Som do amp oscilando (sumindo)

    Autor Mensagem
    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06


    Seguinte: Ligo o amp e ele funciona legal uns 5 minutos. Aí o som vai e vem (some e aparece) durante uns 15 minutos. Aí fica tudo ok depois.

    O amp é valvulado. Não tem técnico de valvulados aqui na minha cidade e eu teria que ir a São Paulo (capital) pra levar em um, o que é inviável pra mim no momento.

    Alguém arrisca um diagnóstico?
    Ou melhor, minha preocupação é: Posso continuar usando assim sem nenhum prejuízo pro amp (queimar trafo de saída ou algo assim)? Há algum risco?

    1 - Já testei os falantes do amp, um a um ligando outra fonte sonora neles.
    2 - As válvulas estão novas e ok.
    3 - Não é problema no cabo da guitarra
    4 - Não é problema no jack da guitarra

    Obs: Já usei a busca. Só tem um outro tópico antigo sobre o assunto (meu mesmo por sinal, nem lembrava) mas é outro caso.

    Agradeço alguma ajuda, desde já.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Qual é o amp ?

    marcelogatinho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    cara boa sorte pra vc! mas parece q este tremendao ta te enchendo o saco ne !! rsrs

    Michel Top
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    tentou colocar estabilizador? meu antigo fender hot rod fazia isso pq tinha mta oscilação na rede... entao coloquei um estabilizador e resolveu 100%.... abraços

    Michel Top
    www.micheltop.rg.com.br

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    marcelogatinho
    Bicho, é fod* cidade de interior. Não tem quem mexa...
    Não, mas esse não é um Giannini não. Aquele de outro tópico é um que eu, provavelmente (se tiver coragem) vou vender. Fico com dó de vender. Mas acho que vou ter que vender ele. Mas tô pensando ainda.
    Um outro Peavey (Solid State), já tô anunciando.

    Antes eu tivesse feito um hand made com o Pedrone. Não teria dor de cabeça... ;)

    AugustoPedrone
    2558
    O esquema dele (ou da série dele) aqui:
    http://www.drtube.com/schematics/marshall/2550amp.gif
    E aqui:
    http://www.drtube.com/schematics/marshall/2550psu.gif
    Se puder dar umas opiniões eu agradeço!
    Não que eu vá mexer nele, porque nem tenho conhecimentos pra isso. Mas pelo menos me tranquiliza aí, pô, hehe

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Michel Top
    Opa... será???? Até acho que tem a ver uma possibilidade dessas.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Coloca um cabo ligando o send com o return e veja se o problema some.

    Se sumir, mande trocar os dois jaques.

    Abraços.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    Boas Led.Dá uma checada na chave Hi/Low, pode estar com contatos queimados devido o chaveamento de alta tensão.Dá uma conferida também no fusivel F2 ( HT), passando uma lixa nele e também internamente nos contatos(não esquece de desligar o bicho antes).Um abraço!

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AugustoPedrone
    carlos adolphs
    Opa, valeu mesmo pelas sugestões!
    O lance do cabo no send return deu certo. Pelo menos eu estou testando nesse exato momento e o som não sumiu até agora.
    Em todo caso eu vou dar uma olhada no que o Adolphs sugeriu (depois que eu cansar de tocar, é claro...). Não custa nada.

    Obrigado,
    Abraço!

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Pessoal, antes que alguém venha com chacota de estar ressuscitando tópico, nâ nâ nâ nã! eu quis aproveitar este mesmo porque meu problema é parecido.


    Só que meu amp não é valvulado. É um Peavey Studio Chorus 210 (70W) - Solid State. Mas é um solid state que vale a pena (pelo menos na minha humilde opinião). Antes que alguém venha também me dizer pra vender e pegar um valvulado, essa opção não existe! Estou sem grana no momento e preciso mesmo tentar corrigir o problema do meu, que é: volume oscilando. Só que com uma espécie de efeitos adicionado. Já pensei que pudesse ser problema na parte elétrica da minha guitarra, ou problema de aterramento na rede elétrica (como já vi citações em vários tópicos aqui do cifraclub), mas já fiz testes em várias redes elétricas diferentes e o amp demonstra o mesmo defeito. Também toquei com minha guitarras em outros amps, melhores e piores do que o meu, e o som da minha guitarra tá ok. Então já percebi que o problema é no amp mesmo.

