Projeto de amplificador para futuro - pq nao discutir agora?

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Assim vai dar uns 40 W, sem mexer nos trafos.

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Cara, esse meu ampli eh um single-ended com uma EL34 e 2 12AX7. Ele entrega no maximo 12W no alto falante (sendo generoso!).

Esse lance de 30W que ta atras dele é só porque o cara nao quis jogar no mercado um amplificador falante que tem 12W pq senao a galera nem ia querer testar (mesmo ele falando muito mais alto que esses SS de 60W com 2x8').

marcelogatinho
Não cara heheh!! É tecido ortofonico mesmo... e nao eh ruim nao! Ainda mais que paguei 600 pila nele! Ta de bom tamanho pra dar uma mexida!


Vou vender o alto-falante dele pra pegar um eminence que vai sar usado no novo ampli.

Como disse, vou começar a comprar as coisas como o alto falante, as valvulas, soquetes, courvin. Coisas que nao vao ser perdidas caso haja mudanças no projeto!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Opa, voces poderiam dar uma olhada nesse esquema do pré so soldano:
http://rapidshare.de/files/27947940/soldanoslo100_pre.pdf.html

A fonte de alimentação parece meio estranha. Acho que eles omitiram a alimentação dos filamentos. Em todo caso, é 6,3V mesmo, certo?

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Opa, erro meu.. ja entendi o esquema aqui do pré do Soldano. Peguei um esquema mais completo.

O que voces acham melhor pra entender aos poucos o circuito: comprar todos os componentes e com tudo na mao ir testando na protoboard ou ficar na teoria apenas?

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Ok, é que eu ví 30W....Silvio, não recomendo montar e experimentar valvulados em protoboard, pois devido à alta impedância, vai captar ruido de tudo que é lado.Isso pode mascarar os resultados.Vai fundo, no chassis, sem medo de ser feliz.Depois de fazer a 1ª solda(bem feita), qualquer um monta um valvulado, é mais fácil que transistor.Um abraço!

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
qualquer um monta um valvulado

tem certeza?!?? eu não monto!! huheuahea


Cara, foi um imenso prazer te conhecer. Percebi que qualquer minuto na sua presença é um minuto de conhecimento absorvido. Certamente você vai ter que me aguentar a partir de agora... hehehe... Aliás, vou te mandar um mail right now =)

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Toki
Valeu Toki, vc sabe que o prazer foi meu.Sempre as ordens!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar



Cara, foi um imenso prazer te conhecer. Percebi que qualquer minuto na sua presença é um minuto de conhecimento absorvido. Certamente você vai ter que me aguentar a partir de agora... hehehe... Aliás, vou te mandar um mail right now =)
>> Assino embaixo!

Com certeza!! Quando o Carlos vai entrar no forum ele ja deve imaginar que vai ter uma monte de perguntas pra ele!!

carlos adolphs
Ok, é que eu ví 30W....Silvio, não recomendo montar e experimentar valvulados em protoboard, pois devido à alta impedância, vai captar ruido de tudo que é lado.Isso pode mascarar os resultados.Vai fundo, no chassis, sem medo de ser feliz.Depois de fazer a 1ª solda(bem feita), qualquer um monta um valvulado, é mais fácil que transistor.Um abraço!

Entendi!! Beleza!

Outra coisa, mandei um email pro pedrone e ele me falo pra usar o esquema de power do Peavey CLassic 50 que usa mais tensão nas valvulas, 4 EL84 e da 50W com um trafo bem dimensionado!!

Mas fui dar uma olhada no esquema e me pareceu bem mais complexo que o power do AC30. Se eu aumentar um pouco a tensão no power do ac30 mesmo e pegar um trafo condizente com o do peavey vai dar um pouco mais de potencia??

