Watts RMS dB qual relação entre eles?

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06


Eu estou montando um amplificador e gostaria de medir a potencia dele, eu gostaria de saber se existe alguma relação entre dB e Watts RMS, pois com o meu multimetro eu posso medir o dB, com isso saberia quantos Watts o ampli teria!!

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


bom, vamos la....

a intensidade sonora (bel) pode ser medida pela razão entre a intensidade minima de som audivel Io (em torno de 10^-12 W/m^2) e a intensidade que vc esta medindo.
Essa relação eh logaritimica entao ficaria B=Log(I/Io)

soh que I eh definido (como vc pode ver pela unidade) pela razão entre energia que passa por uma area em um determinado tempo. entao vc teria Joules/(metro^2xSeungos) soh que J/s eh watts

acho q dai vc consegue fazer oque vc quer. ;p

espero que ajude pq isso eh pela teoria uhaehueahuea c funciona msm ai pro que vc quer ja eh outra historia..... mas quem sabe nao da um valor perto do real?

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


aahn!! ja isquecendo.... olhando os datasheets dos componentes que vc usar (transistor, op amp, valvula) pra potencia vc teria uma ideia de qnts watts ela daria devido a voltagem aplicada e a impendância de saida... ou nao? =(



ahhh 2! (termino de postar e lembro de outra coisa pra escrever)

esta potencia que estaria medindo seria a potencia sonora e nao a potencia do amp em si! ja que uma boa parte da energia vai virar calor. Se você quer saber a potencia total vc pode medir a corrente que o bichim consome. Ja a potencia sonora... talvez as formulas ai de cima te ajudem ou as curvas nos datasheets da vida, OU ainda!! alguem que saiba alguma coisa possa vir iluminar esse topico uheauheauhea =]

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


_BLACKMORE_
se ele mede dB entao nele tem um microfoninho não?

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


bom! acho que isso eu nao preciso falar... mas soh pra me certificar hehehe c vc for usar as formulas ali de cima lembre-se que ali estam BEL e nao DECIBEL. Obviamente um 10db = 1B =]

*eu sei que vc sabe disso mas sei la... =/



Achei esse site aki... da uma olhada....

http://members.tripod.com/caraipora/carac_ouvido_.htm

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck

pow ... pensei q espetando o Meter na saida dos falantes dá um valor na escala ... dae pensei q existiria uma "tabela" ou formula para conversaão desse valor ... entendeu?
mas vou tentar pelas formulas ... vai q funciona!! haha

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
A fórmula que vc colocou é unidade Watt trabalho.O Watt elétrico é = 1V.A(voltampére)W = V.A ou W= E.I
_BLACKMORE_
Considerando o exposto acima, vc pegue um gerador de sinal ou tom de teste, de cerca de 1Khz(1000hz), injete o sinal na entrada do ampli.Na saída vc coloca um resistor de carga em lugar do alto falante, no valor nominal da impedância de saída do ampli.Digamos que seja 8 ohms.A resistência vc já conhece, é 8 ohms, então vamos à fórmula:

W = E . I onde pela lei de Ohm I = E/R, então W = E.E/R ou

W= E²/R Se a voltagem medida for 20 Volts vc tem 20²= 400

então W = 400/8 que dá 50 Watts. Sacou? Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


_BLACKMORE_
Esqueci de dizer que vc coloque o voltimetro em escala AC e meça sobre o resistor de carga, com volume próximo do máximo.Um abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Sacou?
pow bixo .. era isso q queria .. coisa simples!! haha e funcional .. pratico !!
valeo mesmo ... gerador de sinal .. hum ... vou fazer um pra deixar na bancada ...

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


_BLACKMORE_
Pode ser qualquer frequência média, é só pro ponteiro não ficar oscilando, por isso da necessidade de frequencia fixa.Um abraço, Black!

