9 etc.

    geralmente as válvulas com mais de cinco elementos não são utilizadas para áudio,pois distorcem muito e entregam pouca tensão na saída,mas pesquisando essas válvulas eu percebi uma distorção extremamente diferente,é tipo uma saturação muito pesada.

    as válvulas ainda são definidas pelo tipo de corte
    é a porcentagem entre tensão negativa de grade de controle e tensão de screen,para fazer que a válvula fique em estado de corte(nos triodos essa comparação é feita com a placa e não com a screen,que lógicamente não existe no triodo)

    corte agudo - menos de 10%
    corte médio - mais que 10% menos que 20%
    corte afastado -20% ou mais

    alguns fatores que influência no timbre
    -transcondutância
    -resistência de placa
    -ressonancia mecânica da válvula(principalmente na grade de controle)
    pois a grade de controle é o ponto onde se têm maior amplificação na válvula,a grade é feita com metal,o campo eletroestático dentro da válvula faz a grade vibrar conforme a tensão alternada de áudio,quando o sinal de áudio na grade desaparece,a grade ainda vibra por causa da inércia mecânica,isso dá uma certa vida ao som da válvula,o transistor não têm esse problema desejavél,eu pessoalmente prefiro válvulas com grade de bronze,pois gosto da ressância do bronze,a grade de controle seria tipo um *alto-falante eletroestático*pois vibra com a tensão ac,e também sons ambientes fazem a grade vibrar,tendo um tipo de realimentação mecânica,encorpando o timbre

    espero ter ajudado,é possível que exista algum erro,mas tudo foi feito de forma honesta e sem intensão que exista erros.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    acima têm um erro,eu queria dizer *ressônancia* do broze,e não ressância.
    só para ter uma idéia,o código da válvula não quer dizer que a válvula é igual,mas sim que têm caracteristicas elétricas similares,tipo mesma trancondutância,resistência de placa,fator de amplificação(esse está diretamente relacionado aos dois fatores anteriores)darei um exemplo prático,a válvula 6em5 da philco,mad in u.s.a ,a grade de controle é feita de um metal claro,tipo latão e a placa e feita de um metal cinzento
    já a 6em5 da rca,indústria brasileira,a grade é bem dourada,tipo ouro,ou bronze,a placa é escura,a grossura do fio da grade é diferente,se o projeto mecânico é diferente,o som não será igual,embora as caracteristicas elétricas sejam as mesmas

    só para facilitar a compreensão,um prato de bateria feito de latão não têm o mesmo som de um prato feito com bronze,o material utilizado influência diretamente no som,além de outros fatores,como emissão do metal,pois cada metal têm um certo nivel de emissão,é possivel fazer uma válvula similar com diametros diferêntes de fio de grade de controle,pois se afastar a grade de controle do catodo,é só diminuir o espaçamento das brechas da bobina de grade de controle que manterá o mesmo fator de amplificação,eu penso o seguinte,se o projeto é diferênte,o som da válvula será diferente,embora tenha o mesmo código,muitas vezes as empresas fabricam válvulas similares na parte elétrica,mas com detalhes diferêntes na construção,como eu já mencionei anteriormente
    espero ter ajudado,e possível que exista erros,mas tudo foi feito através de muita pesquisa e estudo,e sem intenção que exista erros
    um abraço

    marcelogatinho
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes

    Parabens cara, otimo topico!
    e quando vc quiser corrigir palavras q escreveu clique em EDITAR na caixa de dialogo q esta postado o texto, ai vc podera modificar o mesmo!
    valeu, apareça sempre por ai....

    Flávio Moura
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Flávio Moura
    · votar


    electrontubes
    Intão véi, belo texto... agora, falta mostrar as válvulas mais famosas ou mais comuns e dizer de que tipo/característica são...
    Por ex: EL84 e 12AU7 ???
    6L6EH (Electro Harmonix)
    6L6WXT+ (Sovtek)
    6L6GC (Svetlana)
    12AX7WA (Sovtek)
    EL34EH (Electro Harmonix)
    6550 (Sovtek)

    Sei lá... tem um monte delas... é que a gente vê amp valvulado, mas não sabe qual o DNA delas... pelo jeito tem muita diferença entre as válvulas...

