teclado ligado em um valvulado para guitarra - algum problema?

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jul/06


    Bom, comprei um Falcon 50G e a caixa 2x12" dele e resolvi testar o teclado da minha namorada, um Casio WK1200, para ver como ficariam os timbres de hammond. Como era meio tarde, testei em volumes baixos, mas deu pra perceber que o som ficou animal.

    Regulei para que pegadas mais fortes nas teclas produzissem um leve overdrive e o timbre lembrou de forma bastante convincente teclados do Deep Purple.

    A minha dúvida é: posso fazer isso mais vezes sem medo? Que conseqüências essa ligação pode trazer para o amplificador e para os falantes? Tenho medo que possa queimar a entrada do ampli ou danificar os falantes/válvulas/capacitores, etc.

    Logo depois, liguei a guitarra e percebi o volume oscilando entre alto e baixo, mas não sei se tinha a ver com isso ou eram oscilações na rede elétrica. Logo depois, liguei o amp com a guitarra na minha casa e não percebi esse problema.

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    pago quanto nessa caixa 2x12" ?

    tem quais falantes ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    francisco2004
    Se vc visse o que o pessoal tortura os meus Tremendões lá no estúdio, com teclados, pedaleiras, nem perguntaria isso.Aguenta sim!Ampli é feito pra isso.Um abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    francisco2004

    bixo naum tem nenhum problema naum ... inclusive o John Lord do Purple usou Marshall por muito tempo pra poder combater a massa sonora q o mestre Blackmore mandava !!

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs

    Uma pergunta nesse estilo: Vou poder ligar um violão no meu amp? Trará consequências? O som não precisa ser nenhuma maravilha, só por amplificar para mim já basta.

    francisco2004
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    _BLACKMORE_

    Valeu, galera! Quem tiver um teclado e um amp valvulado deveria experimentar essa combinação. O som fica animal. Quem achava que eram muito fracos os timbres de hammond do seu teclado, vai ter uma bela surpresa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lespaulbabilon
    Pode ligar violão, marimba, gaita de 80 baixos, xilofone, rabecão, o que vc quiser, pois posso afirmar uma coisa, não existe sinal que não seja adequado para um ampli valvulado, desde que vc regule os níveis.No caso do violão, tem que usar tampão blackbug, senão dá microfonia.Só não pode ligar raio, senão racha!!!!!Um abraço!

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs

    Pode ligar violão, marimba, gaita de 80 baixos, xilofone, rabecão

    Marimba? hehehe

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lespaulbabilon
    Marimba? hehehe
    Pergunta pro teu pai que ele conhece(se disser que não tá fazendo doce...)Um abraço!

    Blackus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    o Jon Lord do Purple usa o Hammond ligado num Marshall/Fender Valvulado

    francisco2004
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Resolvi ligar outra vez um outro teclado no Falcon. Logo em seguida, pluguei a guitarra e notei o volume oscilando, como um tremolo bem lento. Isso ocorreu por uns 5 a 10 minutos e não adiantou desligar e ligar o amplificador, pois o problema continuava. Depois de uns 10 min, a guitarra voltou a soar normalmente. Esta é a segunda vez que ligo um teclado e nas duas vezes o problema ocorreu.

    Alguém sabe explicar por que isso acontece quando ligo um teclado?

    Teclados usados:
    Casio CTK 630 - usando a saída de fones de ouvido (amplificada)
    Casio WK 1200 - usando a saída out/phone (amplificada)

    Obviamente, regulei os volumes dos teclados para que não produzisse distorção na entrada.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004
    Ligar o teclado, tudo bem, mas junto com guitarra, aí a coisa pega, pois a saída dos teclados amplificados é baixa impedância, e a guitarra é alta.Usa mas não abusa.Os tremolos nos amplis valvulados são produzidos com queda de ganho em cima de um fotoresistor, se vc usar um registro com modulação no teclado, o efeito será o mesmo.Um abraço!

    francisco2004
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Valeu pela explicação, mas aí é que tá, eu não pluguei os dois simultaneamente. Eu despluguei o teclado e depois pluguei a guitarra :P

    E agora, o que pode ser?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004
    Aí é pane, se tá na garantia, manda lá.Um abraço!

    francisco2004
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Valeu, mas por que a guitarra depois de um tempo volta a soar normalmente? Pode ser algum problema com capacitores?

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004
    Não, creio que seja algum Osmar(os mar contato)ou MCDC(mau contato do caramba).Dá aquela famosa olhada nos pinos das válvulas de pré, pra ver se não estão enegrecidos e passa uma lixinha.

    francisco2004
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    carlos adolphs
    Entrei em contato com o suporte técnico da Meteoro e me responderam que o problema poderia estar relacionado com os cabos que uso para conectar o cabeçote aos falantes. O cabo que eu uso é comum, tipo essas extensões para pedais, o que seria inadequado e poderia estar relacionado com as oscilações.

    O cabo que ele indicou é um tal de cabo paralelo. Vou repassar um trecho da resposta:

    não pode ser cabo de sinal,para pedais e sim CABO PARALELO.é um cabo diferente,a SANTO ANGELO possui essa linha.Dê uma olhada no site

    Procurei no site da Santo Ângelo por cabo paralelo e não encontrei nada com esta nomenclatura, mas encontrei cabos específicos para ligar caixas a cabeçotes: http://www.santoangelo.com.br/produto.asp?shw_ukey=4.5.20.232.440

    Seria este um exemplo de cabo paralelo?

    Midgard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    o tecladista do purple nao plugava em um marshall?

    lbergamim
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    francisco2004
    exatamente... são esses cabos...
    se quiser fazer mais barato é so comprar fio de som (flamenguinho - aquele com um fio preto colado com um vermelho) e soldar dois plugs P10...
    Em sinal amplificado, de potencia para falantes, não se deve usar cabos blindados (aquele cabo com um fio no meio e uma malha por fora) e sim paralelos (dois cabos colados)... blz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teclado ligado em um valvulado para guitarra - algum problema?