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


mas assim ele simplesmente ta usando a tensao de entrada no auto falante e a impendancia do mesmo uai =] que vem dakela formula q se aprende no segundo grau com frasezinhas toscas como "a potencia faz PIU!) e da lei de ohm.

Po, ele pergunto relação entre intensidade sonora e potencia uhaeuhea e carlos, acho que akelas formulas funcionam viu pq nos livros tem sempre exercicios com auto falantes hueahueauheahuea.. tipo... perguntando intensidade ou potencia a 10metros do auto falante por exemplo.. e coisas do tipo ;p E outra, watts no caso nao seria energia por tempo do msm jeito? =D

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


Ahhnnn.... a potencia nao vai depender da intensidade do sinal de entrada? ja que 1khz é soh a frequencia do sinal e nao sua amplitude, assim sendo se eu jogasse um sinal de amplitude maior eu nao teria que ter uma saida maior? (ateh o limite eh claro)

e outra, pq nao posso medir direto sobre o auto falante? vai da algum problema na hora de medir por causa da reatancia indutiva do bichim? pq esse 8 ohms do auto falante sao de impedancia e parte disso eh reatância, entao logo... nao sei uhaehuea =(

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
Vc não está errado, apenas aplicou equivocadamente..Concordo com as fórmulas, mas o que o Black queria saber era como traduzir a escala de dB do seu multímetro em watts, para poder usá-lo para medir seu ampli.A frequencia fixa é para ter um parâmetro, pois as medidas padrão são feitas em 1 Khz, a intensidade eu sei que importa, mas lembra que falei para colocar o volume próximo do máximo, para garantir(ficar mais fácil).Qualquer oscilador dará a saída que é necessária para excitar o ampli à pleno, visto que é feito para amplificar milivolts.Nunca se usa medir dispositivos de sinal AC com seu transdutor ligado, pois como caracteristica das variaçoes de indutância em função, por exemplo da bobina móvel do falante, cruzando as linhas de força do imâ, mascararia a medição, devido aos picos espúrios criados pela self-indutância de retorno( o princípio do fly-back).Sempre se usa em bancada o resistor puro, fixo como referência.A frequencia pode ser qualquer uma dentro da faixa central da banda passante do ampli.O 1 Khz é convenção.O fato dos seus exercícios preverem distancias e tempos, seria para o cálculo do nível de audibilidade ou pressão sonora à partir de uma fonte em que se conhece a potência , para um ponto no ambiente, determinando o nível em dB ou watts no local( particularmente importante para cálculo de PAs e torres de retardo).Apenas proporcionei um método rápido, prático e relativamente preciso para o Black medir seu ampli(que eu uso regularmente), com seu multímetro, sem precisar calcular logaritmos.Não quis ofender suas fórmulas.Me perdôe.Um abraço!

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


Hhaha que isso kra! nao era uma reclamação.. obviamente seu modo eh MTO mais pratico que o que falei, e bem mais simples, mas quando ele pergunto a relação entre os dois nem sequer pensei nessa opção que voçê deu.

Mas outra perguntinha, o resistor aguentaria dissipar toda essa potencia sem queimar? Na verdade isso tbm me interessa mto pois acabei de montar uma potencia com um lm3886 e seria legal saber quanto ela ta dando. aahnn... caso eu nao tenha um gerador de sinal, teria algo mais acessivel que eu poderia utlizar como sinal de entrada?

Ahhnn e novamente, me desculpe por ter me expressado mal ;p

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
carlos adolphs

ver gente que entende do assunto dialogando !!! pow ... um dia aprenderei a ponto de dialogar tb !!!

a proposito ... w4rl0ck vc pergunta ...
resistor aguentaria dissipar toda essa potencia sem queimar? dae um amigo do fórum diz pra se usar um resistor de uns 10W ou mais ... além de que um resistor de 1K com uns 5 ou 10W pode tb ser usado para
descarga de capacitores ... muito util isso pra circuitos valvulados ...!!

