Curva de Audibilidade X Timbre à baixo volume

    Autor Mensagem
    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06


    Lendo as diversas perguntas e respostas à cerca de timbres, redução de potência para estudo, etc..., resolví estudar o por que de tudo isso.
    O ouvido humano tem uma curva característica de audibilidade que faz com que sofra atenuações em baixas e altas freqüências, sendo que via de regra temos atenuações de -3db de 120 Hz para baixo e de 12 kHz para cima.O que isso quer dizer?Quer dizer que escutamos essas freqüências com metade da potência das centrais(faixa de voz).Compensamos isso com ajustes de tone-stack, em parte.Mas outro efeito que acontece é que quando baixamos o volume, tudo baixa junto, inclusive a correção do tone-stack, sendo que mesmo levando os graves e agudos ao batente, não conseguimos compensar a tonalidade(e o timbre, por conseqüência).A saída será então modificar o pot de volume, para que atue em um circuito de LOUDNESS, que compensa o efeito de diminuição de volume/timbre.Com isso poderemos usar os amplis de 100W em baixo volume, mantendo o timbre e sem reduções no power.
    Mais informações vcs encontram em www.angelfire.com/electronic/funwithtubes/Amp-Volume.html

    kelson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    muito interessante! abraços!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    carlos adolphs

    muito interessante isso ... gostei ... agora.. pergunto .. vc tem ae aquele link de um amp transisto de boa qualidade q vc me passou a algum tempo? perdi no favoritos!!
    :(

    opa ... achei!! hehe
    valeo!

    danielcastelli
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Muito bom esse site!
    Valeu mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curva de Audibilidade X Timbre à baixo volume