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    Ok, se a intenção é contribuir e estudar, vamos à algumas considerações, se me permite.
    Triodos - realmente a capacitância intereletródica do triodo é maior, mas tem influência para circuitos de RF, em áudio, são considerados os melhores, inclusive em agudos.O pessoal do Hi-End briga à tapa pelos triodos.O problema deles é que vc não consegue altos fatores de amplificação sem aumentar o ruído, devido à emissão dos eléctrons secundários pela placa(quando os electrons atingem a placa, expulsam outros, que são atirados de volta à grade e isso causa chiado).Quanto ao material de construção das grades ou tipo de construção, tem influência mais direta na microfonia da válvula.Se vc colocar o ampli sobre a caixa, a válvula capta a vibração em maior ou menor escala, pela construção, isso pode mexer no timbre.Não concordo apenas que o tipo de material vá influenciar o timbre, se partirmos do pressuposto que temos grades de mesma espessura, se tiver outra espessura é outra válvula.
    Tetrodos -Resolveram o problema da maior amplificação, mas aumentaram o do ruído, devido à emissão secundária ocorrer também com o screen(2ª grade).
    Pentodos- A grade supressora foi adicionada exatamente, por ser negativa, para mandar de volta à placa os eletrons , providenciando maior amplificação com baixo ruído.O incoveniente é que por ter amplificação enorme, torna-se mais microfônica, exigindo construção mais apurada(EF86) ou uso em locais onde a vibração das caixas não seja transmitida ao conjunto.
    Pentodos ou tetrodos de potência-Alguns chamam assim outros assado, mas na realidade o tetrodo de feixe dirigido(6L6) funciona como pentodo, sim, pois as placas defletoras tem a dupla função de concentrar o feixe de elétrons, aumentando a potência e eliminando os elétrons secundários de placa.São chamados tetrodos porque não se tem acesso à conecção interna das defletoras(são ligadas diretamente ao catodo).Já a EL34, é um pentodo, não tem placas defletoras, e tem acesso à conecção da 3ª grade.Tem características maiores de distorção pois o feixe não é tão concentrado e a grade não consegue devolver os elétrons secundários em sua totalidade, quando em regime de alta corrente.Daí o fato das 6L6 serem mais cleans e as EL34 mais "coloridas".
    Um abraço!

    Toki
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Humm... já vi que é um ótimo tópico para adquirir conhecimento.
    Lerei assim que sobrar um tempo aqui...

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    ok,carlos adolphs
    eu tenho pré-amplificadores e amplificadores feitos com triodos e também amps e pré-amps feitos com pentodos.eu não só estudo áudio,estou sempre fazendo pesquisas sonoras com válvulas
    o triodo corta mais agudos na primeira etapa do pré-amp,pois o sinal ainda é muitos fraco e uma pequena capacitância interna se torna prejudicial aos agudos,quanto maior for o ganho do triodo,maior será a discriminação de agudos,o ideal é utilizar um bom pentodo antimicrofônico e de baixo ruído na primeira etapa,como o pentodo ef40,ef86.se não for possível,o mais recomendado é utilizar um triodo de baixo mú(fator de amplificação)para reduzir o efeito regenerativo.

    se você não percebe a diferença de agudos do pentodo no áudio,é porquê seu amp deve ter deficiência de resposta de agudos,geralmente os amps comerciais não têm agudos,eles têm um médio estridente,então vc deve achar que isso é um forte agudo.geralmente os amplificadores que cortam agudos têm uma chave escrito (bright)ela é para compensar a discriminação de médios-agudos causada pela capacitância interna do triodo(feedback)e ainda vc acha que a discriminação é só para rádio frequência,gosto muito de triodos,mas o som cristalino do pentodo normalmente não é alcançado pelo triodo(mas é possível fazer o triodo ter um som cristalino de verdade,como um pentodo,explicarei em breve)