    Vou explicar abaixo o contexto de forma mais detalhada.

    O problema ocorre da seguinte maneira.: geralmente ligo o amp e durante os primeiros 5 minutos fica tudo dentro da normalidade. Canal Clean beleza, drive normal do amp. Até aí tudo bem.

    1. Passado este tempo, o volume dá uma queda e, já degradado, fica oscilando levemente;

    2. Simultaneamente ocorre que a distorção fica mirrada, com cerca de 25% do peso e crunch normais;

    3. O reverb para de atuar (acho que na verdade cai pra uns 25% do normal também, tanto é que eu tenho que colocar o pot de reverb no talo pra aparecer pelo menos um tequinho);

    4. e parece que é adicionado ao amp uma espécie de efeito de chorus com muita profundidade e frequência, ficando similar àqueles sons de fita K7 desgastada (ou tipo um efeito Leslie, só que mais sutil);

    5. estas alterações ocorrem tanto no canal clean quanto no distorcido. E aparecem tanto no high quanto no low input.

    Alguém poderia pelo menos dar umas dicas, uns palpites, antes de eu começar a mexer no amp, pois já levei em assistência técnica aqui em Goiânia e o pessoal mete a faca sem dó. Da última vez que levei pra assistência me cobraram 180,00 mangos e não sei onde poderiam ter trocado tanta peça assim pra custar isto tudo. Então estou pensando em pegar um multímetro eu mesmo e tentar resolver o problema. Mas queria as opiniões e conselhos dos feras em amplificadores aqui do fórum antes.

    Carlos Adolphs já está convocado a me dar uma ajuda. He he.

    Abraço a todos.

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    ola amigo.. meu amp deu um problema parecido a uns meses atras.. so q no meu o som sumia.. nao abaixava aos poucos.. o problema do meu era o falante.. se for isso nos seu.. so eh vc comprar e soldar.. simples.. eu fiz isso qnd troquei o fone no meu.. so precisei soldar no meu vizinho.. vamos fazer um teste pra sber se eh o falante no seu amp.. pege seu amp.. pegue seu set d coisas q azem seu som.. pegue sua guitarra.. pegue uma caixa d som daquelas d mini system d alguem.. prnto.. agora pege os fios da caixa e coloque o vermelho no fio vermelho atras do seu amp.. no falante.. e o preto no preto.. numa parte q o fio esteja descascado.. aii o som vai sair na caixa e no seu falante.. aii vc toca num volume baixo pra nao destruir sua caixa.. aii vc toca e espera dar esse problema.. se der no falante e na caixa nao.. eh o seu falante.. indico q compre um seleniun d 12.. bom e barato... mas eh bem agudo.. mas dependendo do amplificador q tiveres ele pode mudar e ficar menos agudo.. eh pw12 se nao me engano.. 150 no ML eu axo.. blz.. flw ate mais e qq coisa manda as ordi

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MetalJames

    Cara, valeu. Vou tentar fazer esse teste. Eu não tenho estas caixas, mas um brother meu tem e vou pedir a ele p/ me ajudar. Mas esses Selenium que você citou são de 12"? o gabinete do meu combo é feito pra 2x10", então eu teria que arrumar os falantes de 10", ou fazer uma adaptação no gabinete pra meter lá dois de 12".

    Mas valeu. De antemão, se for isso, fica mais caro do que eu pensava, mas se resolver é o que me interessa.

    Se mais alguém tiver outras sugestões, opiniões, agradeço muito.