A intenção é aproveitar ao maximo as valvulas. Se nao for possivel ou se for algo muito complexo e trabalhoso eu me contento com os 30W mesmo .. sem problemas hehehe!!

silvio_rp
Veterano
# ago/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Algumas fotos do meu ampli por dentro:

[img=http://img252.imageshack.us/img252/2393/dsc05279is3.th.jpg]
[img=http://img484.imageshack.us/img484/6695/dsc05280gy2.th.jpg]
[img=http://img188.imageshack.us/img188/4443/dsc05281kz5.th.jpg]
[img=http://img436.imageshack.us/img436/2183/dsc05282hm3.th.jpg]

Tive que editar pq deu zica no navegador!!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Bom, falando com o Pedrone por email ele me disse que no meu caso eh mais negócio montar o do AC30 original mesmo. Tentar aumentar a potencia pra 40 ou 50 vai fazer com que as valvulas desgastem mais rápido e o aumento de potencia nao eh quase nada.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Bom, falando com o Pedrone por email ele me disse que no meu caso eh mais negócio montar o do AC30
Já ia dizer a mesma coisa, mas, Mestre Pedrone falou e disse!Te garanto que vais ficar satisfeito com o AC30, além de ter menos problemas...Um abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Mais uma coisa ehehhe!!

Tava falando com o felipe_net10 aqui do forum, pelo MSN, e realmente uma coisa que ele falou me fez pensar. Valem muito mais a pena eu vender meu amp, que da pra pegar uns 600-700 nele do que aproveitar o gabinete pra montar outro dentro pq um gabinete desse pode ser facilmente encomendado numa marcenaria e nem fica caro.

Se eu vender vou apenas ter que comprar o alto-falante e outro gabinete, ja que o chassi eu o resto eu nao ia aproveitar mesmo.
Dai só fica a dúvida: onde encontrar boa medidas pro gabinete novo? Pelo jeito tem todo um calculo de volumetria encima e tenho certeza que nao sou capaz de fazê-lo!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Existe um cálculo simples que pode ser feito fácilmente.Pegue uma trena, papel , lápis e vá até uma loja de equipamentos.Faça o desenho e tire as medidas, do próprio AC30(com a vantagem de ainda poder dar uma experimentadinha)...Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Outra maneira é entrar no site do fabricante e ver na descrição do ampli, as medidas(quase todos tem).

silvio_rp
Veterano
# ago/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


carlos adolphs
Valeu pela dica! ACho que essas medidas da pra achar pela internet mesmo! Eh que por aqui seria extremamente dificil eu achar um desse.. acho que no Brasil mesmo seria!!!


Agora tenho uma coisa a dizer (momento EMO ON )

To muito feliz que o projeto que eu levantei está dando certo, pelo menos na parte teórica. Eu to tirando duvidas que antes eu achava que ia morrer com elas mas pelo que to vendo a galera realmente ta ajudando!!

Eu tenho certeza que varias dúvidas surgirão mas mesmo assim quero agradecer agora a todos que estao me ajudando nesse projeto, ao carlos adolphs, Michael Vlcek, kelson, Marcel MSL, Tiruk, Augusto Pedrone e Renato Gomes . Com certeza muitos de voces sao pessoas atarefadas com seus trabalhos e mesmo assim estao sempre ajudando!! Agradeço a voces toda a ajuda que me deram até agora e que prestam ao forum, este forum de AMplificadores, que atrai cada vez mais os usuários sérios do Cifraclub. Voces estao de parabens tanto em relação ao conhecimento que possuem quanto à maneira que passam pra frente!!

Um abraço!!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Entao galera,
Alem da sugestao do Renato, e pelo fato de que o auto falante nao vai mudar nada no preço, e pra descomplicar o projeto (ja que vai ser o primeiro ampli que vou montar), to pensando seriamente em montar um SLO50 mesmo. Eu tava vendo e todos o estagio de alimentação teria que ser mudado, já que o power do AC30 necessita de menos tensão e pelo projeto em si. Só tenho medo de nao conseguir todo o ganho que preciso desse amplificador. Queria me livrar da necessidade de pedais mas acho que ninguem esta livre disso ehheeh!!!

Isso vai simplificar um pouco meu projeto, não?

cacildo poncio
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
puxa.......adoro as el84, principalmente nos marshalls 18w!

esta idéia de pré de soldano e power 4x el84 é bem convidativa eim?

será que combinaria bem? um pré atual high gain com um power véião?

tem handmades que fazem, se não me engano o próprio renato.....tem alguém ae que tenha um destes?

boa sorte ae no seu monstrinho! :)

abraços!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


cacildo poncio
Brigadão Cacildo!!