    se quiser acabar com as dúvidas,monte uma amp com pentodos e outro com triodos,e teste a resposta de frequência dos dois,e não esqueça do capacitor de baixo valor da screen,senão o pentodo fica quase igual a um triodo
    se você estudou áudio válvulado,vc deve saber que uma etapa classe *A* com dois triodos de médio ganho (12ay7) responde de 30 até 12khz,se for de triodos de alto ganho,como 12ax7,a resposta da etapa é ainda inferior,enquanto um classe *A* com pentodo responde de 20 até muito mais de 20khz

    mas existe um bom modelo de pré-amp com triodos,de resposta plana de 20 até mais de 20khz,é o pré-amp push-pull com triodos com realimentação negativa cruzada,desenvolvido pela general electric,só que infelizmente utiliza o dobro de triodos.
    essa tecnologia ainda é dos anos 50,há muito tempo cientistas e engenheiros pesquisavam metodos de aplainar a resposta dos triodos
    acho que vc precisa se atualizar

    no inversor de fase,o triodo abafa bastante o som,monte um inversor de fase com pentodos e você notará uma diferença,o bom do triodo é que ele é mais simples de ligar e distorce pouco e têm poucos terminais,um detalhe sobre pentodos que poucos prestam a devida atenção,é que o pentodo necessita de um capacitor da grade de blindagem para a terra,pois a variação de tensão da grade de blindagem ainda realimenta a grade de controle,cortando agudos,infelizmente a maioria dos pentodos são microfônicos na primeira etapa.

    eu já projetei um pré amplificador com a válvula heptodo 6cs6 na última etapa do pré-amplificador,um dia eu desliguei a saída de potência,e deixei o pré-amplificador ligado,sem querer eu percebi que a válvula 6cs6 fazia um barulho metalico,acompanhando a nota da guitarra,nisso eu percebi que as grades vibravam de acordo com o sinal injetado,então percebi que o campo eletroestático fazia as grades vibrarem,sendo o mesmo princípio de um alto-falante eletrostático,o alto-falante *quad*eletrostático produz um som cristalino,sem distorção,onde o som é produzido pela vibração de placas metalicas sobre uma diferença de potêncial,sendo o som muito melhor que esses auto-falantes de bobina móvel com cone,que todos nós conhecemos,é até simples de entender,cargas contrárias se atraem,cargas iguais se repelem,como ocorrem vibrações mecânicas nas grades,causados pelo campo eletroestático,você acha que uma grade feita de latão vai ressônar da mesma forma que um grade de bronze?e você acha que o fenômeno eletroestático,da física não funciona apenas nas válvulas.
    com certeza o som da grade interfere no timbre.
    já testei centenas e centenas de válvulas,as com grade de bronze me agradavam mais,sendo que na época eu nem sabia que as grades delas eram de bronze.
    obs:
    não posso dar certeza que a grade é de bronze,pode ser ouro ou alguma liga dourada com brilho,eu tenho algumas milhares de válvulas na caixa,e sempre estou pesquisando a sonoradade delas,e já descobri algumas sonoridades interessantes,e sem dúvidas,as com grade dourada têm um som caracteristico que eu adoro,já as válvulas heptodos são para quem procura uma distorção animal.


    sobre as válvulas 6L6 e EL34,ambas são de feixe dirigido,tendo a ligação interna do catodo com a grade defletora não diferencia de ser pentodo ou tetrodo,elas as vezes são chamadas de tetrodos de feixe dirigido porquê a placa defletora muitas vezes não é considerada como eletrodo ativo,porquê não circula corrente por ela,ela apenas direciona os elétrons sem que ocorra colisão nela,já as grades colidem com os elétrons do feixe,tendo uma corrente elétrica ativa

    6L6
    TRANCONDUTÂNCIA=6ma/v
    RESISTÊNCIA DE PLACA=22,5K

    EL34
    TRÂNSCONDUTÂNCIA=11ma/v
    RESISTÊNCIA DE PLACA=15K

    a válvula EL34 têm o fator de amplificação muito maior que o da 6L6,pois a válvula EL34 é de alta trancondutância,logicamente as válvulas de alta transcondutância modificam mais o sinal,causando as tais colorações e também comprime mais o sinal,já as válvulas de baixa transcondutância amplificam menos,preservam mais as variações da grade de controle,ou seja,é mais fiel a tensão de comando,6L6 têm o som mais expandido,mas
    é possivel fazer a 6L6 ter o som parecido com da EL34 e vice versa,existêm algumas técnicas para isso
    se vc quiser um som mais limpo que o da 6L6,utilize triodos de potência na saída,tipo 6CK4,6BX7,6BL7 etc.
    um abraço

    kelson
    Veterano
    # set/06
    · votar


    é possivel fazer a 6L6 ter o som parecido com da EL34 e vice versa,existêm algumas técnicas para isso
    um abraço

    poderia explicar isso um pouco melhor?
    abraços!

