Equipos básicos ... técnicos .. me ajudem!! \o/

    Autor Mensagem
    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: _BLACKMORE_


    Pessoal, mesmo com alguns pqnos problemas de comunição (muitas das vezes) esse fórum é ainda o melhor na minha opinião, por isso peço ajuda ao pessoal dos trafos e válvulas para um "up" na minha bancada.

    Estou finalmente, depois de vários meses, prestes a montar meu amp valvulado, pequena potência, circuito simples mas feito com ajuda de muita gente bacana por aqui, e por este motivo estou pensando em dar uma melhorada na minha bancada q conta com diversos componentes, dezenas de circuitos, mas problemas difíceis em alguns casos ... muita orelhada.

    Mas o que to precisando saber do pessoal mais tarimbado ae é sobre os equipos de bancada, tenho calculadora (contas simples), multimetros, luz (pra não ficar cego cedo!), ferro de solda e as demais quinquilharias, porém um equipo q estou começando a olhar é um osciloscópio, mas como a grana é curta num to querendo comprar um .. to querendo usar um de PC, pois ao contrário do que vi a algum tempo estão com capacidade para medir até 600V!! coisa acho q até pouca para valvulados, mas muito útil para quem não tem nda, além claro de seguir ondas e etc.

    Alguém ae usa esse tipo de aparelho? seja de bancada ou de PC?

    gostaria de dicas de uso, e sobre a necessidade dele na bancada do Hobbysta.!

    Bancada

    No PC

    abraço a todos!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    E aí, Black!O osciloscópio é bastante útil, apesar de que eu, por exemplo, só uso quando a coisa tá preta.No custo/benefício, para uso em áudio,o do PC é bem interessante.Pouco investimento e deve fucionar bem.Na maioria das vezes um multímetro e um gerador de sinais é o suficiente, para hobbysta.Ter um pequeno ampli para seguir sinais, também é útil.Um abraço!

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu ate hoje não tenho um osciloscpio, dois multimetros, um digital e um analogico, dependendo de onde medir uso um ou outro pois ja queimei uns tres digitais. tenho um frequencimetro, um capacitimetro que acho muito ultil (não confio em capacitores) e um pequeno injetor mas não uso muito. como hobbista penso que é importante ter muitas ferramentas não eletronicas pois ajudam na arte final dos acabamentos. pra mim que tambem gosto de transitores e pedais uma boa fonte de DC me ajuda muito. a ultima vez que me lembro de ter pego num osciloscopio foi quando jovem na escola tecnica do cefet. não sei nem ligar um mais. será que to perdendo muito?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    oldmonkey
    dois multimetros, um digital e um analogico, dependendo de onde medir uso um ou outro pois ja queimei uns tres digitais

    hehe, tb tenho dois, mas ainda num queimei nenhum!! \o/

    tenho um frequencimetro, um capacitimetro que acho muito ultil (não confio em capacitores) e um pequeno injetor mas não uso muito
    bixo...um capacimetro...puts...q bacana...o frequencimetro acho q naum usaria muito ...

    pra mim que tambem gosto de transitores e pedais uma boa fonte de DC me ajuda muito
    pow .. uma boa fonte... acredita q uso uma fonte de 12v antigona bagarai e qdo quero menos volts uso um regulador de voltagem?? hehe

    carlos adolphs
    E aí, Black!O osciloscópio é bastante útil, apesar de que eu, por exemplo, só uso quando a coisa tá preta.
    puts...então deve tar preta mesmo hein?!!

    .No custo/benefício, para uso em áudio,o do PC é bem interessante.Pouco investimento e deve fucionar bem
    eh esse deve q estou preocupado! hehe

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_

    Cara, eu com certeza iria no de PC, mas talvez não nesse que você enviou o link. 600V para o que você está querendo é pouco, até por trabalhar próximo do limite do equipamento, será que não existe um equipamento para pc que trabalhe com tensões maiores?

