André Christovam OPINANDO s/ Marshall, Fender, Soldano, Etc

    Autor Mensagem
    UserFCC
    Veterano
    # jul/06


    Procurando info s/ o Fender PJ, apareceu um link com essas opiniões do André Christovam, um guitarrista de blues brasileiro q anda meio desaparecido.

    Não tenho uma opinião formada s/ as características dele como compositor/guitarrista. Tenho um único disco solo "A Touch Of Glass" q quase nem escutei... falta de tempo ou saco...

    Enfim, André Christovam navegou por vários amps, procurando AQUELE som e, portanto - para os doentes de plantão - vai aí o texto:

    (a página dele não exite mais, sendo encontrada apenas através do cache do Google)


    Amplificadores

    O fato é que por causa desse amplificador eu fiquei viciado em Marshalls!
    A crueza do seu timbre é tão musical! Eles são construídos de forma robusta e agüentam muita pancada. O caso específico do meu JTM 45 foi o único. Tanto que eu encomendei um outro JTM 45, só que desta vez um combo Marshall JTM 45 Bluesbrakers número de série 94 - 1367211
    Escolhi esse amp por razões sentimentais. É esse o modelo usado pelo Eric Clapton no disco John Mayall & The Bluesbrakers featuring Eric Clapton. É óbvio que a Les Paul 59 e aquela pecinha tocando a guitarra ajudaram, mas o timbre é tão sedutor que ainda hoje me sinto propenso a comprar outro amplificador desse!

    Gold Top e Bluesbreaker
    Usei o Bluesbraker no disco do Bruce, e nas faixas Snowy Wood, Me & My Woman, I Like It This Way e Sad Hours do cd Catharsis. Graças ao apoio da Pride Music, tive a oportunidade de usar quase todas as reedições que a Marshall lançou na última década. Super Leads, JTM 45, são todos insuperáveis, cada um ao seu modo uma pequena obra de arte.

    JTM 30
    Entre os inúmeros modelos desenvolvidos por Mr. Jim e seus rapazes de Milton Keynes que eu testei nesse período há um que merece destaque. O pequeno JTM 30, com 2X10. Compacto, barato e honesto. Um gigante portátil... O anúncio do seu lançamento na Guitar Player americana, com o David Grisson na porta do Continental Club, in Austin, pode não ter marcado época, mas foi o toque que faltava para eu colocar um aqui em casa. A única faixa em que ele aparece na minha discografia é Every Night of The Week, do cd homônimo da baiana Clara Ghimmel. Eu descrevo isso como Síndrome Britânica... Uma estranha necessidade de ter amplificadores Marshall em todos os cômodos da casa! Recentemente eu readquiri um JTM 30 número de série 95 2.802.848 e ele vai para estrada comigo. É uma ótima alternativa para lugares menores.

    Agora não achem que eu estava louco e rasgando dinheiro ao dar o meu JTM 45 original de presente para o Rudy. Há muito, ele vinha me presenteando com partes e componentes para todo o meu equipamento e um Marshall como aquele, não cobriria todas as suas gentilezas nesses mais de dez anos de amizade. Até porque no final das contas foi um ótimo negócio! Duas semanas depois, no dia do meu embarque de volta para São Paulo. ele me deu mais um presente um Fender Princeton Black Face - 1964 que era uma coisa insana! Usei esse pequeno monstro como minha principal fonte de timbre em todo o projeto Catharsis, é ele nas faixas Leading Brand, Every Night & Every Day, Ain´t No Sunshine, Hell Is Fine With Me e Chewing Bone Blues, sempre com o auxílio de um Fender Pro Junior de 15 watts.

    Trouxe dessa mesma viajem, um cabeçote Soldano Hot Rod 50. Esse aparelho foi a prova ideal para a minha teoria sobre amplificadores de boutique. Na loja tinha um som fabuloso... Na hora de mostrar serviço em estúdio, um horror! Vendi-o para o Edu Gomes que na época estava tocando com Irmandade do Blues e o timbre do Soldano mais a pegada dele formaram um casamento celestial.

    Meus delírios de grandeza nunca foram tão grandes assim, nunca quis ter carro importado, casa na praia, etc. Minha única razão de ser foi sempre minha música. Gastei tudo o que eu ganhei com ela. Foram coisas que adquiri que pudessem me fazer tocar, produzir e soar melhor. Essa é a melhor desculpa que eu tenho para ter vendido meu Bluesbraker. Esse aparelho viajou o Brasil inteiro de ponta a ponta, não sei quantas vezes, e ainda hoje ele tem as válvulas originais. Eu o vendi para o Duca Belintani porque um novo som tinha acabado com o meu sossego...