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    kelson
    eu faço teste com válvulas a bastante tempo,tive muito trabalho para desenvolver essa técnica,muitas coisas que eu sei,não foi só estudando,mas com muita pesquisa e observações,meus equipamentos utilizam algumas tecnologias que eu mesmo desenvolvo,se eu explicar agora,vai ter muita gente para copiar o projeto,eu ainda não registrei a idéia,se eu divulgar,alguém vai querer registrar,por isso não posso divulgar agora,minha idéia é mostrar um protótipo com essa conversão para teste.o som não fica 100% igual,mas fica bastante parecido.
    um abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    Ok, meu garoto, vou me reciclar.Como vc tem milhares de válvulas, realmente deve ter condições de observar melhor os efeitos de cada uma, pois suas observações contrariam práticamente todos os que participam do fórum, são handmakers, ou trabalham à muito tempo com válvulas.Você deve ter descoberto coisas que nunca passaram pelas nossas cabeças, parabéns.Vou também fazer uma audiometria, pois não sei realmente a diferença entre agudos e médios fortes, é que sou novo no ramo e na última que fiz meu ouvido estava dando uma queda de -3 dB à partir de 16kHz.Quanto aos alto-falantes eletrostáticos, lembro vagamente de ter feito umas experiências com eles quando trabalhei para a Admiral em 1971, na época eram ainda inviáveis comercialmente.Ah, só uma coisa, confere bem a sua nova tecnologia, pois o pessoal já tem bastante coisa registrada.Espero que desculpe a minha falta de conhecimento.Um abraço!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    se você estudou áudio válvulado,vc deve saber que uma etapa classe *A* com dois triodos de médio ganho (12ay7) responde de 30 até 12khz,se for de triodos de alto ganho,como 12ax7,a resposta da etapa é ainda inferior

    Engraçado...medi -3dB em 50Khz esses dias em um amp estilo Fender, com pré com 12ax7 classe A e saída PP com 6L6.

    Também acho simplista demais pressupor a resposta de frequencias de forma tão imediata.

    mas com muita pesquisa e observações,meus equipamentos utilizam algumas tecnologias que eu mesmo desenvolvo,se eu explicar agora,vai ter muita gente para copiar o projeto,eu ainda não registrei a idéia,se eu divulgar,alguém vai querer registrar,por isso não posso divulgar agora

    Não deixe de fazer isso o quanto antes, pois conhecimento parado na cabeça de uma pessoa só tem tanto valor quanto uma pedra no alto do morro - energia em potencial, somente.

    Abraços.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    eu sou novo nesse forum,e gostaria de mostrar o som do meu amplificador nessa página,como é que eu faço?
    dessa forma vcs poderão escutar o timbre do meu amp.
    e ter uma noção
    (infelizmente um pouco diferente,é lógico)
    um abraço

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    eu sou novo nesse forum,para mostrar o som do meu amplificador nessa página,como é que eu faço?

    Sendo tão bom assim, só ao vivo e em cores mesmo para o deleite dos ouvidos...

