Votex - Alguém já ouviu falar?

    Autor Mensagem
    Renato Nascimento
    Veterano
    # mai/06


    pow domingo dia 14 eu e minha banda vamos gravar um ensaio, aí eu fui no estudio ontem pra marcar e tals. ai na sala de gravação tinham um marshall, um fender, e esse tal de vortex, q o dono do estudio disse ser o melhor ampli de lá. to na maior dúvida de qual dos 3 escolher.
    se alguém ja tocou nesse vortex dá uma luz aki.
    vlws

    André GuitarMan
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Renato Nascimento

    Sei lá cara...
    Na dúvida, fuja!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Renato Nascimento
    André GuitarMan
    O que ? Fugir de um legítimo Hughes and Kettner Vortex Half Stack 80 Watts full Tube ? Não mais fabricado , da boutique de valvulados HK ?Eu não faria isso...Um abraço!

    André GuitarMan
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    Ah tá, então tá explicado... eu não conhecia esse... achei q fosse mais um do tipo AXTS e cia ltda.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    André GuitarMan
    Rapaz!A coisa é papa fina....Um abraço!

    Renato Nascimento
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    vlw intão vo detona com ele no dia das mamães

    marcelogatinho
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs
    Fugir de um legítimo Hughes and Kettner Vortex Half Stack 80 Watts full Tube ? Não mais fabricado , da boutique de valvulados HK

    inciclopedia ambulante!!!
    valeu ai por compartilhar seus conhecimentos!

    Renato Nascimento
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mt foda ele realmente não me decepcionou.
    quando a minha banda for gravar demo já sei até em q ampli eu vo gravar .

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Renato Nascimento
    marcelogatinho
    Ainda bem que gostou, para o pessoal ver que a vida não se resume a Marshalls,Fenders e Mesas, existe muita coisa boa e desconhecida por aí.
    Um abraço.
    Marcelo- esta semana vou começar a cirurgia no teu Phillps.Um abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    ae...qdo tu vem a sampa? ...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Buenas!Cara, peguei uma Tendinite e o médico me tirou de vôo até dia 31.Mas talvez pegue uma apssagem e dê uma chegada à Sampa antes disso.Te aviso! Um abraço!Dá uma olhada no tópico que abrí...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ok ... eh q jah estao me aparecendo alguns compromissos...e naum quero perder oportunidades de diversao!! hehe vou ver lah!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Sei lá cara...
    Na dúvida, fuja!


    ahuhauhauha
    melhor post de hj!!
    ;-)

    hey, mestre Adolphs, vc conhece os amps HH ingleses?
    toquei outro dia em um cabeçote 100% solid state, segundo o dono, e porra, fiquei bolado no som.
    é um amp dos anos 70, feio pra kct até, mas com a maior sonzeira..
    conhece essa marca?

    abração

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    aproveitando a pergunta acima, pq o som dos amps ss na maioria sao muito ruins? e os valvulados sao bons?

    tem alguma falha no projeto? limitação nos componentes?
    o q seria?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Michael Vlcek
    _BLACKMORE_
    Ok, a HH fabricava SS lá nos UK pelos idos de 70 mesmo.O diferencial deles é que não usavam Integrados (não tinha na época,só alguns operacionais) e sim transistores discretos, com circuitos muito bem desenvolvidos, com cleans excepcionais.Os estágios diferenciais de entrada providenciavam grande imunidade ao ruído e na saída usavam os famosos transistores 40411, desenvolvidos para serem os top de linha de áudio, na época em que todos usavam o 2N3055.Pena que fechou...Mas vc ainda pode achar nos sites de usados europeus...Um abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    na época em que todos usavam o 2N3055
    esse eh tao ruim assim? poxa jah fiz alguns amps com eles e achei legais...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    A diferença maior entre SS e Valvulado chama-se Harmônicos.O transistor chaveia corrente, tendo como resultado harmonicas impares, que quando sobrepostas formam algo semelhante à uma onda quadrada.Já a válvula amplifica tensão, resultando em harmônicas pares, que sobrepostas formam algo parecido com uma senóide.O sinal senoidal soa melhor aos nossos ouvidos ocidentais.Falo isso porque segundo estudiosos, o cérebro dos orientais processam os sons de maneira diferente dos nossos.Pode parecer brincadeira, mas na década de 70 os amplis SS europeus tinham um som bem Harmonioso(Marantz/Phillips)enquanto os japoneses tinham potência, mas eram "sêcos".À partir do final da década de 70 o pessoal do sol nascente, contratou consultores europeus e americanos, que passaram a trabalhar para a Roland e outros, ocorrendo então uma nítida melhora nos SS.Na prática, se vc utilizar no projeto de um SS certas "manhas" para suavizar a resultante das Harmônicas, ele fica excelente.Um abraço!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    carlos adolphs
    O transistor chaveia corrente a válvula amplifica tensão
    hum .... o fator de ganho entre transistores e valvulas tb eh absurdo de diferente...eh por isso? ou tb por isso?

    vou dormir q to moído!

    abrax e melhoras!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Nada disso, os 3055 são bons, também fiz um monte e uso até hoje, mas se vc escutasse os 40411, eram macios e davam um som bem melhor.Boa noite!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    realmente, são incrivelmente macios
    o drive deste HH q eu toquei parece válvula, sem brincadeira

    nunca vi solid state q chegasse perto dele, nem simulador digital q fosse tão fiel.
    muito bom.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs

    vc indica algum circuito com esse 40411?
    melhor...ainda eh fabricado?ainda existe a possibilidade de fazermos bons circuitos e aparelhos com ele?
    talvez um power soh com ele...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Buenas!Circuito até tem , mas não sei se ainda é fabricado, pois mesmo na época era difícil de encontrar a série, que era composta dos pré 40408/40409, dos drivers 40410 e power 40411.Vou dar uma pesquisada e posto aqui.Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    carlos adolphs
    _BLACKMORE_
    Black, o negócio é o seguinte, as características são:

    40411 2N3055
    VCE 90 V 100V
    Vbe 4 V 7V
    Ic 30A 15A
    Ib 15A 7A
    Beta Min35/Max100 Min15/Max75
    Wout 150W 115 W

    Como vc pode ver, o 40411 precisa de menos excitação de base para o dobro de corrente, em relação ao 3055, menos voltagem de coletor, também para o dobro de corrente e dissipa mais.O databook coloca como audio amplifiers use.O 3055 é general pourpose switching.Ou seja o 40411 foi construído para áudio.Como a resistencia base/emissor é de 100 ohms(igual ao 3055), isso permite o uso do mesmo circuito, só reduzindo um pouco a potencia do estágio driver, para não sobrexcitá-lo.
    Colocando no Google 40411+transistor, vc acha os datasheet e alguns fornecedores lá de fora que ainda tem o "bicho".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Votex - Alguém já ouviu falar?