    Groove Tubes
    Groove Tubes Trio Pre-Amp - número de série 8950681 & Soul-O 75 Power Amp número de série 9541170. Nunca achei que fosse possível existir um amplificador com os timbres de um Marshall Plexi, um Vox AC 30 e um Fender Black Face. Mas existe e não é um brinquedinho do universo digital. É uma fantástica fábrica de timbres indescritíveis. Desenvolvido pelo genial Aspen Pittman o Trio Pré-Amp foi a razão pela qual eu decidi parar de usar Marshall. Fui apresentado aos amplificadores Grove Tubes pelo seu representante no Brasil, Philip Colodetti, fiz um teste drive na nossa aparição no programa Jô Onze Meia no SBT. ACS6 - Groove Tubes Combo O resultado foi avassalador! Foi só o que eu usei nos anos que se seguiram. Foi uma pena que eu não tivesse esse amplificador para as gravações do Catharsis. Mas mesmo não sendo meu, usei o Trio Pré-Amp em várias faixas do Banzo: Rito de Passagem, Cuba Libre, Correnteza Levou e A Dança De Olokun.

    No final da década passada, a Marshall lançou um produto com um preço acessível e a mesma intenção sonora dos GT´s no mercado, a linha DSL 2000 (Dual Super Lead). A primeira vez que eu ouvi um amp desse foi no disco Who Else do Jeff Beck. Impressionante! O som tradicional da Marshall estava lá, a grande surpresa foi um som limpo muito próximo do timbre do Vox AC15. Comprei um e desde então é minha principal escolha para amplificadores em estúdio.

    DSL 2000 e Bobby
    O DSL 2000 modelo 410 (1X12) plugado numa caixa Marshall de 4X10 foi a minha escolha para gravar as faixas: Shoiti, Camilo & Leonor e Sete Velas no meu cd Banzo. Fiquei oito meses criando e gravando o Banzo nos Estúdios Mosh. Não fiz shows e não me envolvi em outros projetos que pudessem pagar as minhas despesas no fim de cada mês. Resolvi vender todo o meu equipamento que no caso dos amplificadores era o DSL 200 e a caixa Marshall de 4X10 e quando fosse iniciar a tour em outubro de 2002 escolher uma nova alternativa para meu som.
    Como eu considero até agora o Banzo, o meu projeto mais bem sucedido no quesito guitarras e amplificadores, faço questão de mencionar mais um amplificador que fez sua contribuição durante as gravações desse projeto, um fantástico Hiwatt Custon 100 Hiwatt DR 103 de 100 watts número de série 6424 do acervo pessoal do Oswaldo Mallagutti do Mosh. Eu o usei plugado numa caixa Marshall 4X12 na faixa Redenção e para reamplificar o sinal já gravado das faixas Voando Para Mali e no solo de Shoiti (gravado originalmente com o DSL 2000).

    Em maio de 2002 fiz parte de um projeto criado pelo guitarrista do grupo Sepultura, Andreas Kisser, chamado Brazil Rock Stars, foi lá que entrei em contato com a nova linha de amplificadores valvulados da Meteoro.
    A Meteoro é uma fabrica brasileira que há anos tem ocupado uma boa fatia do mercado de amplificadores no nosso país. Liguei para o seu proprietário o Zé Luiz e decidi ir visitá-los. Gentilmente o Zé Luiz colocou a minha disposição qualquer amplificador em seu showroom. Após eu ter testado todos os seus modelos, acabei optando pelo V8, um amp de 25 watts com uma característica sonora muito interessante, nem Fender, nem Vox... Um autêntico Meteoro! Meteoro Classic V8 25 watts Brown 1X12 Recebi um par deles, e durante toda a turne do Banzo eu passei a tocar em estéreo. Virei endorser da marca e acabei viajando para a NAMM em janeiro de 2004 para apresentar a linha Meteoro Classic V8
    Meteoro de amplificadores ao mercado americano. Foi um grande sucesso. Em termos de timbre, os amplificadores têm o melhor custo benefício do mercado. Mas eles são um pouco frágeis e tem sofrido com os rigores da estrada.

    Minhas aventuras em busca do Cálice Sagrado Sonoro estão longe de chegarem ao fim. Mas por enquanto eu vou ficando por aqui. Mas, com um novo projeto para um cd ao vivo na ponta da agulha, pode ter certeza que teremos novidades para muito breve! Até lá!
    Um ano novo tão bom quanto meu novo amplificador. Tá certo...
    Eu sou um cara empolgado... Mas em meio a tantas coisas incríveis que aconteceram ao longo desse ano de 2004, a parceria com a MG Music foi insuperável! Já conhecia o Marcelo Giangrande de longa data e sempre o achei um guitarrista de extremo bom gosto e um cara que sempre pareceu saber do que falava... Daí a ele criar essa usina sonora que eu estou usando... É onde a porca torce o rabo!