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    sobre a resposta de frequência do duplo triodo 12ay7,em cascata
    foi para um fator de amplificação na faixa dos (50 db)
    a taxa de distorção estava na faixa dos 5%
    tensão de saída max=15v (no triodo do final da cascata)
    resistores nas grades de 100k
    tensão da fonte=300v
    possuia capacitores nos catodos de 50v x 25mf
    em malha aberta(sem realimentação negativa)

    é possivel aumentar um pouco a resposta de agudos dos triodos,utilizando realimentações,retirando o capacitor de catodo(que não deixa de ser um realimentação negativa)*utilizando mais alguns métodos*
    só que infelizmente dessa forma reduziriamos bastante a amplificação da etapa,mas em compensação diminuiriamos bastante o nível de distorção

    minha intensão não é falar negativamente do triodo,pois é uma excelente válvula,eu tenho alguns equipamentos com triodos e gosto muito do som,mas infelizmente,acho que as válvulas pentodos na pré-amplificação não têm a devida atenção que deveria.

    se fosse utilizada apenas um pentodo tipo ef40,5879,7543,ef86 etc,já superariamos o ganho de dois triodos em cascata,como 12ay7,e não teriamos tanta preoculpação na questão de resposta de frequência,uma regra para quem projeta uma etapa com triodos é,evitar utilizar um resistor de alto valor em série com a grade de controle,pois isso forma um tipo de filtro rc,normalmente amplificadores comerciais(com triodos)têm esse problema,(geralmente no potenciometro de volume)isso obriga aos projetistas a desenvolverem métodos para superar esse problema,o método mais simple(gambiarra)é utilizar um capacitor de baixo valor em paralelo ao resistor,existem amplificadores de qualidade com triodo,onde o volume é reduzido com aumento da realimentação negativa,dessa forma esse problema é reduzido,e além disso,com esse método diminuindo o volume a qualidade aumenta ainda mais,repare que vários amps comerciais têm uma chave escrito(bright)
    pois o potenciometro não estando no máximo,funciona como uma resistência em série a grade.
    se você tivesse as etapas feitas com pentodos,você não precisaria dessa chave(bright)para compensar a discriminação de agudos,ou seja
    variando o volume de um amp com triodos,você estará variando a resposta de frequência do amplificador,já o pentodo têm resposta plana em qualquer volume,sem a necessidade dessa chave(bright)
    e ainda,um pentodo geralmente amplifica mais que dois triodos em cascata

    existem metodos de deixar o pentodo extremamente melhor em todos os aspectos,como por exemplo na etapa auto realimentado a pentodo,onde o ganho é controlado por auto realimentação,sendo considerada uma etapa insuperável em questão de alta-qualidade,ideal para sistemas de gravação,onde se deseja o máximo de fidelidade,
    essa etapa têm caracteristica de:
    minima distorção(distorção muito inferior ao do triodo)
    baixa impedância de saída
    altissíma impedância de entrada
    baixíssima capacitância de entrada
    a amplificação dessa etapa é extremamente estável

    espero estar contribuindo,falando sobre áudio válvulado de um ponto de vista que poucas pessoas questionam.

    se linus pauling não tivesse estudado a anomalia do elétron acelerado,ele não descobriria o neutrino

    um abraço

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    http://home1.gte.net/res07egs/TubeKill/spoils%20of%20the%20kill.html

    acho q isso vai ajudar a ilustrar topico!

    Flávio Moura
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    eu sou novo nesse forum,e gostaria de mostrar o som do meu amplificador nessa página,como é que eu faço?

    Grava isso, coloca em um site e põe o link aqui... se for video, pode colocar no youtube, se for mp3, em um lugar pra gente baixar...

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    hoje eu gravei o timbre da válvula heptodo,utilizei o amplificador sem nenhum efeito,gravei pelo microfone do computador.
    diz oquê você acha da distorção dessa válvula,ninguém projeta amps com essa válvula.pelo menos eu nunca ví
    as pessoas só falam em triodos 12ax7 etc.
    eu utilizei o heptodo 6BY6
    a guitarra utilizada foi um golden vagabunda
    passa o e-mail que eu lhe envio o som,e se você poder,poste o som dessa distorção pra mim nessa página,
    um abraço

    kelson
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    cara tudo ki vc kizer postar aki.. manda pro meu email ki eu coloco pra vc ´ja ki esta com dificuldade... kelsonbueno # gmail.com
    ta ok? abraços

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Desculpa esse "UP" assim...

    ...mas é que eu tive que deixar esse tópico marcado aqui! MUITO BOM!!! ;D



    o///

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguns detalhes importantes sobre válvulas