\o/

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
_BLACKMORE_
Eu fiz uma carga fantasma com 8 resistores de 1 ohm/5w em série(lembrem-se que a potência dos resistores se somam, assim como a resistência), perfazendo 8 ohms/40W, mais que suficiente para testes.O gerador de sinais pode ser feito de diversas maneiras.Por exemplo, se vc tiver um radinho portátil antigo, pegue um capacitor de .01 e solde entre o vivo do alto-falante e o terminal de entrada do pot de volume.A realimentação positiva do sinal causará a oscilação cuja frequência é determinada por esse capacitor.O sinal é retirado dos terminais do alto falante por meio de um resistor de 10K em série com o vivo.Para os mais tarimbados, um oscilador com o CI 555 também é fácil de fazer.Outro recurso é montar um multivibrador monoestável com transistores comuns.
Um abraço!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
CI 555 também é fácil de fazer
é facilimo de fazer sim.. e funciona bem! já usei!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


um oscilador com o CI 555 também é fácil de fazer

é facilimo de fazer sim.. e funciona bem! já usei! (2)

tenho revistas antigas q osciladores, injetores, prés e outras tranqueiras dessas são bem úteis para um principiante...

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
se ele mede dB entao nele tem um microfoninho não?

desculpa bixo.. mas vi soh agora a msg ..
então .. ele naum tem o "microfoninho" não ... eh um Multímetro e naum um Decibeímetro ... entendeu?? hehe
abrax!

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


bom, que eu saiba existem resistores que dissipam 20,50, 100w de potencia, soh nao devem ser faceis de achar e nem baratos ...

Quanto a associar 8 em serio de 5w perfazendo 40w eu ainda teria potencia abaixo da que o meu amp possivelmente da, ou pelo menos menor do que espero que ele esteja dando hehehehe.. talvez de 10w seja facil achar.. perfazendo 80w.

Bom, isso eh coisa pra ver BEM depois, meu semestre na facu recomeço e vejo que este sera pior que o ultimo que ja foi bem puxadim =(

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
Rouba o ferro de passar da Velha, tira a resistência de dentro(daqueles antigos), desmancha a dita cuja, ou ainda aquele secador de cabelos do Paraguai, pega o fio de niquelcromo do elemento , um pedaço de folha de mica ou mesmo um pedaço de cerâmica ou azulejo, mede os 8 ohms de fio,enrola em torno da mica ou azulejo, põe dois terminais.Pronto, tem um resistor.Agora pegue mais dois pedaços de azulejo e faça um sanduiche com o resistor na posição de mortadela.Cole o conjunto pelas bordas com Massa epóxica.Pronto, tem um resistor para uns 1000 W.Oigalê barbaridade!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


_BLACKMORE_
eu intendi ki "com seu multimetro vc podia medir decibeis" o.O erro de interpretação...

carlos adolphs
seve tbm como chapa pra fritar ovo ou mistera! \o/
hahaha

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Cole o conjunto pelas bordas com Massa epóxica.Pronto, tem um resistor para uns 1000 W.Oigalê barbaridade!

hahahahaha

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
_BLACKMORE_
Dá até pra emprestar prás mina fazerem "chapinha"....Huahuahuahua!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
aEeAHOEAOHAEHOaehO essa foi a melhor!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
Aliás, tinha que medir a resistência das chapinhas paraguaias, de repente dá até para usá-las em uma associação de resistores para carga de alta wattagem...

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
poh vou no camelô comprar uma carga resistiva haahah
a de chuvero serve não?

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
Desmonta, pega o azulejo e mãos à obra!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/06
· votar


w4rl0ck
bom, que eu saiba existem resistores que dissipam 20,50, 100w de potencia, soh nao devem ser faceis de achar e nem baratos ..

tem sim ... farnell ... mas dependendo do valor e ptencia vale ... pois na sta efigenia q tah dificil!! hehe

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar


vO PEDIR PRO MEU AMIGO AJUDAR PERAE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Watts RMS dB qual relação entre eles?