Com certeza a idéia é boa mas o problema eh nao saber se fica bom a acho que ainda nao estou no ponto de arriscar esse tipo de coisa. Se alguem ja teve essa experiencia eu gostaria de saber como ficou pois nao quero montar no escuro. Dai a idéia de montar original mesmo!

Um abraço cara! Valeu pelo apoio!

cacildo poncio
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
velho....monta como experiência, se não der certo monte os dois na integra! :p

já me perguntaram se eu montaria um soldano com 4x 6v6.....deve ficar um arraso também!

mas com certeza se planejar tudo certinho, fazer uns desenhos, e importante!!!; depois de pronto ir ajustando e modificando de acordo com a nessecidade (insistindo na perfeição do funcionamento), ficará um xuxuzinho!!!!

abraço!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


cacildo poncio
Valeu!

To dando uma boa pesquisada. To vendo pra pegar todos os componentes na Small Bear. Da pra pegar tudo de primeira a um preço legal e o frete se dilui no final. As valvulas eu mandei um email pra Eurotubes agora mesmo pq eles fornecem JJ tesla pro mundo todo a preços realmente interessantes e o cara modifica elas pra mais ganho entre outras coisas.. é coisa filé mesmo!!!

Só uma coisa que nao entendi: eu peguei o esquema do Soldano SLO100 no Schematic Heaven mas nao entendi muito bem.. parece que tem dois esquemas de pré no documento, diferentes.

Da uma olhada: http://www.schematicheaven.com/newamps/soldano_slo100.pdf


Opa, a duvida eh para todos que vem me ajudando no projeto!
Valeu galera por gastarem esse tempo em prol da minha causa!!! Quando estiver pronto devo a voces fotos, sons e detalhes!!

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Outra coisa...

Pra montar só com 50W (SLO50) eh o mesmo esquama ?? Só seguindo as recomendações no trafo de força e saída e montando como esta no documento do schematic (la pelo que parece eles resumiram o SLO100 no 50 no scheamtic) ??

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Aff.. nao consigo editar entao vai outro post!!


Enfim, PTB ou PCB ???

Em qualquer dos casos, alguem tem algum diagrama bom para montagem do SLO ???

cacildo poncio
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
usa um esquema atualizado, tem num fórum sloclone, só não me lembro o endereço :S se eu achar aqui eu dou um post!

silvio_rp
Veterano
# ago/06 · Editado por: silvio_rp
· votar


Opa, nao sabia desse forum. Achei ele http://sloclone.yesterdaysrevolt.com/

Vou dar uma checada! Acho que da pra reunir mais informações no forum como o PCB ou o melhor esquema PTB!

Valeu!

PS: Voces acham que mesmo montando o esquema do soldano vale a pena copiar o gabinete do AC30 ou vira mais pegar de um MESA BOOGIE ou Marshall ??

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Caraca!! To apaixonado pelo que encontrei nesse foruM!!

Tem um esquema muito mais facil de entender, mais simples e com notas que realmente facilitam em muito a montagem, tem a PCB, muito bem feita e facil de entender, enfim, os caras pensam em tudo!!!!!!!

Acho que vou começar a fazer as contas de quanto vou gastar pra começar a comprar as coisas !!!

cacildo poncio
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp

;)

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Opa,
sempre vejo a galera dizendo que compensado naval é melhor pra montar o gabinete e tal. Eu achei aqui na minha cidade mas achei meio caro e só encontrei chapa bem grande. Parece que a chapa com 2,6m x 1,8m sai por 115 reais do com 20mm de espessura. Achei muita madeira e muito caro tb.

Dai encontrei um lugar onde consigo MDF cortado a um preço legal. Acho que vou gastar um 40 conto contando todo o gabinete (só em madeira), ja cortada (sem acabamento nem detalhes).. isso a de 15 mm .

O que voces me dizem dos dois materiais??

PS: Ainda vou pesquisar pra tentar achar o compensado mais barato e em menor quantidade...

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


opa.. ainda to com a duvida mas o tópico desceu e ninguem acabou vendo.

Só reinterando, vou montar combo com 1x12 mesmo por causa de custos. Depois penso em cabeçote + caixa.

gervas
Veterano
# abr/07
· votar


alguem q conheçe algum projeto d amplificador d som pod me ajudar???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de amplificador para futuro - pq nao discutir agora?