    Quem pode realmente te ajudar é o Pedrone, que se me lembro bem usa osciloscópio no PC, inclusive o gerador de sinais pode ser usado direto do PC também... eu diria que não é por ser hobbysta não, tem muito profissional usando isto.

    Eu nunca precisei porquê não trabalho com isto (nem é minha área), mas uso as vezes em algumas experiências que faço com captadores e alguns indutores de Wha-wha... mas pego um equipamento muito 10 que a empresa que trabalho tem, chama Scope Meter, da Fluke... mas acho que deve ser bem caro...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    danilomagacho

    mas talvez não nesse que você enviou o link. 600V para o que você está querendo é pouco

    talvez...o ruim é q naum achei com mais volts...inclusive estou pensando em fazer calculos e colocar outros revistores e fazer um "up" nesse ae ...

    Quem pode realmente te ajudar é o Pedrone, que se me lembro bem usa osciloscópio no PC, inclusive o gerador de sinais pode ser usado direto do PC também...

    ah sim ... o PC inclusive to pensando em um bem veinho q tenho ... pra naum ter q comprar nada e se queimar .. queimou .!! eu li um artigo a algum tempo .. mas num to encontrando .. tem uma porção de programas assim .. frequencimetros e talz. ...

    Eu nunca precisei porquê não trabalho com isto...mas pego um equipamento muito 10 que a empresa que trabalho tem, chama Scope Meter, da Fluke... mas acho que deve ser bem caro

    pow .. eu vi um multimetro tb naum lembro a marca mas naum eh fluke.. os fluke são de primeira linha!! e o q vi tem amperimetro...voltimetro...ohmimetro...capacimetro entre outros... bem bacana .. mas o valor... na promoção q foi comprado a mais de ano foi 545 pila!!

    valeo pela dica, vou tentar falar com o Pedrone ...

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: cacildo poncio
    · votar


    _BLACKMORE_
    Vou dar um pitaco aqui meu caro :)

    Creio que antes dos instrumentos, você deve dar mais atenção ao seu local de trabalho e sua bancada.

    Vou lhe dar algumas dicas me baseando no local onde trabalho, (algumas dicas podem ser exageradas para o tipo de circuito que fará guarde apenas o que achar útil para o seu caso):

    A oficina; recomendo que seja de acesso rápido, sem "tralhas" ou objetos atrapalhando a passagem - por acidente pode espirrar percloreto nos seu olhos, com um monte de tralhas atrapalhando seu caminho, tu fica cego antes de chegar num ponto com água! ou então por descuido leva um choque no b+ (ou por outro motivo) desmaia, e não tem como lhe prestar os primeiros socorros (parece exagero mas é sério!) - eu mesmo quase desmaiei em três choques consecutivos em um dual showman!

    É legal ter uma boa ventilação, uma que seus aparelhos não trabalharão fervendo e você não ficará sufocado principalmente se no local você armazena algum solvente, tinta ou derivado, isto é típico em oficinas. Outra é que você não suará como um porco! se suas mãos suam e chegam a molhar....aff....é um forte candidato à levar choques! fora os pingos de suor da sua testa que podem cair no circuito provocando oxidações, mal funcionamento ou até curto.

    Iluminação você citou e creio que todos sabem usar o bom senso! nesta hora cada um sabe de sua necessidade.

    2° - A bancada; recomendo que em cima seja forrada com borracha de uns 5 ou 8mm e melhor ainda que a bancada seja de madeira, você corre menos riscos de fechar um terra - por ex. você segura num ponto vivo do circuito e apóia o braço na bancada ou estrutura metálica da bancada, se ela não estiver isolada toma choque!

    Isolar com borracha o chão onde ficará sentado ou em pé, para isolar você também do terra! **Mas importante! lembre-se que o chassis não ficará isolado do terra, se você tocar em um ponto vivo do circuito você não levará choque pois estará isolado, agora se tocar no ponto vivo e em alguma parte do chassis levará choque!