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    nao eh necessario 2 caixas nao.. 1 so resolve.. eh so pra ver ond eh o probleema.. nao sei mt d amp nao.. mas axo q se for no pre sai bem mais caro, um amigo meu teve um problema igual ao meu.. cortava o amp dele e tal.. era no ampli msm (pre) mas le tinha uma peça em casa msm e ele fez o lance.. mas ele disse q seria d 50 1 150.. como sao 2 falantes.. axo q sai carinho.. mas como sao 2 falantes.. talvez nao sejam os falantes.. pq o problema devia ser so em 1, talvez seja so em um mas o som sai mascarado"".. eu axo q eh bem melhor qnd se quebra flantes.. pois vc nao concerta.. vc compra um falante novo.. quase um amp novo teoricamente.. vc tem 1 dos 2 coraçoes do seu amp noovo, q eh o falante.. qnd eh o amplificador msm... eh so uma pessa e tal.. as outras coisas ainda sao velhas... so sei q arrumar ele eh um bom jogo e sai mais barato q um amp do msm porte novo.. eh peavey... sobre os falantes... existem pw10.. axo q sao estes os nomes... sao a msm coisa.. pra guitarra e tal.. so q 10''... qq coisa procura no forum q vc axa sobre tais falantes.. da uns 250 eu axo.. ja q sao 2 d 10.. axei q fosse 1 d 12... seleniun eh usado em amps mavericks, digitechs e warm music.. dos 3.. os 2 primeiros sao mt bons em custo e beneficio.. m gente fala bem e eu bavbo kk msm sendo SS eu piro no mv 3012.. 30 watts falante d 12 e 60 rms reais.. mas meu amp eh ate no msm nivel.. mas eh a historia da GAS kk.. eles sao lindos.. e seleniun nao eh celestion.. q eh uma marca d falantes q eh usada em amps tops... mt gente confunde.. ate eu as vezes kk

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MetalJames

    Pois é meu, tava vendo estes selenium aqui e me parece que a galera já deu uma elevada nos preços deles. É foda, só começar a comentar sobre o produto já viu né, geral sobe o preço.

    Vou dar mais uma pesquisada, e se for problema de falante mesmo vou investir neste selenium. Era meu sonho o Celestion Vintage 30, mas não dá pro meu bolso, he he. Sai cerca de R$ 550.00 cada um, se trouxer do exterior.

    Se fosse um amp valvulado eu ainda investiria essa grana, mas num solid state, por mais que eu goste do amp, fica muito desproporcional.

    Mas valeu. Vou fazer os testes pra ver qual é a do amp. Abs.

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    u vi sobre eesses seleniun faz um tempo mermo.. qnd eu so observava o forum.. o pessoal falava bastante.. eu na era iscrito aqui.. enfim, seleniun no inteior nem rola cara.. kk eles sao do brasil.. flw e ate mais.. abs.. qq coisa.. manda as ordi

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    ah cara, foi mal.. ja ia me esquecendo.. teu amp eh como? aberto atras ou fechado? se for fechado teras q abrir atras pois eh n io q pluga o ampli ao falante.. vlw #fui'z

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MetalJames

    rcorts
    ah cara, foi mal.. ja ia me esquecendo.. teu amp eh como? aberto atras ou fechado? se for fechado teras q abrir atras pois eh n io q pluga o ampli ao falante.. vlw #fui'z


    É aberto atrás, fica fácil fácil fazer os testes. Só vou ter que esperar um pouco porque meu amp tá na casa do baixista da minha banda. Então vou testar da próxima vez que eu for lá.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    eu acho que não é falante porque pelo descrito o som fica normal quando liga. acho que algum transistor ou CI de potencia da problema quando esquenta.
    para achar o defeito tem que injetar uma senoide na entrada e depois ver onde o som distorce.
    sei que é caro para arrumar e nem todos os técnicos são honestos mas talvez não tenha escolha.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    cara, tbm acho difícil ser falante...o som começa normal...sem contar q tem diferença nos efeitos tbm, algo nao mto possível de ser causado pelos falantes...
    Mas só pra ficar registrado, acho q vc poderia considerar a aquisiçao de um falante hand made caso precisasse trocar...tem no mínimo 3 grandes nomes de hand mades q fazem falantes superiores aos seleniums...Sobre o custo da manutenção, os caras metem a faca mesmo...cobra-se muito pela mao de obra/ conhecimento técnico...eu tive um problema com meu blackstar - valvulado de 5w - e me cobraram 450 merreis pra trocar alguns diodos, capacitores (com 5 reais comprava-se tudo) e um polarizador de válvulas (esse nao sei o preço)...
    Acho q tô em área errada...devia ter feito engenharia! Kkkk
    Abç

    MetalJames
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    Luiz_RibeiroSP
    o meu qnd esquentava em cima ele parava d funcionar.. mas antes começou cortando o som.. tbm axei q o problema fosse esse... na parte do ampli msmm.. nao no falante.. mas qnd a landscape mandou eu fzer o teste.. eu fiz e eles tavam certos...

    ALF is back
    interressante esses hand mades tbm!!!

