potenciometro é potenciometro?

Autor Mensagem
David Cristian
Veterano
# ago/06


Olá amigos. A pergunta parece estranha mas a questão é a seguinte: Eu comprei um HS3 e um JB Model pra colocar na minha T 735, que quanto ao som ficou muito bom. Pra isso fui instruido a comprar um potenciometro de 500K, então fui na loja e comprei três por R$ 1,50.
Dias depois um amigo chega lá em casa com o mesmo captador da ponte JB Model com um som "profissional (VALENDO)" na N2 dele. A primeira coisa que ele me disse foi que seus potenciometros custaram R$ 18,00 cada e um era logaritmo e outro exponencial.
E agora? A qualidade do potenciometro interferem na qualidade do som já que potenciometro é algo quase mecanico!?

filipethadeu
Veterano
# ago/06
· votar


me recomendaram fazer essa parada pro jb e n fiz, tbm to curioso pra saber

128556
Veterano
# ago/06
· votar


pot exponencial ?


ql a marca dos pots ?:

filipethadeu
Veterano
# ago/06
· votar


esse topico n é sobre ampli, devia ta no forum d guita

128556
Veterano
# ago/06
· votar


filipethadeu
aiuhsaiuas
pod cre

nada a ve com amps /o/

Tiruk
Veterano
# ago/06
· votar


então fui na loja e comprei três por R$ 1,50.
já ouvi falar em potenciometro xing ling de 2 reais cada

mas 3 por 1,50 é novidade.
deve ser o true do merda haehueahueahaaeh

man, nao precisa pagar 18 em cada

compre de boas marcas, alpha, gotoh, que tá valendo e são excelentes.

128556
Veterano
# ago/06
· votar


Tiruk
ausihsuis

cada por 50 cent ?


que booosta

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


David Cristian
filipethadeu
128556
Tiruk
Exponencial?????Rapaz, tem cada uma.Potenciômetro só tem dois tipos:Logaritmico, cujo elemento tem uma resistência distribuida ao longo da escala que varia na mesma proporção da curva do ouvido humano médio.O outro tipo é linear, cujo elemento tem a resistência igualmente distribuída ao longo da escala de 270°. Esse tal de exponencial deve ser um pot que eleva ao quadrado ou cubo os problemas de quem instala....

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06
· votar


David Cristian

Eu mandei trocar o potenciometro de volume da minha guita segunda-feira e fazer uma geral... enquanto o Luthier verificava me mostrou 2 tipos de pot. um que é simples e vem em guitarras mais "baratas" e um que é maior e tem uma furação mais larga tb que é usado nas Gibson... os pot. pq custam 1,00 e os outrs 15,00... provavelmente deve ter diferença sim... na durabilidade principalmente.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Com certeza, quanto mais largo o eixo, mais firme o conjunto mecânico e a durabilidade.É isso aí!Um abraço!

David Cristian
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Justamente eles são de dois tipos logarítmo e linear e não exponencial como falei. Valeu a explanação mas e ai os meus provavelmente são lineares baratos. O que vc sugere, explique melhor?
filipethadeu
Coloquei o tópico tanto aqui como na guitarra. Aqui a rapaziada é mais técnica na guitarra tem um monte de zé mané (não todos claro) que só falam água
128556
Cada um custou 1,50 então 3X1,50= 4,50

David Cristian
Veterano
# ago/06
· votar


Guilherme Ghelfi
E vc colocou os de 15,00 provavelmente e ai ficou bom o teu som?

Michael Vlcek
Veterano
# ago/06
· votar


David Cristian

Coloquei o tópico tanto aqui como na guitarra. Aqui a rapaziada é mais técnica na guitarra tem um monte de zé mané (não todos claro) que só falam água

ehehhe
o marcelogatinho q vai gostar de ler isso.

respondendo a tua pergunta, sinceramente não tenho muito conhecimento técnico sobre isso, mas eu arriscaria dizer q se vc substituir por um potenciometro do valor correto e de boa marca, nesse caso em específico, nao tem problema nenhum em ele ser linear.
o logaritmico, até onde sei, é mais "sensível" no início do curso, mas posso estar falando bobagem...

mestre adolphs, apareça!
falow

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Michael Vlcek
na verdade linear ou logaritimico nao sao sinonimos de mais caro ou mais barato.. oq acontece é uma confusão dos luthier´s mal informados e do povo em geral.. potenciometros são iguais aki, nos eua e na china.. o principio é o mesmo.. o funcionamento é o mesmo.. a questão é.. qual colocar? bem.. vc pode axar xing-lings orriveis.. ki kebram o staff.. arranham rapido assim como gotohs nao muito bons.. oq acontece é ki como o povo gosta de explorar pede caro em uma peça ki nao é tao cara.. por exemplo os alphas usados em guitarras(24mm).. são semalhantes aos alphas vendidos em lojas de eletronica.. porem um luthier vende a 15 e na loja a 4,80.. alguns potenciometros se destacam pela: qualidade do material utilizado em geral, carcaça e carvao, posicionamento dos contatos internos (wisper, staff, etc) e somente.. linear xing ling e linear CTS no valor "x" vai funcionar do mesmo jeito..