    Como vocês podem ler nesse site, eu já vi, toquei e tive quase todos os amplificadores do universo, portanto para causar o estrago que o Double DeLuxe causou não pode ter sido uma coisa corriqueira. O amp reage ao meu toque e senso de dinâmica melhor do que qualquer outro similar no mercado. MG Double DeLuxe É um timbre rico, com harmônicos que se projetam com tal perfeição que é de chorar! Não me vejo usando outra coisa que não seja o Double DeLuxe com a minha Telly Zaganin! It´s pure tone heaven!!! Partindo do clássico Fender De Luxe 1953, eles se utilizaram desse conceito, dobraram a potência e acertaram na mosca! Portátil e potente, é o amplificador do tamanho exato para o meu prazer!!! Não sou um endorser da MG, eu pago pelos produtos como qualquer outro cristão ou pagão. Basicamente porque não é de hoje que acho que ser endorser acaba tolhendo nossos sentidos e nem sempre o resultado é tão bom quanto parece ser ao ganharmos as coisas de graça... Ergo então meu brinde ao Marcelo, ao Guilherme e ao Adrix, uma turma de apaixonados pelo incrível mundo das válvulas e que merece o meu sincero agradecimento por viabilizarem no Brasil um aparelho de nível mundial!!! Como vocês podem ver, o Double DeLuxe recebe o raríssimo selo Bobby Approved!!!

    Feliz Natal e um fantástico 2005!!!
    André Christovam


    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ele é um ótimo guitarrista, mas a voz dele consegue estrar as músicas. A opinião dele é super valida apesar de não gostar das músicas dele.

    affcl
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    muito interessante

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    pow ... bacana ... pena q apenas ler sobre não eh o suficiente ... o q dah o breu mesmo eh ouvir e tocar com esses monstros ae ...
    eu curto muito o timbre de Ain´t no sunshine do disco Catharsis de 1997 se não me engano ... eh muito bom ...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    faço questão de mencionar mais um amplificador que fez sua contribuição durante as gravações desse projeto, um fantástico Hiwatt Custon 100 Hiwatt DR 103 de 100 watts

    toquei em um hand made desses...eh um puta ampli!!

    A Meteoro é uma fabrica brasileira que há anos tem ocupado uma boa fatia do mercado de amplificadores no nosso país. Liguei para o seu proprietário o Zé Luiz e decidi ir visitá-los. Gentilmente o Zé Luiz colocou a minha disposição qualquer amplificador em seu showroom. Após eu ter testado todos os seus modelos, acabei optando pelo V8, um amp de 25 watts com uma característica sonora muito interessante, nem Fender, nem Vox... Um autêntico Meteoro! Meteoro Classic V8 25 watts Brown 1X12 Recebi um par deles, e durante toda a turne do Banzo eu passei a tocar em estéreo. Virei endorser da marca e acabei viajando para a NAMM em janeiro de 2004 para apresentar a linha Meteoro Classic V8
    Meteoro de amplificadores ao mercado americano. Foi um grande sucesso. Em termos de timbre, os amplificadores têm o melhor custo benefício do mercado. Mas eles são um pouco frágeis e tem sofrido com os rigores da estrada


    fez um bom comentário .. disse o bom mas pouco do ruim ... tb .. esperar detalhes eh querer demais ...

    a parceria com a MG Music foi insuperável! Já conhecia o Marcelo Giangrande de longa data e sempre o achei um guitarrista de extremo bom gosto e um cara que sempre pareceu saber do que falava...
    MG Double DeLuxe É um timbre rico, com harmônicos que se projetam com tal perfeição que é de chorar!
    Ergo então meu brinde ao Marcelo, ao Guilherme e ao Adrix, uma turma de apaixonados pelo incrível mundo das válvulas e que merece o meu sincero agradecimento por viabilizarem no Brasil um aparelho de nível mundial!!!

    pow o Cacildo num trabalhava lah ainda ... e esse Guilherme q ele cita manja muito mesmo!!

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    valeu UserFCC o texto foi de muito boa ajuda ;]

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    prefiro nem comentar, pra nao falar demais.

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    pow o Cacildo num trabalhava lah ainda ... e esse Guilherme q ele cita manja muito mesmo!!

    se não me engano, este d.deluxe naõ foi montado 100% na mg, me parece que foi também um kit da mojotones; que vem pré montado, depois é só colocar tudo no gabinete.

    abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cacildo poncio

    uia

    Espiridião
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    cacildo poncio
    se não me engano, este d.deluxe naõ foi montado 100% na mg, me parece que foi também um kit da mojotones; que vem pré montado, depois é só colocar tudo no gabinete.

    uia (2), já vi polêmica parecida em outro lugar na net, hehehe.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ele é um ótimo guitarrista, mas a voz dele consegue estrar as músicas. A opinião dele é super valida apesar de não gostar das músicas dele.


    Como eu era idiota....



    =p

    B.Frusciante
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Atum Bluesman
    Era??!?













    huahahuha zueira :p

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    B.Frusciante
    Tá vou mudar um pouco:

    "Como eu conseguia ser mais idiota do que hoje?!"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a André Christovam OPINANDO s/ Marshall, Fender, Soldano, Etc