    Use tomadas separadas para testes e instrumentos de preferência protegidas por disjuntores.

    Com a oficina organizada e a bancada isolada!

    Organize seus instrumentos de forma que você tenha fácil acesso e que possa fazer a leitura sem que atrapalhe outros ou o circuito que estiver mexendo. Use o bom senso na hora de fazer testes, arrume primeiro toda a "maloca" que fez com ferramentas, comps., fios etc...... pra depois ligar o aparelho e instrumentos para efetuar testes.

    Eu uso: Osciloscópio, gerador de onda, resistência de carga, multímetro digital (esses ching-ling mesmo!), voltímetro RMS e decibelímetro, múltimetro digital de mesa (voltímetro DC/AC, amperímetro DC/AC e continuidade), resistor variável para medir valor de resistor em circuitos de bias automático e um cabo com uma ponta jacaré e outra com um resistor de uns 100k x 5w para descarregar os capacitores da fonte. :)

    Se for para circuito simples, basta um múltimetro e este cabo para descarregar capacitores da fonte, os demais instrumentos citados é usual se você quiser medir potência, resposta de frequência e rastrear problemas e ou mapear todo comportamento do circuito. **o amigo bofh faz milagres com apenas um múltimetro!!! ehehhee

    Foram apenas algumas dicas! os demais amigos podem dar um pitaco ou até corrigir e me desculpar por algo errado ou mal explicado!

    Sobre cuidados com alta tensão, b+ ...blá...blá....blá..... não preciso falar né? acho que isto você deve ter lido e muito sobre!!!

    abraços!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    cacildo poncio
    A oficina; recomendo que seja de acesso rápido

    eh bem espaçosa, porém fica em cima da casa !! tenho q subir escadas!
    mas eh bem segura no geral ...

    É legal ter uma boa ventilação
    tranquilo, o ar passa como se fosse um corredor!!

    2° - A bancada; recomendo que em cima seja forrada com borracha de uns 5 ou 8mm e melhor ainda que a bancada seja de madeira
    tranquilo, jah eh ... soh o piso q vou comprar a borracha ... naum a tenho ...

    Use tomadas separadas para testes e instrumentos de preferência protegidas por disjuntores.
    boa... vou providenciar...

    Eu uso: Osciloscópio, gerador de onda, resistência de carga, multímetro digital (esses ching-ling mesmo!), voltímetro RMS e decibelímetro, múltimetro digital de mesa (voltímetro DC/AC, amperímetro DC/AC e continuidade), resistor variável para medir valor de resistor em circuitos de bias automático e um cabo com uma ponta jacaré e outra com um resistor de uns 100k x 5w para descarregar os capacitores da fonte. :)
    boa ... tenho algumas coisas, devo lhe procurar para maiores detalhes ...

    valeo cara... coisas boas vc me disse ... !! valeo mesmo!!

    abrax!

    cacildo poncio
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    monte seu champ e seja feliz!!! só não se esqueça de comprar meu hiwatt quando sobrar um $$$!!! :)

    abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    só não se esqueça de comprar meu hiwatt quando sobrar um $$$!!! :)

    opa...to terminando algumas coisas q estão na fila...(o champs, o home-studio, a guita nova e uns teteizinhos e boa)...jah to juntando a grana!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Aí, Black, dá uma olhada nisso! www.tubeampdoctor.com/pdf/Tad-Katalog.pdf.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    www.tubeampdoctor.com/pdf/Tad-Katalog.pdf (mania de por o ponto no fim...)

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Putz, de manhã é fogo! www.tubeampdoctor.com/pdf/TAD-Katalog.pdf

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    carlos adolphs

    pow bixo .. jah tinha visto .. achei bem bacana! vai q um dia casa uma dessas ae?!

    legal mesmo!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mais alguém?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipos básicos ... técnicos .. me ajudem!! \o/