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    ALF is back
    MetalJames

    Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Como o ALF disse, se for no pré-amp talvez seja coisa pequena como capacitores, mas os caras metem a mão por conta do conhecimento especializado. Fazer o que né?

    Luiz_RibeiroSP
    para achar o defeito tem que injetar uma senoide na entrada e depois ver onde o som distorce

    O que seria essa senoide? tem algum aparelho específico para fazer isso?

    ALF is back
    Mas só pra ficar registrado, acho q vc poderia considerar a aquisiçao de um falante hand made caso precisasse trocar...tem no mínimo 3 grandes nomes de hand mades q fazem falantes superiores aos seleniums

    Opa, considero na hora. Mas você só esqueceu de citar esses nomes. Quais seriam?

    Pessoal, quanto aos falantes, também não desconsidero logo de cara essa possibilidade porque esses tempos eu levei o amp numa assistência técnica, devido aos os fios do trafo que tinham se soltado dentro da caixa metálica do amplificador. Também informei que o efeito de chorus às vezes não funcionava muito bem e que esse problema de oscilação no volume e distorção chocha vinham ocorrendo. Segundo o técnico, ele teve que refazer várias soldas no circuito inteiro. E ainda, disse que testou os componentes e que estavam todos funcionando numa boa. Esse mesmo técnico fez a conversão do trafo que era de 110 para 220V.

    Só percebi que o amp ainda permanecia com o defeito depois que tinha trazido ele pra casa. Lá na loja não deu pra notar que o defeito permanecia porque não fiquei testando o amp por mais de 5 minutos. Só depois que estava com o amp em casa e pude tocar por um tempo maior notei que o problema persistia, e acabei não levando o amp pro técnico de novo porque tive uns problemas pessoais que me atrapalharam a resolver direito esse problema na época, o qual só posso tentar resolver novamente agora que a "maré abaixou".

    Sei lá, infelizmente não sei se posso confiar na palavra desse técnico, ou se o cara fez um serviço porco e me entregou o amp só ligando. Talvez o cara não executou teste algum no amp. Mas talvez tenha testado mesmo, pois demorou duas semanas pra me devolver o equipamento. Por isso que eu queria pelo menos tentar entender o básico do problema, pois mesmo que eu levar numa assistência vai ficar mais difícil do cara me ludibriar.

    Mas não sei, talvez seja também algum problema no potenciômetro do efeito de chorus que esteja interferindo no funcionamento do circuito? digo isso pois esse efeito já vinha dando problema antes. Será que poderia ser isso?

    Desculpem o texto longo. É que tem mais detalhes envolvidos nesse caso que talvez ajudem a investigar o que pode ser o problema.

    Obrigado a todos pela ajuda e paciência.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    os handmades q falei: Pedrone, Acedo e Ronaldo...
    Os Alien (Ronaldo) tem 2 modelos, o Ace e o Hammer...ja toquei num alien rocket equipado com 2 aces e gostei...na época ele ainda não fazia o hammer...pelos comparativos q vejo no u2b, o hammer agrada mais meus ouvidos! Há quem diga tbm q desses 3, o Acedo é o melhor...mas nunca testei!
    Tbm nunca testei o Pedrone Gold Tone, mas tem comparativos no tube "pedrone vs eminence" e deu pra ver q a briga ali é boa!

    Sobre o seu problema cara, não sei te ajudar! De eletrônica, só sei acender e apagar a luz! Kkkkk
    mas só uma ressalva, as vezes o cara ficou com seu amp por 2 semanas e mexeu nele só no 13o dia....rs
    Eu sei o q é pagar caro em conserto e o negocio voltar do mesmo jeito...foi assim com meu blackstar...a diferença é q o conserto tava na garantia e não paguei nada na segunda manutenção...meu problema foi com pico de energia
    Abç!

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ALF is back

    Valeu pelas dicas. Já conhecia o Pedrone e o Acedo, mas não sabia que faziam falantes.

    Sobre o seu problema cara, não sei te ajudar! De eletrônica, só sei acender e apagar a luz! Kkkkk

    Então é melhor que continuemos apenas tocando mesmo. He he.


    mas só uma ressalva, as vezes o cara ficou com seu amp por 2 semanas e mexeu nele só no 13o dia....rs

    Bem provável. Pena que não tive como correr atrás dele pra rever o conserto. Mas agora o prejuízo é meu mesmo, não tem mais jeito.

    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som do amp oscilando (sumindo)