o pot log(como diz o nome) marca ate 50% do curso menos da metade do valor total.. por exemplo o valor é 10k, no meio vai dar algo entre 2k, 1k8.. e a metade do valor só vai ser alcançado por volta de 75% do curso.. e a diferença é oq o carlos falou.. nosso ouvido tbm percebe o som logariticamente.
os lineares, como diz o nome o curso é fiel a uma escala "linear" do valor "x".. voltando ao exemplo.. em 10% de 10k.. vai dá 1k.. 50% de 10k.. vão dar 5K.. tenderam?

quanto ao resto é conversa de vendedor ki só ker lucrar e pessoas ki mal lêem a orientação do fabricante para uso dos captadores e possíveis ligaçoes.. ou melhor.. se aquela ligação atende ao seu tipo de som.. ou de timbre ki quer alcançar.
abraços!

lespaulbabilon
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs

Carlos, dá uma ajuda aí: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=10& topic=136012&page=-1#22

Michael Vlcek
Veterano
# ago/06
· votar


kelson

entao o pot log é MENOS sensível, no inicio da escala, do q o linear, correto?

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Michael Vlcek
sensibilidade? defina isso..
o valor em relação ao percurso e ao valor x dele será menor no inicio.. agora se ele chora fácil e adora ver "paginas da vida" eu nao sei.. aheoehaoaeho zuação..

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


que isso gente!! eh matematica!!!!!!

pega ae um matlab da vida ou vai na mao msm! e desenha os dois graficos!

quando vc girar o pot em um pot linear sua resistencia ira variar linearmente com o giro ou seja, se vc dobra o giro, dobra a resistencia

ja no pot logaritmo quando vc girar ele , sua resposta se dara sobre uma curva logaritmica.

Acredito que se usa pot log pra volume visto que a intensidade sonora varia de forma logaritimica tbm. (nao me perguntem a formula q eu nao me lembro, so olhando no livro.) =(

w4rl0ck
Veterano
# ago/06 · Editado por: w4rl0ck
· votar


Para os que se interessarem achei algo aki

http://sound.westhost.com/pots.htm


Vai descende ateh potentiometer tapers. La vai ter os graficos que eu falei.
E ainda fala o bagulho que falei ai encima:

The most common use of a pot in audio is as a volume control. Since our hearing has a logarithmic response to sound pressure, it is important that the volume control should provide a smooth variation from soft to loud, such that a given change in position of the pot causes the same sensation of volume change at all levels.

;p


Ahhn! isso eu nao sabia! lendo ali me parece que os pots log comerciais nao sao REALMENTE log, eles unem 2 retas de inclinação diferentes pra parecer que eh logaritmico =(, se for realmente assim, ele vai variar linearmente, porem de modo diferente em cada uma das curvas sendo que na segunda uma pekena variação do angula aumentaria a resistencia mais q na primeira curva.

TheChaosSpirit
Veterano
# ago/06
· votar


uso alpha na minha White Beuaty e capacitores Spague Orange Drop .22 , e sinto a diferença pros da jag-stang que são genericos que vierao com ela

pots genericos nunca mais

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


TheChaosSpirit
q tipo de diferença? qual o valor ki veio nela?

TheChaosSpirit
Veterano
# ago/06
· votar


fora diferença do som é quantidade que ele aumenta ... voce sente mais som nos alpha

oldmonkey
Veterano
# ago/06
· votar


que loucura

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


oldmonkey
Barbaridade!

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


TheChaosSpirit
pot magico! ual!

David Cristian
Veterano
# ago/06
· votar


kelson
Valeu ficou claro a tua resposta. Tudo é uma questão de propagação do som o min e o máx são os mesmos, tanto no linear como no exponencial, correto?
w4rl0ck
Valeu o site, vou traduzir, deve falar de tudo.

Dr Jivago
Veterano
# ago/06
· votar


Eu não consigo entender como um potenciometro pode mudar o som de uma guitarra no volume máximo.

kelson
Veterano
# ago/06
· votar


Dr Jivago
David Cristian
gente potenciometro é nada mais do q um divisor.. uma hora ele deixa o sinal passar outra ele joga pro terra.. outra ele faz meio a meio..
e em cada circuito um valor expecífico pra se fazer isso respondeno às características ki o circuito ou projetista quer dar.. por exemplo.. pq potenciometros de 500k em guitarras com humbucking, pois os mesmo constituem de 2 bobinas, 2 singles em série ou paralelo.. e cada single atua com um valor de 250k.. (não é bem essa explicação.. mas espero que seja didático)

Dr Jivago
Veterano
# ago/06
· votar


Foi o que eu imaginei, ou seja, trocar potenciometro de mesmo K (vagabundo ou não) não vai alterar em nada seu timbre, apenas como ele vai aumentar ou diminuir o volume (linearmente ou logaritmamente) da guitarra.

TheChaosSpirit
Veterano
# set/06
· votar


500k e 250k tem diferença sim

alpha's e Ct's dão mais som alem de durarem o dobro , escutando para crer
capacitores é muito dificil escutar a diferença , mas da para notar entre um .22 e um .47 , Vitchy Spague/Mallory/Xicon/Jansen fabrica com a melhor qualidade

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a potenciometro é potenciometro?